Morando em Goiânia e depois em Brasília, já fui mais de 10 vezes para Pirenópolis. Mas a gente que frequenta muito chama mesmo é de “Piri”. Cidade histórica, do ciclo do ouro em Goiás, Pirenópolis é um destino cheio de charme, com excelentes pousadas em meio à arquitetura colonial. Já me hospedei em lugares completamente diferentes na cidade, e agora vou dar todas as dicas de hospedagem em Pirenópolis.

Não é difícil escolher onde ficar em Pirenópolis. A cidade, de 24 mil habitantes, tem um centro histórico de interesse turístico concentrado principalmente em 3 ruas, no trecho entre a Igreja da Matriz e a Praça do Coreto. Para fazer tudo a pé na cidade, aproveitando os excelentes restaurantes, bares e cervejas artesanais (e não dirigir bebum depois), é exatamente nesse centro histórico que você precisa se hospedar.

* Já me hospedei na famosa Pousada dos Pirineus, que fica do outro lado do rio. É possível ir caminhando de lá até o centro, passando pela histórica Ponte do Rio das Almas. Mas, à noite, em épocas mais vazias, não recomendo fazer o trajeto sozinha, pois tem ruas escuras e botecos risca faca pelo caminho. Pra fazer tudo a pé, tem pousadas mais bem localizadas.

Onde ficar em Pirenópolis – Melhor lugar e dicas de hotéis

A Rua do Rosário, mais conhecida como Rua do Lazer, é o eixo gastronômico e turístico de Pirenópolis. Nela se concentram muitos bares e restaurantes. Nas adjacências, estão boas pousadas e comércio voltado ao turismo.

Se quer fazer quase tudo a pé em Piri, é melhor ficar hospedado nessas redondezas.

Rua dos restaurantes em Pirenópolis
Rua do Rosário, também conhecida como Rua do Lazer. Se você gosta de comer e beber sem se preocupar com estacionamento, é melhor se hospedar perto dela.

A boa notícia é que nessa região estão algumas das melhores pousadas de Pirenópolis. Selecionei algumas das melhores opções de hospedagem com boa localização na cidade, pra você se hospedar sem erro. Leia com atenção os comentários sobre cada uma, para entender onde é mis barato, onde é mais tranquilo e qual pousada de Piri mais combina com você.

Dicas de pousadas no melhor lugar de Pirenópolis

  • Pousada das Cavalhadas – Em casarão histórico, fica no mais nobre endereço de Pirenópolis: em frente à Matriz do Rosário, no início do trecho mais movimentado da Rua do Lazer. E ainda tem piscina.
  • Pousada do Abacateiro – Foi uma das primeiras pousadas em que me hospedei em Pirenópolis. Perto da Praça do Coreto, onde tem a feirinha de artesanato e bons restaurantes ao redor. A 5 minutos da caminhada da Rua do Rosário, onde estão os melhores bares. Apesar de ser perto de tudo, é um lugar tranquilo.
  • Pousada Walkeriana – Sinceramente, é a melhor localização de Pirenópolis, na esquina da Praça do Coreto com a badalada Rua do Rosário, a “Rua do Lazer”. Mas, em dias mais lotados, o agito da rua faz barulho e incomoda em alguns quartos. Casarão histórico, de 1905, com uma bela piscina no pátio interno.

  • Pousada Lara – Procurando uma pousada barata em Pirenópolis, me hospedei aqui em 2012. O preço subiu um pouco, mas ainda é uma boa opção, porque é muito bem localizada, com estacionamento e ar-condicionado. Quartos simples e uma piscina pequena e meio inútil no jardim.
  • Pousada Casa Grande – Outra pousada em casarão histórico. Fica na charmosa Rua Aurora, super tranquila, perto da Rua do Lazer e a poucos passos do Pé di Café, restaurante que faz sucesso em Piri. Piscina, jardim e quatros simples, com grandes janelas e ar-condicionado.
  • Pousada Dona Geni – Não tem site e não está no Booking, mas fica bem em frente à Praça do Coreto, tem piscina e arquitetura colonial preservada. Pra descobrir preços e reservar, tem que ser à moda antiga, pelo telefone (62) 3331-1128.

Sim, tem hostel em Pirenópolis

subway em pirenópolis
Adivinha onde fica o Subway em Pirenópolis? Isso aí, colado na Centro Histórico, na região que eu marquei no mapa lá do início. Mas, se eu fosse você, ignorava o fast-food e iria direto comer empadão, uma das melhores comidas típicas de Goiás.

Pra quem busca hospedagem mais barata em Pirenópolis, a solução pode ser reservar um hostel. O que é uma boa também pra quem vai sozinho, afinal são lugares mais fáceis pra socializar. Vi hostels charmosos em Pirenópolis e depois conferi tudo no Booking, pra ver as opiniões dos hóspedes e poder indicar. Selecionei os dois melhores.

  • Hostel Rua Direita: na mesma casa onde funcionava o Hostel 7. Localização privilegiada, a poucos metros do Museu das Cavalhadas e a 10 minutos de caminhada da famosa Rua do Lazer. Simples e bem avaliado, tem opções de camas em dormitórios coletivos e suítes privativas.
  • Jardim Secreto Hostel: tem dormitórios mistos compartilhados com 4 e 6 camas, e geralmente permite cancelamento grátis para quem reserva pelo Booking. Fica a 5 minutos de caminhada da Matriz e da Rua do Lazer.

Além desses, atualmente tem mais 5 opções de hostels em Pirenópolis e podem surgir outros em breve. Por isso recomendo ficar ligado nesta lista de albergues de Piri disponíveis para reserva online.

Onde se hospedar com crianças em Pirenópolis

Com parquinho, brinquedoteca e piscina infantil, além de muitas atividades direcionadas aos pequenos, a Pousada dos Pireneus tem a melhor infraestrutura de Pirenópolis para quem viaja com crianças.

Adultos e adolescentes também costumam gostar dos atrativos da pousada, que ainda conta com toboáguas, salão de jogos, quadras para esportes e grande área verde.

Piscina infantil da Pousada dos Pirineus, uma das melhores de Pirenópolis

Se viajar em feriado, reserve com antecedência

Apesar de Pirenópolis ter muitas pousadas, recomendo a você não chegar lá sem reserva, principalmente se viajar em feriados nacionais.

Além do preço no balcão geralmente ser maior que por Booking ou Trivago, não é nada agradável ficar dirigindo pelas ruas de paralelepípedo e suando pra achar estacionamento. Por isso recomendo reservar uma pousada antes de ir, seja por internet ou telefone, no caso das pousadas mais desconectadas.

E agora que você já sabe onde ficar em Pirenópolis, desejo a você uma ótima viagem!

Salve no seu pinterest essas dicas e aproveite a melhor hospedagem em Piri.
Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

    • Nivaldo responder

      Olá, Renan. Dá uma pesquisada agora pra ver como estão as vagas nos hotéis. A tendência é lotar no reveillon e ir muita gente embora depois do feriado do dia 1/1. Mas é janeiro…vazia Piri não vai estar. De qualquer forma, dia 7 é segunda. Se for nessa data mesmo, imagino (achômetro) que a cidade vai estar até tranquila.

  1. Vou aproveitar esse ano que está cheio de feriados para visitar essa cidade linda e cheia de coisas boas para comer. Será que no carnaval é uma boa viajar para Piri?

    • Nivaldo responder

      Olá. Só se você gosta de agito sem fim, sertanejo (inevitável em Goiás em qualquer época do ano), samba (inevitável em todo Carnaval) e festa de rua no Carnaval. Nessa época não considero Piri um destino charmoso. Mas ano passado a prefeitura cancelou a festa de rua. Ainda não foi divulgado como vai ser em 2018. De qualquer forma, imagino que os hotéis e pousadas fiquem mais caros nesse período.

Comentários