Romênia e Bulgária agora fazem parte Espaço Schengen: o que isso significa para os viajantes
Em 1º de janeiro de 2025, Romênia e Bulgária se juntaram oficialmente, em todos os termos, ao Espaço Schengen.
Os países balcânicos aderiram parcialmente ao bloco em 2024, mas um veto da Áustria impedia a plena formalização do acordo. Mas os austríacos retiraram o veto, que era o último obstáculo para a entrada dos dois países.
Agora, Romênia e Bulgária usufruem de todos os direitos, e também compartilham de todas as regras comuns aos países membros do Espaço Schengen.
Novas regras para viajar à Romênia e à Bulgária
Assinado em 1985, o Tratado de Schengen, ou Espaço Schengen, é um acordo para livre circulação de pessoas e mercadorias, estabelecendo o fim do controle de fronteiras entre os singnatários.
Agora, para viajar à Bulgária e à Romênia, é preciso seguir as principais regras do Espaço Schengen para turistas:
Obrigatoriedade do seguro viagem internacional
Todos os portadores de passaporte brasileiro devem embarcar com um seguro viagem internacional válido por todo o tempo de permanência no Espaço Schengen.
Esse seguro deve ter cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares, e também deve obrigatoriamente cobrir repatriação por motivos médicos, urgências médicas e tratamento hospitalar.
Saiba onde contratar seguro viagem internacional em empresas confiáveis e faça um orçamento para o período da sua viagem.
O documento deve ser apresentado, quando solicitado, no aeroporto de entrada no Espaço Schengen. Como não existem voos diretos do Brasil para a Bulgária ou para a Romênia, a imigração será realizada nesses países apenas para quem chega de voos oriundos de destinos externos ao Espaço Schengen.
Passagem de ida e volta
É sempre recomendável fazer viagens internacionais portando também a passagem de volta ao Brasil, pois isso é um indício de que o viajante não pretende ficar de maneira ilegal no país.
Mas, nos 29 países membros do Espaço Schengen, não é apenas recomendável ter a passagem de volta: isso é uma regra.
Portanto, para visitar a Romênia, a Bulgária e qualquer outro país do acordo, é preciso portar também a passagem de volta ao Brasil, ou uma passagem que comprove sua saída do bloco europeu.
Diferente do seguro viagem internacional, que raramente é solicitado pelo fiscal, o passagem de volta é um comprovante rotineiramente conferido.
Vantagens de viajar ao Espaço Schengen
Agora que Romênia e Bulgária fazem parte do Espaço Schengen, ficou ainda mais fácil viajar a esses dois países da região dos Bálcãs.
Afinal, apesar das regras comuns do Espaço Schengen, agora eles usufruem dos mesmos benefícios, muito úteis aos turistas.
Por exemplo, agora não será mais preciso passar pela imigração caso chegue à Romênia e à Bulgária vindo de algum outro país do Espaço Schengen, como Itália, França, Holanda ou Portugal.
E se for sair da Romênia e da Bulgária em direção a outros países membros, também não será preciso enfrentar toda a burocracia da fiscalização na imigração.
Romênia e Bulgária não fazem parte da Zona do Euro
Não confunda o Espaço Schengen com a Zona do Euro. São acordos diferentes, com propósitos distintos.
Embora existam muitos países do Espaço Schengen que também utilizam o Euro como moeda oficial, esse não é o caso de Bulgária e Romênia.
Na Bulgária, o moeda oficial é o Lev búlgaro (BGN) e na Romênia é utilizado o Leu romeno (RON).
Para os turistas brasileiros, essa é uma vantagem, pois o câmbio entre o Real e essas moedas nacionais é bem mais favorável do que a troca para o Euro.
Confira, no site oficial da União Europeia, quais são os países que utilizam o Euro e também notícias sobre o bloco comercial europeu.
Roteiros a partir de Bulgária e Romênia
Para fazer proveito da adesão de Bulgária e Romênia ao Espaço Schengen, que tal incluir os dois países num roteiro pela Europa? Privilegiando, lógico, outros países membros do Espaço Schengen.
Da Bulgária, é fácil viajar por terra à Grécia. Inclusive, existe um trem direto entre a cidade grega de Tessalônica e a capital da Bulgária, Sofia.
Já a Romênia está melhor localizada para combinar com uma viagem pela Hungria, onde fica a maravilhosa Budapeste.
Antes de embarcar, conheça as regras do seguro viagem para a Europa e contrate o seu plano pelo melhor custo-benefício, conforme suas necessidades.