Destino de negócios por excelência, também é muito bom fazer turismo em Santiago do Chile: pertinho do mar, cercada de lagos andinos e estações de esqui, moderna, segura e com um crescente circuito gastronômico. Tudo isso a pouco mais de 4 horas de voo de São Paulo.

Em 2016, o Chile recebeu 5,6 milhões de visitantes. Desses, mais de 300 mil vieram do Brasil. E boa parte desse fluxo passa ou permanece em Santiago.

E o que tanta gente vai fazer em Santiago? A capital é porta de entrada para os extremos do Chile: ao sul, a Patagônia e a Região dos Lagos. Ao norte, o Atacama. Na costa, o litoral chileno tem centenas de praias, para todos os gostos. Além dos que apenas passam pela capital, há quem vá fazer apenas turismo em Santiago mesmo. A cidade merece.

 

Dicas de turismo em Santiago do Chile

Afinal, quais são as atrações turísticas de Santiago? Quais os melhores passeios? E os melhores museus? E os melhores bares e restaurantes, os melhores parques, os melhores lugares para fazer turismo em Santiago do Chile? Já falei aqui no blog O que fazer em Santiago, e agora vou dar dicas ainda mais focadas, especialmente para o turista de primeira viagem.

Outra etapa extremamente importante na hora de planejar sua viagem para a capital chilena, é a hora de selecionar sua hospedagem. Para entender os melhores bairros e regiões, com detalhes, pontos positivos e negativos e atrações próximas, veja nossa guia Onde ficar em Santiago e comente lá se restar alguma dúvida.

 

Melhor época para fazer turismo em Santiago

A capital chilena tem atrações o ano inteiro. Você só precisa escolher o que prefere curtir por lá. Se gosta de sol e calor tropical, vá no verão, de dezembro a março, e até se arrisque nas praias perto de Santiago. Se o seu negócio é frio e neve, vá no inverno, entre junho e setembro, e desbrave as estações de esqui. Mas, se você não quer suar e nem passar frio, vá no outono ou na primavera, nos meses de abril, maio, outubro e novembro, que são perfeitos para curtir dias agradáveis e um friozinho gostoso à noite. Tem mais detalhes no post Quando viajar para Santiago.

 

Transporte em Santiago

Turista precavido não passa aperto em Santiago. A cidade é bem servida por táxis, ônibus, táxis e uber.

Sobre os táxis, seja esperto ao utilizar. Os taxistas chilenos aplicam aquele velho golpe de trocar sua nota por uma menor, além de dar voltas a mais com turistas. Entenda quais são os golpes dos taxistas em Santiago.

Sobre uber em Santiago, lá o aplicativo funciona como no Brasil. Rolam umas tretas com os taxistas, mas eles operam sem problemas e custam bem mais barato. Lá também tem Cabify. Tem dicas sobre o assunto no blog LikeChile.

Já o metrô é excelente e sem dúvidas é a melhor forma de se locomover em Santiago. Os principais pontos turísticos estão cheios de estações por perto. Aqui tem um mapa do metrô de Santiago.

 

Os melhores museus de Santiago

Santiago tem dezenas de museus, retratando diversos períodos históricos e artísticos do país e da humanidade. Vou listar os 5 museus de Santiago que mais agradam os visitantes:

1. La Chascona

2. Museu da Memória e dos Direitos Humanos

3. Museo Chileno de Arte Precolombino

4. Museu Interativo Mirador

5. Centro Cultural Palácio de la Moneda e Praça da Cidadania

 

Os principais mirantes de Santiago

Santiago tem alguns dos mais interessantes mirantes da América do Sul. Isso porque quase todos os mirantes de Santiago tem vista privilegiada para a Cordilheira dos Andes. Pra ter chance de ver a cordilheira nevada à sua frente, vá em dias sem nuvens e sem aquela fumaça de poluição no ar, que geralmente paira por Santiago no verão.

Cerro San Cristóbal: é de onde se tem a vista mais famosa de Santiago. Você pode subir a pé ou de funicular. Na volta, recomendo passear pelas ruas do bairro Bellavista. O número 2 dessa lista tem mais dicas sobre os mirantes de Santiago.

Cerro Santa Lucía: além de uma linda vista do centro de Santiago e da Cordilheira dos Andes ao fundo, a caminhada até o topo é cheia de cultura e história. Entre na loja de artesanato, na base, e aprecie o Castillo Hidalgo.

Sky Costanera Center: é o prédio mais alto da América do Sul e você pode subir até o último andar, a 300 metros de altura. Mais detalhes aqui no Viaje na Viagem.

 

Gastronomia, bares, restaurantes e lugares legais para comer em Santiago

Uma das melhores partes de fazer turismo em Santiago, é desbravar a gastronomia local. Aqui mesmo no Buenas Dicas, vale a pena ver o artigo Onde comer em Santiago. Mas, como a cidade não para de produzir novidades, vale a pena ver outros pontos de vista, como o do apresentador-chef Norte-Americano, Anthony Bourdain (vídeo), do Travel Channel. O que ele recomenda em Santiago:

La Vega Central e La Vega Chica: um ao lado do outro, os mercados são bons lugares para experimentar lagostas, robalos e frutos do mar em geral. (Endereço: Rua Davila Baeza, 700)

El Hoyo: ótimo lugar para comer o clássico pernil com batatas e tomar um terremoto, famosa bebida chilena. (Endereço: San Vicente, 357)

Fuente Alemana: com mais de 50 anos, esse antigo bar é especialista nos sanduíches conhecidos como “lomitos”. Experimente também pratos com “palta”, tipo um pequeno abacate chileno. (Endereço: Avenida Pedro de Valdivia, 210)

Cafe Caribe: fazer turismo em Santiago também é beber café servido por um garota de lingerie. Como em outros “cafes con piernas”, você pode fazer isso no Cafe Caribe (Endereço: Rua Huerfano, 796)

Olhe aqui o roteiro completo, em inglês, da visita do Anthony Bourdain a Santiago.

 

Os melhores parques de Santiago

Enquanto faz turismo em Santiago, vale a pena dar uma descansada em alguns de seus muitos parques. Por si só, eles não são pontos turísticos de Santiago. Mas ficam bem localizados e merecem uma visita rápida pra relaxar as pernas. Os 5 parques de Santiago que os visitantes mais gostam:

• Parque Araucano (mais)

• Parque Bicentenario (mais)

• Parque Florestal (mais)

• Parque Quinta Normal (mais)

• Parque de las Esculturas (mais)

 

Os melhores shoppings de Santiago

Santiago não é exatamente um destino de compras. Mas, caso seja fã de shoppings centers, você não vai se decepcionar com a cidade. Nesse caso, fazer turismo em Santiago também pode ser gastar algumas horas nos principais shoppings da cidade, que vão de grandes centros de compras para segmentos expecíficos a verdadeiros templos de luxo. Nosso post Compras em Santiago tem mais detalhes.

Costanera Center – grande shopping em bairro de classe média. Perto do metrô, no mesmo prédio do Sky Costanera, o mais novo mirante de Santiago. Vale a pena fazer a visita casada.

Parque Arauco Shopping – shopping de luxo, afastado da região turísitca de Santiago e sem metrô por perto. Tem bons restaurantes em área aberta.

Feira Los Dominicos – em vez de levar de lembrança de Santiago um chaveiro Made in China, compre aqui um artesanato típico do Chile. Mais fotos, dicas e endereço aqui no ViajarHei.

Mall Sport – se você acha a Decathlon grande e legal, você vai pirar nesse shopping inteiro dedicado a todos os esportes que você imaginar.

Alto las Condes – longe do metrô e pertinho da Cordilheira dos Andes, este é outro templo do luxo em Santiago, com bons restaurantes e grifes internacionais.

 

As principais estações de esqui perto de Santiago

No inverno, a melhor parte de fazer turismo em Santiago é poder esquiar ou simplesmente curtir o visual nas estações de esqui. Ao redor de Santiago estão boas estações de esqui, para onde é possível até fazer um bate e volta. São elas:

Farellones: para esquiar, praticar snowboard ou fazer a incrível descida na neve a bordo de uma boia inflável. (vídeo)

La Parva: as pistas de La Parva são reconhecidas pela Federação Internacional de Esqui e atraem esquiadores experientes e profissionais. (vídeo)

Portillo: grande estrutura, com resort, teleférico e variadas pistas de esqui, para diferentes níveis de praticantes. (vídeo)

Valle Nevado: visual deslumbrante e neve a perder de vista. Além de esqui, dá pra praticar snowboard, asa delta e moto de neve, entre outras atividades. (vídeo)

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e editor-chefe do Buenas Dicas. Contato: nivaldo@buenasdicas.com

Escreva seu comentário