Onde ficar em San Francisco: 5 melhores bairros e dicas de hotéis

É caro se hospedar em San Francisco? Muito! Mas vale a pena passar algumas noites na metrópole mais interessante da Califórnia. Confira agora nossas dicas de onde ficar em San Francisco e escolha seu hotel num dos melhores bairros.

Aliás, se estiver na dúvida entre Los Angeles ou San Francisco, ou mesmo Las Vegas ou San Francisco, vá para SF! A cidade é mais bonita e tem muito mais coisas legais pra fazer. Fique pelo menos 4 noites, para ter 3 dias inteiros de roteiro.

Saiba também onde NÃO ficar em São Francisco, pois apesar de rica e linda, a cidade tem áreas perigosas, que não recomendo para ninguém, muito menos para mulheres que viajam sozinhas.

São dicas bem sinceras, de quem morou em San Francisco e observou bastante os piores e os melhores lugares da cidade.

São Francisco é uma das cidades mais amadas da Califórnia. Situada na Bay Area, é famosa pelo Vale do Silício, onde estão empresas de tecnologia como Apple, Facebook, Google e Pixar. Elas não ficam em San Francisco exatamente, mas estão espalhadas ali por Palo Alto, Mountain View e San Bruno.

Onde ficar em San Francisco:

Golden Gate e São Francisco vistas da balsa para Alcatraz. Acesso fácil aos melhores passeios é uma das vantagens de ficar nos melhores bairros.

Os aluguéis de San Francisco estão entre os 20 mais caros do mundo. É comum se hospedar em lugares muito pequenos a preços elevados. Pra se ter uma ideia, é praticamente impossível achar uma hospedagem de um mês por menos de 1.500 USD. Já hotéis de 3 ou 4 estrelas nos melhores bairros custam a partir de 150 USD por dia.

Já aproveitou as ofertas da Black Friday do maior site de reservas do mundo? Acesse o site promocional do Booking.com e encontre hotéis com até 35% de desconto até 4 de dezembro.

Melhores bairros para se hospedar em San Francisco

Estes 5 bairros a seguir são os melhores de San Francisco para turistas, por serem lugares seguros, bem conectados ao transporte público, próximos a pontos turísticos e com boas opções de restaurantes. É onde dá pra fazer quase tudo a pé.

1. De Embarcadero a North Beach – O melhor lugar onde ficar em San Francisco

San Francisco Ferry Building, ponto turístico e importante central de transportes no bairro de Embarcadero

A máxima de “viu água, fique tranquilo” é válida também em alguns pontos de San Francisco. Toda orla  mais turística, passando por Embarcadero, North Beach e Fisherman Wharf  é super tranquila. É uma área sempre muito movimentada, de gente e de carros, e muito boa pra passeios de bike e caminhadas.

Dicas de hotéis no melhor lugar de São Francisco:

  • Numa área de North Beach rica em cafés e restaurantes, o San Remo Hotel tem ótimo custo-benefício.
  • Mas se quiser mais estilo, conforto e vista pro mar, vá para o Zephyr, que custa um pouco mais. Foto abaixo.
  • Dinheiro não é problema? Fique no Kimpton Alton, um hotel 4 estrelas muito bem localizado.

2. Presidio Park e Golden Gate – Bairros turísticos, mas menos lotados

Já pensou em se hospedar perto da Ponte Golden Gate?

Como disse no número 1, esses pontos estão sempre bem movimentados e são de uma tranquilidade e segurança sem igual. A média de preços é mais ou menos a mesma nessa região considerada melhor, então vale a pesquisa caso seu objetivo seja turistar.

Então, se você faz questão de um hotel perto da Ponte Golden Gate, essa é o melhor bairro onde ficar em San Francisco.

Dicas de hotéis bem localizados:

  • Do Infinity Hotel SF você pode caminhar até o Farol da Marina District, de onde se tem uma linda vista para a Ponte Golden Gate.
  • Já pensou em dormir num hotel com nome de vaca? Fique no bem avaliado Cow Hollow Inn.
  • O antigo, mas bem cuidado Chelsea Inn é mais barato e também muito bem localizado. Foto abaixo.

3. Haight Ashbury – O bairro hippie hipster de San Francisco

Pra começar, The Painted Ladies, um dos lugares mais visitados de San Francisco, fica nas imediações de Haight Ashbury.

É um dos bairros hippies, próximos à Golden Gate. Eu acho esse lugar incrível. É bem alternativo e ao mesmo tempo não me senti ameaçada em nenhum segundo. É onde estão os coffee shops em peso, muitas lojinhas de discos, livros e roupas.

Dicas de hotéis em Haight Ashbury:

  • O clássico Stanyan Park Hotel fica ao lado da grande área verde onde estão o Jardim Botânico de San Francisco e o Golden Gate Park, entre outros pontos turísticos. É um dos únicos hotéis no bairro.
  • Perto das famosas casas em estilo vitoriana The Painted Ladies, o Metro Hotel é bem localizado e cheio de estilo.

4. Mission – Onde ficar no bairro de negócios em San Francisco

O Mission District é onde estão concentrados boa parte dos escritórios da cidade. Por lá é possível caminhar tranquilamente e sem medo. Durante  a semana, a energia por lá é tipo de cidade grande em dia de trabalho. Pessoas engravatadas, aparentemente ocupadas. No final de semana essa região fica mais vazia durante o dia e rolam muitas baladinhas à noite.

Dicas de hotéis em Mission:

  • Nas pesquisas que fiz, a pousada Inn San Franciso se destacou por ter as melhores avaliações e o melhor custo-benefício do bairro.
  • Endereçado na própria Mission Street, o 1906 Mission é um simpático hotel 2 estrelas, com preços que podemos considerar baratos para San Francisco.

5. Castro – Onde ficar no histórico bairro gay de San Francisco

Castro é o bairro gay de San Francisco e é um dos lugares mais bem cuidados da cidade. As faixas de pedestre são arco-íris, as bandeiras gays estão por todos os cantos e é tudo muito limpo e organizado. Ao mesmo tempo, tem muita gente nua na rua, muita balada e muita liberdade de expressão. É possível ver gente despida com altíssima frequência nessas ruas. As redondezas da Coit Tower também são bem interessantes. Muita planta, proximidade com Little Italy.

Dicas de hotéis no Castro:

  • O The Hotel Castro é o único de fato dentro do Castro. Moderno, com decoração pop e bem avaliado.
  • Próxima ao castro, a excêntrica casa de temporada Bali Hai é bem equipada e acomoda até 4 pessoas.
O multicolorido Castro, histórico bairro gay de San Francisco. Ficou ainda mais famoso depois do filme Milk, que valeu o Oscar de Melhor Ator a Sean Penn

Onde NÃO se hospedar em San Francisco

Apesar de ser a cidade mais cara do estado mais rico do mundo, San Francisco também tem suas mazelas, como regiões feias e perigosas, grande número de moradores de rua e até assaltantes, coisa que muito brasileiro nem pensa que existe nos Estados Unidos. Listei abaixo as piores áreas da cidade.

6. China Town

Bom lugar pra passear e só. A região de China Town é desorganizado, as ruas são sujas e o ambiente em geral é agitado de um jeito ruim. Se for visitar, vá durante o dia. Eu particularmente não me hospedaria lá.

Bairro Chinês de São Francisco. Interessante nos filmes, séries e para fazer turismo. Ruim para se hospedar.

7. Tenderloin

Esse talvez seja o  pior lugar pra se hospedar em San Francisco . Essa área é conhecida como “Zumbilândia” por conta da quantidade absurda de mendigos na rua. Em geral, eles não costumam oferecer perigo real, porque não mexem com as pessoas que passam, mas é como em qualquer viaduto que a gente vê muita gente morando embaixo aqui no Brasil. Dá medo sim e não é legal andar só e à noite nesse ambiente, principalmente se você é mulher.

8. 4th Street

A rua toda em si não é perigosa, mas o  encontro dela com a Market Street eu aprendi a evitar , porque não teve nem uma vez sequer que passei e não vi alguma discussão entre os sem teto acontecendo. Muita gente drogada nas calçadas com muita frequência. Uma vez, 3 garotos tentaram tirar o celular da minha mão próximo a estação de metrô da Powell (sim, existem roubos na Califórnia.  Segurei firme e gritei “aqui é Brasil”  (brinks, mas foi quase isso).

9. As quebradas de Potrero Hill

Todo tempo que passei em SF, estive morando na Rhode Island Street, que é uma delícia e uma tranquilidade sem igual. Me sentia segura chegando tarde das aulas, pra caminhar sozinha e nunca me aconteceu nada que me fez pensar o contrário. Entretanto, ali pela  região de Potrero Street, mais próxima do parque, é um canto meio tenso . Ali tem uma galera morando na rua e não é muito legal andar sozinha nessas quebradas.

10. Dogpatch e Pier 80

Essa é uma das partes estranhas na qual é possível ver água, mas você não se sente muito seguro. É bem vazio e como era um centro de construção naval no passado, ainda tem um monte de armazéns. Apesar disso, ali pela 3rd Street você consegue curtir uns restaurantes, cafés e bares interessantes.

Onde ficar em San Francisco para estudar

Se vai ficar mais tempo em San Francisco, melhor buscar regiões mais baratas para morar. Uma alternativa bem legal pra quem pretende passar um longo período, é buscar se hospedar nas cidades nas proximidades, não exatamente em San Francisco.

Por exemplo Oakland, que é uma cidade mais simples (com uma galera mais sorridente que em San Francisco, inclusive).

Apesar de próximas, as cidades de Sausalito, Tiburon, Marin e San Rafael não são acessíveis de transporte público. E Uber em San Francisco é muito caro. Dessa forma, como indicou nossa leitora Karina, as cidades onde se chega pela BART (o metrô de SF) são estas:

  • Daily City
  • South San Francisco
  • Millbrae

Para algumas outras localidades, também pode se deslocar pelo Caltrain, o trem que circula em toda a península de São Francisco e até no famoso Vale do Silício.

“Homestay” em San Francisco

Pra quem tá indo só e pretende estudar, pode ver algum esquema pra ficar em casas de família, por site como esse Homestay. É muito comum esse modelo de estadia em San Francisco. A minha única questão a respeito disso é que é preciso ter sorte, porque vai que você fecha algo com uma família e chega lá o povo não é tão legal quanto você. Tem que ir com o coração aberto.

Particularidades de cada tipo de hospedagem em San Francisco

Dependendo do seu orçamento e tempo em San Francisco, além de necessidades pessoais, entenda qual tipo de hospedagem compensa mais pra você.

Hostel

Tem um bocado de albergue onde pode fechar pacotes de no máximo 14 dias. Vale a pena ficar uma temporada até se estabelecer melhor. Nas minhas experiências, achei os quartos individuais ou compartilhados bastante desconfortáveis. Tem que ter disposição. O valor não diferencia tanto de uma estadia em Airbnb. Outra vantagem é pra quem pensa em conhecer gente.

Airbnb

É possível encontrar quartos pra alugar por um preço em conta, mas é muito caro se for arcar com uma casa inteira durante um período longo.

Os valores são altíssimos e semelhantes aos dos hotéis, com a desvantagem de não terem facilidades como café da manhã e limpeza diária.

Pelas cidades da Bay Area você encontra casas bem legais com valores mais em conta. Mas, de modo geral, é mais barato alugar um quarto na casa de alguém.

Esse edifício pontiagudo é o Transamerica Pyramid, no Financial District de San Francisco

Quer economizar muito com hospedagem em San Francisco?

O bom de SF é que tem de tudo pra você se hospedar. Os caras experimentam muita coisa. Tem alguns co-workings que são albergues também, é um estilo co-living. E tem couch surfing pros mais dispostos.

Lembro inclusive que o Airbnb começou em San Francisco e tem sua sede na cidade. Apesar disso, tem vários problemas legais na cidade e muitos moradores tentam impedir o uso da plataforma na cidade, pois ela notadamente causa o encarecimento dos aluguéis e alguns transtornos de segurança. Tá pensando se vai usar Airbnb em San Francisco? Recomendo que veja os perigos do Airbnb e pergunte se tiver dúvidas.

Agora que já entendeu onde ficar em San Francisco, veja mais dicas para viajar na Califórnia:


Créditos: Powell St e Maket St por Bernard Spragg, Fischermans Wharf e Castro por Mike McBey e grafites no bairro Mission por Emile Lombard. Todas essas imagens possuem direitos autorais livres (CC). 

Explicamos tudo sobre a Black Friday do Booking em 2024. Leia e entenda como conseguir os melhores descontos de hotéis, carro e voos.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *