Rio Grande do Norte

Todas as 10 praias de Pipa e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte

De uma linda praia deserta, às praias com as melhores barracas pé na areia em Pipa.

A Praia de Pipa faz parte do município de Tibau do Sul, que fica ali perto, a 8 km. Mas a Vila de Pipa ficou tão famosa que ganhou vida própria. Tanto que as outras praias da região passaram a ser consideradas, informalmente, como praias de Pipa.

Mas, afinal, quais são as praias de Pipa, além da praia principal, no centrinho da vila?

Fiz essa lista considerando todas as praias da região, de norte a sul, começando na Praia de Tibau do Sul e terminando na Praia de Sibaúma.

Índice de praias em Pipa e Tibau do Sul
            1. Praia de Tibau do Sul
            2. Praia do Giz
            3. Praia de Cacimbinhas
            4. Praia da Ponta do Madeiro
            5. Baía dos Golfinhos
            6. Praia da Pipa
            7. Praia do Amor
            8. Praia do Chapadão
            9. Praia das Minas
            10. Praia de Sibaúma

Confira suas características, como chegar, distância e dicas de pousadas próximas.

E aqui mesmo, no final da lista, veja também o nosso Mapa das Praias de Pipa, onde também estão marcados pontos turísticos e de referência, para você entender as localizações.

Como são as 10 melhores praias de Pipa e Tibau do Sul

Não é ranking das melhores, afinal minha opinião pode ser diferente da sua. Afinal, há quem prefira praias quase desertas (como a número 3) e quem goste mais de praias repletas de barracas (como a número 6).

Por isso, vou explicar como é cada uma das 10 principais praias de Pipa e Tibau do Sul, para você escolher qual delas visitar de acordo com seu perfil.

E pra facilitar, incluí também dicas de pousadas, barracas de praia e informações como estacionamento, facilidade de acesso e preços.

1. Praia de Tibau do Sul (Lagoa Guaraíras)

Também conhecida como Praia Lagoa Guaraíras. De águas calmas, entre o lago e o mar, fica junto ao Centro de Tibau do Sul.

Ela oferece um pôr-do-sol espetacular. Se quiser uma vista melhor, suba para o Restaurante Cavalo de Fogo, bem ao seu lado, de onde tirei essa foto. Fui ao restaurante depois de ler a dica do Viaje na Viagem. Queria ter ficado para comer, mas a música estava absurdamente alta.

A praia também tem seus poréns.

Apesar das águas calmas perfeitas para banho, e da vista maravilhosa, o movimento dos carros incomoda. É que dali parte a balsa que faz a travessia até a Praia de Malembá, do outro lado da lagoa Guaraíras.

  • Distância do Centro de Pipa: 9,5 km
  • Estacionamento: aos finais de semana é complicado encontrar vaga nas ladeiras próximas. Tem alguns estacionamentos pagos. O Cavalo de Foto tem vagas para clientes.
  • Hospedagem: a poucos passos da praia, o Hotel Marinas é o melhor de Tibau do Sul.

2. Praia do Giz

Com cerca de 700 metros de extensão, a Praia do Giz é bem diversa. No seu início, pertinho da Praia de Tibau do Sul, tem muitas barracas e mais movimento.

Depois, segue por um trecho mais tranquilo, com algumas casas de temporada sobre a falésia. No final as águas são mais calmas, com formação de algumas pequenas piscinas naturais.

Quase no final da praia, o Restaurante Pirambu oferece boa estrutura, com mesas na areia e no gramado, drinks elogiados, redes e um balanço que faz sucesso para fotos no Instagram.

Outro lugar para passar o dia é o Ponta do Pirambu, restaurante de pratos finos e boa infraestrutura, inclusive com piscina. (“day use por R$ 40 por pessoa, a partir das 10h).

  • Distância do Centro de Pipa: 9 km
  • Estacionamento: depende do seu local de chegada. Pode ir pelo centro, onde tem estacionamentos pagos e vagas escassas na rua. O Restaurante Pirambu oferece estacionamento para clientes.
  • Hospedagem: o Hotel Casablanca tem o melhor custo-benefício da região, com acesso direto a um trecho praticamente particular da praia.

3. Praia das Cacimbinhas

Quer uma praia deserta em Pipa? Essa é sua melhor chance. A Praia das Cacimbinhas é a mais extensa de Tibau do Sul, com cerca de 3 km de uma extremidade à outra.

Praia de ondas fortes. Cheguei lá andando, a partir da Praia do Madeiro, o que só é possível quando a maré está baixa.

O pouco movimento que tem se concentra no Mirante de Cacimbinhas, junto às dunas escuras, onde é comum ver crianças fazendo “esqui-bunda”. Ali é possível estacionar para tirar fotos, num belo ponto sobre a falésia.

No final de Cacimbinhas, já chegando na Falésia do Madeiro, tem algumas barracas de praia. Passei pela Barravento, que é “pet-friendly” e possui um cercadinho para cachorros brincarem. Atrás dela fica a escadaria que leva à estrada no topo da falésia.

  • Distância do Centro de Pipa: 8 km
  • Acesso e estacionamento: visitei Cacimbinhas numa caminhada desde a Ponta do Madeiro. Tem uma escada próxima à divisa, perto da barraca Barravento. Passando pela estrada, reparei num estacionamento junto ao mirante.
  • Hospedagem: do outro lado da estrada, e por isso mais em conta, a Pousada Cacimbinha tem um bom café da manhã. Com acesso direto ao mar, o Pipa Privilege é o melhor hotel da região.

4. Praia do Madeiro

Tem cerca de 1,3 km de extensão, sempre protegida pelas falésias. A Praia do Madeiro tem ondas fortes em sua maior parte, sendo muito procurada por surfistas.

A parte de mar mais calmo, melhor para banho e mais segura para crianças, é sua extremidade sul, já chegando na Baía dos Golfinhos. Esse é também o trecho mais movimentado, onde se concentram as maiores barracas de praia e as únicas escadarias públicas para acesso à praia. A Barraca do Jegue é uma das mais tradicionais.

Na maré baixa, é possível ir caminhando até a Baía dos Golfinhos.

Foi a praia onde me hospedei e fiquei feliz com a escolha, pois Pipa estava lotada e barulhenta devido a vários shows. E do meu hotel, não ouvia nada além do mar.

  • Distância do Centro de Pipa: 5 km
  • Acesso e estacionamento: se for de carro, tem algumas vagas no início da praia, nas proximidades da escadaria principal, perto do Madeiro Beach Hotel, que leva direto às barracas.
  • Hospedagem: Além do Madeiro Beach, o único outro hotel da praia é o Ponta do Madeiro Hotel, onde me hospedei. Ele fica na outra ponta da praia, num trecho de praia praticamente particular, com um bar pé na areia exclusivo para hóspedes.

5. Baía dos Golfinhos

Considerada por muitos a praia mais bonita de Pipa, a Baía dos Golfinhos é também uma das mais exuberantes dessa região do Nordeste, entre Natal e João Pessoa. Cercada pelo paredão de falésias, tem areias douradas e um mar de ondas fortes, exceto na sua extremidade sul, já chegando em Pipa.

Seu nome se justifica: das areias da praia é possível avistar golfinhos. Mas isso depende da sua sorte. Eu mesmo não vi nenhum, mesmo indo no horário mais indicado, numa manhã de maré baixa.

(Caso queira muito ver golfinhos, faça o passeio de lancha, que percorre os melhores pontos para observação)

Não tem barracas de praia fixas, devido à maré alta que engole toda a faixa de areia. Na maré baixa, na ponta sul da praia, ambulantes organizam mesas com guarda-sol e cadeiras de praia no trecho mais próximo à vila.

  • Distância do Centro de Pipa: 1 km
  • Acesso: cheguei na Baía dos Golfinhos andando a partir da Praia da Ponta do Madeiro. Também é possível caminhar, na maré baixa, desde a praia do centro de Pipa.
  • Hospedagem: não existem hotéis pé na areia na Baía dos Golfinhos. O mais próximo é o Sun Bay, que apesar de estar na falésia com vista privilegiada, não possui acesso direto à praia.

6. Praia de Pipa (Porto e Centro)

É a praia principal e mais movimentada de Pipa. Fica no centrinho da vila, cercada de hotéis e restaurantes. Praia de águas calmas, protegida pelas muitas pedras no mar e nas areias. Por isso, é ótima para banho em alguns trechos.

Seu início é conhecido também como Praia do Porto, onde ficam ancorados barcos de pescadores e passeios. Na outra ponta, de lá do centro, ocorre a formação de piscinas naturais.

Devido à ocupação sem regras na orla, acabou se tornando, na minha opinião, a praia mais feia de Pipa.

Mas não há como negar sua praticidade. Além de estar no centro, possui a maior infraestrutura entre todas as praias de Pipa e Tibau do Sul.

Ali está, por exemplo, o Restaurante Caxangá, ótimo lugar pé na areia para comer camarão e outros frutos do mar bem preparados.

  • Acesso e estacionamentos: é complicado circular em Pipa de carro. Estacionamentos na rua são praticamente impossíveis. Os particulares cobram a partir de R$ 10 por dia ou por hora, depende do local e do movimento na cidade. Entradas a partir de becos no centro de Pipa.
  • Hospedagem: raríssimos hotéis têm acesso direito à praia. Que eu sei, apenas o hotel butique Marlin’s e a Pousada Marajoara. Se não faz questão de ficar pé na areia, existem centenas de pousadas próximas. A localização mais disputada é na Av. Baía dos Golfinhos, a rua principal de Pipa.

7. Praia do Amor

Perto do centro de Pipa, é a segunda praia mais frequentada da região. É justamente no seu início que estão as barracas e a maior movimentação.

Apesar do nome Praia do Amor, suas ondas não ficam de chamego com ninguém. O mar ali é aberto e agitado.

Bonita pra passar o dia, melhor ainda para ser admirada do alto. Logo ao lado da praia está o Chapadão, a falésia de onde se tem a melhor vista de Pipa, de onde tirei essa foto da Praia do Amor.

  • Distância do Centro de Pipa: 1 km
  • Acesso e estacionamentos: na maré baixa, é possível chegar andando desde o centro de Pipa. Se for de carro, tem onde parar no final da Rua Praia do Amor. Outros acessos são a partir dos bares, como a Barraca do Beron, uma das mais frequentadas.
  • Hospedagem: boa e barata, a Pousada Praia do Amor fica pertinho do ponto mais movimentado.

8. Praia da Cancela (Chapadão)

Pequena e quase sempre deserta, a Praia da Cancela é a menor praia de Pipa.

Localizada na base do Chapadão, não tem barracas, ambulantes ou aluguel de cadeiras de praia. É acessível somente a partir das praias vizinhas, na maré baixa, ou por uma escadaria em péssimas condições (quando vi, na primeira viagem há alguns anos, merecia ser interditada. Não sei dizer se foi reformada).

Passagem obrigatória se está numa caminhada entre a Praia do Amor e a Praia das Minas. Principalmente se gosta de ficar longe de aglomeração.

Como outras praias de Pipa, é ponto de desova de tartarugas.

  • Distância do Centro de Pipa: 2 km
  • Acesso: como não chegam carros, a acessibilidade é ruim para quem tem dificuldades de locomoção. Ou para ir com crianças e bebês de colo.
  • Hospedagem: no topo do Chapadão estão três excelentes pousadas, a Domus Villas, o Paua Hotel e a pousada butique Bupitanga.

9. Praia das Minas

Visitei e adorei. Diferente das outras praias de Pipa, o acesso à Praia das Minas é muito fácil. O mar é aberto e de ondas fortes. Fui no trecho em frente ao Bar da Praia Yahoo Toca da Coruja e achei a praia muito limpa e tranquila.

A vantagem de ficar num trecho de praia sem falésia, é o sol. Enquanto as outras praias já estão na sombra por volta das 16h no verão, por aqui dá pra curtir mais um pouco.

Não possui barracas de praia. O mais próximo disso é o bar Toca da Coruja mesmo, que fica do outro lado da estrada de terra, muito movimentada por quadriciclos e buggys, pois é rota dos principais passeios.

  • Distância do Centro de Pipa: 2,5 km
  • Acesso: até o bar citado acima, a cerca de 600 metros do início da praia, dá pra ir de carro e estacionar, com aperto, ao longo da via. Me recomendaram não seguir em carro de passeio até Sibaúma, pois a estrada se torna de areia.
  • Hospedagem: a única pousada para ir a pé até a Praia das Minas é a Filha da Lua Ecolodge, em estilo rústico de alto padrão, com uma vista privilegiada para o mar.

10. Praia de Sibaúma

É a última praia de Pipa. O distrito de Sibaúma fica no limite de Tibau do Sul com Canguaratema, município vizinho que pode ser acessado de balsa, através do Rio Catu.

Em Sibaúma fica o famoso Restaurante Camarão na Fazenda. Comi na unidade do centro de Pipa e a lagosta estava apenas mais ou menos. Não sei dizer se no restaurante mais famoso, em Sibaúma, é melhor.

  • Distância do Centro de Pipa: 9,5 km pela estrada asfaltada,
  • Acesso: Sibaúma é visitada por praticamente todos os passeios de buggy e quadriciclo que partem de Pipa. Se for de carro por conta própria, evite a estrada de terra pela orla. Vá pela RN-003, desde o trevo de Pipa.
  • Hospedagem: há algumas pousadas simples e casas de temporada em Sibaúma, como o Residencial Sibaúma, onde a casa de 2 quartos, com cozinha e tudo, acomoda até 6 pessoas e é muito barata se comparada às casas de Pipa.

Mapa das praias de Pipa

Marquei a localização de todas as praias, pontos turísticos e também as pousadas indicadas. Pra salvar e usar na sua viagem, basta clicar abaixo no ícone da estrela.


Créditos: Foto 6 (Praia Central de Pipa) – CC Rosanetur / Demais fotos são de autoria do Buenas Dicas e, em caso de reprodução, os créditos devem apontar para este endereço aqui.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários