O que fazer em Verona: Roteiro para 1, 2 e 3 dias

Seu planejando sobre o que fazer em Verona depende de quantos dias terá na cidade de Romeu e Julieta. A boa notícia é que não faltam atividades, e seu roteiro pode ser riquíssimo, independentemente do tempo de permanência.

Se será apenas um bate e volta, visite os principais pontos turísticos principais do Centro, listados abaixo. Se terá 1, 2, 3 ou mais dias inteiros em Verona, a dica é ir além do básico, em experiências únicas e passeios para muito além da área central.

Antes de comprar sua passagem, entenda quando ir para Verona e escolha a melhor época, evitando períodos chuvosos, entre outros.

Essa é a fila da Casa da Julieta, num dia de semana, em baixa temporada. Imagine esse lugar em julho. Se você fizer questão de entrar em atrações disputadas assim, reserve mais alguns dias em Verona. Nosso roteiro foi num mês de abril, e não entramos em todos os lugares, portanto visitamos tudo isso em apenas 3 dias.

O que fazer em Verona – Roteiro para 1, 2 e 3 dias

Incluindo os principais pontos turísticos de Verona, atividades imperdíveis e destinos próximos para visitar de trem, confira a seguir o que fazer numa das cidades mais surpreendentes da Itália e monte seu roteiro da melhor forma possível.

› Dia 1 em Verona – Città Antica

Praticamente todos os pontos turísticos de Verona estão na Città Antica, o Centro Histórico da cidade. Região de ruas medievais, grandes praças e edifícios históricos, alguns deles milenares.

Se tiver apenas 1 dia em Verona, é essa região que você deve explorar. Para roteiros mais completos, é o melhor lugar para começar a explorar Verona.

Conheça muitos desses lugares no Free Tour em Verona, uma caminhada com guia turístico. É grátis para reservar, e no final do passeio você contribui com o valor que achar justo. Eu já fiz muitos free tours e sempre recomendo a experiência.

↳ Arena di Verona

Parece o Coliseu de Roma. Mas está no centro de Verona. A Arena di Verona é um legítimo anfiteatro do Império Romano, construído no século I para a realizações de combates entre gladiadores e animais.

Na Idade Média, a Arena di Verona foi o local do assassinato de opositores do cristianismo, e também como local de moradia de prostitutas.

Atualmente, sendo um dos mais preservados estádios romanos, a Arena di Verona recebe espetáculos, especialmente de ópera, e também está aberta para visitação de turistas.

É possível visitar o interior da Arena di Verona. A atração costuma ter fila, especialmente na altíssima temporada em julho e agosto. Por isso, ter o Verona Card, com entrada prioritária na Arena, vai agilizar muito seu roteiro.

↳ Castelvecchio

Com sua fachada que nos transporta diretamente para a Idade Média, o Castelvecchio é uma das atrações históricas e culturais mais importantes de Verona. Ele possui sua própria ponte, a Ponte de Castelvecchio, a mais bonita de Verona.

Do lado de dentro, o castelo está todo adaptado para o turismo moderno, mas preserva as características góticas e medievais da construção com mais de 600 anos de história.

Erguido às margens do Rio Ádige para ser o lar e fortaleza da família Della Scala, hoje o castelo abriga o Museo Civico di Castelvecchio, repleto de quadros e esculturas, e mantém seu belo jardim, rodeado de elementos seculares.

↳ Via Giuseppe Mazzini

A Via Mazzini é a principal rua comercial de Verona, repleta de lojas de roupas, grifes de luxo e sorveterias, além de ter alguns restaurantes e hotéis.

Mas o charme da rua não é o comércio em si.

Inaugurada em 1391, e mais tarde pavimentada em mármore, a rua é um passeio público, ou seja, é exclusiva para pedestres. Faz a ligação entre a Arena di Verona e a Piazza Erbe.

↳ Piazza Erbe

A “Piazza delle Erbe” respira história, arquitetura e gastronomia, sendo uma visita obrigatória no roteiro em Verona. Ela é o coração da cidade de Romeu e Julieta.

Aliás, ela é o local mais importante de Verona desde os tempos do Império Romano, e seguiu assim durante a Idade Média e o Renascentismo.

A praça é um museu a céu aberto, onde estão monumentos como estes:

  • Fontana di Madonna Verona, uma escultura sobre uma fonte de água, do século XIV.
  • Colonna del Mercato, uma coluna em estilo gótico, do século XV
  • Colonna di San Marco, uma coluna veneziana em mármore branco, do século XVI.

Ao seu redor, estão pontos turísticos relevantes, como o Palazzo Maffei Casa Museo e a Torre dei Lamberti.

Infelizmente a praça está tomada por bancas de bugingangas e imitações de produtos italianos, o que polui bastante seu visual.

↳ Torre dei Lamberti

Com 94 metros de altura, em plena Piazza delle Erbe, a Torre dei Lamberti foi construída no século XII, mas só atingiu sua altura atual ao ser alongada no século XV.

Além de um relógio, a torre possui dois sinos, um deles com a função de avisar sobre incêndios, e o outro para convocar a população para defender a cidade.

É possível subir ao mirante da torre, de onde se tem a melhor vista de Verona. Não se preocupe com as escadas, pois também há um elevador no interior da torre.

↳ Ponte Pietra

Já no limite do Centro Histórico de Verona, a Ponte Pietra é uma visita imperdível para interessados pelo Império Romano e pela Segunda Guerra Mundial.

Construída 100 anos antes de Cristo, pelos romanos, ela é a ponte mais antiga de Verona. Seguiu preservada até 1945, quando foi atingida por bombas lançadas pela Alemanha Nazista.

As duas colunas destruídas na guerra foram reconstruídas em 1957, e são notavelmente diferentes, guardando a cicatriz da guerra.

› Dia 2 em Verona – Passeio a Lago di Garda

Fiz alguns passeios de um dia enquanto estava em Verona, e sem dúvidas o melhor e mais fácil de fazer é o bate e volta a Peschiera del Garda, uma charmosa cidadezinha histórica às margens do lago.

Além da paisagem e das atrações, gostei muito de encontrar uma cidade tranquila, sem as hordas de turistas e filas tão comuns na Itália.

O jeito mais prático e barato de ir de Verona a Peschira del Garda é de trem, numa viagem de 14 minutos, por 3,80 € na Trenitalia. Ao chegar lá, basta caminhar cerca de 5 minutos até o centro histórico.

A primeira atração da cidade é o Forte San Marco, onde é possível subir gratuitamente ao jardim no topo da muralha, de se tem uma bonita vista para o rio.

O centrinho de Peschiera del Garda é o menor que já vi numa cidade italiana. É simpático, com pequenos edifícios coloridos e muitos restaurantes, perfeitos para almoçar.

Dá lá do centro, está a Ponte di Porta Brescia, é possível embarcar num passeio de gôndola,  bem mais barato do que em Veneza.

Pra finalizar o passeio, siga para o Lungolago Mazzini, um extenso em arborizado calçadão às margens do Lago di Garda, com vista para os Alpes nevados ao fundo. Visual de cinema.

Retorne para a Verona no fim da tarde, a tempo de tomar um aperol spritz nos bares em frente à Arena di Verona, e já emendar o jantar na mesma região.

› Dia 3 em Verona – Experiências gastronômicas

Depois de conhecer os principais pontos turísticos de Verona e fazer o melhor bate e volta, minha dica para o último dia de roteiro é mergulhar na gastronomia local.

Com estas experiências envolvendo comidas e bebidas tradicionais, você poderá se apaixonar ainda mais por Verona. Afinal, diferente de Romeu e Julieta, a gastronomia veronense não é ficção.

↳ Degustação de vinhos Valpolicella em Verona

Sabia que os famoso Amarone della Valpolicella e outros vinhos denominados Valpolicella são produzidos nas colinas próximas à cidade de Verona?

Por isso mesmo, uma degustação de vinhos, especialmente do tipo Valpolicella, não pode ficar de fora do seu roteiro em Verona.

↳ Degustação de comidas em Verona

Se além de provar vinhos, você também quer se aprofundar na culinário veronense, recomendo fazer também o tour gastronômico em Verona, que inclui a degustação de tortellini, salames, queijos e, logicamente, vinho Valpolicella.

Outro passeio que vale a pena fazer, é a caminhada com degustação, que passa pelos principais pontos turísticos de Verona, pelo funicular do Castel San Pietro, e termina com degustação de queijos, vinhos e comidas tradicionais.

↳ Pôr do sol num terraço em Verona

No meu último dia em Verona, me despedi da cidade assistindo ao pôr do sol de um terraço em frente à Arena di Verona. Fui no Terrazza Arena Sky Lounge Bar & Restaurant, que funciona na cobertura do Hotel Milano. Além da vista, o bar tem ótimos drinques. Tudo ali custa mais do que em bares no térreo, mas, pelo visual, valeu a pena.

Continue planejando sua viagem à Itália

Além dessas dicas sobre o que fazer em Verona, aqui no blog você encontra muitas informações para conhecer os melhores destinos da Itália.

Vá direto ao principal guia sobre cada um desses destinos:

Desejo a você um excelente roteiro em Verona!


Créditos: todas as fotos utilizadas são de nossa autoria e pertencem ao blog buenasdicas.com. 

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *