Cabo Frio

Onde ficar em Cabo Frio: 7 melhores praias e dicas de hotéis

Seleção com dicas de hotéis nas melhores praias para hospedagem em Cabo Frio.

Maior cidade da Região dos Lagos (RJ), Cabo Frio é também uma das melhores bases para hospedagem. Afinal, a cidade fica entre Búzios e Arraial do Cabo, num trecho de lindas praias, e conta com ampla rede hoteleira e de casas de temporada. Entenda onde ficar em Cabo Frio para aproveitar melhor a viagem.

Selecionei as 7 melhores praias e regiões para você escolher seu hotel em Cabo Frio, de acordo com suas preferências pessoais. Incluí também algumas dicas de casas pelo Airbnb e pousadas nas regiões recomendadas para turistas.

Onde ficar em Cabo Frio: 7 melhores praias e bairros

Indo direto ao ponto, a Praia do Forte é a melhor região para se hospedar, pois concentra a maior infraestrutura, incluindo hotéis, restaurantes e agências de turismo. Além, é claro, de ser um linda praia, com um longo calçadão repleto de quiosques e atividades como “banana boat” e aluguel de bicicletas.

Neste mapa estão os melhores lugares onde ficar em Cabo Frio:

  1. Praia do Forte
  2. Centro
  3. Bairro da Passagem
  4. Bairro Ogiva
  5. Praia do Peró
  6. Praia das Dunas
  7. Praia do Foguete

Recomendo conferir também como são as possibilidades de hospedagem nas outras praias e bairros de Cabo Frio. Há regiões mais tranquilas e pousadas com melhor custo-benefício, e até casas inteiras para alugar por temporada, caso vá em família ou grupo grande.

E se tiver qualquer dúvida sobre onde ficar hospedado, basta perguntar. Confira agora algumas dicas de hotéis e pousadas nos principais bairros e praias de Cabo Frio, no RJ.

1. Praia do Forte

É a principal praia de Cabo Frio e provavelmente uma das mais visitadas da Região dos Lagos. Tem esse nome pois na extremidade da praia está o Forte de São Mateus, fortificação militar erguida no século XVII, e hoje uma das principais atrações turísticas de Cabo Frio.

Além de ser colada ao Centro e de ter grande infraestrutura, tanto no calçadão quanto nos arredores, a Praia do Forte é de fato linda. Areias muito brancas, água de um azul inacreditável.

O problema? Se você não gosta de multidão, saiba que a Praia do Forte está quase sempre lotada. O trânsito na região é complicado, e mesmo encontrar um bom lugar para fincar seu guarda-sol pode não ser é uma tarefa fácil.

Mas, se quer é mesmo curtir o lugar mais turístico de Cabo Frio, ficar hospedado a poucos passos da Praia do Forte vai facilitar bastante sua rotina. Ela não tem hotéis pé na areia, mas há bons lugares onde ficar do outro lado da avenida.

Dicas de hotéis na Praia do Forte de Cabo Frio:

  • A Pousada Ondas do Forte fica a apenas 3 minutos de caminhada até um dos melhores pontos da praia. Bem avaliada, fica numa simpática rua de paralelepípedos e costuma ter bom custo-benefício.
  • O Malibu Palace Hotel fica bem em frente à praia e tem quartos com vista pro mar. Bem estruturado, tem piscinas (inclusive uma infantil) e é muito bem avaliado. Provavelmente um dos melhores hotéis de Cabo Frio.

Se prefere uma casa só pra você, ou um apartamento maior, a dica é buscar no Airbnb. Por exemplo, esse apartamento aqui, pertinho da Feira de Artesanato, tem 3 quartos e acomoda até 8 pessoas.

2. Centro

Quer economizar muito? Ficar no Centro de Cabo Frio é a melhor forma de estar perto da Praia do Forte, gastando menos. Também é uma escolha adequada para quem vai estar sem carro, dependendo mais de Uber e de caminhadas.

Além das pousadas mais baratas, no Centro também é grande a oferta de mercados e restaurantes a preços “menos turísticos”, além de lugares para compras, como o Shopping IpanemaMall, e serviços, como bancos e farmácias.

Selecionei pousadas que valem a hospedagem no Centro de Cabo Frio:

  • A Pousada Boulevard fica na orla do canal da Lagoa de Araruama, na famosa rua Boulevard Canal, uma região com muitos bares e vida noturna animada.
  • Já a Pousada La Portella, ainda mais central, é uma das melhores de Cabo Frio. Localizada numa rua comercial, com bons cafés e restaurantes próximos. E a Praia do Forte fica a apenas 10 minutos de caminhada.

3. Bairro da Passagem

Fundada em 1615, Cabo Frio é uma das cidades mais antigas do Rio de Janeiro. Apesar de ser mais conhecida pelas praias, ela guarda um belo patrimônio histórico e cultural. E boa parte dessa história está preservada no Bairro da Passagem.

Na ponta da península, entre o Centro e a Praia do Forte, o Bairro da Passagem tem localização estratégica e um clima mais tranquilo do que os bairros vizinhos.

A Praça da Passagem é o marco histórico do bairro, que ainda tem ruas com casinhas coloniais que lembram Paraty. E da Praia da Passagem saem barcos que levam à Ilha do Japonês.

Hotéis que valem a hospedagem na Passagem:

  • O Hotel Solar do Arco é o melhor do bairro. Ocupa um casarão colonial, com piscina e quartos cheios de estilo. Endereçado em frente à prainha onde os barcos ficam ancorados.
  • Já o Hotel Paradiso Sol se destaca por ser um hotel pé na areia, o que é raro em Cabo Frio. A praia é de canal, então lembra mais um rio. Prefira um quarto com vista.
  • A Pousada Recanto da Passagem é uma ótima opção para casais. Alguns quartos têm vista pro mar e banheira de hidromassagem ao pé da cama. Aliás, se vai em lua de mel, já pode reservar.

Se eu voltasse hoje a Cabo Frio, esse bairro seria minha opção de hospedagem. Além do clima bucólico e de bons hotéis, a gastronomia também é de primeira, em restaurantes como o Arcos do Canal e o Quintal Lusitano, no coração do bairro da Passagem.

No blog Uma Senhora Viagem, tem mais detalhes sobre uma experiência de hospedagem no bairro, com uma bela dica de hotel.

4. Bairro Ogiva

O nome é estranho, mas o bairro é um dos melhores onde ficar em Cabo Frio. É para quem gosta de sossego, mas não dispensa uma localização estratégica.

Não tem praia. Localizado entre o Centro e a Praia do Peró, o Bairro Ogiva é ideal para quem viaja de carro e busca uma casa de temporada fora da muvuca turística.

Apesar de pacato, é um bairro bem estruturado, inclusive com bons restaurantes, como o Delírios, localizado num bonito casarão.

Conta com algumas pousadas simples, como a Casa Amarela. Mas o forte do bairro são casas de temporada pelo Airbnb.

Dicas de casas pelo Airbnb no bairro Ogiva:

  • Com direito a um deck particular, a Casa Canal Ogiva (foto acima) proporciona uma experiência de hospedagem realmente diferente em Cabo Frio.
  • Já essa casa com piscina custa menos e tem espaço de sobra para quem viaja com crianças e animais de estimação. Sim, você pode levar seu cachorro ;)

Importante ressaltar que nessas casas pelo Airbnb em Cabo Frio, você tem o espaço inteiro, então tem muito mais privacidade do que num hotel. Ótima escolha para quem vai de carro e pensa em passar uma temporada maior na cidade.

5. Praia do Peró – Melhor acesso à Praia das Conchas

De águas mais calmas do que a Praia do Forte, a Praia do Peró é mais buscada por famílias com crianças. Também é bem estruturada, com a vantagem de ser um pouco menos movimentada.

A praia tem um longo trecho praticamente deserto. Os quiosques, banhistas e a rede hoteleira se concentram no trecho urbano da praia, à frente do bairro.

Nessa região do Peró estão alguns bons hotéis:

  • O Paradiso Peró Praia Hotel é o melhor da região. Não é pé na areia, mas basta atravessar a rua até a praia. Tem piscina e quartos com vista pro mar. É moderno e bem avaliado.
  • Mais em conta, a Pousada Sun Victory é uma boa opção para quem viaja com crianças, pois conta com muitos atrativos para elas, como “espaço kids”, piscinas infantis e área de jogos.
  • Se prefere mais espaço, a Casa Boutique Peró é uma casa de temporada com espaço para até 6 pessoas, com churrasqueira e um simpático quintal.
Posso me hospedar na Praia das Conchas?
Não tem como, pois ela fica dentro de uma área de proteção ambiental e não possui hotéis ou casas de temporada. Mas tem boa estrutura de quiosques na areia e estacionamento. Ou vá a pé mesmo, andando pela areia, desde a vizinha Praia do Peró.

E prepare-se para o visual, pois ela é é considerada a mais bonita de Cabo Frio. Eu não fiz a trilha do Morro do Vigia, mas dizem que a vista dos mirantes é sensacional. No site do Turismo de Cabo Frio tem mais informações.

Para entender um pouco mais sobre a região, recomendo ler estas dicas do blog Viagens Cinematográficas.

6. Praia das Dunas

As dunas de Cabo Frio são um dos principais pontos turísticos da região. E junto a elas está a Praia das Dunas, uma boa alternativa de praia um pouco mais sossegada, a apenas 5 km de distância do Centro.

De mar aberto, é uma praia de ondas fortes, onde recomendo ter cuidados redobrados. O que existe de estrutura na praia é um pequeno posto salva-vidas, além de comércio de ambulantes.

Hotéis onde ficar na Praia das Dunas de Cabo Frio:

  • O My House Hostel é a principal opção de hospedagem na região, especialmente para quem viaja sozinho. Apesar de ser um albergue, com dormitórios compartilhados, também oferece quartos para famílias e casais, tipo uma pousada. E é pé na areia.
  • A Casa Verde é uma casa de temporada a poucos metros da praia, que acomoda até 8 hóspedes.

7. Praia do Foguete

Última praia de Cabo Frio, na divisa com Arraial do Cabo, a Praia do Foguete é a continuação da Praia das Dunas. Conta a infraestrutura de um pequeno bairro, onde estão algumas pousadas e casas de temporada.

Entre os hotéis recomendados nesta praia, eu destaco:

  • A Pier Beach Club (foto acima) uma pousada de pegada jovial de alto nível, com piscina, bar e boa oferta de atividades, como passeios de bicicleta, trilhas e mergulho.
  • Bem natureza, a Pousada Icthus é uma opção mais barata, em estilo rústico e com uma linda vista da praia.

Além da tranquilidade, a vantagem de se hospedar nessa área é estar no meio do caminho entre Cabo Frio e Arraial do Cabo. Por exemplo, a famosa Praia do Forno está a apenas 8 km de distância. Melhor para quem vai de carro.


Se você busca um outro ponto de vista, além de dicas sobre o que fazer e quanto gastar em Cabo Frio, recomendo assistir a este vídeo do canal Vaz Aonde, com um roteiro de 2 dias pela região:

Para dúvidas, críticas ou sugestões, mande o seu comentário. Eu posso ajudar você a escolher seu hotel nas melhores praias de Cabo Frio, em diferentes faixas de preço, de acordo com seu orçamento. E boa viagem!

Aproveite e veja também:

Créditos: A foto da Praia do Forte, no tópico 1,  é de Augusto Comte. As demais imagens são do meu acervo pessoal e fotos de divulgação dos hotéis e casas de temporada, devidamente linkados. Caso alguma delas pertença a você, solicite a remoção ou correção dos créditos por comentário ou pelo e-mail nivaldo@buenasdicas.com.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

    • Nivaldo responder

      Obrigado, Lari! Se tiver alguma dúvida na escolha do seu hotel, ou melhor praia para ficar hospedada, é só perguntar. Boa viagem para Cabo Frio!

Comentários