Viagem em maio na América do Sul: 7 melhores destinos

No mês de maio, o frio começa a chegar a muitos destinos na América do Sul. Mas ainda há lugares com temperaturas amenas e uma infinidade de paisagens para explorar.

Para definir os melhores destinos de viagem em maio na América do Sul, analisei o clima e particularidades como eventos e festivais.

Em cada destino, tem comentários e dados sobre temperaturas, médias de chuvas e dicas para você saber o que esperar da sua viagem no mês de maio.

Para onde viajar em maio na América do Sul

De eventos culturais em grandes cidades, a regiões montanhosas e as melhores chances de encontrar praias ensolaradas, estes são os destinos de viagem que eu realmente recomendo a você no mês de maio pela América do Sul.

1. Buenos Aires, Argentina

A Feira Internacional do Livro de Buenos Aires acontece tradicionalmente entre o final de abril e o início de maio. Ela é um dos principais eventos culturais do ano na Argentina, reunindo leitores, editores e, principalmente, grandes escritores.

Além disso, maio é um mês de poucas chuvas e temperaturas agradáveis em Buenos Aires, com médias entre 10 ºC e 19 ºC. Um clima perfeito para caminhar por bairros históricos como San Telmo e visitar pontos turísticos.

Leia nossas dicas de viagem a Buenos Aires e organize seu roteiro na capital argentina no mês de maio.

2. Santa Marta, Colômbia

Em maio, o tempo começa a ficar nublado no Caribe Colombiano, embora ainda dê praia em San Andrés e Cartagena.

Mas, se você quer encontrar um clima um pouco melhor, vá para Santa Marta, cidade mais antiga da Colômbia e com algumas das praias mais bonitas do país.

Aproveite que chove relativamente pouco para caminhar no Centro Histórico de Santa Marta e visitar a praia de Tanganga. Se tiver mais tempo, vá ao Parque Nacional Natural Tayrona, repleto de praias paradisíacas.

3. Deserto do Atacama, Chile

O clima em maio é perfeito para conhecer as principais atrações do Deserto do Atacama, no norte do Chile.

Afinal, as temperaturas agradáveis durante o dia, por volta dos 19 ºC, favorecem as caminhadas no deserto, e as noites de céu limpo são perfeitas para a observação astronômica.

Como é altíssima temporada, é importante reservar seu hotel com bastante antecedência. Leia onde ficar em San Pedro de Atacama e conheça as melhores localizações da cidade.

Para complementar o roteiro e aproveitar a conexão aeroportuária, vale a pena ficar de duas a três noites em Santiago, que tem poucos dias de chuva em maio.

4. Montevidéu, Uruguai

O mês de maio traz o frio para o Uruguai, complicando a vida de quem pensa em entrar no mar em lugares como Punta del Este e Punta del Diablo.

Por isso, o melhor destino do país nessa época é Montevidéu, que apesar de ter extensas praias no Rio da Prata, é mais voltada para a cultura, a história e a gastronomia.

No Casco Viejo de Montevideo estão os principais pontos turísticos da cidade, como o Mercado del Puerto e o Teatro Sólis.

Espere por dias ensolarados, praticamente sem possibilidade de chuvas, e temperaturas médias entre 10 ºC e 18 ºC em Montevidéu. Para complementar o roteiro, vale a pena seguir viagem a até Colonia del Sacramento.

5. Lago Titicaca, Bolívia e Peru

O outono é a melhor estação do ano para visitar o Lago Titicaca, dividido entre a Bolívia e o Peru. Em maio, as temperaturas médias ficam entre 1 ºC e 14 ºC e praticamente não chove.

Dessa forma, é mais seguro e agradável para navegar entre as ilhas e percorrer antigos caminhos incas, em lugares tão pitorescos quanto magníficos.

No lado peruano, fique em Puno e faça o passeio de barco para a Isla Taquile e as ilhas flutuantes de Uros. Na Bolívia, escolha a Isla del Sol para montar base e apreciar o visual do lago com as montanhas ao fundo.

6. Salar de Uyuni, Bolívia

Com os dias frios e o clima seco, o mês de maio é uma boa época para visitar o Salar de Uyuni, no sul da Bolívia.

Além do maior salar do mundo, o passeio também inclui a travessia da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, uma paisagem fascinante, com lagunas coloridas repletas de flamingos, vulcões e piscinas de águas termais

Leve agasalhos e roupas corta vento, pois as temperaturas médias ficam entre -2 ºC e 12 ºC.

7. Machu Picchu e Cusco, Peru

O clima em maio também é frio e seco nos andes peruanos, onde estão Machu Picchu e Cusco, principais destinos turísticos do país.

Por não chover, essa é a época mais segura para fazer a trilha inca, caminhada de 3 a 4 dias que leva às ruínas de Machu Picchu.

Em Cusco, explore o Centro Histórico, a gastronomia peruana e visite mais ruínas e sítios arqueológicos do antigo Império Inca.

Como os voos para Cusco quase sempre partem de Lima, aproveite para conhecer também a capital do Peru, que tem um clima ameno e com baixo volume de chuvas o ano inteiro. Aqui tem as melhores dicas de viagem a Lima e um guia sincero sobre onde ficar em Lima.

Viaje em segurança pela América do Sul

O primeiro passo para organizar sua viagem é conferir os documentos necessários para entrar em cada país.

Por exemplo, na Argentina e obrigatório ter seguro viagem e a Colômbia tem requisitos como vacinas e o Check-MIG.

Além disso, por mais que não seja obrigatório na maioria dos países, ter um seguro viagem para a América do Sul vai proteger sua saúde e o seu investimento na viagem.

E se tiver alguma dúvida sobre algum destino ou para montar seu roteiro de viagem em maio na América do Sul, fale comigo.

Já tive a oportunidade de conhecer todos esses lugares e escrevi guias de viagem completos aqui no blog. Então, leia os artigos e se precisar fale comigo aqui pelos comentários ou pelo email [email protected].



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *