Roteiro de 3 ou 4 dias em Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda está perto de algumas das praias mais bonitas de Bahia. E tem outros passeios e atividades possíveis, além de um simpático centro histórico e gastronômico. Num roteiro de 3 dias inteiros dá pra conhecer os principais lugares. Adicione mais um dia se quiser curtir mais as praias sem hora pra ir embora.

Para saber sobre segurança, transporte, praias e outras informações, veja as dicas de Arraial d’Ajuda. Aqui, o foco é entender onde ir e como aproveitar melhor o roteiro de 3 dias, adaptável também para 4 dias.

Roteiro em Arraial d’Ajuda, Bahia

Confira a seguir o que fazer num roteiro de 3 dias em Arraial d’Ajuda, organizando os passeios, praias e atividades da melhor forma possível.

Como otimizar seu roteiro de 3 dias em Arraial d’Ajuda

  • São 3 dias inteiros. O dia da chegada use para descansar e fazer atividades próximas, sem ficar batendo ponto em atrações. No dia da partida, vá nos lugares que mais gostou.
  • Não chegue sem ter pousada reservada. O preço de balcão costuma ser mais alto e tem chance de não encontrar vaga. O guia Onde ficar em Arraial d’Ajuda explica bem as localizações.
  • Evite fazer atividades desnecessárias. Pesquise bem para saber o que é cilada. Por exemplo, esse passeio que fiz para Coroa Alta foi uma grande armadilha que me fez perder dinheiro e um dia inteiro.

Dia 1 – Praias e centro de Arraial

Curta as praias locais. Descendo a pé do centro de Arraial, está a Praia do Mucugê. Ela tem a maior estrutura da região. Pode escolher uma barraca e passar o dia petiscando ou fazendo atividades, pois ali tem muitos equipamentos para alugar, como pranchas para SUP. Ou pode caminhar até outras praias.

À direita da Praia do Mucugê está a Praia do Parracho, que tem menor número de bares e de gente. Ande mais e chegue até a Praia da Pitinga. Se gosta de trilhas na areia, dá pra chegar andando até a Praia de Taípe, considerada a mais bonita de Arraial, rodeada de falésias. Lembre-se de checar as condições das marés, pois na maré alta a faixa de areia desaparece e pode não ser possível cruzar alguns trechos.

No fim da tarde, pode ir para o centro de Arraial. Por volta de 19h já vai encontrar muitos restaurantes abertos. Assim como lojas, bares e agências de turismo. Recomendei algumas agências de turismo em Arraial d’Ajuda. Dependendo da temporada e do dia da semana, até umas 21h vai encontrar agências abertas. Importante saber que certos passeios acontecem apenas alguns dias por semana, o que também depende da época do ano.

Para jantar, recomendo o Restaurante Paulo Pescador (mapa), de cozinha regional e pratos bem servidos. Fora ele, são poucas opções de restaurantes legitimamente baianos, que se perdem entre dezenas de pizzarias e lanchonentes.

Dia 2 – Trancoso e opção de noite em Porto Seguro

No segundo dia de roteiro, a dica é fazer um passeio para Trancoso. Cada agência vende um pacote diferente. Recomendo comprar um que inclua o dia na Praia dos Coqueiros, de mar tranquilo e mais opções de barracas, e depois passe pelo Quadrado de Trancoso. Afinal, não tem graça nenhuma ir e não ver o famoso Quadrado com a Igrejinha e as casinhas coloridas, com aquela vista inesquecível para as praias. No fim da tarde você já estará de volta em Arraial d’Ajuda.

Claro que você também pode ir de carro para Trancoso. Nesse caso, terá mais mobilidade para conhecer praias menos lotadas. Listei todas no post Melhores Praias de Trancoso. Ou você pode ir de táxi ou em transporte público, mas, sinceramente, o custo-benefício dessas alternativas é péssimo.

À noite, se tiver alguma curiosidade sobre a noite em Porto Seguro e o agito na Passarela do Álcool, pode atravessar a balsa, que funciona 24 horas. Ela parte em média a cada meia-hora e a travessia dura cerca de 10 minutos. Ou pode curtir a noite mais charmosa em Arraial d’Ajuda, como ao redor da pracinha onde estão restaurantes animados como o Armazém Santo Antônio, que tem sua agenda de forrós e outros eventos.

Dia 3 – Praia do Espelho, a melhor do roteiro

Dia de conhecer a Praia do Espelho. Sabe porque deixar essa praia para o última dia? Para não se decepcionar com as outras.

Considerada uma das mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho tem mar calmo, águas mornas e ótimos restaurantes na orla. Mesmo lotada na alta temporada, ela tem uma clima mais tranquilo do que Arraial e Trancoso.

Se estiver de carro, vá o mais cedo possível. Assim você evita o trânsito empoeirado nas estradas de terra e tem calma para curtir a região, com suas falésias, piscinas naturais e praias vizinhas, como a Praia dos Amores.

Também pode ir com agência de turismo. O passeio custa em média R$ 70 por pessoa. O tempo de permanência varia de acordo com a agência escolhida.

E Caraíva, não vale a pena incluir no roteiro?

Praia do Rio Caraíva

Claro que é possível colocar Caraíva no roteiro. Pode até ser sua opção de passeio caso faça o roteiro de 4 dias. Pode fazer bate e volta de carro ou ir com agência de turismo. Também pode ir e voltar de van, mas vai ter que ficar bem atento aos horários. Expliquei mais sobre isso no post como chegar em Caraíva.

Ou pode fazer um “combo”. Inclusive algumas agências oferecem um passeio que passa por Espelho e Caraíva no mesmo dia. Disse “passa” porque o roteiro fica tão corrido que não dá tempo de curtir direito lugar nenhum. Se estiver de carro, pode ficar onde gostar mais.

Mas Caraíva, sinceramente, merece um roteiro só pra ela. Vá em Caraíva para dormir pelo menos 3 noites. Assim poderá curtir com calma o centrinho rústico, a Barra de Caraíva e ainda fazer passeios que partem de lá, como para a linda Ponta do Corumbau.

Então, se estiver pensando em passar mais de 4 dias em Arraial d’Ajuda, remaneje algumas noites para Caraíva. Mas se quiser curtir as praias com tranquilidade, passe o último dia em Arraial mesmo.

Veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Oi Nivaldo!

    Obrigada pelas suas dicas! Gostei da sugestão de Santo André! Parece que é perto de Santa Cruz de Cabrália, não é? De repente, vale a pena ficar umas duas noites em Cabrália para poder ir a Santo André de balsa e conhecer o local. Vou viajar sozinha e estarei sem carro. Não estou achando lugar com preços atrativos para ficar em Santo André por isso talvez Cabrália seja uma boa opção para hospedar. Você conheceu Cabrália?

    Desde já agradeço pela sua atenção!

    1. Isso, Santo André fica logo depois de Cabrália. Pra chegar lá tem que pegar a balsa e depois um táxi até a região da praia principal.

      Olha…Cabrália ainda bem mal cuidada e não tem muito o que fazer por lá.

      Eu também fui sozinho e pra quem vai assim, recomendo duas base: Arraial d’Ajuda e Caraíva. Eu fiquei primeiro em Caraíva e depois em Arraial, mas me arrependi, porque, depois de Caraíva, qualquer praia fica sem graça. Pra não ter esse baque, recomendo ficar em Arraial primeiro. Indico o Hostel Novos Baianos, que é pertinho da praia, barato e tem um pessoal simpático.

      Depois vá ser ainda mais feliz em Caraíva. Fique lá a maior parte da viagem.

      Trancoso é linda, mas tem mais um clima de viagem de casal, então, se não tiver muito tempo, faça apenas um passeio pra lá ou durma no máximo uma ou duas noites. E deixe Santo André só para um passeio também, a partir de Arraial.

  2. Oi!!1 Adoro as suas dicas! Preciso de um roteiro de 12 dias nas Bahia (entrando e saindo por Porto Seguro). Na verdade, seriam 10 dias inteiros considerando que os dias de chegada e saída não estou computando. Você poderia me auxiliar por favor?

    Grande abraço.

    1. Olá, Ariadne.

      Bom, aqui no blog mesmo já tem praticamente tudo pronto. Além desse roteiro de 4 dias em Arraial, nas nossas dicas de Caraíva tem um roteiro para até 5 dias de viagem.

      Para completar sua viagem, passe também uma ou duas noites em Trancoso. Se preferir lugares mais tranquilos, vá também para Santo André, que fica pertinho de Porto Seguro.