Jericoacoara

10 praias para conhecer em Jericoacoara – Melhores e mais bonitas

Quais são e como são as 7 principais praias de Jericoacoara e região.

Jericoacoara é um destino de poucas (e lindas) praias. As faixas de areia são longas, sem grandes fronteiras naturais, e as águas são cristalinas. Mesmo assim, tem que escolher bem onde ir. Por isso selecionei as melhores e mais bonitas praias de Jericoacoara.

Não é um ranking inquestionável, afinal cada um tem suas prioridades no assunto praia. Está na minha ordem de preferência.

Tem praias desertas, em lagoas e também as mais conhecidas e visitadas praias de Jeri, com a melhor infraestrutura de bares e restaurantes.

Ranking das 10 melhores praias de Jericoacoara

Jericoacoara não é uma cidade, é uma vila do município de Jijoca de Jericoacoara. Então, de fato, existe apenas uma praia própria, que é praia do centro da vila.

Mas Jeri, com toda a sua fama e estrutura hoteleira, se tornou a principal base para o turismo na região. É de lá que partem passeios e roteiros que combinam trechos destacados dessa parte paradisíaca do litoral do Ceará.

Todas as localizações estão no Mapa das Praias de Jeri, aqui no fim deste texto.

Entenda quais são e como são as mais lindas praias de Jeri e quais delas você não pode deixar de fora do seu roteio de viagem.

1. Praia Principal de Jericoacoara

pousada jeriba jericoacoara cafe da manha

É a praia exatamente em frente à vila, com acesso pela Rua Principal de Jericoacoara. Na sua extremidade está a famosa Duna do Pôr do Sol.

Tem bares pé na areia, com cadeiras de praia e serviço de mesa, como o Bar do Alexandre. Também tem escolas de wind e kitesurf, e locais para alugar uma prancha de SUP.

Nada melhor do que um hotel pé na areia
E tem boas opções na praia principal, como a pousada Ponta da Pedra, uma das mais baratas “dentro” da praia. Se pode gastar um pouco mais, a Pousada Jeribá é a melhor da vila, também com acesso direto ao mar.

E mesmo com tanto movimento, é uma praia de areias claras e (quase sempre) limpas. A água do mar é transparente.

Boa para banhistas, inclusive crianças. Mas não chega a ser uma praia de água parada. Possui algumas ondas, o que deixa tudo mais divertido.

2. Praias isoladas do Parque Nacional de Jericoacoara

jericoacoara-kitesurf

Se a Praia Principal de Jeri já é limpa e de beleza incontestável, imagine então as praias ao redor da vila, sem a presença de turistas o dia inteiro. São praias praticamente desertas, que têm a calmaria interrompida somente pelos buggys cruzando as areias e pelos kites, correndo ainda mais rápido pelo mar.

Onde estão essas praias em Jericoacoara? As mais bonitas estão para o lado oeste da vila, no sentido de Tatajuba. É por onde os buggys passam a caminho do mangue seco e da Lagoa da Torta.

Eu fui de buggy e pedi para o motorista ir parando pelo caminho. Melhor do que curtir a imensa faixa de areia, é parar nos braços do mar, formando piscinas naturais de águas rasas (em sua maioria) e cristalinas. Paradisíaco.

3. Praias da Lagoa do Paraíso

lagoa-do-paraiso-jericoacoara

Pois é, a melhor praia de Jericoacoara é uma lagoa. E que lagoa! A Lagoa do Paraíso é o principal cartão-postal e uma atração imperdível para quem vai a Jeri.

Indo de buggy, os motoristas geralmente dão duas opções de barracas para você passar a tarde. A mais famosa e bem estruturada delas é a Alchymist Beach Club, que vem enfrentando problemas com a justiça.

Em frente a esse luxuoso restaurante de praia, está um dos cenários mais incríveis do Brasil: a praia da Lagoa do Paraíso, de areias brancas e águas mansas e cristalinas, onde estão redes pra gente se deitar dentro da lagoa. Não menospreze o poder de descansar com a bunda na água, é algo incrível e que todo mundo merece viver um dia.

Na praia da Lagoa do Paraíso, além da estrutura da “barraca” de praia, dá pra praticar vários esportes e velejar por um preço bem modesto. Dicas de como chegar, detalhes e muitas fotos estão no post Lagoa do Paraíso, a mais bonita de Jericoacoara.

4. Praia de Tatajuba – Lagoa da Torta

Uma das praias mais bonitas de Jericoacoara também é uma praia de lago. Ou melhor, de lagoa,

A Lagoa de Tatajuba, também conhecida como Lagoa da Torta, possui águas rasas e calmas. Alguns bares tem estrutura montada nas areias e redes penduradas dentro da água.

Atenção ao nível da água: pode ter sido falta de sorte, mas quando estive lá, a lagoa estava rasa demais e com as águas barreadas, além de não ter visto a vizinha Duna do Funil, onde acontece o famoso esqui-bunda.

Mas hoje, algum anos depois, vi alguns vídeos incríveis de praticantes de Kite Surf na lagoa e parece que a região melhorou bastante. Surgiram até locais para se hospedar, como a Portal do Kite, pousada bem em frente ao mar, na foz do rio.

5. Praia da Malhada

Apesar de bonita, não está à altura das três praias acima. Cheia de pedras, não é exatamente um lugar confortável. Não possui bares ou qualquer infraestrutura para passar o dia com mais conforto.

Como é a segunda praia mais próxima do Centro de Jeri, e viável para ir andando, pode dar uma passada lá para conhecer. Quem sabe você gosta da sua pequena piscina natural, que se tornou conhecida no Instagram.

Mas a vista é espetacular
Não tem como negar a beleza da praia, especialmente se você estiver hospedado em hotéis como o The Chili Beach, que possui vista privilegiada para o mar.

6. Praia das Conchas

Essa praia é o principal acesso até a Pedra Furada. Se fizer a trilha até lá, provavelmente você vai pisar nas areias fundas e cortantes dessa praia, que concentra uma quantidade imensa de conchas e grandes pedras.

As ondas são fortes. Não me arrisquei e entrar e não vi mais ninguém que o fizesse.

Poderia até ser uma praia deserta, pois o acesso é complicado e não possui infraestrutura. Mas desde que a Pedra Furada se tornou um ponto turístico, onde é normal até ver fila para fotos, o fluxo de gente é grande na praia.

7. Praia do Preá

É uma bonita praia, como tantas outras do Ceará, mas não se compara à beleza das praias do Parque Nacional de Jericoacoara. Na temporada dos ventos, o céu se enche de kites e fica assim, como nesta foto que tirei, na viagem em dezembro.

Se estiver hospedado no Preá, onde tem bons hotéis pé na areia, como o bom e barato Cabaré do Vento, aí sim essa será a sua praia.

Caso contrário, não vale o deslocamento com o único propósito de curtir a praia. Se fizer o passeio de buggy para o Lado Leste, o Preá fica no caminho e você pode curtir alguns minutos.

8. Buraco Azul

Não é praia. Tampouco uma lagoa. Piscina natural? Também não.

O Buraco Azul surgiu da ação do homem. Essa grande vala, escavada para a retirada de areia para a construção de estradas, foi preenchida pelas águas das chuvas.

E em vez da esperada lama, veio uma surpresa: águas cristalinas, de um azul inacreditável.

Depois de se tornar famosa pelas redes sociais de celebridade, o Buraco Azul se tornou uma das praias mais frequentadas de Jeri. Ganhou infraestrutura e entrou de vez no roteiro dos viajantes.

9. Praia de Guriú

Distrito do município de Camocim, Guriú é uma vila no caminho entre Jeri e Tatajuba.

Por aqui estão dois dos principais pontos turísticos de Jericoacoara: o Passeio do Cavalo Marinho e o Mangue Seco, um dos lugares mais “instagramáveis” de Jeri.

A praia, na foz do rio, possui águas calmas e areias brancas. O movimento fica por conta dos buggys e quadriciclos, que fazem a travessia para seguirem o passeio pelo Lado Oeste.

10. Praia da Vitória

Localizada entre a Praia da Malhada e a Praia da Pedra Furada, é uma praia ideal para quem gosta de tranquilidade. Pois, devido às muitas pedras, não é uma praia que atrai banhistas.

As poucas pessoas que encontrar por aqui, provavelmente estão fazendo a trilha pela areia até a Pedra Furada.

É nesta praia que fica o Poço da Princesa, uma pequena piscina natural entre as pedras.


Mapa das praias de Jeri

Marquei neste mapa a localização de todas as praia de Jeri indicadas acima. Assim você vai direto ao ponto, podendo calcular mais fácil as distâncias e como incluir cada uma no seu roteio.


Continue planejando seus dias em Jericoacoara

Sim, as praias são lindas. Mas Jeri tem outros encantos. Por exemplo, a gastronomia tradicional, o charme da vila e seus hotéis com vistas incríveis.

Então aproveite que está no blog certo e organize outros detalhes da sua viagem. Para isso, entre primeiro nas nossas Dicas de Jericoacoara, onde resumi os principais pontos para o seu planejamento.

Gostou das praias de Jeri? Salve no Pinterest e compartilhe com seus companheiros de viagem.
Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. Oi Nivaldo, queria conhecer Jeri. Inclusive ja estava olhando as pousadas e me apaixonei pela decoração rustica da maioria e pelas ruas de areia. Tava super empolgada e quase me preparando pra ir numa agencia comprar o pacote… Mas ai comecei a ver no tripadvisor e outros sites de dicas e varias pessoas falam que “não é tudo isso”. Que as aguas do mar são turvas e a areia muito escura. Aí desanimei. Oque tu me diz? Procede? A maioria dos comentarios são desse mês. Fiquei meio com medo. Considerando que tenho condições de pagar 1 viagem (longe) a cada 2 anos hahaha vale à pena passar as férias em Jeri? Conheço apenas Porto de Galinhas, que à proposito me apaixonei demais por lá, e o litoral Catarinense (Moro no RS, o litoral daqui não vou nem mencionar pq é chocolatão então nem conta hhahaha). Tu indicaria ir pra Jeri ou outro lugar? (considerando ir de avião e ficar à pé sem aluguel de carro, aproveitando a praia local) OBS.: queria aproveitar mesmo o mar. Mar clarinho com vida marinha igual Porto de Galinhas e Bombinhas é meu paraíso. Amo snorkel e SUP. Agradeço desde ja, obrigada.

    • Nivaldo responder

      Oi Juliana. Eu gostei muito de Jeri, achei tudo lindo. Praias, dunas, lagoas e a própria vila. Talvez esses comentários no TripAdvisor sejam de pessoas que viajaram na época errada. No primeiro semestre é tempo de chuvas em Jeri e em todo o Ceará. Então é normal o mar ficar barrento. Melhor ir entre julho e dezembro. Fiz um guia sobre quando ir: https://www.buenasdicas.com/melhor-epoca-do-jericoacoara-3257/

      Não conheço Porto de Galinhas, mas pelas fotos que vi, o mar de Jeri é mais escuro e não tem piscinas naturais. Mas as águas são limpas e a as areias também. E a Lagoa do Paraíso é linda, águas mornas e cristalinas. Da uma olhada aqui: https://www.buenasdicas.com/lagoa-do-paraiso-jericoacoara-3136/

      Olha também todas as nossas outras dicas de Jeri. Qualquer dúvida é só perguntar.

Comentários