10 principais pontos turísticos do Rio de Janeiro
O que fazer no Rio de Janeiro além das praias? Bom, opções não faltam para explorar a Cidade Maravilhosa como ela merece. Por isso selecionei os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro para você colocar no seu roteiro de viagem. São praias, parques, jardins, montanhas e bairros inteiros, por todos os lados do Rio.
Veja os 10 pontos turísticos do Rio de Janeiro que são indispensáveis, mas, como ninguém é de ferro, tem uma praia imperdível. Confira quais são essas atrações e comece a organizar sua viagem ao Rio de Janeiro, com lugares que não podem faltar no roteiro.
- Veja também: Melhores praias do RJ
Pontos turísticos do Rio de Janeiro – 10 lugares para incluir no seu roteiro
Os lugares listados abaixo estão entre as atrações mais visitadas do Rio de Janeiro e são também os pontos turísticos mais elogiados por viajantes e moradores.
Aproveite para mandar sua dica, crítica ou comentário com sua experiência de viagem e passeios que, na sua opinião, valem a pena ser feitos pelas principais atrações da Cidade Maravilhosa.
- Parque Nacional da Tijuca
- Parque Lage
- Praia de Ipanema
- Bairro da Lapa
- Escadaria Selarón
- Pão de Acúcar
- Santa Teresa
- Maracanã
- Jardim Botânico
- Corcovado
Confira quais são os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, com fotos e informações sobre cada um deles.
1. Parque Nacional da Tijuca
Que tal uma vista panorâmica da Baía de Guanabara e de boa parte do Rio de Janeiro? Esses são apenas os motivos básicos para fazer a trilha principal do Pico da Tijuca, uma caminhada de mais ou menos uma hora até o ponto mais alto do Rio de Janeiro.
2. Parque Lage
Aos pés do Corcovado, é para o Parque Lage que os moradores do Rio de Janeiro correm para fugir do caos das praias e turistas. Possuía um café, mas o lugar está em obras. Mesmo assim, é um ponto turístico do Rio de Janeiro essencial na sua visita.
3. Praia de Ipanema
Enquanto Copacabana é a princesinha do mar, a Praia de Ipanema só pode ser a rainha do Rio de Janeiro. Preferida dos jovens, dos artistas e dos turistas antenados. Alugue seu guarda-sol, compre um bom mate com limão, um biscoito globo e aprecie esse visual inconfundível da praia com o Morro do Vidigal ao fundo.
Para se hospedar bem e barato em Ipanema, veja nossa lista com os Melhores Hostels do Rio de Janeiro, onde você descobre qual é o melhor hostel do bairro, além de dicas em outros bairros como Leme, Centro e Copacabana.
4. Lapa
O que já foi uma área de prostituição no Rio de Janeiro, hoje é uma das vizinhanças mais boêmias da cidade. Na Lapa estão dezenas de bares, onde não é difícil encontrar uma roda de samba. Seu cartão postal é o Aqueduto do Carioca, mais conhecido como Arcos da Lapa.
5. Escadaria Selarón
Multicolorida obra do ceramista chileno Jorge Selarón, a Escadaria Selarón é um ponto turístico alternativo no Rio de Janeiro. É o acesso mais estiloso entre os Arcos da Lapa e o Convento de Santa Teresa. Ficou mais famosa após este clipe do rapper americano Snoop Dogg.
6. Pão de Açúcar
No pacato bairro da Urca está um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro mais famosos no mundo. O monolito de quartzo e granito, de quase 400 metros de altura, já ganhou vida em comercial de whisky e já foi cenário de centenas de filmes, incluindo um 007. E a vista do bondinho é espetacular.
7. Santa Teresa
A vida boêmia e a vista privilegiada são os destaques deste bairro no alto da zona central do Rio de Janeiro. Também concentra casarões históricos e construções do século 19, quando era um dos pontos mais nobres da cidade. Hoje é conhecido como lar de artistas e turistas alternativos. Entre outras celebridades, Amy Winehouse e Alicia Keys já se hospedaram em Santa Teresa.
8. Maracanã
Inaugurado para a Copa do Mundo de 1950, o Estádio do Maracanã viu o Brasil perder a final daquela copa para o Uruguai. O episódio, conhecido como Maracanazo, é apenas uma das centenas de histórias do estádio de futebol mais famoso do planeta. Já no Maracanã renovado, a Argentina perdeu a Copa do Mundo de 2014 para a Alemanha.
9. Jardim Botânico
Mais de 8 mil espécies de plantas dividem espaço com monumentos, fontes e animais, como bem-te-vís, garças e macacos Caxinguelês. Caminhe muito, com paradas estratégicas no Jardim Japonês e no Museu do Meio Ambiente.
10. Corcovado
Pra fechar esse tour básico no Rio, tinha que ser ele. Tá pra nascer ponto turístico mais importante e indispensável na cidade. Do alto do Corcovado, se tem a vista mais linda do Rio de Janeiro: Ipanema, Copacabana, Centro, Lagoa Rodrigo de Freitas, Pão de Açúcar… Todos aos alcance dos seus olhos. Acima, só a bela estátua em art decó inaugurada em 1931, o Cristo Redentor.
Procure visitá-lo num dia de sol e céu claro, para ter a melhor vista possível. Em dias nublados e de chuva, vai ser impossível admirar e fotografar esse visual.
Créditos das fotos:
Santa Teresa: worldsurfr / Escadaria Selarón: Rogério Zgiet / Floresta da Tijuca: Leonardo Shinagawa / Todos os outros pontos turísticos do Rio de Janeiro: banco de arquivos pessoal e imagens com direitos autorais livres
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.