|

Onde ficar em Caraíva, Bahia: 4 melhores lugares

Em Caraíva não entram carros, não tem iluminação pública e as ruas são de areia. Por isso, é importante escolher uma localização estratégica para se hospedar. Entenda onde ficar em Caraíva perto do que interessa e evite perrengues.

Vem comigo: estas dicas são originais e sinceras, escritas por um ser humano, eu mesmo, que realmente viajou e se hospedou em diferentes lugares em Caraíva.

Para ajudar no entendimento, montei um mapa que explica as vantagens e desvantagens das principais localizações da vila.

Porque é importante se hospedar em boa localização em Caraíva

  • Ruas de areia e proibição de carros. O único táxi possível são as charretes, que custam a partir de R$ 30 e tem o problema dos possíveis maus-tratos aos animais.
  • Não tem iluminação pública. Imagine sair pra jantar à noite e voltar na escuridão quase total. Apesar da propagandeada segurança, ouvi relatos de roubos e a vila não tem policiamento.
  • A caminhada na areia fofa durante o dia, sob o sol escaldante, é cruel. Melhor se hospedar perto do que você mais gosta, seja a praia ou o centrinho. Ou no meio do caminho.
  • Entenda melhor: O que fazer em Caraíva

Melhores lugares para se hospedar em Caraíva

1. Centrinho de Caraíva – Melhor estrutura, mas poucas pousadas

Atenção à LINHA AZUL do mapa! Ela é a “Rua Beira-Rio”, onde estão os principais restaurantes, como o Patioba, o Boteco do Pará (famoso pelo pastel de arraia) e a Tapioca da Paty (bom e barato para os padrões de Caraíva).

Nessa rua também estão o Forró do Pelé e o Forró do Ouriço, além de padarias, mercados e do embarque em lanchas para passeios. Se hospedar perto dela é a melhor coisa que você faz.

A obrigatória travessia do rio em canoa (R$ 7,50) leva apenas 5 minutos e desembarca aqui. A questão é que na própria rua quase não tem onde ficar. Um dos poucos lugares é a charmosa pousada Tawa Caraíva, perfeita para casais.

Na outra extremidade da rua, a caminho da praia principal, a Pousada do Rio Caraíva é a melhor opção.

Dicas de pousadas pertinho do centro de Caraíva

Entre a rua principal e a igreja de Caraíva, existe uma espécie de praça, um largo ao redor do qual estão alguns bares e muitas pousadas.

Entre elas, destaco a Casa de Paixão, um misto de pousada e hostel, com excelente custo-benefício, sendo o melhor lugar de Caraíva para quem viaja sozinho.

Rua principal na orla do Rio Caraíva

2. Entre o mar e o rio – Localização estratégica

Tem alternativa? Tem, fique perto da LINHA LILÁS. Ela marca a Rua do Cajueiro, que liga o Centrinho até a Praia de Caraíva. Nessa rua estão pousadas mais econômicas, pois ficam bem no meio, sem vista pro rio ou pra mar.

Mas a localização é estratégica, a no máximo 5 minutos de caminhada do mar ou do rio, desembocando no Beco da Lua, uma galeria de pequenas lanchonetes, bares e música ao vivo algumas noites. Tem poucos comércios, mas lá estão a Farmácia de Caraíva e alguns restaurantes, além de pousadas.

Na minha opinião, é o melhor lugar onde ficar em Caraíva. Por isso mesmo, é onde eu me hospedo sempre que vou.

Dicas de pousadas “no meio do caminho” em Caraíva

Jardim do Recanto Carcará, pousada onde fiquei em Caraíva

3. Região da casa Sorria, você está em Caraíva

Outra opção que também se enquadra nesse meio termo, entre o rio e o mar, é a rua seguinte, que se chama Rua do Cruzeiro. Ela também corta a península, embora num trecho um pouco mais distante do centrinho. Aqui fica a loja Caraíva Republic, famosa pela pintura na casinha Sorria, você está em Caraíva.

Rua da casa mais fotografada de Caraíva

Quase em frente à casa mais fotografada do sul da Bahia está a pousada Vila das Águas. Além de bem localizada, ela tem jardim, redes, suítes com ar-condicionado e um excelente café da manhã.

Também perto da casinha verde, estão a Pousada Nativa e a Pousada Aluar. Em termos de localização, ambas são excelentes escolhas.

Quem se hospeda nessa região fica perto das praias, tanto da de rio quanto da de mar aberto.

4. Pé na areia – Pousadas no melhor ponto da praia

Caraíva tem muitas pousadas de praia, mas a maioria delas fica numa região erma ao sul da vila.

Então, se você faz questão de uma pousada pé na areia numa área mais movimentada e com acesso mais fácil ao centrinho e à Barra de Caraíva, a praia principal, tenha atenção.

Dicas de pousadas pé na areia em Caraíva

Fique, por exemplo, na pousada Coco Brasil, que é pé na areia e tem o bar de praia mais animado de Caraíva. Fica pertinho da Barra de Caraíva.

Da Pousada Flor do Mar é possível ir andando em 10 minutos até o centrinho, passando pela Rua do Cajueiro, que tem sombras durante o dia e longos trechos iluminados pelas pousadas à noite. E ela é pé na areia e tem quartos com vista para o mar.

Pousadas pé na areia na praia de Caraíva

Onde ficar em Caraíva conforme seu perfil

Não adianta explicar e não tentar entender as necessidades de cada um. Uma caminhada na areia que é aceitável pra mim, pode ser complicada para quem vai com crianças ou idosos. Imagine então pra quem pensa em empurrar um carrinho de bebê.

Então, vou facilitar ainda mais sua escolha.

Gosta muito de praia? Fique numa pousada pé na areia, pra te poupar da caminhada diária na areia fofa durante o dia. Prefira o trecho com fácil acesso ao centrinho na orla do rio. Por exemplo, a Pousada San Antonio Praia.

Não gosta de ficar isolado? Tô com você. Melhor se hospedar o mais próximo possível no centrinho na orla do rio, como na Pousada Lagoa, perto de lugares como o Beco da Lua e o Forró do Pelé, região com mais restaurantes e lojas em Caraíva.

Tem idosos ou pessoas com mobilidade reduzida no grupo? Melhor ficar no centrinho ou numa pousada pé na areia da praia. Depende do que vai ser a programação principal.

Viagem com crianças? Nesse caso, depende da idade. Mas, de forma genérica, indico ficar no meio do caminho entre a praia e o centrinho da orla, unindo o melhor dos dois mundos, para poder ir a pé a hora que precisar até a praia ou aos restaurantes. Por exemplo, na Pousada Nativa.

Tem medo de escuro? Fique no centrinho da orla! Na rua principal mesmo, ou no início de alguma travessa. É a única rua com iluminação decente e movimento constante à noite. Alguns dizem que Caraíva é segura, mas ouvi relatos de assaltos e senti calafrios andando à noite sozinho no breu. Melhor se hospedar perto da região mais animada.

Dicas personalizadas de onde ficar em Caraíva

Se ainda não entendeu onde ficar em Caraíva ou precisa de uma dica sob medida para escolher sua pousada, fale comigo. Para isso, comente abaixo ou mande um email para [email protected].

E aproveite que está aqui no blog para conferir mais dicas de Caraíva e dos outros melhores destinos no sul da Bahia. Leia também:

Conte com minha consultora personalizada para escolher um hotel perfeito para você e sua família em Caraíva. Desejo a você uma viagem inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Nivaldo, eu te amo. rsrs Artigo objetivo e certeiro com exatamente o que precisamos saber, pra quem nunca foi e não faz ideia como são esses locais. Planejando a biagem com uma amiga pra esses 3 locais e seu artigo me ajudou muitissimo. Obrigada!

    1. kkkkkk que bom que gostou das dicas, Jessica. Boa viagem pra vocês!