Onde ficar em Caraíva, Bahia (locais estratégicos)

Em Caraíva não entram carros, não tem iluminação pública e as ruas são de areia. Por isso é importante escolher uma localização estratégica para se hospedar. Entenda onde ficar em Caraíva perto do que interessa e evite perrengues.

Se você é como eu e gosta de entender um lugar todo pelo mapa, pode esquecer: Caraíva está muito mal mapeada no Google Maps, que não marca todas as ruas e complica a vida de quem busca as melhores localizações.

Porque é importante se hospedar em boa localização em Caraíva

  • Ruas de areia e proibição de carros. O único táxi possível são as charretes, que custam caro (uns R$ 25) e tem o problema dos possíveis maus-tratos aos animais.
  • Não tem iluminação pública. Imagine sair pra jantar à noite e voltar na escuridão quase total. Apesar da propagandeada segurança, ouvi relatos de roubos e a vila não tem policiamento.
  • A caminhada na areia fofa durante o dia é cruel. Melhor se hospedar perto do que você mais gosta, seja a praia ou o centrinho. Ou no meio da caminho (tem dicas de pousadas abaixo).
  • Entenda melhor: O que fazer em Caraíva

Melhores lugares para se hospedar em Caraíva, no sul da Bahia

Região da orla do Rio Caraíva – Melhor estrutura

Atenção à LINHA AZUL! Ela é a “Rua Beira-Rio”, onde estão os principais restaurantes, como o Patioba, o Boteco do Pará (famoso pelo pastel de arraia) e a Tapioca da Paty (bom e barato para os padrões de Caraíva). Nessa rua também estão o Forró do Pelé e o Forró do Ouriço, além de padarias, mercados e do embarque em lanchas para passeios. Se hospedar perto dela é a melhor coisa que você faz.

A obrigatória travessia do rio em canoa (R$ 7,50) leva apenas 5 minutos e desembarca aqui. A questão é que na própria rua quase não tem onde ficar. Um dos poucos lugares é a charmosa Casinha Azul, disponível pelo Airbnb.

Na outra extremidade da rua, a caminho da praia principal, a pousada Vila Auê é uma das melhores opções.

Dicas de pousadas pertinho do centro de Caraíva

Entre a rua principal e a igreja de Caraíva, tem outra região muito movimentada: ao redor da cervejaria Toca do Siri, um dos principais pontos de agito na vida noturna do povoado. Por exemplo, por ali estão a elogiada Pousada Casinhas da Bahia e o hostel Casa de Paixão, que tem ótimo custo-benefício.

Rua principal na orla do Rio Caraíva

Região com o melhor custo-benefício de Caraíva, entre o mar e o rio

Tem alternativa? Tem, fique perto da LINHA LILÁS. Ela marca a Rua do Cajueiro, que liga o Centrinho até a Praia de Caraíva. Nessa rua estão pousadas mais econômicas, pois ficam bem no meio, sem vista pro rio ou pra mar. Mas a localização é estratégica, a no máximo 5 minutos de caminhada do mar ou do rio, desembocando no Beco da Lua, uma galeria de pequenas lanchonetes, bares e música ao vivo algumas noites. Tem poucos comércios, mas lá estão a Farmácia de Caraíva e alguns restaurantes, além de pousadas.

Jardim do Recanto Carcará, pousada onde fiquei em Caraíva

Hospedagem perto da casa “Sorria, você está em Caraíva”

Outra opção que também se enquadra nesse meio termo, entre o rio e o mar, é a rua seguinte, que se chama Rua do Cruzeiro. Ela também corta a península, embora num trecho um pouco mais distante do centrinho. Aqui fica a loja Caraíva Republic, famosa pela pintura na casinha Sorria, você está em Caraíva.

Quase em frente à casa mais fotografada do sul da Bahia estão a Pousada Angelica e a Vila das Águas. Apesar de perder em distância para o centro, aqui o trecho de praia é melhor e você fica ainda mais perto da Barra de Caraíva.

  • Dica jovem: a pousada Coco Brasil, que fica no fim dessa rua, é pé na areia e tem o  bar de praia mais animado de Caraíva. 
Rua da casa mais fotografada de Caraíva

Pousadas pé na areia, no melhor trecho de praia em Caraíva

O melhor trecho de praia é a Barra de Caraíva, uma estreita faixa de areia onde o mar está de um lado e o rio do outro.

Duas praias em uma, com cadeiras colocadas pelo pequeno bar.

A Pousada Barra é a mais próxima desse paraíso. Descendo em direção à parte central de Caraíva, tem várias pousadas pé na areia. A desvantagem, para muitos, é a distância até a região mais animada.

A estratégia é ficar perto do melhor acesso. Por exemplo, a Pousada Flor do Mar é pé na areia, tem quartos com vista pro mar e fica a menos de 10 minutos de caminhada da orla do rio, passando pela Rua do Cajueiro, que tem boas sombras durante o dia e longos trechos iluminados pelas pousadas à noite. Então dá pra sair pra jantar ou ir curtir um forró.

Pousadas pé na areia na praia de Caraíva

Onde ficar em Caraíva de acordo com seu perfil

Não adianta explicar e não tentar entender as necessidades de cada um. Uma caminhada na areia que é aceitável pra mim, pode ser complicada para quem vai com crianças ou idosos. Imagine então pra quem pensa em empurrar um carrinho de bebê.

Então, vamos detalhar mais ainda.

Gosta muito de praia? Melhor buscar uma pousada pé na areia, pra te poupar da caminhada diária na areia fofa durante o dia. Prefira o trecho indicado da praia, com fácil acesso ao centrinho na orla do rio. Por exemplo, a Pousada San Antonio Praia.

Não gosta de ficar isolado? Tô com você. Melhor se hospedar o mais próximo possível no centrinho na orla do rio, como na Pousada Lagoa, perto de lugares como o Beco da Lua e o Forró do Pelé, região com mais restaurantes e lojas em Caraíva.

Tem idosos ou gente com mobilidade reduzida no grupo? Melhor ficar no centrinho ou numa pousada pé na areia da praia. Depende do que vai ser a programação principal. Se for longe, que seja acessível pelo táxi carroça de Caraíva.

Viagem com crianças? Nesse caso depende da idade. Mas, de forma genérica, indico ficar no meio do caminho entre a praia e o centrinho da orla, unindo o melhor dos dois mundos, para poder ir a pé a hora que precisar até a praia ou aos restaurantes. Por exemplo, a Pousada Casinhas da Bahia.

Tem medo de escuro? Fique no centrinho da orla! Na rua principal mesmo, ou no início de alguma travessa. É a única rua com iluminação decente e movimento constante à noite. Alguns dizem que Caraíva é segura, mas ouvi relatos de assaltos e senti calafrios andando à noite sozinho no breu. Melhor se hospedar perto da região mais animada.

Dicas personalizadas de onde ficar em Caraíva

Se ainda não entendeu onde é melhor se hospedar em Caraíva, fale comigo.

Basta utilizar os comentário abaixo ou mandar um e-mail para nivaldo@buenasdicas.com.

Seja para tirar dúvidas sobre a localização de um hotel, para encontrar uma pousada de acordo com seu perfil ou orçamento e qualquer outra informação e consultoria sobre hospedagem em Caraíva.

E boa viagem! Aproveite que você está no blog especialista em Caraíva e região e organize também outros detalhes da viagem.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Nivaldo, eu te amo. rsrs Artigo objetivo e certeiro com exatamente o que precisamos saber, pra quem nunca foi e não faz ideia como são esses locais. Planejando a biagem com uma amiga pra esses 3 locais e seu artigo me ajudou muitissimo. Obrigada!