Mais conhecida por ter a “Pousada do Paulo Zulu” e ser figura certa nos rankings de melhores praias de Santa Catarina, Guarda do Embaú é um destino que agrada muita gente. De grupos de amigos a famílias com crianças, de jovens a idosos, todo mundo tem seu canto nas areias da praia

A praia de Guarda do Embaú é conhecida tanto por sua beleza, quanto por sua particular geografia: de uma lado do istmo está o mar azul de ondas fortes, do outro está o tranquilo Rio da Madre, que desemboca sem pressa no oceano.

Em diferentes cidades de Santa Catarina, perguntei para os locais qual era a melhor praia ou a praia mais bonita do estado. E a resposta de quase todos foi a mesma: “Guarda do Embaú, tu tens que ir lá”. Segui as dicas e agora vou compartilhar as informações mais importantes e minhas melhores fotos.

De um lado o mar, do outro o rio | Foto de Andrei, do alto da Pedra do Urubu

Onde fica e como chegar em Guarda do Embaú

Guarda do Embaú é uma das praias mais bonitas de Santa Catarina, localizada no município de Palhoça. Junto à praia, fica uma simpática vila, com algumas pousadas, restaurantes e locais para estacionar. O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis.

Para chegar em Guarda do Embaú a partir de Florianópolis, o caminho é quase todo em pista dupla, pela BR-101, com alguns pedágios. Somente a descida para a praia, depois do trevo de Paulo Lopes, que acontece em pista simples, também em ótimo estado.

Distâncias de Guarda do Embaú:

  • Florianópolis: 60 km
  • Bombinhas: 120 km
  • Balneário Camboriú: 130 km
  • Curitiba: 340 km
  • Porto Alegre: 400 km

Quando ir a Guarda Embaú – Melhores épocas

O litoral de Santa Catarina tem um clima bem particular, com temperaturas bem variáveis e chuvas espalhadas em longo do ano. Perfeito, o clima nunca é, pois quando chove menos, faz frio. Mas aqui vão algumas dicas sobre quando ir a Guarda do Embaú:

A alta temporada é no verão, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Época de sol quente, que encoraja a encarar as águas geladas. Mas também é quando chove mais na região. Eu fui em novembro, mês historicamente chuvoso, e não caiu uma gota. Dezembro e janeiro, devido também a feriados e férias, são os meses mais lotados.

Em março e abril as temperaturas ainda são viáveis para a praia e chove menos. E como tem menos gente, vai encontrar vaga e preços mais baixos nas melhores pousadas.

Em maio, apesar do frio já estar chegando, podem ocorrer os chamados veranicos. Nesse caso, é preciso contar com a sorte.

Bate e volta ou hospedagem em Guarda do Embaú

Entre o centro de Florianópolis e a vila turística de Guarda do Embaú, no município de Palhoça, são apenas 50 km de distância. A viagem, que leva 50 minutos em dias com trânsito leve, pode ter o tempo triplicado com os engarrafamentos da alta temporada, principalmente na saída da Floripa. Mas nem se compara ao trânsito intenso e pesado rumo ao norte do estado, em direção a Bombinhas, Balneário Camboriú, Curitiba e São Paulo.

É tranquilamente possível fazer um bate e volta a partir de Florianópolis, de preferência em dias de semana e horários alternativos, pra evitar o trânsito. Melhor ainda, é se hospedar em uma pousada na vila, pra poder ir andando até a praia, sem stress, como Guarda do Embaú merece.

Onde estacionar: no principal acesso à praia, no centrinho da vila, é praticamente impossível encontrar estacionamento gratuito. Quanto mais cheia a praia, mais chances do Detran passar multando geral. Então é melhor não se arriscar. O melhor é levar dinheiro vivo e estacionar em local privado, pertinho do praia.

Dicas de pousadas: para poder ir andando até a praia e aos restaurantes, é melhor se hospedar no centrinho de Guarda do Embaú, como na Pousada Vera Lúcia ou na Pousada Maktub, entre outras da região.

O que fazer em Guarda do Embaú

Importante destino de ecoturismo em Santa Catarina, Guarda do Embaú tem lindas praias, mirantes naturais e outras atividades possíveis. Confira abaixo o que fazer em Guarda do Embaú, com dicas para realizar estes que são os principais passeios:

Praia Principal

A praia principal é a atividade obrigatória em Guarda do Emabaú. A faixa de areia é longa e espaçosa. O trecho junto ao rio é o preferido das famílias com crianças, pois ali tem águas calmas e menos geladas para nadar. Mais à frente, o trecho de mar aberto tem ondas fortes. É pra lá que os surfistas vão, inclusive pra dar um distância em relação aos banhistas.

Para chegar na praia, é preciso atravessar o Rio da Madre. Pode nadar até a praia. Ou pode pegar uma canoa. Ficam muitos canoeiros na margem à espera dos turistas, logo ao lado do centrinho da vila. O preço da travessia é R$ 4 por pessoa e são cerca de 3 minutos a bordo.

Prainha

A Prainha é a segunda praia mais conhecido de Guarda do Embaú e pode ser acessada apenas por uma trilha. Para chegar lá, a caminhada dura, em média, de 40 minutos a 1 hora. É considerada uma trilha de nível fácil. Tem um relato completo sobre ela, com muitas fotos, no fórum Mochileiros, então dá uma olhada lá para entender os detalhes.

Trilha da Pedra do Urubu

A melhor vista de Guarda do Embaú é do topo da Pedra do Urubu. Esse mirante natural, a 130 metros de altitude, fica logo ao logo do centrinho da vila. Mas a trilha até o topo impõe um grau moderado de dificuldade. E apesar de tem algumas placas, não é tão fácil encontra o caminho. Por isso é importante conferir algumas dicas, como nesse vídeo acima.

Guarda do Embaú é para a família inteira

Além do oceano inteiro pela frente, para quem surfa ou gosta de pegar jacaré em ondas fortes, a praia de Guarda do Embaú tem uma longa faixa de areia. Mas quase todo mundo fica mesmo é pertinho de onde atracam as canoas da travessia, no encontro do rio com o mar.

Nesse local fica a maioria dos quiosques de bebidas e comidas, o pessoal que aluga cadeira e guarda-sol e, pelo menos quando estive lá, vi também pranchas de SUP para alugar. Nas águas tranquilas e levemente menos geladas do rio, é o lugar ideal para nadar e remar. Bom para crianças, jovens, idosos e famílias inteiras.

Não pesquisei sobre vida noturna. Mas, pra quem gosta de comer bem, Guarda do Embaú tem boas opções de restaurantes, bares e lanchonetes. A vila é pequena e útil.

Mais praias no litoral central de Santa Catarina

Além de Guarda do Embaú, recomendo também conhecer as lindas praias de Palhoça, que fica pertinho de Florianópolis e tem águas calmas, sendo um ótimo destino para viajar com crianças.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. César Augusto responder

    Estarei indo para SC dia 23 de março. Já viajei duas vezes para lá e explorei mais a parte norte (Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau, Brusque, Governador Celso Ramos). Dessa vez irei para a parte sul. Obrigado pelas dicas, Nivaldo!

  2. Julia Sarmento responder

    Muito obrigada pelas dicas! Vou a guarda amanhã e tenho certeza que suas dicas sério muito válidas.

    • Nivaldo responder

      Boa viagem, Julia! Guarda do Embaú é linda e uma das melhores praias de SC.

Comentários