Cabo Polonio: o que levar, como chegar, onde ficar e o que fazer

No litoral do Uruguai, a 260km de Montevidéu, escondida entre dunas, está Cabo Polonio. Sem energia elétrica, a vila construída na areia é um refúgio perfeito para desacelerar e curtir a natureza.

Todas as hospedagens são bastante rústicas, mas é possível encontrar água aquecida e carregar o celular (há pousadas e hostels que contam com energia solar). Também há sinal de celular, caso você tenha um chip do Uruguai, mas a proposta é se desconectar e aproveitar o local.

Dicas de viagem a Cabo Polonio, Uruguai

Antes de pegar a estrada para Cabo Polonio, confira as dicas de quem já fez essa viagem com muita atenção aos principais detalhes para que você tenha a melhor experiência.

São dicas sobre o que levar, como chegar, onde ficar e o que fazer em Cabo Polonio, onde estão algumas das melhores praias do Uruguai. Vem comigo.

Onde ficar em Cabo Polonio

Hostel Viejo Lobo, primeira vista ao chegar na vila em Cabo Polonio

Dica de hostel em Cabo Polonio

Fiquei hospedada no hostel Viejo Lobo. Ele é a primeira coisa que você verá ao chegar na vila. As acomodações são bem simples, mas o chuveiro é aquecido, há água encanada e wifi disponível em alguns horários.

Estive lá no outono, com dias lindos e ensolarados. Fazia frio pela manhã e à noite, e entrar na água era uma tarefa difícil (mas não impossível). Como era baixa temporada, a vila estava bastante tranquila! No verão, é melhor reservar sua hospedagem com antecedência.

Dicas de hotéis em Cabo Polonio

Outra dica de hospedagem no povoado, também perto da praia, é o hotel Olga Veiga. Além desses dois, existem algumas outras poucas pousadas em Cabo Polonio. Então, como falei a cima, na alta temporada é arriscado chegar sem reserva.

Ainda mais próximo ao mar, La Perla del Lago é hoje um dos melhores hotéis em Cabo Polonio.

Como chegar em Cabo Polonio

Jardineira que faz o trajeto até a vila em Cabo Polonio

De ônibus de Montevidéu a Cabo Polonio

Saindo do terminal Tres Cruces, em Montevidéu, há ônibus que vão direto para a entrada de Cabo Polonio. Lá você deverá comprar um ticket para as jardineiras que fazem o transporte até a vila. Essa é a única forma de chegar até lá, e os horários de saída das jardineiras são coordenados com a chegada dos ônibus. Confira os horários de ônibus aqui.

De carro de Montevidéu a Cabo Polonio

Saindo de Montevidéu, siga pela Ruta 9 até pouco depois de La Pedrera, onde você deverá entrar na Ruta 10 para Camino al Cabo. Chegando lá, você deve deixar seu carro e comprar o ticket para as jardineiras que fazem o transporte até a vila.

O trajeto de jardineira cruza as dunas e leva cerca de 30 minutos. Os horários são:

  • Ida: 8h30 (somente segunda a sexta) | 10h30 | 13h30 | 17h30 | 20h
  • Volta: 9h (somente segunda a sexta) | 11h | 14h | 16h | 18h

Ainda não reservou seu carro no Uruguai? Recomendo utilizar este comparador de preços, que encontra carros nas principais locadoras de Montevidéu, Punta del Este e outras cidades do Uruguai.

Chegando na Vila em Cabo Polonio

O que fazer em Cabo Polonio: praias e pontos turísticos

Há duas praias em Cabo Polonio, a Playa Sur e a Playa Norte. A Playa Norte fica mais próxima da vila, tem a areia um pouco mais escura e mar mais agitado. Dela, é possível caminhar até as dunas. Na outra extremidade dela fica o Farol de Cabo Polonio, com vista para as duas praias e vilarejo.

Preço do farol: a entrada custa 25 pesos. Próximo ao farol é possível observar lobos marinhos. A Playa Sur tem a areia mais clara, águas mais tranquilas e é bastante extensa. Dela é possível assistir ao pôr-do-sol.

Loberia, onde ficam (ou deveriam ficar!) os lobos marinhos em Cabo Polonio

À noite, o espetáculo fica por conta do céu estrelado. A ausência de energia elétrica e poluição fazem com que Cabo Polonio tenha um céu noturno incrível! Também vale ir até a praia, pois em determinadas épocas do ano é possível encontrar fitoplânctons luminescentes! (com as ondas, eles brilham e dão a impressão de que o mar tem luzinhas).

Luz de velas, a única fonte de iluminação à noite em Cabo Polonio

Quando ir, o que levar e mais dicas de viagem para para Cabo Polonio

Mercado em Cabo Polonio
  • Quando viajar a Cabo Polonio: se faz questão de entrar no mar, melhor viajar no verão, entre dezembro e março. É alta temporada, então melhor reservar sua hospedagem com antecedência. Já os meses mais frios do ano são maio, junho, julho, agosto e setembro.
  • Sua mãe tem razão: é melhor levar um casaquinho! Em Cabo Polonio venta MUITO, e à noite faz bastante frio. Mesmo no verão, quando a temperatura mínima fica por volta de 17 ºC, a sensação térmica é inferior a isso.
  • A vila tem recursos limitados, então não é fácil encontrar comida/bebida à venda. Os preços também são um pouco salgados. É melhor levar por garantia.
  • Leve dinheiro! Poucos lugares na vila aceitam cartão, e não há como sacar dinheiro por lá. Então, no caminho, aproveite para fazer câmbio ou sacar nos caixas eletrônico de Punta del Este, por exemplo.

Gostou das nossas dicas de Cabo Polonio?

Se gostou do nosso relato de viagem a Cabo Polonio, aproveite para compartilhar com quem vai viajar com você. Se não gostou e se tem alguma dúvida, mande suas perguntas, críticas ou sugestões pelos comentários abaixo. E não deixe de ver também outros tópicos sobre o Uruguai.

Mais dicas do Uruguai

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

    1. É rústico e incrível. Aproveite nossas dicas de Cabo Polonio e boa viagem. Qualquer dúvida é só perguntar. ;)