Localização é tudo em Veneza. Isso se você não quer ficar perdido puxando sua mala por becos sem saída, logo depois de pagar uma pequena fortuna nos táxis e ônibus da cidade. Afinal, onde ficar em Veneza sem gastar rios de dinheiro com transporte?

Eu já vou responder, com uma dica definitiva e simples, com o melhor lugar no melhor bairro pra se hospedar. Ou melhor, com a região mais bem localizada de Veneza, onde você pode fazer tudo a pé e ainda vai economizar muito com transporte. Ótimo para quem gosta de viajar barato. Mas antes é preciso entender os dois motivos dessa escolha.

 

1. Ficar no continente não tem graça

Engarrafamento de gôndolas entre casas desabando
Engarrafamento de gôndolas.

Veneza é composta por uma parte insular e outra continental. A parte insular é formada por inúmeras ilhas. É lá que estão os famosos canais, os melhores restaurantes e pontos turísticos imperdíveis como o Teatro Fenix, a Piazza San Marco e a Ponte de Rialto. E o que tem na parte continental? Moradores e turistas desavisados.  Dito isso, o próximo motivo é fundamental.

 

2. Não circulam automóveis nas ilhas de Veneza

Olha só o táxi de Veneza. Será que lá tem Uber?
Olha só o táxi de Veneza. Será que lá tem Uber?

“Uai, mas você não disse que têm ônibus e táxi em Veneza?” Sim, tem, mas são barcos e custam realmente muito caro. Pra se ter uma ideia, uma passagem de Vaporetto (como é chamado o transporte público), custa € 6,50, o que vale cerca de R$ 30, na cotação de hoje. E tanto os táxis-barco quanto os ônibus-barco circulam apenas pelo Grande Canal. Ou seja, depois de gastar tudo isso, você ainda precisaria arrastar sua mala até o hotel, atravessando pontes cheias de escadas. Isso se você não ficar perdido, já que sinalização não é o forte de Veneza.

 

Então onde ficar em Veneza?

Resumindo, perto da Estação de Trem Santa Lucia. Simples assim.

Mais especificamente nos bairros de Cannaregio e Santa Croce (já com links pra você reservar pelo Booking). Mas antes, entenda melhor porque essa região é a melhor, caspita.

estação de trem santa lucia veneza

A Estação Santa Lucia fica bem na entrada da parte insular de Veneza. Ao lado dela está a única região da ilha onde são permitidos carros e ônibus, a Piazzale Roma. Ou seja, se você chegar de ônibus ou precisar de um para ir até o aeroporto, é lá que você vai desembarcar, embarcar e comprar passagens. Se chegar de trem ou for de trem para o próximo destino, mais fácil ainda. Ficando perto da Estação Santa Lucia, você economiza um absurdo com transporte em Veneza e tem outras vantagens:

1. Perto da Ponte della Constituzione e da Ponte degli Scalzi

Sobre a longa extensão do Grande Canal de Veneza existem apenas 4 pontes. Estar perto de duas delas facilita muito a exploração da cidade.

2. Perto de San Simeone Piccolo

Não sou fã de igrejas, mas confesso que Veneza não seria tão fotogênica sem esse belo exemplo da arquitetura neoclássica.

3. Menos pombos

É impossível escapar totalmente dos pombos em Veneza. Mas eles preferem ficar perto da Piazza San Marco, onde sobram mais migalhas dos turistas e das feiras a céu aberto.

4. Ande pouco com as malas

Eu desembarquei na Estação Santa Lucia já era tarde, quase 23h. Como escolhi um hotel lá perto, no Largo San Geremia, cheguei andando e puxando a mala em menos de 10 minutos, num caminho seguro e movimentado. Nos outros dias, levava cerca de 30 minutos andando até os principais pontos turísticos de Veneza, como Rialto e San Marco. E se tivesse feito o contrário, escolhendo um hotel perto das principais atrações? Aí eu teria que andar meia hora puxando a mala entre becos. Sem dúvidas fiz a melhor escolha.

• Agora, se você leu e gostou do livro Morte em Veneza, não perca tempo e vá direto se hospedar no Hotel Excelsior, na estreita e praiana ilha de Lido, parte menos turística de Veneza.

O mapa de onde ficar em Veneza

Marquei no mapa abaixo alguns hotéis bem avaliados próximos à estação Santa Lucia. Indiquei também os principais referenciais turísticos de Veneza, que são a Ponte de Rialto e San Marco. Abaixo do mapa, nas dicas de hotéis, estão os links pra reserva dos hotéis pelo booking, onde encontrei os melhores preços.

 

Dicas de hotéis bem localizados em Veneza

dicas hotel veneza

Albergo Al Gobbo – Hotel 1 estrela no largo San Geremia. Um dos mais baratos da região.

Abbazia De Luxe – Hotel de luxo com instalações modernas. Bom pra alérgicos.

Hotel Antiche Figure – Hotel clássico, com vista fabulosa pro Grande Canal

Hotel Santa Chiara – 3 estrelas simples, entre a estação e a Piazzale Roma, de onde saem os ônibus da Ryanair para aeroporto de Treviso

Hotel Arlecchino – Preços honestos (pra Veneza). Bom pra quem gosta de hotéis antigos, péssimo pra alérgicos.

 

Aproveite melhor a Itália

Agora que você já sabe onde ficar em Veneza, conheça o nosso roteiro de 10 dias na Itália, explorando muitas cidades pelo caminho de Roma a Veneza, totalmente de trem e gastando muito pouco. E é claro, boa viagem!

veneza italia dicas

Mais Buenas Dicas na Europa

Dicas de Praga

• Dicas de Barcelona

Dicas de Londres

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário