Onde ficar em Pirenópolis + 7 dicas de hotéis
Pirenópolis, entre Goiânia e Brasília, é a principal cidade turística da região e realmente merece uma visita. Mas é preciso escolher bem onde ficar em Pirenópolis, pois seus bairros e regiões são completamente diferentes.
E tem mais: o melhor lugar para se hospedar em Pirenópolis varia conforme o dia da semana. Curioso isso, né? Já vou explicar os motivos.
Mas não se preocupe com uma coisa, as pousadas! Pirenópolis tem excelentes acomodações tanto no Centro Histórico, quanto nos arredores e também na zona rural.
Cidade histórica, do ciclo do ouro em Goiás, Pirenópolis é um destino cheio de charme, com boa gastronomia e ruas históricas. Mas, nos últimos anos, vem recebendo mais gente do que suporta. O que traz muitos problemas e me fez reescrever essas dicas de hospedagem, pois o Centro Histórico já não é mais a melhor opção todos os dias.
Onde ficar em Pirenópolis
Descubra a seguir onde ficar em Pirenópolis, com dicas de hotéis para viagem em casal e para famílias com crianças, nos melhores lugares de Piri, em diferentes faixas de preço.
Pra início de conversa, confira este mapa abaixo, com a localização dos principais pontos turísticos e também com as melhores pousadas demarcadas.
Centro Histórico, a melhor localização de Pirenópolis
Apenas o centrinho de Pirenópolis é de fato preservado. Por isso mesmo, ele é a região mais visada para passeios e hospedagem na cidade.
As ruas ao redor da Igreja do Rosário, de paralelepípedos, concentram casas centenárias em arquitetura colonial portuguesa e barroca.
Em dias de semana, essa é indiscutivelmente a melhor região para dormir em Pirenópolis.
A Rua do Rosário, mais conhecida como Rua do Lazer, é o eixo gastronômico e turístico de Pirenópolis. Nela se concentram muitos bares e restaurantes. Nas adjacências, estão boas pousadas e comércio voltado ao turismo.
Se vai estar em Pirenópolis entre domingo e quinta-feira, vale a pena gastar um pouco mais para se hospedar em pleno Centro Histórico. É gostoso sair a pé para tomar um sorvete, jantar e fotografar os coloridos becos de Piri.
Mas em feriados e finais de semana, o centro pode se tornar um lugar infernal.
Infelizmente, o turismo massivo e irresponsável domina Pirenópolis em algumas datas, principalmente nos feriadões.
Nessas datas de maior movimento, a Centro Histórico é tomado por bêbados e carros com som alto circulando, além das multidões de turistas.
Dito isso, saiba que as músicas em volume absurdo e a algazarra podem perturbar o sono de quem estar nas pousadas centrais.
Então, em finais de semana da alta temporada e nos feriados, se você busca tranquilidade, evite se hospedar no centro de Piri.
A seguir, confira uma seleção de pousadas bem localizadas em Pirenópolis:
Melhores pousadas de Pirenópolis
Selecionei os melhores hotéis e pousadas que valem a hospedagem em Pirenópolis. Do hotel mais completo do centro histórico, a uma pousadas charmosas em locais silenciosos, confira estas opções:
1. Pousada das Cavalhadas ($)
- Localização: Centro, em frente à Igreja do Rosário, região mais movimentada da cidade.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Boa escolha para quem viaja sozinho e quem prefere fazer tudo a pé.
Em casarão histórico, fica no mais nobre endereço de Pirenópolis: em frente à Matriz do Rosário, no início do trecho mais movimentado da Rua do Lazer. Para uma viagem em dias de semana, é a localização perfeita. A casa é histórica, mas bem equipada. Os quartos contam com TV e ar-condicionado. No pátio comum, estão a piscina e um simpático jardim.
Não achou vaga? A Pousada Casa Grande é a melhor alternativa. Fica em pleno agito da Rua Aurora, num dos tradicionais casarões de Pirenópolis. Perto de alguns dos melhores restaurantes e cafés da cidade, como o famoso Pé di Café.
2. Pousada do Irlandês ($)
- Localização: Bairro residencial, a 1.2 km do Centro.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Crianças NÃO são permitidas. Ótimo para casais sem filhos.
Sim, o dono é da Irlanda mesmo. E ele costuma circular pela pousada e fazer uma apresentação musical na área da piscina.
Além da simpática área de lazer, a pousada possui restaurante próprio e, como não poderia deixar de ser, um bar com as mais tradicionais bebidas irlandesas.
É uma pousada exclusiva para adultos, permitindo hóspedes somente a partir de 14 anos. Ideal para quem prefere evitar a correria de crianças.
3. Casa de Frida Pousada Galeria ($$)
- Localização: Bairro residencial, a 1.4 km do Centro.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Escolha perfeita para viagem em casal.
A vista para o cerrado é o destaque desta charmosa pousada, que possui uma nota quase dez no Booking.com. Lembra uma casa de campo, com os quartos arejados e jardins bem cuidados.
Mas o centrinho de Piri não está longe. Fica a pouco mais de 1 km de distância, o que se faz em 5 minutos de carro. O café da manhã e o atendimento são muito elogiados pelos hóspedes.
4. Pousada Flores do Carmo ($$)
- Localização: Bairro residencial, a 1.3 km do Centro.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Ótima pousada para viagem em casal.
Prefere ficar em lugares modernos? Este hotel 4 estrelas é um dos mais novos e bem avaliados de Pirenópolis.
A piscina aquecida é uma das mais bonitas de Pirenópolis. As diárias incluem café da manhã. O hotel vem sendo elogiado por seguir os protocolos para a maior segurança na pandemia.
Localizado na Vila Pompeu, um bairro residencial a 5 minutos de carro do Centro, onde estão surgindo os mais novos hotéis de Piri.
5. Pousada Flores do Cerrado ($$)
- Localização: Bairro residencial, a 1.3 km do Centro.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Ótima pousada para famílias e casais
Faz questão de um hotel com piscina? A Pousada Flores do Cerrado possui uma das melhores de Piri, rodeada por charmosas espreguiçadeiras.
As portas dos quartos são voltadas para o jardim, o que é excelente pra manter o distanciamento e dar mais privacidade.
Está no Setor Meia Ponta, também uma área residencial, a pouco mais de 1 km da Rua Aurora, no Centro, quem vem se tornando o novo pólo gastronômico de Pirenópolis.
6. Pousada dos Pirineus ($$$)
- Localização: Centro, mas em área tranquila, a 500 metros do agito.
- Sistema de hospedagem: meia-pensão (café da manhã e jantar).
- Melhor escolha para famílias com crianças.
Com estrutura de resort, é a pousada mais famosa de Pirenópolis. Fica no Centro Histórico, mas do outro lado do rio, a uma distância razoável da área mais barulhenta. Dá pra ir andando.
Já me hospedei e gostei. Tem grandes piscinas, toboágua, quadras de esportes, salão de jogos, grande área verde, coelhos e até uma capela. Além de tudo, a comida é boa.
Se viaja com crianças, é a opção mais completa. O sistema de hospedagem é meia-pensão, com café da manhã e jantar incluídos.
7. Ananda Pousada ($$$)
- Localização: Bairro residencial, a 1.3 km do Centro.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Pousada ideal para viagem em casal.
Em 2017, quando fiz a primeira versão destas dicas, a Ananda Pousada já marcava presença. Agora, em 2024, segue firme entre os melhores lugares onde ficar em Pirenópolis.
Moderna e bem estruturada, possui quartos confortáveis e espaçosos, quase todos com banheira de hidromassagem (exceto a suíte família).
Possui grande área verde, com piscina piscina aquecida, além de restaurante e um bem servido café da manhã, muito elogiado pelos hóspedes mais recentes.
Endereçada no final de uma rua de terra, na Vila Pompeu, fica a uma distância mais do que segura do barulho do Centro de Pirenópolis.
Dicas de pousadas baratas em Pirenópolis
Para você entender melhor as localizações, e encontrar pousadas mais econômicas, aqui vão mais dicas de hospedagem em Piri. Algumas das pousadas mais baratas da cidade:
- Pousada Dona Geni – Não tem site e não está no Booking, mas fica bem em frente à Praça do Coreto, tem piscina e arquitetura colonial preservada. Pra descobrir preços e reservar, tem que ser à moda antiga, pelo telefone (62) 3331-1128.
- Hostel Rua Direita: Localização privilegiada, a poucos metros do Museu das Cavalhadas e a 10 minutos de caminhada da famosa Rua do Lazer. Simples e bem avaliado, tem opções de camas em dormitórios coletivos e suítes privativas.
- Jardim Secreto Hostel: tem dormitórios mistos compartilhados com 4 e 6 camas, e geralmente permite cancelamento grátis para quem reserva pelo Booking. Fica a 5 minutos de caminhada da Matriz e da Rua do Lazer.
Afinal, onde ficar em Pirenópolis?
Neste guia completo de hospedagem em Pirenópolis, você viu que há muitas boas localizações na cidade, mas que não existe nenhuma região mais prática do que o Centro Histórico.
Além disso, o Centro Histórico de Pirenópolis é charmoso, histórico, cultural e concentra as melhores opções de pousadas da cidade.
Mas, se você vai pra Piri passar a sexta e o sábado, e prefere lugares mais tranquilos, a dica é buscar uma pousada afastada do centro, para escapar do barulho e do trânsito.
E se tiver qualquer pergunta sobre onde ficar em Pirenópolis ou mesmo dúvidas sobre hotéis, é só usar os comentário aqui abaixo. Já me hospedei em dezenas de pousadas e diferentes bairros de Piri, inclusive em hotéis-fazenda na zona rural, e posso ajudar você a escolher o melhor lugar para ficar.
Créditos: a foto aérea de Pirenópolis e as fotos das ruas da cidade pertencem ao blog e só podem ser utilizadas com a nossa autorização. Quanto aos hotéis indicados, utilizamos fotos de divulgação. O texto foi integralmente escrito por mim, baseado em minha vivência em Pirenópolis
Nivaldo, janeiro é uma boa para ir com a família,2 criancas ou lotado demais, a partir do dia 07 de janeiro???
Olá, Renan. Dá uma pesquisada agora pra ver como estão as vagas nos hotéis. A tendência é lotar no reveillon e ir muita gente embora depois do feriado do dia 1/1. Mas é janeiro…vazia Piri não vai estar. De qualquer forma, dia 7 é segunda. Se for nessa data mesmo, imagino (achômetro) que a cidade vai estar até tranquila.
Vou aproveitar esse ano que está cheio de feriados para visitar essa cidade linda e cheia de coisas boas para comer. Será que no carnaval é uma boa viajar para Piri?
Olá. Só se você gosta de agito sem fim, sertanejo (inevitável em Goiás em qualquer época do ano), samba (inevitável em todo Carnaval) e festa de rua no Carnaval. Nessa época não considero Piri um destino charmoso. Mas ano passado a prefeitura cancelou a festa de rua. Ainda não foi divulgado como vai ser em 2018. De qualquer forma, imagino que os hotéis e pousadas fiquem mais caros nesse período.