Dicas de Bombinhas: praias, quando ir, onde ficar

Aqui vão minhas dicas de Bombinhas, sinceras como sempre. Tem informações e fotos de praias. Dicas de hotéis e onde ficar. Dicas sobre o que fazer, como chegar e quando ir. E o que esperar da cidade, uma das mais importantes para o turismo em Santa Catarina.

No meu roteiro pelas praias de Santa Catarina, resolvi dedicar mais tempo para conhecer Bombinhas. Afinal, a pequena península tem 39 praias e uma imensa diversidade de atrações. Tem praias selvagens, praias urbanizadas, boas para famílias, boas para surfistas e uma infinidade de passeios pelo mar e atividades de lazer, claro, nas praias.

Diferente de Balneário Camboriú e Florianópolis, que têm vida própria além do turismo, Bombinhas respira o mar que praticamente cerca a cidade. Tanto que a população da cidade, de cerca de 18 mil habitantes, chega a 200 mil na alta temporada, de dezembro a março. A maior lotação é no início de janeiro.

Índice do texto:

Quando ir
Ônibus ou Carro
Taxa de entrada (TPA)
Onde ficar
Dicas de hotéis
O que fazer
→ Melhores praias
Passeios

Quando ir para Bombinhas

A alta temporada em Bombinhas é no verão, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. É quando faz calor suficiente para encarar as águas frias do mar de Santa Catarina. Mas sempre fique de olho na previsão do tempo antes de viajar, porque é nessa mesma época que mais chove na cidade.

Na última semana de dezembro e na primeira de janeiro, Bombinhas bate recordes de turistas. E de engarrafamento. Por isso recomendo evitar Natal e Ano Novo na cidade, a não ser que você goste de sofrer.

Minha última viagem foi em novembro, antes do início da temporada oficial. Peguei todos os dias de sol. Muita sorte, porque um dia depois começou uma chuva que durou dias sem parar. Em abril, início do outono, também é uma época muito agradável: menos calor, menos chuvas, menos gente.

Na minha opinião, o melhor mês é abril

Se você vai de outro estado, é melhor planejar sua viagem para a alta temporada de verão, de preferência em fevereiro, março e abril, quando a cidade ficar menos lotada (pulando o Carnaval). Ou em novembro, como eu fiz. Agora, se vai fazer uma viagem mais curta, a partir do interior de SC, RS ou PR, é só ficar de olho na previsão do tempo, à espera de sol e calor Bombinhas, que pode acontecer até no inverno.

Como chegar em Bombinhas: carro x ônibus

Pra economizar, desde o princípio meu plano era ira para Bombinhas de ônibus, a partir de Florianópolis. Pesquisei muito, revirei a internet, pedi dicas em Floripa e nada não descobri nenhuma empresa que faz esse trecho. A única alternativa é ir para a vizinha Porto Belo, pela Viação Navegantes,  e lá pegar um táxi para Bombinhas. Se for de segunda a sexta, tem mais horários. Como eu iria num domingo, preferi evitar a fadiga.

Aí eu aluguei um carro, depois de pesquisar preços e reservar pela Rentcars. Como fui sozinho e passei duas noites em Bombinhas, acabei gastando pelo menos o dobro do que se tivesse ido de ônibus. Então, se for com mais gente pra rachar preço de aluguel e gasolina, sai mais barato do que ônibus.

Estrada dupla e em ótimas condições, embora com trânsito intenso e pesado. Chegando no trevo de Bombinhas, o GPS me indicou um pequeno atalho de terra que me poupou do pedágio. Saindo da BR o trânsito é chato, pois passa no meio de Porto Belo e a estrada estava lotada e em obras. Engarrafamento sinistro, isso em novembro. Pensa em janeiro. Mas valeu a pena ir de carro, pois ele me deu mobilidade para conhecer o máximo de praias em tão pouco tempo.

Taxa de entrada em Bombinhas 2023

Sim, paga para entrar com veículos motorizados em Bombinhas na alta temporada. É a TPA, Taxa de Preservação Ambiental. Todo ano ela começa a ser cobrada no dia 15 de novembro e vai até 15 de abril do ano seguinte.

Na temporada 2023, a entrada de carro de passeio custa R$ 45. Na tabela de preços tem valores para quem vai de moto, ônibus e outros veículos.

Esse pedágio ambiental existe desde 2014 e é motivo de muita polêmica na cidade, principalmente porque no início os estrangeiros eram isentos. Sacanagem. Mas agora eles também pagam.

A taxa é cobrada a cada entrada na cidade e vale por 24h. Por exemplo, se você chegar em Bombinhas meio-dia, pagar a taxa e no dia seguinte fizer um passeio em Porto Belo, retornando após meio dia, vai ter que pagar de novo.

Onde pagar: a cobrança é feita no portal de entrada de Bombinhas, no topo do morro, divisa com Porto Belo. Você pode pagar lá mesmo ou em outros locais indicados. Pra evitar filas, melhor pagar pela internet, no site da Prefeitura de Bombinhas. ou tenha uma “tag” daquelas de pedágio no parabrisa do carro,  seja Sem Parar, Veloe, ConecCar ou Taggy.

Onde se hospedar em Bombinhas

Antes de reservar, eu pesquisei muito bem onde ficar em Bombinhas. Eu não estava entendendo se a melhor parte da cidade era perto da Praia de Bombas ou perto da Praia de Bombinhas, que me parecia menor e menos importante. Então, não se deixe enganar pelo mapa. De fato, a parte mais legal é a orla da Praia de Bombinhas, nas imediações da Av. Vereador Manoel dos Santos.

Eu andei essa avenida toda a pé, e em toda sua extensão ela tem bons restaurantes, lojas de artigos de praia e dezenas de pousadas. Escolhi o hostel Toca da Moreia, que fica numa continuação dessa avenida. Localização excelente, a pouco metros da Praia do Embrulho, da Prainha e da Praia da Lagoinha, todas conectadas pela faixa de areia.

Se busca mais conforto, a Pousada Vila do Coral é pé na areia, oferece serviço de praia e é uma das melhores pousadas de Bombinhas.

Melhores hotéis no centro de Bombinhas

Fiquei em hostel porque minha meta era economizar muito com hospedagem, afinal nem teria tempo de curtir o hotel. Mas quando eu voltar em Bombinhas, pretendo me hospedar numa pousada mais confortável, de preferência na orla da Praia de Bombinhas. Pra quem vai com família grande e não se importa com a bagunça de uma casa grande, alugar um imóvel por temporada pode ser a melhor opção. Mas eu sempre prefiro as facilidades de um hotel ou pousada.

Selecionei 5 pousadas na melhor localização possível de Bombinhas:

Vai ficar muito tempo? Nesse caso, é vale a pena conferir as opções de Airbnb em Bombinhas, que tem muitos apartamentos de temporada e casas inteiras para alugar perto das praias.

Gostou das nossas dicas de onde ficar em Bombinhas? Salve essa imagem no seu Pinterest e acesse sempre que precisar.

O que fazer em Bombinhas

Como falei no início, a vida de Bombinha gira em torno do mar. Então o negócio é descobrir qual praia mais combina com você, entre as 34 praias de Bombinhas. Por isso recomendo fazer um reconhecimento geral no primeiro dia de viagem, desbravando o diversificado litoral da cidade. Vou comentar sobre as praias que conheci, então são opiniões gerais.

As praias da península

  • Praia de Bombas: urbana e extensa. Me pareceu ser uma praia mais popular, com gente jogando bola, ambulantes e sem frescuras. Andei muito e não senti ou ouvi o tal barulho na areia que deu nome à praia. Ondas médias e águas geladas.
  • Praia de Bombinhas: mais importante da cidade, tem inúmeros restaurantes e pousadas pé na areia, que empresam cadeiras e guarda-sol para os hóspedes. Ondas médias e águas geladas. Boa para famílias e adolescentes.
  • Praia do Embrulho: minúscula, se conecta à Praia de Bombinhas por uma passarela de madeira. Tem várias empresas de turismo e deque de onde partem os “barcos pirata” de passeios. Águas cristalinas, ideal para a observação marinha com snorkel.
  • Prainha: colada na Praia do Embrulho, é um pouco maior e também serve de base para os passeios de barco.
  • Praia da Lagoinha: rochas boas pra tomar sol, faixa de areia com crianças brincando, um grande boteco com cadeiras perto da água e um mar esverdeado e cristalino, sem ondas. Quase uma piscina natural.
  • Praia da Sepultura: estreita, quase sem areia e com construções feias ao redor, mas com a água mais agradável (ou menos gelada) que mergulhei em Santa Catarina. Tem um bar e um quiosque de aluguel de caiaques e SUP. Mar tranquilo.
  • Retiro dos Padres: vizinha da Praia de Sepultura, também tem águas em temperatura agradável, mas tem mais ondas e espaço na areia. Perto do centro, mas sem construções em volta, é perfeita para curtir a natureza.
  • Praia do Mariscal: com 4 km de extensão, é a maior praia de Bombinhas. Aberta e bem de frente pro oceano, tem ondas fortes e mar agitado. Fui só no início da praia, onde parei num grande estacionamento cercado de restaurantes. Entre as praias urbanas, é uma das mais limpas de Bombinhas.
  • Praia de Quatro Ilhas: eclética, atrai moradores e turistas, surfistas e famílias. Achei que é um meio termo entre as praias urbanas e as selvagens. Bom pra quem gosta de movimento, mas nem tanto.

Principais passeios e atividades

Além de curtir as praias à velha maneira, sentado sob o guarda-sol e pegando um jacaré de hora em hora, existe mais o que fazer em Bombinhas. Pra evitar a fadiga, confesso que não fiz nenhum desses passeios. Mas, se você quer variar um pouco, tem atividades interessantes na cidade. Selecionei os principais:

  • Mergulho com snorkel: as águas cristalinas das praias de Bombinhas são perfeitas para a observação marinha com snorkel. Entre as melhores praias para a prática, estão a Praia do Embrulho, a Praia da Lagoinha e a Praia da Sepultura.
  • Passeios de Barco Pirata: achei um pouco exagerada a oferta e a caracterização desses passeios que dominam o litoral catarinense. Mas é uma das formas mais baratas de navegar na região.

  • Surfe: com ondas fortes, a Praia do Mariscal é a melhor de bombinhas para surfar. Se quiser aprender, as escolas de surfe Magias das Ondas e Caminho das Ondas são as principais da praia.
  • Mirante: deixe para apreciar a vista na saída de Bombinhas, quando vai estar do lado certo da pista. Ótimo lugar para estacionar, fazer umas fotos e se despedir desse mar tão azul.

  • Pedalinho e caiaque: na alta temporada, é possível alugar até pedalinhos na Praia de Bombinhas, inclusive modelos exóticos com escorregador. Mais do que as crianças, os adultos é que curtem a geringonça.
  • SUP: as praias de águas tranquilas são ideias para a remar em cima das grandes pranchas de Stan up Paddle. Vi pranchas para alugar nas praias de Bombas, Bombinhas e Sepultura.

E aí, o que achou das dicas de Bombinhas?

Comente abaixo com dúvidas, críticas e sugestões. Afinal cada um tem seu ponto de vista em Bombinhas, e pode contribuir com mais dicas sobre o que fazer, onde ficar, restaurantes e informações acerca praias, estradas, vida noturna e outras informações importantes.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38 Comentários

  1. Qual hotel é mais barato em Balneário Camboriú? E qual hotel é mais barato em Bombinhas? Perto do mar ? Com Crianças

  2. Olá estou planejando uma viagem para o ano que vem no mês de dezembro estou em dúvida entre Balneário Camboriú e Bombinhas, uma viagem de casal com crianças . Nas duas regiões o mar tem ondas calmas? Qual dos dois lugares é melhor viajar com crianças .

    1. Oi Bruna. Bombinhas tem mais praias de ondas calmas do que Balneário Camboriú. Aliás, Bombinhas é como um todo um destino mais agradável para famílias com crianças.

  3. Bom dia . Gostaria de saber quando começa a ser cobrado a entrada de carros na cidade . Pois pretendo ir dia 10/11/23 . E outra pergunta , me falaram que é proibido as tendas ? Sim ou não. Fico no aguardo.

    1. Boa tarde! A taxa ambiental (TPA) é cobrada em Bombinhas de 15 de novembro e 15 de abril. Ficou mais fácil de pagar, pois agora são aceitos “tags” de pagamento automático, como nos pedágios, das empresas Sem Parar, Veloe, Conect Car e Taggy.

      Sobre as tendas, não sabia dessa proibição, vi só essa notícia aqui, nenhuma mais recente. Boa viagem.

  4. Olá, Boa noite! Minha viagem está programado para o feriado de 07 de setembro, costuma ser dias agradáveis?

    1. Oi Bruna. Setembro a temperatura começa a subir em Bombinhas. Quanto mais pro final do mês, melhor para pegar praia. Por outro lado, também já começam as chuvas, também mais pro fim de setembro. Fico na torcida para você pegar muito sol! Boa viagem.

  5. Oi,
    como é o deslocamento em bombinhas? É possível conhecer todas as praias andando. Qual seria o melhor lugar pra ficar nessa circunstância de ter que fazer tudo andando?
    Eu devo ir de ônibus de Florianópolis e parar em Porto Belo, você sabe se é fácil pegar taxi da rodoviária ate bombinhas e quanto ficar o valor pelo menos uma estimativa. Uber é uma opção em bombinhas e Porto Belo?

    1. Olá. Olha, possível é, caso você goste de andar muito e fazer trilhas. Mas tem praias com distâncias consideráveis umas das outras. Eu, por exemplo, fiquei hospedado no Toca da Moreia, na Praia do Trapiche, então ia fácil andando até as praias de Bombinhas, Embrulho e Lagoinhas. Mas fui de carro até Sepultura e Quatro Ilhas. Então, minha ideia inicial era ir de ônibus. Mas, na época, os horários da linha até Porto Belo estavam ruins e acabaria saindo mais caro que alugar um carro, devido à necessidade de longos trechos de táxi. Uber tem, mas não sei te dizer sobre a quantidade de motoristas.

  6. Olá, planejamos ir em dezembro! Temos duas opções de lugar para ficarmos. Uma em Canto Grande, 300 metros de Mariscal, outra no centro de Bombinhas, levando em conta que vamos com crianças qual você recomenda? É loucura ir no Natal?

    1. Oi Jessica. A Praia de Bombinhas, no centro, é melhor para crianças, pois o mar é mais tranquilo e a estrutura melhor na areia, com bares e atividades.

      Particularmente, evitaria Bombinhas no final do ano, especialmente entre Natal e Reveillon, por causa do trânsito complicado.

  7. Essa taxa para entrar em Bombinhas, ela vale até para quem fica hospedado na praia? Por exemplo, se eu tiver hospedada lá e sair para conhecer Porto Belo, quanto eu retornar terei de pagar essa taxa novamente?
    Obrigada por todas as suas dicas.

    1. Olá, Camila. Isso mesmo. Entrou em Bombinhas, pagou R$ 27,50 (taxa pra carro de passeio). Se no dia seguinte sair dos limites de Bombinhas, paga mais R$ 27,50 na volta. A taxa vale por 24 horas. Então, se sair duas vezes no mesmo dia, só paga uma taxa. Mas se for sair no dia seguinte, paga de novo.

    1. Olá, Juliana. Como sua viagem já está próxima, pode conferir a previsão do tempo. Olhei agora e tá prometendo chuva de manhã e clima nublado à tarde nos dias 15 e 16. Já no sábado, 17, dia de sol com poucas nuvens. No domingo, último dia do feriadão, a previsão é de manhã de sol com volta das chuvas à tarde. Dá uma olhada: https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/3481/bombinhas-sc

      Lembrando que não tem ciência menos exata do que previsão do tempo. Isso pode mudar muito, então é possível que chove mais ou que tenha mais dias de sol, o que é minha torcida pra todo fim de semana no litoral. 🌞🌞🌞

    2. O que as pessoas precisam saber sobre Bombinhas que é muito importante e ninguém informa, é sobre uma virose que tem na cidade, braba, eu e quase toda minha filha pegou essa virose, lá, é horrível, fomos 7 pessoas, só dois não pegaram, época de alta temporada é certo. Se for a Bombinhas e arredores, leve um Kit farmácia, contendo, remédios de enjoos, diarreia, e dores abdominais, e mal estar, são esses os sintomas.

      Nossa experiencias em Bombinhas foi horrível, mas o lugar é lindo, praias maravilhosas, minha pousada acho que é uma das melhores, BOra Bora, a da minha irmã também muito boa Riviera.

  8. Olá! Eu e meu namorado vamos agora, no feriado do dia 15. Queria saber sobre bares e restaurantes noturnos. Pode me indicar alguns? E também, sou apaixonada por hambúrguer artesanal, sabe se tem um bom por lá?

    1. Olá! Anna, a maioria dos restaurantes e bares de Bombinhas fica na orla da Praia de Bombinhas, a principal da cidade. Uma das principais hamburguerias por lá é a Hã Burger (mapa). Também tem boas opções na Praia de Bombas, como a hamburgueria Barão (mapa). No Mariscal tem a Da Vila (mapa). Vida noturna não é o forte de Bombinhas. Dá uma olhada aqui na minha resposta para o Fabrício, que tem algumas dicas. Boa viagem!

  9. Olá.
    Ótimo Blog.
    Pra 3 dias em meados de Dezembro.
    Passar o Níver comemorando a dois.
    Algo romântico. Tranquilo.
    Qual sua indicação de pousada!?
    Grata desde já

    1. Obrigado, Rosane. Olha, pra essa ocasião especial, vale a pena se hospedar numa pousada muito boa, de preferência pé na areia, como a Pousada Bora Bora, que fica numa das melhores localizações da Praia de Bombinhas. Outra sugestão é a Vila do Farol, que tem uma linda piscina. Olha só agradam a você.

      1. Obrigada Nivaldo…uma pena não ter vaga pra meados de Dezembro nessas duas opções….

        Terias outras opções pra indicar?

        1. Nossa, o pessoal tá reservando com muita antecedência hein. Eu sempre reservo pelo Booking, que tem o maior número de hotéis cadastrados em Bombinhas e costuma ter os melhores preços, além de ser possível, em muitos hotéis, cancelar a reserva sem pagar multa. Dá uma olhada lá. Tem um mapa, então você clica nele e consegue olhar os hotéis mais próximos da praia.

  10. Estou indo pra Bombinhas com a família e aluguei um apartamento em Mariscal. Você acha que fiz uma grande cagada? Ou dá pra ficar lá numa boa?

    1. Fala Gustavo. Hahahaha. Acho que não fez merda não. Casa de temporada lá deve estar com custo-benefício melhor que no centro. Essa região do Mariscal é legal e vai poder ir a pé pra praia. As outras praias de Bombinhas também não ficam longe.

      1. Ótimo! Realmente, o custo-benefício foi bom. Apartamento novinho, com 3 suítes, a 30 metros da praia. Valeu demais pelo retorno. E parabéns pelo blog, tem umas dicas muito boas! Abraços.

  11. Olá, eu e meus amigos estamos planejando ficar 4 dias em Bombinhas, como é a vida noturna no lugar? Será q em novembro (15 em diante) tem coisas p fazer a noite? Tem algum tipo de balada? Ou só barzinhos e restaurantes? Ano passado fomos em Garopaba em dezembro, durante o dia maravilhoso, mas a noite pensa em um lugar deserto.

    1. Olá. Então, Bombinhas é melhor do que Garopaba nesse sentido, mas tá longe de ser uma Balneário Camboriú. Além de uma ou outra festa esporádica, as baladas de Bombinhas são o Bora Bora (Praia da Conceição) e Mentawai Bar (Mariscal). Se não achar nada de interessante nos dias da sua viagem, vale a pena pesquisar também festas e shows em Portobelo e Itapema, cidades vizinhas maiores e mais animadas.

  12. Olá ! Vamos em familia com crianças, ano passado fomos para campech (super fria) depois joaquina fria também! Estou planejando ir para bombinhas esse ano vc acha a água mais quente que em floripa? Obrigada☺

    1. Oi Ana. Sim, em Bombinhas o mar é menos gelado que na maioria das praias de SC, como de Floripa. Bem mais agradável entrar na água. Boa viagem.

  13. Olá, estou com viagem marcada para Bombinhas em outubro, será que a água é muito gelada?… Outra coisa que me preocupou um pouco, foi ler uns comentários a respeito de viroses, vi bastante gente falando do saneamento básico, que não é legal, e alguns até falaram que não voltariam mais, pois a família toda pegou a tal virose e ficou muito mal, o que vc diz a respeito disso, será vdd? Me preocupa, por estarmos indo com as crianças pequenas e o que menos queríamos era que ficassem doentes, numa viagem tão esperada…

    1. Oi Valéria. Ainda não fiquei sabendo de outros casos do tipo. Dá uma olhada nas notícias de Bombinhas em sites de jornais, pra ver se é comum. Sobre saneamento, onde fiquei hospedado me pareceu tudo em ordem. Por isso é importante reparar aqui na parte onde ficar, pra entender os melhore bairros e praias. Imagino que casas em locais mais afastados possam mesmo ter esse problema.

      Agora é inverno e está frio em Bombinhas, fazendo no máximo 20 ºC por esses dias. Mas em outubro já vai ser primavera, quando as temperaturas costumam subir. Principalmente no fim do mês. Como falei, por ser uma baía, a água do mar em Bombinhas é menos fria do que em outras praias de Santa Catarina.

      Pra saber as condições do mar, se a praia vai estar própria pra banho, entre no site da Fatma, e olha a parte de balneabilidade. Por exemplo, hoje o Ponte 6 da Praia de Bombinhas está impróprio para banho. Já a Praia do Mariscal está em boas condições.

  14. Oi Nivaldo, ótimas dicas! Tava pensando em ir em Bombinhas em setembro, será que é uma boa?

    1. Fala Guilherme. Em setembro, a temperatura varia muito do início pro fim do mês. Isso porque no dia 23 de setembro acaba o inverno e começa a primavera. Então mais ou menos nessa mesma época, começa a esquentar e a chover um pouco mais.

      Historicamente, considerando o mês todo, as temperaturas lá variam entre 14 ºC e 23 ºC. O que, pelo menos pra mim, é gelado pra entrar no mar, principalmente na água fria.

      Se for curtir só o visual, caminhadas na praia e tal, pode começar a planejar. Se curte mesmo é água, o frio pode atrapalhar. De qualquer forma, é bom ficar de olho na previsão do tempo.

  15. Olá. Estou pensando em viajar para Bombinhas em novembro, queria saber como é o clima essa época. Queria também uma dica de pousada, porque vou de ônibus e não queria ficar longe das praias… OBRIGADO!!

    1. Olá, Rafael. Eu fui pra lá da última vez exatamente no mês de novembro, por volta do dia 15. Tive sorte de pegar todos os dias de sol e temperaturas dignas pra entrar no mar, por volta de 25 ºC no meio da tarde. Mas, um dia depois que fui embora, só vi notícias de chuvas fortes e intermináveis, tanto em Bombinhas quanto e Floripa e Balneário Camboriú.

      Afinal novembro, apesar de ser primavera, o clima já tem uma pegada de verão, com os primeiros temporais da estação.

      Se for a viagem tiver datas flexíveis, fique do olho na previsão e vá quando tiver mais garantia de sol. Se não, passe muitos dias, porque aí tem mais chances de não perder a viagem inteira.

  16. Oi. Comprei pacote de viagem pra Bombinhas em abril. Sabe me dizer se é uma boa época?

    1. Oi Maria. Considero abril o melhor mês em Bombinhas. Depois do verão, cidade mais vazia, menos trânsito, pousadas um pouco mais em conta. Se for depois de 15 de abril, entra de graça de carro na cidade, sem o pagamento do TPA. Outra vantagem é que chove menos. De qualquer forma, fique do olho na previsão do tempo, pra ter mais garantia de sol. Boa viagem!