Praia do Forte, Bahia: 7 dicas para planejar a viagem

Na hora de planejar a viagem para Praia do Forte, é preciso conferir suas atrações, afinal, são dezenas de passeios, praias e pontos turísticos para avaliar o que realmente vale a pena conhecer.
Mas também é importante entender a infraestrutura de Praia do Forte, de olho em coisas como segurança, serviços disponíveis, acesso à praia e restaurantes.
Nestas dicas de Praia do Forte, baseadas em minhas viagens à vila mais elegante da Bahia, encontre as informações mais sinceras para organizar sua viagem.

Dicas de viagem para Praia do Forte, Bahia
Praia do Forte nasceu com uma vila de pescadores. Mas hoje, em praticamente nada lembra esse passado. Atualmente com cerca de 2 mil habitantes, a vila é muito bem estruturada.
Seu eixo principal é a Alameda do Sol, uma avenida exclusiva para pedestres. Em suas imediações estão lojas, pousadas, agências de turismo, farmácias e mercados. É uma região limpa, iluminada e segura.
Mas, em alguns pontos, Praia do Forte nem parece a Bahia, e isso é um ponto negativo. Por exemplo, nos arredores da vila, surgiram condomínios que mais se parecem subúrbios dos Estados Unidos.
Por diversos fatores, Praia do Forte é um dos destinos mais fáceis de visitar na Bahia, inclusive por famílias com crianças. Confira, a seguir, como planejar a viagem.
1. Acesso – Como ir de Salvador para Praia do Forte

Praia do Forte está a menos de 90 km de Salvador. A viagem é quase toda por uma estrada duplicada, em excelentes condições.
Se for direto do Aeroporto de Salvador para Praia do Forte, são apenas 60 km. A viagem dura em média 45 minutos.
É possível agendar um transporte, em van ou com motorista particular. Mas eu recomendo alugar um carro (pesquise preços), o que pode sair até mais barato numa viagem em família.
2. Permanência – Quantos dias ficar em Praia do Forte
Quem fica 3 noites em Praia do Forte já consegue conhecer o básico da região, como as praias mais famosas e pontos turísticos importantes. E ainda dá tempo de relaxar e curtir o centrinho da vila à noite.
Mas é possível passar mais tempo. Nesse caso, aproveite para fazer um passeio a Mangue Seco, vila a 170 km de Praia do Forte, onde foi gravado o filme Tieta, baseado no romance de Jorge Amado.
Resumindo: vá para ficar no mínimo um final de semana, mas se tiver mais tempo, não falta o que fazer e sempre terá uma praia diferente para relaxar.
3. Hospedagem – Dicas de pousadas
Falando em pousadas, é importante entender as melhores localizações da vila. Recomendo ficar perto da Alameda no Sol, mas não exatamente nela, pra evitar o barulho. Por exemplo, a Pousada Ana Forte fica perto da praia e do Projeto Tamar, uma localização perfeita na vila.
Veja nosso guia Onde ficar em Praia do Forte, onde detalhei as melhores regiões da vila, com muitas dicas de pousadas.
4. Atrações – O que fazer em Praia do Forte
Numa vila de praia, o foco obviamente são as praias. Mas existem outras atrações em Praia do Forte, nem sempre ligadas ao mar. Listei praticamente tudo que tem pra fazer em Praia do Forte, como praias, passeios e principais pontos turísticos.
Dicas de praias

A praia do centrinho da vila (foto acima) é cheia de barcos e tem pouco espaço na areia. Para conhecer praias mais bonitas e com melhor estrutura, é preciso caminhar um pouco. Uma das melhores que se pode ir andando é a Praia do Tivoli, de águas calmas. Outra praia famosa é a Praia do Lord, de belas piscinas naturais.
- No artigo Praias de Praia do Forte, tem mais praias e dicas sobre cada uma delas.
Projeto Tamar

Para alguns, essa sim é a principal atração de Praia do Forte. Sede de um dos principais programas de preservação ambiental do Brasil, ele é praticamente um parque temático de tartarugas.
Há belos (e gigantescos) exemplares nadando por lá, além de tubarões e arraias. Informações por todos os lados.
- Como foi minha experiência: Visita ao Projeto Tamar em Praia do Forte
- Horários, programação e ingresso: tamar.org.br
Observação de baleias

As baleias jubarte adoram as águas mornas do nordeste para se reproduzirem. E Praia do Forte é um dos melhores lugares do Brasil para observar essa gigante dos mares, que pode chegar a 16 metros de comprimento. Elas nadam um grupos, num lindo espetáculo que pode ser visto somente entre julho e novembro.
- Como foi minha experiência: observação de baleias em Praia do Forte
- Conheça o Instituto Baleia Jubarte: baleiajubarte.org.br
Igreja São Francisco de Assis, a igrejinha de Praia do Forte

A Igreja São Francisco de Assis, mais conhecida como a igrejinha de Praia do Forte, é o cartão-postal mais famoso da vila. Localizada entre a praia e a atual Alameda do Sol, foi construída por pescadores aproximadamente no ano 1900.
Combina perfeitamente com a praia e os barcos ao fundo, flutuando no mar ao sabor do vento. Bonita assim, se tornou cobiçada por noivos, sendo palco de muitos casamentos, inclusive de turistas.
Castelo Garcia D’Ávila
Considerado o único castelo em estilo medieval da América do Sul, o Garcia D’Ávila é patrimônio nacional, tombado pelo IPHAN. Morada de um dos pioneiros portugueses no Brasil, a obra começou em 1551 e ficou pronta em 1624. Hoje restam apenas ruínas.
Por seu valor histórico, arquitetônico e também pela vista que proporciona, se tornou um dos pontos turísticos mais visitados de Praia do Forte. Fica a 3 km de distância.
- Vá em excursão ou de carro (tem estacionamento no local)
- Horários de visitas e ingressos: fgd.org.br/castelo
Lagoa Timeantube

É difícil competir com o mar, mas a Lagoa Timeantube tem seus encantos. Localizada ao lado do centrinho da vila, possui um calçadão ideal para corridas e passeios de bicicleta.
Como tudo em Praia do Forte, a lagoa também é aproveitada pelo turismo. Entre outras atividades, a Lagoa Timeantube recebe passeios de caiaque, uma boa atividade pra quem busca programas alternativos. Além de ser bonita e sair bem nas fotos.
Reserva da Sapiranga
A Reserva da Sapiranga é um convite para caminhadas em meio à vegetação exuberante da Mata Atlântica. rica em fauna e flora nativas, tem belas trilhas e pode ser percorrida em passeios de quadriciclo e bicicleta.
O problema é a segurança. Na época da minha viagem, me recomendaram não visitar a reserva pois estavam ocorrendo roubos lá dentro. Inclusive a agência de turismo que visitei havia suspendido a atividade por conta disso.
Passeios turísticos em Praia do Forte
Além das atrações naturais e culturais, há muitas atividades inventadas em Praia do Forte. Esses passeios estão à venda nas agências de turismo da vila. Alguns acontecem somente em alta temporada ou finais de semana.
Entre as possíveis, estão voo de parasail, passeio de caiaque na lagoa, tour de quadriciclo, escuna turística e trilhas em buggy ou jipe.
5. Restaurantes – Onde comer em Praia do Forte

Como falei no início, a vida em Praia do Forte gira em torno da Alameda do Sol. Dia e noite, seus restaurantes e bares ficam lotados. Nos dias mais quentes, a fila é nas sorveterias. Tem lojas para todos os gostos, de artesanatos locais até grifes nacionais e internacionais.
Boa parte da vida noturna de Praia do Forte também é nessa rua, onde são montados palcos para shows, especialmente em feriados e meses de férias.
Para experimentar uma boa moqueca baiana, o Restaurante Bela Nordestina é a aposta mais certeira.
E pra combinar a gastronomia com a animação da Bahia, o Restaurante Café Made in Bahia é uma das melhores opções em Praia do Forte.
6. Roteiro de 4 dias e 3 noites em Praia do Forte
Como falei, recomendo dormir pelos menos 3 noites em Praia do Forte, para ter 2 dias inteiros, e ainda podem sobrar bons períodos nos dias de chegada e partida.
Dessa forma, recomendo este roteiro em Praia do Forte:
- Dia 1 – Chegada em Salvador e traslado para Praia do Forte. Caminhada no centrinho.
- Dia 2 – Manhã na Praia do Tivoli, tarde no Projeto Tamar, noite na Alameda do Sol
- Dia 3 – Manhã no Castelo Garcia D’Ávila, tarde na Praia do Lord*
- Dia 4 – Despedia da praia e retorno para embarque em Salvador.
* Para curtir as piscinas naturais da Praia do Lord, é melhor fazer a visita em horários de maré baixa. Acompanhe a tabela de marés da região.
7. Vale a pena visitar Praia do Forte?
Na minha opinião, vale muito a pena conhecer Praia do Forte. E digo isso inclusive comparando com outros destinos da Bahia e do Nordeste.
Por mais que não tenha praias tão bonitas quanto Porto Seguro, tampouco o charme praiano de Jericoacoara, Praia do Forte atrai os visitantes pelo conjunto da obra.
Pra começar, é um lugar muito fácil de chegar, perto do Aeroporto de Salvador e servida por excelentes estradas. Seu centrinho é seguro, organizado, fácil de caminhar e tem muitas opções gastronômicas.
E para as famílias com crianças, o Projeto Tamar e as praias com piscinas naturais são programações imperdíveis. Quando o assunto são os resorts, Praia do Forte se destaca ainda mais.
Resumindo, recomendo para todos os públicos, principalmente casais e famílias com crianças.
Continue planejando sua viagem à Praia do Forte
Aqui no Buenas Dicas tem as mais completas dicas de Praia do Forte. Desde transporte a hospedagem e praias, temos vários guias que vão facilitar seu planejamento de viagem. Veja também:
- Quando ir para Praia do Forte: clima e melhor época
- Onde se hospedar em Praia do Forte: melhores hotéis e lugares
- Tudo sobre o resort all-inclusive Iberostar Bahia
- Visita ao Projeto Tamar
- As 5 praias de Praia do Forte
- Dicas de pousadas em Praia do Forte
- Observação de baleias em Praia do Forte
- De Salvador até Praia do Forte: estrada, carro e transfer
Créditos: artigo escrito integralmente por mim, sem patrocínio, com base em minhas viagens para Praia do Forte, na Bahia. Utilizamos apenas imagens do acervo do blog buenasdicas.com, com direitos autorais protegidos por lei.

Nivaldo, boa noite! Senti falta de Itacaré, Barra Grande, Boipeba, Morro de São Paulo… Inclui, vai!!! #ficaadica
Gostaria de uma sugestão. Tenho 2 opções:
– 5 dias inteiros em Praia do Forte (6 noites) e 1 dia e meio em Salvador (2 noites)
Ou
– 4 dias inteiros em Praia do Forte ( 5 noites) e 2 dias e meio em Salvador ( 3 noites)
Irei com criança de 10 anos, nao conheço nenhum dos dois, mas ouvi dizer q em 1 dia se conhece Salvador. Fiquei na duvida qual das opções acima será mais vantajosa.
Será muito tempo na Praia do Forte 6 noites ?