Guia de seguro viagem para a Europa: regras e melhores planos

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para portadores de passaporte brasileiro, e possui regras específicas para realmente ser válido na maior parte dos países do continente.

Além de ser necessário, o seguro viagem é uma importante precaução contra gastos inesperados na Europa, onde consultas médicas e demais serviços de saúde custam muito mais caro do que no Brasil.

Neste guia sobre seguro viagem para a Europa, saiba quais são as exigências, os melhores planos, onde contratar um seguro e coberturas para ter atenção, entre outras coisas.

Seguro viagem obrigatório na Europa

Atualmente, o seguro viagem é um documento obrigatório para portadores de passaporte brasileiro nos 29 países europeus membros do Espaço Schengen, acordo de define também outras regras, como tempo de permanência e livre trânsito de mercadorias e pessoas, inclusive turistas.

Dessa forma, não existem postos de imigração entre eles. A conferência de documentos é feita apenas no país de entrada. O mesmo seguro viagem é válido para todos os países do bloco.

LISTA DE PAÍSESEstôniaLuxemburgo
AlemanhaFinlândiaMalta
ÁustriaFrançaNoruega
BélgicaGréciaPaíses Baixos (Holanda)
BulgáriaHungriaPolônia
CroáciaIslândiaPortugal
DinamarcaItáliaRepública Tcheca
EslováquiaLetôniaRomênia
EslovêniaLiechtensteinSuécia
EspanhaLituâniaSuíça

O acordo existe desde 1985, inicialmente apenas entre Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo e Holanda. Os últimos países a fazerem parte foram Romênia e Bulgária, que chegaram em 2024.

A seguir, detalhamos todas as necessidades de um seguro viagem para a Europa, incluindo regras, melhores planos, médias de preços e dicas para diferentes perfis de viajantes.

Regras atuais de seguro viagem na Europa

O seguro viagem para a Europa deve seguir as regras do Tratado de Schengen, que estipula os seguintes critérios:

  • Mínimo de 30.000 € ou equivalente em outras moedas, para cobertura de despesas médicas e hospitalares (DMH);
  • Repatriação ao país de origem em caso de emergência médica ou falecimento.

Atente-se que são regras gerais de seguro para todos os países membros do Espaço Schengen. Mesmo que determinado país do acordo possua sistema público de saúde, o seguro viagem é obrigatório e deve obedecer sempre essas regras.

Tempo de permanência no Espaço Schengen

Antes de comprar suas passagens de ida e volta, tenha atenção ao período máximo de permanência nos países europeus membros do tratado:

No máximo 90 dias, a cada 180 dias.

O tempo de permanência em cada país do bloco é considerado nesse conta. Por exemplo, você pode ficar 30 dias na Itália, 30 dias na França e 30 dias na Alemanha. Nesse caso, depois de voltar ao Brasil, terá de esperar mais 90 dias antes de viajar novamente à Europa.

Como apresentar o seguro viagem na imigração

Raramente o comprovante de seguro viagem é pedido pelo fiscal na imigração dos aeroportos. Comigo mesmo, por exemplo, nunca aconteceu, mesmo entrando por aeroportos mais rigorosos com brasileiros, como em Lisboa, Roma e Madrid.

Mas, se o documento for solicitado, é preciso apresentá-lo, seja a apólice impressa ou o arquivo digital no celular. Em ambos os casos, tenha o seu seguro em local de fácil acesso, para apresentá-lo com agilidade.

Seguro viagem para quem tem dupla cidadania

Brasileiros com dupla cidadania, que viajam com o passaporte de algum país membro do Espaço Schengen, estão isentos da obrigatoriedade do seguro viagem.

Por exemplo, passaportes portugueses e italianos são muito comuns entre brasileiros. Então, desde que a entrada na Europa seja mediante esse passaporte europeu, não existe a exigência do seguro.

De qualquer forma, é muito recomendável que todos viajem devidamente segurados. Mesmo os portadores de passaporte europeu, que possuem acesso facilitado ao sistema de saúde do território, têm muitos benefícios ao preferirem contratar um seguro viagem.

Coberturas do seguro: muito além da saúde

Além de cobrirem despesas relacionadas à saúde, como consultas médicas, odontológicas e internações, os planos de seguro viagem internacional para a Europa contam com dezenas de coberturas complementares muitos importantes.

Entre elas, estão coberturas para extravio de bagagem e atrasos de voos, utilizadas com frequência pelas segurados, pois são acontecimentos relativamente comuns numa viagem internacional.

Uma cobertura menos comum, embora também muito importante, é para cancelamento de viagem, mediante razões justificáveis pelas regras.

Para quem vai alugar um carro na Europa, recomendo conferir se o seguro viagem conta com assistência jurídica por acidente de trânsito. Por mais que exista o seguro do próprio caso, ela não costuma incluir essa assistência.

Onde contratar o seguro viagem para a Europa

Existem dezenas de empresas e sites confiáveis onde é possível fazer orçamentos e contratar planos de seguro viagem que seguem todas as regras para a Europa.

Entre os locais onde é possível fazer cotação de seguro viagem, estão aplicativos de bancos e cartões de crédito, planos de saúde, agências de viagem e os sites das próprias seguradoras.

Para pesquisar em vários lugares ao mesmo tempo, utilize os sites comparadores de preços, que são bastante confiáveis e trabalham com as melhores seguradoras de viagem.

Comparadores de seguros viagem

Atualmente, estes são os melhores sites confiáveis para comparar de preços de seguro viagem:

Além de pesquisarem simultaneamente os planos de dezenas de empresas, esses sites facilitam a comparação de coberturas entre eles. Por exemplo, nem todos os planos oferecem consultas odontológicas, e os valores de coberturas mínimas mudam bastante.

Melhores empresas de seguro viagem

As principais seguradoras com presença no Brasil possuem bons sites, pelos quais é possível orçar e contratar um seguro. Estes são bastante confiáveis:

Mesmo que essas grandes empresas estejam nos sites comparadores de preços, muitas vezes são mostrados planos diferentes, e os valores também mudam bastante. Mas, na maioria das pesquisas que fiz, é mais barato contratar no comparador de preços.

Modalidades de seguro viagem para a Europa

Existem variados tipos de seguro viagem, adequados principalmente para o objetivo da viagem. Afinal, cada finalidade de viagem oferece diferentes riscos e necessidades, que devem constar no seguro.

Seguro para turismo

Esse é o tipo de seguro viagem para a Europa mais comum. Ao fazer um orçamento, basta marcar a Europa como seu destino. Todos os planos mostrados automaticamente são para turistas, sem necessidades específicas.

Seguro para intercâmbio

Viagens para estudo na Europa, inclusive intercâmbio de idiomas, costumam ser mais longas e oferecer menos riscos. Por isso, é possível encontrar planos com melhor custo-benefício para essas viagens que geralmente são de maior duração.

Seguro para esportes radicais

Devido ao maior risco, seguros com essa cobertura custam mais. Caso vá praticar esportes como surge, rafting, esqui e escalada, contrate um plano com valores destinados ao atendimento relacionado a essas atividades.

Seguro viagem para gestantes

Em todas as seguradoras, tenha atenção também à indicação de gestação. Caso uma grávida esteja entre os segurados, é preciso incluir a informação, ou ter atenção para essa cobertura.

Seguro viagem para doenças pré-existentes

O mesmo vale para o casos de doenças pré-existentes, crônicas ou não, como diabetes, câncer, hipertensão, câncer, doenças cardíacas, alergias e asma, entre outras. Já viajei com uma pessoa que teve uma crise de pressão alta, e como não tinha especificado o histórico, infelizmente teve o atendimento negado pela seguradora.

Seguro viagem por idade

Observe atentamente o campo da faixa etária antes do contratar o seguro viagem para a Europa. Cada site e empresa coloca essa informação de uma forma diferente.

  • Por exemplo, no Seguros Promo, a faixa etária é mostrada em cada plano, e varia bastante. Muitos são válidos para todas as idades, mas alguns têm idade limite.
  • Já na Allianz Travel, existem duas opções de faixa etária: até 70 anos, e de 71 a 85 anos.
Observe o campo “faixa etária” na hora de escolher o seguro, como nesse exemplo o site Seguros Promo, onde cada plano é determinado para determinadas idades.

Há seguros que custam mais caro para quem tem acima de 40 anos. Mas, geralmente, somente idosos acima de 65 anos ou 70 anos precisam de planos específicos. Para quem tem de 90 a 100 anos, existem menos opções.

Seguro viagem mais barato para a Europa

Como você viu acima, existem muitas modalidades de planos de seguro viagem, e cada uma dessas características influencia no valor do plano.

Saiba também que a duração da viagem também influencia no valor. Quanto maior o período na Europa, menor pode ser o custo por dia do seguro.

Considerando uma viagem a turismo, de um adulto sem necessidades específicas, é possível encontrar planos muito baratos.

  • O seguro mais barato hoje no mercado, que segue todas as regras da Europa, é o UA 40 K + COVID, da Universal Assistance, à venda na Real Seguros.
  • Em segundo lugar, vem o ITA SMART 60 EURO + COVID, da ITA Seguro Viagem, à venda pelo mesmo site.

Em ambos os casos, o seguro por ser parcelado no cartão de crédito, mas se fizer o pagamento à vista via PIX, tem um bom desconto.

Para gastar ainda menos, as dicas de seguro viagem e como economizar são muito úteis e têm boas sugestões para conseguir descontos.

Melhor seguro viagem para a Europa

Existem planos muito completos, que incluem as principais coberturas possíveis e ainda oferecem os maiores valores para cada uma delas.

Por exemplo, o plano VC 120 Europa, da Vital Card, que oferece 120.000 € para despesas médicas e hospitalares, simplesmente quatro vezes mais do que o mínimo exigido. Além disso, cobre gestantes, gastos com farmácia e dentista.

Esse plano está à venda no Seguros Promo, onde é possível encontrar mais detalhes e descrições de cada cobertura. Atualmente ele é o melhor seguro viagem para a Europa em termos de coberturas e valores de indenizações e reembolsos.

Seguro viagem com melhor custo-benefício

Para equilibrar um bom preço e as coberturas mais importantes, minha dica é avaliar o custo-benefícios dos planos de seguro viagem para a Europa.

Atualmente, a maioria dos sites já ordena os planos conforme a melhor relação entre custo e coberturas. Mas, recomendo avaliar também de acordo com suas necessidades e preocupações.

Por exemplo, entre os planos da My Travel Assist para a Europa, há diferenças significativas nos valores das coberturas.

Mas repare que, na comparação acima, o segundo plano custa poucos reais a mais do que o primeiro, e oferece o dobro de cobertura para despesas médicas e hospitalares, entre outras de valor mais elevado.

Sempre compare valores e coberturas nos sites especializados, que ordenam automaticamente os seguros de acordo com a relação custo-benefício.

Quem faz isso hoje com melhor qualidade é o Seguros Promo, que classificar os seguros de acordo com o custo-benefício.

Em alguns casos, como no exemplo acima, o plano com melhor custo-benefício é também o plano mais barato. No caso, o ITA 60 Europa, com Telemedicina do Albert Einstein.

Observe que ele oferece um maior valor de cobertura para DMH, e custa menos do que o terceiro plano mostrado, da mesma empresa.

Seguro viagem gratuito para a Europa

Clientes de determinados cartões de crédito contam com o benefício de um seguro viagem gratuito para a Europa, também válido em muitos outros países do mundo.

Por exemplo, as bandeiras Mastercard, Visa, Elo e American Express disponibilizam o Seguro Schengen para portadores de cartões de média e alta renda, segundo regras estabelecidas na contratação.

Cada empresa usa diferentes nomenclaturas para esses cartões. Nomes contendo palavras como Platinum, Grafite, Ultra, Nanquim, Signature e Infinite, geralmente oferecem seguros para os usuários, em alguns casos extensivos para cônjuges e filhos.

Por norma, é preciso comprar as passagens aéreas pelo cartão, para que seja possível emitir o seguro gratuito.

No entanto, é importante estar atento às limitações desse seguro viagem gratuito, pois suas coberturas geralmente básicas e o processo de reembolso pode ser burocrático e demorado.

Por isso, recomendo ter sempre um seguro adicional, como os indicados nos tópicos acima, pelos quais é mais simples encontrar a rede de atendimento e contar com outros auxílios.

Dica pessoal: eu vou sempre com dois seguros, o gratuito do cartão e um seguro mais robusto, das empresas indicadas neste artigo. Assim, tenho a tranquilidade também redobrada para embarcar.

Considerações finais

Independentemente da sua idade o do motivo da sua viagem à Europa, contrate um seguro viagem e embarque com mais tranquilidade.

Primeiro, para evitar aborrecimentos na imigração ou mesmo ser barrado na Europa. E depois, caso precise, para ter atendimento em português e poder consultar médicos e fazer exames, entre outras coisas, sem precisar se preocupar com os custos.

Além disso, as assistências adicionais também são de grande utilidade, especialmente em casos como extravio de bagagem, atrasos de voos e até mesmo cancelamento de viagem.

E o custo de um bom seguro viagem é muito baixo em comparação a outros gastos de um roteiro pela Europa. Então, faça o seu e viaje sem se preocupar com imprevistos.


Desejo a você uma excelente viagem para a Europa. Que dê tudo certo e você não precise utilizar o seguro viagem para nada. Aproveite!

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *