Onde ficar em Cabo Frio: 7 melhores praias e dicas de hotéis (2024)

Maior cidade da Região dos Lagos (RJ), Cabo Frio é também uma das melhores bases para hospedagem. Afinal, a cidade fica entre Búzios e Arraial do Cabo, num trecho de lindas praias, e conta com ampla rede hoteleira e de casas de temporada. Entenda onde ficar em Cabo Frio para aproveitar melhor a viagem.

Selecionei as 7 melhores praias e regiões para você escolher seu hotel em Cabo Frio, de acordo com suas preferências pessoais. Incluí também algumas dicas de casas pelo Airbnb e pousadas nas regiões recomendadas para turistas.

Reserve seu hotel com MUITA antecedência. A Região dos Lagos costuma ficar lotada em meses de férias e feriados. Por isso, pesquise preços de hotéis em Cabo Frio com alguns meses de antecedência para encontrar vaga nos melhores lugares e quem sabe ter um bom desconto.

Onde ficar em Cabo Frio: 7 melhores praias e bairros

Indo direto ao ponto, a Praia do Forte é a melhor região para se hospedar, pois concentra a maior infraestrutura, incluindo hotéis, restaurantes e agências de turismo. Além, é claro, de ser um linda praia, com um longo calçadão repleto de quiosques e atividades como “banana boat” e aluguel de bicicletas.

Mas há lugares mais tranquilos, praias mais limpas e até um bairro histórico com pousadas charmosas que valem a hospedagem e combinam com diferentes perfis.

Recomendo conferir também como são as possibilidades de hospedagem nas outras praias e bairros de Cabo Frio. Há regiões mais tranquilas e pousadas com melhor custo-benefício, e até casas inteiras para alugar por temporada, caso vá em família ou grupo grande.

E se tiver qualquer dúvida sobre onde ficar hospedado, basta perguntar. Confira agora nossas dicas de hotéis e pousadas nos principais bairros e praias de Cabo Frio, no RJ.

1. Praia do Forte, a praia mais famosa de Cabo Frio

É a principal praia de Cabo Frio e provavelmente uma das mais visitadas da Região dos Lagos. Tem esse nome pois na extremidade da praia está o Forte de São Mateus, fortificação militar erguida no século XVII, e hoje uma das principais atrações turísticas de Cabo Frio.

Além de ser colada ao Centro e de ter grande infraestrutura, tanto no calçadão quanto nos arredores, a Praia do Forte é de fato linda. Areias muito brancas, água de um azul inacreditável.

O problema? Se você não gosta de multidão, saiba que a Praia do Forte está quase sempre lotada. O trânsito na região é complicado, e mesmo encontrar um bom lugar para fincar seu guarda-sol pode não ser é uma tarefa fácil.

Mas, se quer é mesmo curtir o lugar mais turístico de Cabo Frio, ficar hospedado a poucos passos da Praia do Forte vai facilitar bastante sua rotina. Ela não tem hotéis pé na areia, mas há bons lugares onde ficar do outro lado da avenida.

Uma grande vantagem de se hospedar na Praia do Forte, é poder ir andando até ela, sem a necessidade de ficar procurando vaga para estacionar.

Dicas de hotéis na Praia do Forte de Cabo Frio

  • ($$$) A Pousada Ondas do Forte fica a apenas 3 minutos de caminhada até um dos melhores pontos da praia. Bem avaliada, fica numa simpática rua de paralelepípedos e costuma ter bom custo-benefício.
  • ($$$) O Malibu Palace Hotel fica bem em frente à praia e tem quartos com vista pro mar. Bem estruturado, tem piscinas (inclusive uma infantil) e é muito bem avaliado. Provavelmente um dos melhores hotéis de Cabo Frio.
  • ($$) A pousada Village du Soleil tem suítes confortáveis para casais ou solteiros, é elogiada pela limpeza e fica a 5 minutos de caminhada da Praia do Forte.
  • ($) Barato e bem avaliado, o Aloha Hostel tem dormitórios mistos e femininos, exclusivos para mulheres. Ideal para quem viaja sozinha (o). A 10 minutos de caminhada da praia.

2. Centro, um bairro barato e perto da praia em Cabo Frio

Quer economizar muito? Fique no Centro, o bairro mais barato de Cabo Frio. É a melhor forma de estar perto da Praia do Forte, gastando menos. Também é uma escolha adequada para quem vai estar sem carro, dependendo mais de Uber e caminhadas.

Além de pousadas boas e baratas, no Centro de Cabo Frio também tem mercados e restaurantes a preços “menos turísticos”, além de lugares para compras, como o Shopping IpanemaMall, e serviços, como bancos e farmácias.

Dicas de pousadas no Centro de Cabo Frio

  • ($$$) A Pousada Boulevard fica na orla do canal da Lagoa de Araruama, na famosa rua Boulevard Canal, uma região com muitos bares e vida noturna animada. E tem piscina!
  • ($$) Já a Pousada La Portella, ainda mais central, é uma das melhores de Cabo Frio. Localizada numa rua comercial, com bons cafés e restaurantes próximos. E a Praia do Forte fica a apenas 10 minutos de caminhada.
  • ($) Muito mais barata do que as vizinhas, a Pousada Vila Appia fica no coração do Centro de Cabo Frio, oferece café da manhã e alguns quartos com varanda.

3. Passagem, o lindo bairro histórico onde nasceu Cabo Frio

Fundada em 1615, Cabo Frio é uma das cidades mais antigas do Rio de Janeiro. Apesar de ser mais conhecida pelas praias, ela guarda um belo patrimônio histórico e cultural. E boa parte dessa história está preservada no Bairro da Passagem.

Na ponta da península, entre o Centro e a Praia do Forte, o Bairro da Passagem tem localização estratégica e um clima mais tranquilo do que os bairros vizinhos.

A Praça da Passagem é o marco histórico do bairro, que ainda tem ruas com casinhas coloniais que lembram Paraty. E da Praia da Passagem saem barcos que levam à Ilha do Japonês.

Dicas de hotéis no Bairro da Passagem de Cabo Frio

  • ($$$$) O Hotel Solar do Arco é o melhor do bairro. Ocupa um casarão colonial, com piscina e quartos cheios de estilo. Endereçado em frente à prainha onde os barcos ficam ancorados.
  • ($$$) Já o Hotel Paradiso Sol se destaca por ser um hotel pé na areia, o que é raro em Cabo Frio. A praia é de canal, então lembra mais um rio. Prefira um quarto com vista.
  • ($$$) O hotel Passagem Concept é uma ótima opção para casais. Alguns quartos têm vista pro mar e banheira de hidromassagem ao pé da cama. Aliás, se vai em lua de mel, já pode reservar.
  • ($) Apartamento de temporada barato e bem avaliado, o Summer Suítes é uma boa opção para viagem em família e acomoda até 5 pessoas.

Se eu voltasse hoje a Cabo Frio, esse bairro seria minha opção de hospedagem. Além do clima bucólico e de bons hotéis, a gastronomia também é de primeira, em restaurantes como o Arcos do Canal e o Quintal Lusitano, no coração do bairro da Passagem.

No blog Uma Senhora Viagem, tem mais detalhes sobre uma experiência de hospedagem no bairro, com uma bela dica de hotel.

4. Bairro Ogiva, tranquilidade em local estratégico de Cabo Frio

O nome é estranho, mas o bairro é um dos melhores lugares onde ficar em Cabo Frio. É para quem gosta de sossego, mas não dispensa uma localização estratégica.

Não tem praia. Localizado entre o Centro e a Praia do Peró, o Bairro Ogiva é ideal para quem viaja de carro e busca uma casa de temporada fora da muvuca turística.

Apesar de pacato, é um bairro bem estruturado, inclusive com bons restaurantes, como o Delírios, localizado num bonito casarão.

Conta com algumas poucas pousadas, todas simples, mas o forte do bairro são casas de temporada.

Dicas de casas para alugar em Cabo Frio, no bairro Ogiva

  • ($$$$) Esta casa com 7 quartos é uma das maiores casas de temporada de Cabo Frio. Fica na beira do canal. Conta com 6 banheiros e acomoda até 20 pessoas.
  • ($$$) O nome diz tudo: a Casa de Revista (foto acima) poderia estar numa ilha grega. Fica à beira do canal, tem piscina, suítes com ar-condicionado e varanda e acomoda até 4 hóspedes.
  • ($$) Junto à água do canal, a Pousada Marília é confortável, tem suítes com vista e um bom café da manhã.
  • ($$) A Casa Amarela é uma das melhores pousadas do bairro. Tem piscina e suítes com ar-condicionado.
  • ($) Pousada boa e barata no Bairro Ogiva, a Villa Solarium tem piscina, parquinho para crianças e um bom café da manhã.

Importante ressaltar que nessas casas pelo Airbnb e Vrbo em Cabo Frio, você tem o espaço inteiro, então tem muito mais privacidade do que num hotel, mas não tem café da manhã e limpeza diária. Ótima escolha para quem vai de carro e pensa em passar uma temporada maior na cidade, embora seja mais trabalhoso do que ficar em hotel.

5. Praia do Peró, bonita e tem o melhor acesso à Praia das Conchas

De águas mais calmas do que a Praia do Forte, a Praia do Peró é mais buscada por famílias com crianças. Também é bem estruturada, com a vantagem de ser um pouco menos movimentada.

A praia tem um longo trecho praticamente deserto. Os quiosques, banhistas e a rede hoteleira se concentram no trecho urbano da praia, à frente do bairro.

Dicas de hotéis na Praia do Peró em Cabo Frio

  • ($$$) O Paradiso Peró Praia Hotel é o melhor da região. Não é pé na areia, mas basta atravessar a rua até a praia. Tem piscina e quartos com vista pro mar. É moderno e bem avaliado.
  • ($$) Mais em conta, a Pousada Sun Victory é uma boa opção para quem viaja com crianças, pois conta com muitos atrativos para elas, como “espaço kids”, piscinas infantis e área de jogos.
  • ($$) Se prefere mais espaço, a Casa Boutique Peró é uma casa de temporada com espaço para até 6 pessoas, com churrasqueira e um simpático quintal.
  • ($) O Xodó do Peró, lugar mais barato da Praia do Peró, tem suítes privativas com ar-condicionado.

Já na própria Praia das Conchas, não tem como se hospedar, pois ela fica dentro de uma área de proteção ambiental e não possui hotéis ou casas de temporada. Mas tem boa estrutura de quiosques na areia e estacionamento. Ou vá a pé mesmo, andando pela areia, desde a vizinha Praia do Peró.

E prepare-se para o visual, pois ela é é considerada a mais bonita de Cabo Frio. Eu não fiz a trilha do Morro do Vigia, mas dizem que a vista dos mirantes é sensacional. No site do Turismo de Cabo Frio tem mais informações.

Para entender um pouco mais sobre a região, recomendo ler estas dicas do blog Viagens Cinematográficas.

6. Praia das Dunas, praia sossegada em Cabo Frio

As dunas de Cabo Frio são um dos principais pontos turísticos da região. E junto a elas está a Praia das Dunas, uma boa opção de praia um pouco mais tranquila, a apenas 5 km de distância do Centro.

De mar aberto, é uma praia de ondas fortes, onde recomendo ter cuidados redobrados. O que existe de estrutura na praia é um pequeno posto salva-vidas, além de comércio de ambulantes.

Dicas de hotéis na Praia das Dunas em Cabo Frio

  • ($) O My House Hostel é a principal opção de hospedagem na região, especialmente para quem viaja sozinho. Apesar de ser um albergue, com dormitórios compartilhados, também oferece quartos para famílias e casais, tipo uma pousada. E é pé na areia.
  • ($$) A Casa Verde é uma casa de temporada a poucos metros da praia e acomoda até 8 hóspedes.
  • ($$) Grupo grande? A Beach House na Praia das Dunas tem piscina, churrasqueira, salão de jogos com sinuca e acomoda até 6 pessoas.

7. Praia do Foguete, entre Cabo Frio e Arraial do Cabo

Última praia de Cabo Frio, na divisa com Arraial do Cabo, a Praia do Foguete é a continuação da Praia das Dunas.

Ela conta com a infraestrutura de um pequeno bairro, onde estão algumas pousadas e casas de temporada.

Se você prefere ficar em áreas mais tranquilas, distante da muvuca da zona central de Cabo Frio, a Praia do Foguete é uma boa alternativa.

Dicas de hotéis na Praia do Foguete de Cabo Frio

  • ($$) A Pier Beach Club (foto acima) uma pousada com pegada jovial de alto nível, com piscina, bar e boa oferta de atividades, como passeios de bicicleta, trilhas e mergulho.
  • ($$) Melhor opção para famílias com crianças, o Laguna Hotel tem piscina, parquinho, sauna, café da manhã e suítes com varanda e vista pro mar. Fica bem em frente à praia, de fácil acesso. Basta atravessar a rua de paralelepípedos e pouco movimento.
  • ($) Bem natureza, a Pousada Icthus é uma opção mais barata, em estilo rústico e com uma linda vista da praia.

Além da tranquilidade, a vantagem de se hospedar nessa área é estar no meio do caminho entre Cabo Frio e Arraial do Cabo. Por exemplo, a famosa Praia do Forno está a apenas 8 km de distância. Melhor para quem vai de carro.

Conclusão: afinal, onde é melhor se hospedar em Cabo Frio

Você viu que todas as regiões de Cabo Frio têm suas vantagens e desvantagens. Para escolher onde você vai se hospedar, é preciso pensar em suas preferências e seu orçamento. Algumas sugestões:


Para dúvidas, críticas ou sugestões, mande o seu comentário. Eu posso ajudar você a escolher seu hotel nas melhores praias de Cabo Frio, em diferentes faixas de preço, de acordo com seu orçamento. E boa viagem!

Aproveite e veja também:

Créditos: A foto da Praia do Forte, no tópico 1,  é de Augusto Comte. As demais imagens são do meu acervo pessoal e fotos de divulgação dos hotéis e casas de temporada, devidamente linkados. Caso alguma delas pertença a você, solicite a remoção ou correção dos créditos por comentário ou pelo e-mail nivaldo@buenasdicas.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

    1. Obrigado, Lari! Se tiver alguma dúvida na escolha do seu hotel, ou melhor praia para ficar hospedada, é só perguntar. Boa viagem para Cabo Frio!