Onde ficar em Pirenópolis + 7 dicas de hotéis
Para escolher onde ficar em Pirenópolis, é preciso considerar diferentes fatores, como a data da sua viagem, se vai de carro, seu perfil e quanto pretende gastar com hotel.
Aqui, tem dicas de hotéis para viagem em casal e para famílias com crianças, nos melhores lugares de Piri, em diferentes faixas de preço. E para quem prefere áreas tranquilas ou movimentadas, perto de tudo.
Com apenas 24 mil habitantes, Pirenópolis é a cidade histórica mais visitada do Centro-Oeste. Isso se deve em parte à sua localização estratégica, entre Goiânia (120 km) e Brasília (150 km). Vale a pena conhecer. Recomendo ficar no mínimo 2 ou 3 noites.
Cidade histórica, do ciclo do ouro em Goiás, Pirenópolis é um destino cheio de charme, com boa gastronomia e ruas históricas. Mas, nos últimos anos, vem recebendo mais gente do que suporta. O que traz muitos problemas e me fez reescrever essas dicas de hospedagem, pois o Centro Histórico já não é mais a melhor opção todos os dias.
Onde ficar em Pirenópolis
No mapa estão todos os hotéis indicados e os principais pontos turísticos. De verde, a área que corresponde ao Centro Histórico. Confira preços de hotéis em Pirenópolis e escolha onde ficar de acordo com nossas dicas a seguir.
Melhor localização de Pirenópolis
Apenas o centrinho de Pirenópolis é de fato preservado. As ruas ao redor da Igreja do Rosário, de paralelepípedos, concentram casas centenárias em arquitetura colonial portuguesa e barroca colonial. Até alguns anos atrás, essa era indiscutivelmente a melhor região para dormir em Pirenópolis.
A Rua do Rosário, mais conhecida como Rua do Lazer, é o eixo gastronômico e turístico de Pirenópolis. Nela se concentram muitos bares e restaurantes. Nas adjacências, estão boas pousadas e comércio voltado ao turismo.
Se vai estar em Pirenópolis entre domingo e quinta-feira, vale a pena gastar um pouco mais para se hospedar em pleno Centro Histórico. É gostoso sair a pé para tomar um sorvete, jantar e fotografar os coloridos becos de Piri.
O Centro Histórico de Piri pode ser infernal nos finais de semana e feriados. Nessas datas, recomendo NÃO se hospedar nas ruas mais movimentadas, devido ao som alto dos carros e shows nos bares. A única vantagem é sair a pé e não precisar procurar vaga para estacionar. Dúvidas sobre quais são os lugares mais tranquilos? Fale comigo pelo email nivaldo@buenasdicas.com.
7 dicas de hotéis em Pirenópolis
Selecionei os melhores hotéis e pousadas que valem a hospedagem em Pirenópolis. Do hotel mais completo do centro, a uma pousadas charmosas em locais silenciosos, confira estas opções:
1. Pousada das Cavalhadas ($)
- Localização: Centro, em frente à Igreja do Rosário, região mais movimentada da cidade.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Boa escolha para quem viaja sozinho e quem prefere fazer tudo a pé.
Em casarão histórico, fica no mais nobre endereço de Pirenópolis: em frente à Matriz do Rosário, no início do trecho mais movimentado da Rua do Lazer. Para uma viagem em dias de semana, é a localização perfeita. A casa é histórica, mas bem equipada. Os quartos contam com TV e ar-condicionado. No pátio comum, estão a piscina e um simpático jardim.
Não achou vaga? A Pousada Casa Grande é a melhor alternativa. Fica em pleno agito da Rua Aurora, num dos tradicionais casarões de Pirenópolis. Perto de alguns dos melhores restaurantes e cafés da cidade, como o famoso Pé di Café.
2. Pousada do Irlandês ($)
- Localização: Bairro residencial, a 1.2 km do Centro.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Crianças NÃO são permitidas. Ótimo para casais sem filhos.
Sim, o dono é da Irlanda mesmo. E ele costuma circular pela pousada e fazer uma apresentação musical na área da piscina.
Além da simpática área de lazer, a pousada possui restaurante próprio e, como não poderia deixar de ser, um bar com as mais tradicionais bebidas irlandesas.
É uma pousada exclusiva para adultos, permitindo hóspedes somente a partir de 14 anos. Ideal para quem prefere evitar a correria de crianças.
3. Casa de Frida Pousada Galeria ($$)
- Localização: Bairro residencial, a 1.4 km do Centro.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Escolha perfeita para viagem em casal.
A vista para o cerrado é o destaque desta charmosa pousada, que possui uma nota quase dez no Booking.com. Lembra uma casa de campo, com os quartos arejados e jardins bem cuidados.
Mas o centrinho de Piri não está longe. Fica a pouco mais de 1 km de distância, o que se faz em 5 minutos de carro. O café da manhã e o atendimento são muito elogiados pelos hóspedes.
4. Pousada Flores do Carmo ($$)
- Localização: Bairro residencial, a 1.3 km do Centro.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Ótima pousada para viagem em casal.
Prefere ficar em lugares modernos? Este hotel 4 estrelas é um dos mais novos e bem avaliados de Pirenópolis.
A piscina aquecida é uma das mais bonitas de Pirenópolis. As diárias incluem café da manhã. O hotel vem sendo elogiado por seguir os protocolos para a maior segurança na pandemia.
Localizado na Vila Pompeu, um bairro residencial a 5 minutos de carro do Centro, onde estão surgindo os mais novos hotéis de Piri.
5. Pousada Flores do Cerrado ($$)
- Localização: Bairro residencial, a 1.3 km do Centro.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Ótima pousada para famílias e casais
Faz questão de um hotel com piscina? A Pousada Flores do Cerrado possui uma das melhores de Piri, rodeada por charmosas espreguiçadeiras.
As portas dos quartos são voltadas para o jardim, o que é excelente pra manter o distanciamento e dar mais privacidade.
Está no Setor Meia Ponta, também uma área residencial, a pouco mais de 1 km da Rua Aurora, no Centro, quem vem se tornando o novo pólo gastronômico de Pirenópolis.
6. Pousada dos Pirineus ($$$)
- Localização: Centro, mas em área tranquila, a 500 metros do agito.
- Sistema de hospedagem: meia-pensão (café da manhã e jantar).
- Melhor escolha para famílias com crianças.
Com estrutura de resort, é a pousada mais famosa de Pirenópolis. Fica no Centro Histórico, mas do outro lado do rio, a uma distância razoável da área mais barulhenta. Dá pra ir andando.
Já me hospedei e gostei. Tem grandes piscinas, toboágua, quadras de esportes, salão de jogos, grande área verde, coelhos e até uma capela. Além de tudo, a comida é boa.
Se viaja com crianças, é a opção mais completa. O sistema de hospedagem é meia-pensão, com café da manhã e jantar incluídos.
7. Ananda Pousada ($$$)
- Localização: Bairro residencial, a 1.3 km do Centro.
- Sistema de hospedagem: café da manhã incluído.
- Pousada ideal para viagem em casal.
Em 2017, quando fiz a primeira versão destas dicas, a Ananda Pousada já marcava presença. Agora, em 2024, segue firme entre os melhores lugares onde ficar em Pirenópolis.
Moderna e bem estruturada, possui quartos confortáveis e espaçosos, quase todos com banheira de hidromassagem (exceto a suíte família).
Possui grande área verde, com piscina piscina aquecida, além de restaurante e um bem servido café da manhã, muito elogiado pelos hóspedes mais recentes.
Endereçada no final de uma rua de terra, na Vila Pompeu, fica a uma distância mais do que segura do barulho do Centro de Pirenópolis.
Dicas de pousadas baratas em Pirenópolis
Para você entender melhor as localizações, e encontrar pousadas mais econômicas, aqui vão mais dicas de hospedagem em Piri. Algumas das pousadas mais baratas da cidade:
- Pousada Dona Geni – Não tem site e não está no Booking, mas fica bem em frente à Praça do Coreto, tem piscina e arquitetura colonial preservada. Pra descobrir preços e reservar, tem que ser à moda antiga, pelo telefone (62) 3331-1128.
- Hostel Rua Direita: na mesma casa onde funcionava o Hostel 7. Localização privilegiada, a poucos metros do Museu das Cavalhadas e a 10 minutos de caminhada da famosa Rua do Lazer. Simples e bem avaliado, tem opções de camas em dormitórios coletivos e suítes privativas.
- Jardim Secreto Hostel: tem dormitórios mistos compartilhados com 4 e 6 camas, e geralmente permite cancelamento grátis para quem reserva pelo Booking. Fica a 5 minutos de caminhada da Matriz e da Rua do Lazer.
Afinal, onde ficar em Pirenópolis?
Em dias úteis, a melhor opção é ficar no Centro Histórico, que é a área mais bonita, interessante e realmente turística de Pirenópolis, onde estão as pousadas mais charmosas.
Mas, se você vai pra Piri passar a sexta e o sábado, e prefere lugares mais tranquilos, a dica é buscar uma pousada afastada do centro, para escapar do barulho e do trânsito.
E se tiver qualquer pergunta sobre onde ficar em Pirenópolis ou mesmo dúvidas sobre hotéis, específicos, é só usar os comentário aqui abaixo. Já me hospedei em dezenas de pousadas e diferentes bairros de Piri, inclusive em hotéis-fazenda na zona rural, e posso ajudar você a escolher o melhor lugar para ficar.
Veja também:
- Pouso do Sô Vigário, pousada charmosa em Pirenópolis
- Quando ir a Pirenópolis
- Pirenópolis ou Chapada dos Veadeiros?
Créditos: a foto aérea de Pirenópolis e as fotos das ruas da cidade pertencem ao blog e só podem ser utilizadas com a nossa autorização. Quanto aos hotéis indicados, utilizamos fotos de divulgação. O texto foi integralmente escrito por mim, baseado em minha vivência em Pirenópolis
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Nivaldo, janeiro é uma boa para ir com a família,2 criancas ou lotado demais, a partir do dia 07 de janeiro???
Olá, Renan. Dá uma pesquisada agora pra ver como estão as vagas nos hotéis. A tendência é lotar no reveillon e ir muita gente embora depois do feriado do dia 1/1. Mas é janeiro…vazia Piri não vai estar. De qualquer forma, dia 7 é segunda. Se for nessa data mesmo, imagino (achômetro) que a cidade vai estar até tranquila.
Vou aproveitar esse ano que está cheio de feriados para visitar essa cidade linda e cheia de coisas boas para comer. Será que no carnaval é uma boa viajar para Piri?
Olá. Só se você gosta de agito sem fim, sertanejo (inevitável em Goiás em qualquer época do ano), samba (inevitável em todo Carnaval) e festa de rua no Carnaval. Nessa época não considero Piri um destino charmoso. Mas ano passado a prefeitura cancelou a festa de rua. Ainda não foi divulgado como vai ser em 2018. De qualquer forma, imagino que os hotéis e pousadas fiquem mais caros nesse período.