Olinda

Qual o melhor lugar para se hospedar no Recife

Tudo sobre hospedagem no Recife, com dicas de hotéis nos melhores bairros.

Apesar de ser uma grande metrópole e de ter pontos turísticos espalhados por vários locais, é muito fácil escolher onde ficar no Recife. A melhor região para visitantes é na orla da praia de Boa Viagem.

Vou explicar aqui por que Boa Viagem é o melhor bairro para se hospedar no Recife, mas também tem dicas de hospedagem alternativas em outras localidades, como o Recife Antigo e Olinda, que apesar de ser outro município, fica colada a Recife, como uma espécie de bairro histórico.

Tá com pressa? Hotéis escolhidos a dedo em Recife e Olinda:
        • O melhor hotel, no melhor bairro: Radisson Boa Viagem, no melhor ponto da praia.
        • Pousada barata perto da Praia de Boa Viagem: Vitória Praia Hotel
        • Dica de hotel que vale a hospedagem em Olinda: Hotel 7 Colinas, que mais parece uma chácara em pleno Centro Histórico da cidade de Alceu Valença.

Onde se hospedar em Recife: melhores bairros e hotéis

No mapa abaixo, marquei as principais regiões para ficar hospedado no Recife, de acordo com suas preferências e necessidades.

A seguir, entenda mais detalhes sobre cada uma dessas áreas selecionadas, com dicas de hotéis escolhidos a dedo, em diferentes faixas de preços.

Bairro de Boa Viagem, o melhor lugar para se hospedar no Recife

Por mais que os tubarões façam o trabalho deles, a Praia de Boa Viagem segue firme como a melhor região para hospedagem no Recife. Motivos pra isso não faltam.

Além da praia ser linda e ter ótima infraestrutura, o bairro é o mais moderno da capital de Pernambuco.

Boa Viagem é a região mais segura, bem cuidada e com o maior número de restaurantes e hotéis no Recife. Aliás, o restaurante Tio Pepe, que é referência em culinária nordestina, fica em Boa Viagem.

Outra vantagem de se hospedar em Boa Viagem é a proximidade com o Aeroporto do Recife. Pra se ter uma ideia, são apenas 6 km de distância até o Radisson Hotel, que fica num dos melhores pontos da praia de Boa Viagem.

Então vai gastar pouco com transporte, pelo menos nesses trechos mais próximos.

Boa Viagem ou Pina, onde ficar?

Preste atenção que Boa Viagem é uma praia longa, com 8 km de extensão. A extremidade norte da praia é conhecida como Pina. Essa região tem bons hotéis e as diárias são mais baratas do que em Boa Viagem de fato. Por exemplo, no Marante Plaza, hotel 4 estrelas com ótimo custo-benefício e vista pro mar.

Mas essa região de Pina (ou do Pina, não sei como os locais dizem) tem mais problemas de segurança, sendo um lugar perigoso para andar a partir do início da noite. Por um lado, vai gastar menos e estar perto de ótimo restaurantes. Por outro, tem aquele clima tenso e vai ser arriscado fazer aquela caminhada gostosa à noite pelo bairro.

Quando vale a pena se hospedar em Boa Viagem

Praticamente uma unanimidade para quem quer se hospedar bem no Recife, a região de Boa Viagem é a melhor escolha em diferentes hipóteses. Por exemplo:

  • Viagem de fim de semana ou feriado para o Recife. Em Boa Viagem você pode ter vista pro mar e fazer muitas coisas a pé.
  • Pernoite no Recife. Se vai apenas esperar um voo no dia seguinte, vale a pena se afastar só um pouquinho do aeroporto para curtir a praia um dia. Nem que seja pela janela do hotel.
  • Vai combinar Recife com Porto de Galinhas ou Praia dos Carneiros? Boa Viagem fica perto da saída sul da cidade, sentido em que estão localizadas essas e outras praias.
Vista pro Mar do Hotel Grand Mercure Recife

Quando NÃO vale a pena ficar em Boa Viagem

Pra mim, uma das únicas situações em que não se justifica a hospedagem em Boa Viagem é se vai no Carnaval e quer focar na folia de rua de Olinda.

Nesse caso, teria que enfrentar o trânsito pelas avenidas do Recife para cruzar a cidade até Olinda. De Uber, esse trajeto de Boa Viagem ao Centro Histórico de Olinda custa em média R$ 30 e tem duração superior a 20 minutos com trânsito bom.


Recife Antigo – Muitos pontos turísticos, poucas opções de hospedagem

O Recife Antigo é uma região histórica e cultural da cidade, onde estão alguns dos principais pontos turísticos do Recife. Fica perto do Centro, numa pequena ilha onde também estão o prédio da prefeitura e o Porto do Recife. Eu não passei à noite pela região, mas li relatos de falta de segurança, então fique atento a isso.

Apesar das ruas com casinhas antigas e de ter atrações como a Praça do Marco Zero, o Centro Cultural Cais do Sertão e o Paço do Frevo, não tem hotéis no Recife Antigo. Uma das únicas opções de hospedagem é o Mangue Oranje Hostel.

Também tem algumas opções de apartamentos pelo AirBnb. Um dos espaços mais interessantes é o Quarto Apolo, que fica dentro do ateliê de um artista plástico. Mais cultural, impossível.


Centro Histórico de Olinda – Quando e porque se hospedar nessa região

Piscina do surpreendente Hotel 7 Colinas, no Centro Histórico de Olinda

Mesmo que seja outra cidade, Olinda também merece entrar nas nossas dicas de onde ficar no Recife. Isso porque a cidade fica colada na capital e é uma visita obrigatória em Pernambuco.

Fundada em 1535, Olinda já foi a cidade mais rica do Brasil e hoje guarda um importante conjunto arquitetônico, sendo tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco. E a cidade é sede de um dos mais animados carnavais de rua do Brasil, época em que suas ruas são tomadas por bloquinhos tradicionais com os clássicos Bonecões de Olinda, sempre no ritmo do frevo.

A vista mais famosa de Olinda, do mirante do Alto da Sé de Olinda
Casinhas coloridas com a tradicional arquitetura de Olinda.

Então, se você vai curtir o Carnaval de Olinda, ou simplesmente prefere se hospedar numa linda cidade histórica do que num bairro moderno do Recife, escolha uma das simpáticas pousadas no Centro Histórico de Olinda. Por exemplo, a Pousada Casa da Chica, que fica perto da famosa Casa de Alceu Valença.

Relato MUITO PESSOAL sobre onde ficar no Recife

Tentei escrever essas dicas sem exagerar, pra você entender melhor as regiões indicadas. Mas obviamente tenho uma opinião bastante pessoal, baseada no que vi em cada área. Lembrando que eu não sou uma pessoa roots. Apesar de ser de humanas, prefiro lugares mais seguros e confortáveis.

Eu fiquei em Boa Viagem e pra mim foi a melhor escolha possível. Se voltar ao Recife, é onde quero me hospedar novamente. Apesar da praia não ser indicada pra banho, o bairro me pareceu o mais limpo, seguro e prático da cidade.

Olinda, apesar de ser linda até no nome, sofre com a falta de cuidado. O Centro Histórico tem muitas regiões sujas, com lixo espalhado nas ruas e prédios históricos em péssimo estado de conservação. Além de ser complicado encarar tantas ladeiras sob o calor extremo do meio da tarde.

O Recife Antigo, apesar de fotogênico, me pareceu um lugar perigoso durante o dia. E olha que andei apenas pelas ruas principais. À noite eu não voltaria ali.

Dicas de hotéis no Recife

Agora que você sabe quais são os melhores lugares para ficar hospedado no Recife, tem mais propriedade para escolher um hotel de acordo com suas necessidades. Para facilitar nesse processo, selecionei hotéis muito bem avaliados, que estão entre os melhores do Recife, em diferentes faixas de preço. Confira nossas sugestões de hotéis e pousadas no Recife:

  • Park Hotel –  A poucos metros da Praia de Boa Viagem, esse é um hotel com ótimo custo-benefício. É um confortável 3 estrelas, muito bem avaliado e com uma piscina no terraço, com vista pro mar.
  • Euro Suit – Hotel 4 estrelas já um pouco antigo, mas muito bem cuidado. Como diferencial, oferece uma das melhores vistas para a Praia de Boa Viagem.
  • Grand Mercure Boa Viagem – Em plena Avenida Boa Viagem, esse é um hotel 4 estrelas moderno e bem avaliado. Segue a tradição da Rede Mercure de oferecer apartamentos maiores, inclusive com sala de TV.
  • Internacional Palace Hotel – Perto do consulado da Espanha e a poucos metros da Praia de Boa Viagem, o hotel é muito bem avaliado, principalmente quanto ao atendimento e à localização.
  • Marante Plaza Hotel – Já na região do Pina, no início de Boa Viagem, trata-se de um hotel 4 estrelas com instalações simples e muitos quartos com vista para a praia.
  • Vitória Praia Hotel – Essa é minha dica de pousada barata em Boa Viagem. Os preços estão abaixo da média do bairro pois fica um pouco mais distante da praia, localizada do outro lado a avenida. Lugar simpático e elogiado pelos hóspedes.

Já em Olinda, não tem jeito, a melhor opção de hospedagem é o mesmo hotel que indiquei lá no início do post. Não conheci pessoalmente, mas já salvei aqui o endereço e gostaria muito de passar pelo menos uma noite lá numa próxima viagem. Estou falando deste hotel a seguir:

  • Hotel 7 Colinas – Em Olinda, o Hotel 7 Colinas é praticamente um resort. Com grande área verde, espaços abertos e uma grande piscina, é um refúgio no calor de Olinda. Além de estar pertinho de importantes atrações do Centro Histórico, como o Convento de São Francisco.

Pra ver um pouquinho da cada região do Recife, olha esse vídeo, com dicas bem legais:

E boa viagem para o Recife! Se tiver qualquer dúvida sobre bairros e hospedagem em geral, basta perguntar.

Salve nossas dicas de hospedagem no seu Pinterest! Assim pode compartilhar e relembrar quando estiver planejando outra viagem:

* O Buenas Dicas é um blog parceiro do Booking.com e do Airbnb. Se fizer uma reserva pelos links indicados, receberemos uma comissão. Mas você não paga nada a mais por isso.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em todo o Brasil.
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada.

Descontos paraco economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários