Bahia

Onde ficar em Salvador: melhores bairros e dicas de hotéis

Entenda onde é melhor se hospedar em Salvador, com dicas de hotéis nos melhores bairros e praias.

Ondina ou Barra? Rio Vermelho ou Itapuã? Entenda aqui onde vale a pena se hospedar em Salvador, capital da Bahia. Dicas de hotéis perto da praia e nos melhores bairros, incluindo também o Centro Histórico, onde estão o Pelourinho, o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda.

Vou explicar em detalhes quais são os melhores bairros de Salvador para turistas, os lugares mais seguros e outras informações essenciais para você escolher sua hospedagem na primeira capital do Brasil.

Onde ficar em Salvador, Bahia – Os 7 melhores bairros para turistas

Não vou explicar os bairros de Salvador por ordem de preferência pessoal. Afinal, cada um tem suas prioridades. Vou começar pelo Centro Histórico, onde a cidade nasceu e local dos principais pontos turísticos. Repare que os bairros mais indicados estão todos na orla de Salvador.

Considerando as regiões mais turísticas e seguras da capital baiana, esta é nossa seleção com os melhores lugares de Salvador para hospedagem:

  1. Centro Histórico
  2. Campo Grande e Vitória
  3. Barra
  4. Ondina
  5. Rio Vermelho
  6. Amaralina
  7. Pituba
  8. Itapuã

Porque visitar Salvador

Fundada em 1549, após a região ser tomada dos índios pelos portugueses, Salvador é uma das cidades mais antigas de Brasil. Capital federal entre 1549 e 1763, teve sua economia baseada no comércio de escravos e na produção de cana-de-açúcar. Em localização estratégica, já foi atacada por espanhóis e invadida por holandeses. O resultado? Um caldeirão cultural. A culinária, as praias, a música, a arquitetura colonial e os grandes eventos são apenas alguns motivos para conhecer Salvador.

1. Centro Histórico – Vale a pena se hospedar no Pelourinho

Região mais antiga, visitada e fotografada de Salvador. Apesar de ter o mar logo ao lado, não tem praia. Alta concentração de pontos turísticos, como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Além das ladeiras históricas do Pelourinho, onde estão a Basílica de Salvador e a Fundação Casa de Jorge Amado.

E não tem lugar mais legal para se hospedar no Centro de Salvador do que no Pelourinho. O passado triste, de local de açoitamento de criminosos e escravos, deu lugar à região mais animada de Salvador, com ótimos bares e restaurantes, além de toda a oferta cultural. Melhor bairro para fazer muitas coisas a pé.

Por outro lado, o Pelourinho tem ruas perigosas para andar, especialmente à noite. Apesar de ter muita beleza fora das ruas principais, evite caminhar sozinho por ruelas sem movimento, onde roubos e ameaças a turistas são frequentes.

Se busca hospedagem para os dias de Carnaval e está na dúvida sobre ficar no Pelourinho, esse vídeo pode ajudar você a se decidir.

Onde ficar no Centro de Salvador – Dicas de hotéis no Pelourinho

  • Pousada boa e barata → Terra Nossa
  • Hostel barato e bem localizado → Morro de São Paulo
  • Hotel charmoso em Casarão Colonial → Casa do Amarelindo
  • Alto Padrão → O melhor da região era o Hotel Pestana Convento do Carmo, que teve as operações encerradas em abril de 2020, em meio à crise do Coronavírus.

Além dessas dicas de hotéis e pousadas, também vale a pena conferir as opções de Airbnb no Pelourinho, incluindo casas inteiras nas ladeiras mais importantes da região.


2. Campo Grande e Vitória – Localização estratégica, entre o centro e as praias

Quem gosta de Carnaval, já deve ter ouvido falar no Circuito Campo Grande. É por aqui mesmo que passam os blocos mais antigos da folia em Salvador. No restante do ano, é apenas um bairro comercial e residencial de classe média alta, sem nada de interessante pra turistas. Mas a localização é estratégica, entre o Centro Histórico e a Barra, com acesso rápido a qualquer um dos lados pela importante Avenida Sete de Setembro.

Deck do Sol Victoria Marina Hotel – Foto divulgação

É nessa avenida que estão os principais hotéis da região e condomínios com vista pro mar. Então, se pensa em se hospedar em Salvador num hotel de alto padrão com bom custo-benefício, com a ideia de conhecer a cidade de carro, esse é um bom lugar para se hospedar. Também não tem praia, apensar vista pro oceano.

Dicas de hotéis e flats no Corredor da Vitória

Nessa área também são abundantes os flats em condomínios de alto padrão, muitos com vista para o mar. Por exemplo, esse flat com vista incrível no corredor da Vitória, que está para alugar pelo Airbnb, acomoda até quatro pessoas e tem preços aprazíveis.


3. Barra – Hospedagem perto da praia mais famosa de Salvador

Cantado por Novos Baianos e Caetano Veloso, o Farol da Barra é um dos principais pontos turísticos de Salvador e marca o ponto de partida dos trios elétricos no Carnaval. O bairro também se chama Barra, nome também presente nas duas praias da região, a Praia do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra, uma das melhores praias da Bahia.  Região moderna, que combina a proximidade com o centro ao clima praiano, além de outras facilidades para o viajante.

Este vídeo abaixo mostra bem como são as praias perto do Farol da Barra.

E não tem lugar melhor para ficar na Barra do que bem frente ao mar, seja na Praia do Farol da Barra, de mar agitado e digno pro surfe, com muitas opções de hotéis, ou na pequena e tranquila Praia do Porto da Barra, com hospedagens mais simples e baratas. Ambas com muitos restaurantes, pizzarias,  botecos e tabuleiros de acarajé. Na Praia da Barra, a rua da orla é a mais segura e movimentada da região.

Apesar de serem “praias de centro” e geralmente lotadas, são bonitas e costumam ser próprias para banho. A grande vantagem de se hospedar na Barra, é poder combinar praia com proximidade do Centro Histórico (são 5 quilômetros de distância do Farol da Barra até o Pelourinho, cerca de 20 minutos de carro).

Dicas de hotéis na Praia do Farol da Barra

Dicas de hotéis na Praia do Porto da Barra

  • Hotel simples e barato a 500 metros da praia → Porto Salvador
  • Hotel 3 estrelas bem em frente à praia, basta atravessar a rua → Hit Hotel

4. Ondina – Melhor lugar para ficar no Carnaval em Salvador

O calçadão da pequena praia de Ondina lembra o do Copacabana, no Rio de Janeiro. Nas ruas internas do bairro, muitas casas, prédios residenciais de classe média e uma pequena favela. Lugares que um turista dificilmente vai andar.

Piscina do Vila Galé Salvador, em Ondina – Foto divulgação

É na encosta do mar, beirando a micro praia de Ondina, que estão alguns dos maiores hotéis e resorts de Salvador e importantes locais de eventos e festas, como o Centro de Convenções Othon (que também é hotel) e o Camarote Salvador.

Ficar num desses grandes hotéis é a maior razão para se hospedar em Ondina, visto que a praia não é lá das melhores e tem pouca estrutura de conforto para turistas. E por razões de segurança, não recomendo ir muito longe do hotel.

Principais hotéis em Ondina


5. Rio Vermelho – Hospedagem no bairro boêmio de Salvador

Já pensou em combinar o melhor de cada bairro de Salvador em um só? O Rio Vermelho é quase isso. Tem vida boêmia e gastronomia que batem o Pelourinho. Tem grandes hotéis que competem com Ondina. E tem diferentes praias, como a pequena Praia da Paciência, a quase sempre pacata Praia do Rio Vermelho e a Praia do Buracão, com pedras e onda mais fortes.

Tem dois lugares melhores pra ficar no Rio Vermelho. Primeiro, Perto do Espaço Cultural Casa de Mãe, pois fica na ponta da praia do Rio Vermelho e é cercado de restaurantes estilosos, como o Sagaz Assador e o Pasta em Casa.

O entorno do Novotel Rio Vermelho tem restaurantes mais simples e tradicionais, como o famoso Acarajé da Cira, considerado um dos melhores de Salvador.

Dicas de onde ficar no Rio Vermelho (em ordem do mais barato para o mais luxuoso)

Piscina do Mercure Rio Vermelho – Foto divulgação

6. Amaralina – Região menos turística e questões de segurança

Bairro que vai das ruas internas mais pobres e com favelas, aos pequenos prédios de classe média da orla. Não tem atrações turísticas, nem mesmo a extensa praia, de ondas fortes e mais frequentada pelos soteropolitanos.

A distância até o Centro Histórico e o Pelourinho, de 12 km pelo caminho mais rápido, também desfavorece o bairro.  O único fator que justifica a hospedagem na Praia de Amaralina é o preço mais baixo em bons hotéis, como o Hotel Nacional Inn Salvador e o Riviera Premium.

Achei a região perigosa, especialmente perto do Largo das Baianas, espécie de praça com concentração de barracas de acarajé e venda de bebidas.

Melhores hotéis em Amaralina


7. Pituba – Bairro residencial com boa infraestrutura

Logo depois de Amaralina, a Pituba é um bairro mais rico e tem uma praia com melhor infraestrutura, com uma grande praça com quadras e área de apresentações culturais, o Jardim dos Namorados. Além de ser um bairro mais seguro e com mais restaurantes.

Se quer se hospedar fora do centro de Salvador, numa região mais residencial e relativamente tranquila para caminhar e fazer muitas coisas a pé, a Pituba é um dos melhores bairros. Mas tem poucos hotéis na região.

Melhores hotéis na Pituba

Vale a pena se hospedar em Itapuã e outras praias ao norte?

“Passar uma tarde em Itapuã. Ao sol que arde em Itapuã. Ouvindo o mar de Itapuã. Falar de amor em Itapuã”.

A música de Toquinho, que ganhou o mundo na voz de Vinícius de Morais, é a melhor propaganda de Itapuã, praia na saída para o litoral norte de Bahia. E não tem como tirar a razão dos poetas.

Na região de Itapuã estão algumas das melhores praias de Salvador, como a Praia do Farol, onde fica o famoso Farol de Itapuã, e a famosa Praia de Stella Maris. Além das praias de Catussaba, Aleluia e Flamengo, ricas em resorts e hotéis pé na areia.

A grande vantagem de se hospedar nessa região, é realmente poder curtir as praias, que são mais limpas, bonitas e seguras do que as praias centrais de Salvador. Além da proximidade com o aeroporto.

Por outro lado, é uma viagem até o Centro de Salvador. São 30 km de distância até o Pelourinho, num trajeto que, sem trânsito, leva cerca de 35 minutos.

Por que e onde se hospedar em Itapuã e região

Então, se você chega de avião com foco em passar um final de semana tranquilo na praia, não pense duas vezes e fique em Itapuã. Se quiser ainda mais tranquilidade, já está na saída rumo ao litoral norte, perto de destinos famosos como Praia do Forte e Costa do Sauípe. Além do que, Itapuã é um ótimo lugar para comer.

Nossas dicas de hotéis e resorts na região de Itapuã:


Mais dicas de viagem para a Bahia

Aproveite que você está no blog que é referência em dicas de viagem para a Bahia, e conheça nossos posts que são verdadeiros guias para destinos como Arraial d’Ajuda, Caraíva, Trancoso e Praia do Forte, entre outros. E se precisar de dicas de hospedagem personalizadas em Salvador, mande um mensagem ou e-mail que eu mesmo ajudo você a escolher seu hotel na melhor localização possível da capital baiana. E boa viagem!

Créditos das fotos de Salvador e hotéis: as imagens utilizadas nesse artigo são de propriedade pessoal ou baixadas em bancos de imagens gratuitos e veículos de divulgação. Se por acaso alguma delas pertence a você e não gostaria de vê-la publicada aqui, entre em contato para pedir a remoção.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em todo o Brasil
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários