O que fazer em Caraíva: 7 lugares imperdíveis

Ninguém é obrigado a fazer nada em Caraíva além de descansar. Mas se você busca atividades legais, pontos turísticos e outras coisas para curtir, veja algumas das melhores programações nessas dicas sobre o que fazer em Caraíva.

Aqui você descobre o que fazer de melhor em Caraíva aproveitando a natureza exuberante da região, o charme da vila, a excelente gastronomia e a vida noturna.

Veja também: O que fazer em Porto Seguro

Dicas de viagem para Caraíva

Antes de viajar e traçar seu roteiro, é preciso entender também algumas informações básicas, que vão impactar bastante nos seus dias em Caraíva.

Melhor época em Caraíva

Os meses menos chuvosos e portanto mais indicados para viajar a Caraíva, são, nesta ordem: janeiro, fevereiro, março e agosto. Mas, mesmo em outros meses, dá pra curtir bons dias de sol. Tem todos os detalhes, inclusive com médias de temperaturas, nas dicas de Quando ir para o sul da Bahia.

Quantos dias ficar em Caraíva

Se a ideia é apenas fazer os principais passeios de Caraíva, um roteiro de 4 dias e 3 noites é o suficiente. Nesse período dá pra curtir um dia na Praia do Espelho, outro dia em Ponta do Corumbau e nas horas vagas curtir o centrinho e a praia da Barra de Caraíva. Se ficar mais tempo, poderá conhecer praias diferentes e curtir a vila com mais calma.

Qual o aeroporto mais próximo de Caraíva

O Aeroporto de Porto Seguro é o que fica mais perto de Caraíva, a cerca de 60 km de distância, e recebe voos comerciais vindos das principais cidades do Brasil. De lá, recomendo ir de táxi até a balsa e do outro lado, em Arraial d’Ajuda, pegar uma van para Caraíva. Nas dicas de como chegar em Caraíva tem todos os detalhes sobre transporte.

Hospedagem em Caraíva

Localização é tudo em Caraíva. Mas é preciso definir o que você prefere. Se quer ficar perto dos restaurantes, saídas para passeios e lojinhas, escolha uma pousada perto do centrinho de Caraíva, como a Pousada Aiuruoca. Ou você pode escolher uma pousada na praia, pé na areia mesmo, mas vai perder em logística. Tem todas as dicas no guia de Onde ficar em Caraíva, inclusive com mais recomendações de pousadas.

O que fazer em Caraíva: praias, pontos turísticos e atividades

Na minha viagem para Caraíva, acho que consegui conhecer as principais atrações da vila num roteiro super enxuto. Obviamente não vi tudo, mas foi o suficiente para selecionar o que realmente vale a pena fazer e visitar.

Para informações ainda mais completas, consulte os assuntos relacionados nas principais atrações. E aproveite essa seleção com locais escolhidos a dedo.

1. Barra de Caraíva

A Barra de Caraíva é onde ficam as duas principais praias da vila. É a ponta da península. De um lado está a praia de mar aberto e ondas fortes, do outro lado está a tranquila praia do rio. Fica a cerca de 10 minutos de caminhada do centrinho da vila.

No local tem cadeiras com guarda-sol à moda de Caraíva e alguns bares que servem petiscos e bebidas. Se não quiser fazer mais nada em Caraíva, pode só ficar nessa praia que tá tudo bem.

Ela faz parte da nossa lista com a melhores praias de Caraíva, onde você encontra informações mais detalhadas.

2. Centrinho de Caraíva

Apesar da falta de iluminação pública e de ainda ter ruas de areia, Caraíva tem um centrinho turístico bem estruturado, com lojas, mercados, padarias e restaurantes.

Nenhum roteiro em Caraíva é completo sem uma boa volta no centro da vila, cuja rua principal fica na orla do rio. Nessa mesma rua acontece o desembarque da canoa que faz a travessia do rio, então, além do comércio, sempre tem o movimento de quem chega ou vai embora.

3. Vida noturna

Balada não é o foco do turismo em Caraíva, mas a vila tem boas opções de vida noturna pro pessoal mais animado. Mas o ritmo é um só, o forró pé serra. Em Caraíva tem dois locais especializados no assunto: o Forró do Pelé e o Forró do Ouriço, ambos na rua principal. Ao som de bandas regionais, as festas vão até altas horas.

Se prefere curtir sentado, fique nos bares mesmo. Um dos mais animados é o bar Toca do Siri. Também no centrinho, a pequena galeria Beco da Lua costuma ter música ao vivo, que vai muito bem acompanhada dos drinques servidos em seus bares.

4. Gastronomia

Ainda falando sobre o que fazer em Caraíva na região central da vila, aproveite para conhecer alguns restaurantes. Num trecho de apenas 200 metros, estão os principais restaurantes e lugares alternativos para comer.

Por exemplo, lado a lado estão o Patioba e o Restaurante Beira Rio, ambos de clima descontraído e cardápio com ótimos peixes e frutos do mar. Se a ideia é gastar pouco, recomendo o Acarajé da Paty, um quiosque com mesas sob a sombra das árvores.

E não falta diversidade culinária em Caraíva. Se quiser sair um pouco do cardápio baiano, na vila também tem uma lanchonete árabe, a Esfiha Caraíva, além de sofisticados restaurantes de comida italiana, cachaçarias, pizzarias e até um restaurante vegetariano. Pra finalizar, não se esqueça de provar o famoso Pastel de Arraia no Boteco do Pará.

5. Praia do Espelho

Recentemente eleita como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho fica pertinho de Caraíva. Você pode ir até lá de carro, de lancha ou pé, pela famosa trilha que passa também pela praia do Satu e tem cerca de duas horas de duração.

Já comentei que a Praia do Espelho é um dos melhores passeios de Caraíva e algo realmente indispensável na sua viagem. A praia é realmente linda, de águas tranquilas, sendo ótima para banhistas. E os restaurantes, apesar de um pouco caros, oferecem cardápio regional e uma das melhores vistas da Bahia.

E se gostar muito da Praia do Espelho e quiser ficar por lá, saiba que tem boas pousadas pé na areia. Mas o movimento e a estrutura não se comparam a Caraíva.

6. Ponta do Corumbau

Se tem uma praia que me agradou mais do que Espelho e própria Barra de Caraíva, foi Ponta do Corumbau. O mar em diferentes tons de azul, as águas mornas e as ondas leves compõem o cenário desse paraíso baiano.

A estrutura é básica, com algumas tendas de restaurantes à beira mar. A melhor forma de chegar lá é de buggy, num passeio bate e volta que parte todos os dias do centrinho de Caraíva. Definitivamente um programa imperdível.

7. A casa mais famosa de Caraíva

Nenhuma viagem para Caraíva fica completa sem uma foto nessa simpática casinha verde. Pintada com a frase “Sorria, você está em Caraíva”, ela se tornou um símbolo da vila. Sem dúvidas é um dos lugares mais conhecidos e um dos principais pontos turísticos de Caraíva.

Ela não fica na Rua Principal. Para encontrar a casa verde, é preciso sair da parte mais central da vila. A casinha está localizada na Rua do Cruzeiro, que liga a orla do rio e a praia.

Veja a localização exata da casinha no mapa, onde ela está registrada como Caraíva Republic. Depois siga até a praia e curta um tempo num dos bares mais animados da vila, pé na areia, na Pousada Coco Brasil.

Como planejar sua viagem para Caraíva

Estas aqui foram dicas rápidas para você ter uma primeira ideia do que fazer em Caraíva e dar aquele pontapé inicial no seu roteiro. Mas é importante coletar ainda mais informações para planejar uma viagem sem erro, evitando ao máximo imprevistos.

Por isso sugiro também ler nossas dicas específicas, que vão ajudar você a se decidir, calcular gastos e organizar todos os detalhes da viagem. Confira o que mais é importante saber sobre Caraíva e região:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. O local é um paraíso para qualquer pessoa, menos para os cavalos que puxam as carroças com as malas dos turistas. Nos dias em que estive em Caraíva, vi:
    um cavalo ser chicoteado seguidamente para andar mais rápido, em um local onde a princípio não há pressa para nada.
    2 cavalos amarrados a uma árvore em frente ao embarcadouro tarde da noite (21h). Os cavalos estavam amarrados com uma corda que não deixava mais do que 50 cm entre a cabeça do animal e o tronco da árvore.

    Só de olhar para os animais fica clara a situação deplorável em que se encontram. Um olhar de tristeza profunda está presente em cada animal.

    Estamos em 2023 e Porto Seguro (a cidade à qual pertence o distrito de Caraíva) é um dos principais destinos turísticos do país. Em Caraíva temos lojas lindíssimas, e restaurantes que cobram 260 reais em um prato para duas pessoas. Será que não conseguimos encontrar outra forma de transportar as malas dos turistas? Carrinhos elétricos, eco-táxis, …

    Cada vez que vejo uma carroça sinto vergonha de estar aqui, conivente com essa exploração sem sentido. Ainda assim, vou-me embora hoje, e em uma semana só lembrarei da sorte dos cavalos quando contar da viagem para um amigo. Os cavalos, por sua vez, viverão até o fim dos seus dias em uma situação de desespero, sem esperança de melhora.

    1. Bom dia, JM!

      Realmente é muito triste essa situação do cavalos em Caraíva. Por mais que fosse a única forma de transporte possível (o que não é), poderiam cuidar melhor dos animais.

      Já escrevi aqui no blog sobre turismo cruel. Mais recentemente, sobre a situação dos Jacarés na Vila Núbia do Egito, também uma lástima.

      Saudações.