Cajón del Maipo: a Cordilheira dos Andes pertinho de Santiago
O Cajón del Maipo é um cânion da Cordilheira dos Andes localizado na região metropolitana de Santiago, a aproximadamente 1 hora de distância da capital chilena. É um destino comum para fãs de esportes radicais e apreciadores da natureza. Apesar da proximidade, é certamente um passeio para o dia todo.
Eu fiz esse bate e volta em dezembro, quando já é verão no Chile. Mesmo assim, fazia um pouco de frio e havia neve nas montanhas. Aqui nesse post, entenda como chegar e quais são as principais atrações de Cajón del Maipo, como Embalse el Yeso. Além de dicas importantes como alimentação e o que levar.
Como chegar
Estive somente no Embalse El Yeso. Tentamos ir também para o Monumento Natural El Morado, mas a estrada estava sem condições para carros comuns. Se estava assim no verão, imagine no inverno, quando chove mais e a neve toma conta das estradas. Então, se quer saber quando ir, a dica é apenas evitar os meses de inverno, principalmente julho, agosto e setembro, quando há mais chances de nevasca.
Fomos com um carro alugado, dirigido por amigos que moram em Santiago há algum tempo e já conheciam a estrada. Alguns trechos são bem complicados, e podem ficar ainda mais perigosos dependendo da época do ano, por conta de nevascas. Por isso, a menos que você seja um motorista muito experiente ou conheça alguém que já sabe como é a estrada, recomendo a contratação de um passeio.
Se vai encarar a estrada de carro, aproveite que você pode alugar carro no Chile sem IOF e pagando em reais pela RentCars. E for comprar um passeio, existem dezenas de agências de turismo que comercializam esse pacote de bate e volta.
O que levar e como se vestir para o passeio
- Mesmo no verão, faz frio e venta bastante. Portanto, leve agasalhos!
- Leve bastante água e beba! O clima por lá é bem seco e, dependendo do passeio, hidratar-se é ainda mais importante para evitar efeitos de altitude.
- Leve também lanchinhos e snacks. Há vários restaurantes na entrada do Cajón del Maipo mas, ao menos no caminho para o Embalse El Yeso, ficamos um bom tempo sem ver qualquer tipo de comércio.
Principais atrações e o que fazer em Cajón del Maipo
Não falta o que fazer em Cajón del Maipo. Ou melhor, não falta o que admirar! Passamos por lagoas, animais silvestres nativos da Cordilheira dos Andes e até por uma estação de esqui, que funciona somente no inverno. Para esse bate e volta, olha só o que é mais interessante de ver e curtir.
• El Morado
O Monumento Natural El Morado é um conjunto de geleiras que chega a 5060 metros de altitude. Pertence à bacia do Rio Volcán e é uma área protegida. Aqui há diversas trilhas e passeios a cavalo, mas a principal atração fica por conta de Baños Morales, um conjunto de águas termais que é uma das portas de entrada de El Morado. É uma das regiões mais visitadas do Cajón del Maipo.
• Lagunillas
A 2200m de altitude, Lagunillas é uma estação de esqui com 13 pistas com diferentes níveis de dificuldade e 305 metros de desnível. Além de esqui, é possível praticar também o snowboard. Sua proximidade da capital é um atrativo, além de ser menos concorrida que as famosas estações de esqui de Valle Nevado e Portillo.
• Embalse El Yeso
O Embalse El Yeso é uma represa a 2500m de altitude, inaugurada em 1964. É a principal fonte de abastecimento de água potável para os habitantes da Região Metropolitana de Santiago.
É, provavelmente, um dos lugares mais bonitos que já conheci. A paisagem muda bastante conforme a época do ano. Estive lá em dezembro e havia pouca neve, mas mesmo assim fazia friozinho.
O local não tem muita estrutura para turistas, não há banheiros e muito menos sinal de celular. Ainda assim, é um destino popular para os chilenos, que vão até lá fazer “asados” e curtir a natureza.
Para chegar ao Cajón del Maipo de transporte público, pegue a linha 4 do metrô até a estação Las Mercedes e, de lá, pegar o ônibus que vai até o Cajón del Maipo. Ainda assim, as principais atrações não são acessíveis via transporte público.
E aí, pronto para curtir a neve perto de Santiago?
Para quem nunca viu neve e gosta de natureza, esse é um passeio imperdível em Santiago. Principalmente porque pode ser feito em um único dia, sem a necessidade de reservar hotel. Se ainda estiver planejando sua viagem para Santiago, veja outras dicas que vão ajudar:
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Que incrível sua matéria. Mas tenho uma dúvida: dá para ir só pra conhecer sem pagar ou temos que pagar algo?
Oi Adriele. O melhor do passeio é a paisagem. Por lá, se quiser, pode fazer alguma atividade, como tirolesa, passeio a cavalo e banho em piscinas termais, caso se interesse. Aproveite e veja nossas dicas de Santiago, um guia completo sobre o destino. Boa viagem.