Com 836 km de extensão, o litoral do Rio de Janeiro é o terceiro maior do Brasil, atrás apenas de Bahia e Maranhão. E sem dúvidas também é um dos mais bonitos. Entre a Praia do Cachadaço, na divisa com São Paulo, e a Praia de Santa Clara, perto do Espírito Santo, existem centenas de praias incríveis. Por isso não é fácil chegar a uma seleção de apenas 10 praias no litoral fluminense.

Aqui tem praias de Arraial do Cabo, Paraty, Búzios, Macaé, Ilha Grande e outras cidades fluminenses. Além, é claro, de um praia na capital, na linda orla carioca. Praias e eu gostaria de conhecer ou ter mais tempo para curtir. Em cada uma, vou indicar um blog de viagem com dicas tipo como chegar, trilhas, passeios e mais detalhes, assim dá pra conhecer mais e tirar dúvidas.

Praias RJ, uma seleção com as 10  mais amadas do litoral fluminense

Para selecionar apenas 10 praias no Rio de Janeiro, lembrei de viagens pelo estado, vi muitas fotos, perguntei em fóruns na internet e muitas dicas de praias do litoral fluminense. Sei que a lista não vai agradar todo mundo, especialmente os moradores do estado, que conhecem outras dezenas de praias menos famosas. Por isso, conto com dicas de novas praias nos comentários.

Veja quais são as 10 melhores praias do Rio de Janeiro, segundo moradores e entendedores no estado

 

1. Praia do Farol, Arraial do Cabo 

Já imaginou conhecer a praia que foi eleita a Mais Perfeita do Brasil? Então basta marcar uma viagem para Arraial do Cabo e ir direto para a Ilha do Faro, onde fica a Praia do Farol. Dicas completas no blog de viagem LáVaiNaná.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jennifer Gonçalves (@jennifergoncalvesmello) on

 

2. Praias Azeda e Azedinha, Búzios

Uma ao lado da outra, são praias pequenas, de águas esverdeadas e que logo na chegada já conquistam o visitante com este bela visual da escadaria de acesso. Essas duas eu já tive o prazer de visitar, mas vi tantas fotos agora que deu vontade de voltar. As melhores dicas sobre elas, tipo como chegar e o que fazer, estão no blog Aprendiz de Viajante.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Light Space (@lightspacephotography) on

 

3. Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande

Ela que já foi eleita pelo Tripadvisor como uma das praias mais bonitas do mundo, aparece em quase todos os rankings de melhores praias do Rio de Janeiro. Pra chegar lá, somente de barco ou encarando uma longa trilha. As duas possibilidades, com muitas fotos, estão detalhadas no blog Apaixonados por Viagens.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Sina Sportfriend (@siniwinibini) on

 

4. Praia de Antigos e Antiguinhos, Paraty

Nem só de história vive Paraty. A pouco mais de 20 km da cidade, isoladas em meio à Mata Altântica, estão duas das mais bonitas praias do Rio de Janeiro. Por terra, são acessíveis apenas através de trilhas, que passam também pela Praia do Sono, como explica o blog Andando por Aí.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Letícia Barreto (@leticia.sbarreto) on

 

5. Praia de Ipanema, Rio de Janeiro

Não tem como falar do litoral do Rio de Janeiro e não incluir Ipanema. Essa eu conheço bem e recomendo. Não tem águas e areias limpas como praias isoladas, mas vale a pena conhecer pelo estilo de vida local, e por viver um pouco do que a gente vê na tv. O chá mate, os biscoitos globo, a vista para o Vidigal, o público eclético. Ipanema é a cara do Rio de Janeiro.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Bruna Santiago (@brunasantiago.rj) on

 

6. Praia de Itacoatiara, Niterói

“A melhor praia do Rio de Janeiro fica em Niterói”. Palavras da autora do blog Viajadora, que é Niteroiense e conhece muito bem as praias da região metropolitana. A Praia de Itacoatiara tem dias de mar calmo, bons pra banhistas, e outros em que só os surfistas encaram o agito do mar.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Breno Fernandes (@breno.fgomes) on

 

7. Praia do Caxadaço, Ilha Grande

Angra dos Reis, município onde fica a Ilha Grande, é lar da Praia do Caxadaço. Não tinha como deixar de fora esse paraíso de águas azuis transparentes e areias finas, rodeada de outras belezas naturais, com direito a um rio também excelente para nadar. Mais dicas e fotos no site IlhaGrande.Org.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Carlos Neto (@eucarlosneto) on

 

8. Praia do Meio, Trindade

Perto da fronteira com o estado de São Paulo, ela é a segunda praia mais ao sul do estado do Rio de Janeiro. Fica na Vila de Trindade, município de Paraty. Praia de águas calmas, é perfeita para famílias com crianças. Dicas sobre essa e outras praias de Trindade, como Cepilho e Ranchos, você encontra no blog Ate Onde Eu Puder Ir, onde também estão informações sobre trilhas e como chegar nas praias.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by N A T A l I A ✨ (@_nattaliapereira) on

 

9. Praia das Conchas, Cabo Frio

Cheia de praias lindas (e lotadas), Cabo Frio é muito mais do que a famosa Praia do Forte e a pequena Ilha do Japonês. Com apenas 600 metros de extensão, a Praia das Conchas tem areias brancas, águas cristalinas quase sempre calmas e trilhas que levam aos morros em suas extremidades, de onde se pode tirar as melhores fotos da praia. Muitas dicas no blog Cariocas sem Fronteiras.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by داني (@dannybahiense) on

 

10. Praia dos Cavaleiros, Macaé

Mais famosa pelo petróleo do que pelo litoral, Macaé é a menos turística entre as cidades citadas aqui. Mas a beleza de suas praias é inquestionável. Mesmo uma praia urbana merece destaque, como é o caso da Praia dos Cavaleiros, perto do centro da cidade. Com boa estrutura, ela tem calçadão, ciclovia e os melhores restaurantes da cidade. O blog Fui Ser Viajante tem muitas dicas dessa e de outras praias de Macaé.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by I S A B E L L A M A C I E L (@byisabellamaciel) on

 

Onde pesquisei sobre as melhores praias do litoral fluminense

Como falei no início, essa lista nasceu não apenas de viagens pelo estado. Para chegar a uma seleção confiável de melhores praias do Rio de Janeiro, pesquisei muito em outros blogs de viagem, todos citados no artigo. Também vi muitas fotos e ouvi outras opiniões. Claro que não existe unanimidade, mas preferi selecionar as praias que mais aparecem em rankings e são mais bem avaliadas em sites de viagem como Google Local e Tripadvisor. Afinal, quanto mais gente gosta, mais chance tem de ser realmente uma boa praia.

E você, tem alguma dica de praia no Rio de Janeiro? Se você é fluminense, carioca ou simplesmente conhece bem o estado, mande pra gente a sua dica de praia. Assim mais pessoas saberão onde ir e o que esperar de uma praia no lindo litoral do Rio de Janeiro. E em breve acrescentarei dicas de hotéis e o que fazer nessas praias e regiões do estado. Essa lista Praias RJ tem só a crescer e melhorar.

Praia de Ipanema, uma das mais famosas do litoral do Rio de Janeiro, em plena capital

Boa viagem!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

    • Que bom que gostou. Também preciso ir conhecer pessoalmente várias dessas praias. Abraço.

Comentários