10 praias MARAVILHOSAS na Bahia para se apaixonar ❤️

Com 932 quilômetros de extensão, o litoral da Bahia é o maior do Brasil, repleto de praias lindas, famosas e outras praticamente selvagens. Mas afinal, quais são as melhores praias da Bahia? Onde estão as praias mais bonitas e aquelas com melhor infraestrutura?

Esse ranking de melhores praias da Bahia nasceu de experiências pessoais e opiniões de milhares de viajantes que votaram em grandes sites de turismo, como Local Guides e Tripadvisor.  Tem praias de norte o sul do estado, com fotos e dicas sobre cada uma.

Critérios para selecionar as melhores praias da Bahia

  • Não basta ser bonita. É preciso ter acesso no mínimo razoável. Afinal a Bahia tem milhares de praias e muitas delas são praticamente selvagens. Essa lista tem apenas praias famosas ou minimamente conhecidas.
  • Praias próprias para banho. Não adianta uma praia ser linda e com ótima infraestrutura, se a água é suja. Nessa lista, não incluímos praias frequentemente classificadas como impróprias. De qualquer forma, antes de viajar, confira os índices de balneabilidade.
  • Opiniões positivas. Além de termos percorrido o litoral baiano, também estamos de olho em grandes sites de turismo e nas experiências de outros viajantes. E aqui estão somente praias bem avaliadas.

Melhores praias da Bahia para conhecer e se apaixonar ❤️

Nesse ranking com as 10 melhores praias da Bahia, estão representantes dos principais municípios e vilarejos baianos, como Salvador, Itacaré, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Praia do Forte e Ilhéus. São elas:

1. Praia de Ponta do Corumbau – Prado

(Costa do Descobrimento)

Águas mornas, limpas e num  tom de azul que faz inveja a muitas praias no Caribe . O mar é quase sempre calmo. Na faixa de areia estão tendas de bares e restaurantes, que oferecem comidas típicas, internet wifi e um pouco de conforto nesse trecho do litoral baiano, que até pouco tempo atrás era praticamente desconhecido. Fica perto de Caraíva, de onde saem passeios diários de buggy.


2. Praia da Barra da Caraíva – Caraíva, Porto Seguro

(Costa do Descobrimento)

Ela é um dos maiores charmes de Caraíva, vilarejo de Porto Seguro. Uma praia dupla, já que de um lado está o mar de ondas fortes e do outro as águas calmas do Rio Caraíva. Tem alguns quiosques na areia e cadeiras voltadas para ambos os lados. Fica a menos de 10 minutos de caminhada do centrinho de Caraíva. E o pôr-do-sol no rio é um dos mais espetaculares da Bahia.


3. Praia dos Coqueiros – Trancoso, Porto Seguro

(Costa do Descobrimento)

Na vila de Trancoso, em Porto Seguro, estão algumas das praias mais bonitas da Bahia. Considero a Praia dos Coqueiros a melhor da região, pois além de linda, tem fácil acesso e grandes barracas de praia, o que facilita a vida de quem viaja com crianças ou simplesmente gosta do conforto de ter um cardápio completo e banheiros por perto. Além da possibilidade de alugar equipamentos ou fazer aulas de surf ou SUP.


4. Praia de Itacarezinho – Itacaré

(Costa do Cacau)

Afastada do centro de Itacaré, a Praia de Itacarezinho é extensa, com mais de 4 km de uma ponta a outra, e praticamente selvagem. Mas sua ponta norte tem estrutura razoável, com duas barracas de praia e estacionamento. De ondas fortes, é muito frequentada por surfistas. [Parada perfeita para quem faz a viagem de carro entre Ilhéus e Itacaré.

Descubra quais são as praias de Itacaré e qual delas mais combina com você.


5. Praia do Porto de Baixo – Praia do Forte, Mata de São João

(Costa dos Coqueiros)

Também conhecida como Praia do Tivoli, por ficar em frente ao luxuoso resort, está num dos poucos trechos sem arrecifes rasos na região central de Praia do Forte. Mar calmo, de onde saem passeios para observação de baleias. Ali está o famoso Point do Folha, espécie de micro-quiosque a céu aberto onde são servidos drinks e peixes frescos.


6. Praia do Rio da Barra – Trancoso, Porto Seguro

(Costa do Descobrimento)

Considerada uma das praias mais bonitas de Trancoso, fica ao lado da também famosa praia de Taípe. Tem esse nome pois fica na foz do Rio da Barra, que chega ao mar formando belas piscinas naturais. É mais frequentada pelos hóspedes dos resorts de luxo pé na areia.


7. Praia do Mucugê – Arraial d’Ajuda, Porto Seguro

(Costa do Descobrimento)

Entre as melhores praias de Arraial d’Ajuda, fica complicado não escolher a Mucugê. Apesar de ser quase sempre lotada, ela fica perto do centrinho do vilarejo e tem a melhor infraestrutura na areia. E se quiser um pouco de traquilidade, basta andar para qualquer um dos lados, onde estão vizinhas famosas como a Praia do Parracho e a Praia dos Pescadores.


8. Praia do Farol da Barra – Salvador

(Baía de Todos os Santos)

Apontada por membros do Tripadvisor como a melhor praia urbana de Salvador, ela não poderia ficar de fora das melhores praias da Bahia. Fica no bairro da Barra. Devido aos arrecifes, tem o mar relativamente calmo. Além de ser relativamente limpa, considerando que está numa das maiores metrópoles do Brasil. Na sua extremidade está o Farol da Barra. No Largo do Farol da Barra (foto acima) acontece a maior concentração do Circuito Barra-Ondina do Carnaval de Salvador.


9. Praia Ponta do Mutá – Barra Grande, Península de Maraú

(Costa do Dendê)

Fica perto do centrinho de Barra Grande e oferece um espetáculo raro no Brasil: o pôr-do-sol no mar. De areias claras e mar geralmente tranquilo, é muito frequentada pelas famílias que curtem férias na Península de Maraú. O acesso é fácil, tem barracas de praia onde servem comidas típicas e algumas pousadas pé na areia.


10. Praia do Espelho – Porto Seguro

(Costa do Descobrimento)

No município de Porto Seguro e perto de Caraíva, a Praia do Espelho já foi eleita uma das mais bonitas do Brasil. E sem dúvidas é uma das melhores praias da Bahia. De mar calmo e águas quase mornas, tem a Mata Atlântica ao fundo e bons restaurantes na areia. Numa caminhada curta, dá pra atravessar a falésia e curtir a tranquilidade da Praia dos Amores.


Mapa com as melhores praias da Bahia

Vaja a localização exata de cada praia no mapa e comece a planejar seu roteiro para as mais famosas e principais praias da Bahia.


Mais praias na Bahia que você precisa conhecer

Se você gosta de praia, tem mais centenas de refúgios para explorar no imenso litoral Baiano. Aqui vão mais 5 lindas praias, que completam uma lista de 15 melhores praias da Bahia.

  • Península de Maraú – Praia de Taipu de Fora
  • Salvador – Praia do Porto da Barra
  • Itacaré – Praia Jeribucaçu
  • Praia do Forte – Praia do Lorde
  • Moreré Praia de – Moreré

Créditos das fotos de praias na Bahia: a foto da Praia do Mutá, em Barra Grande, é de Márcio Filho MTUR. As outras imagens são de nosso arquivo pessoal e de bancos de imagens gratuitas.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *