Califórnia

Onde ficar em San Francisco (5 melhores bairros e como economizar)

Dicas de onde se hospedar em San Francisco, por quem já morou na cidade. Saiba também onde NÃO ficar e como economizar.

Entenda onde ficar em San Francisco seja para fazer turismo, com dicas de hotéis nos melhores bairros, ou para estudar, com dicas de hospedagem com melhor custo-benefício em cidades próximas. E saiba também onde NÃO ficar, pois apesar de rica e linda,  San Francisco tem áreas perigosas.

São dicas bem sinceras, de quem morou em San Francisco e observou bastante os melhores e piores lugares da cidade. Importante dizer que não é barato se hospedar em San Francisco, que é a cidade mais cara da Califórnia e tem um dos mais altos custos de vida dos EUA.

Tópicos das nossas dicas de hospedagem em San Francisco, com recomendações de hotéis e bairros:

Golden Gate e São Francisco vistas da balsa para Alcatraz. Acesso fácil aos melhores passeios é uma das vantagens de ficar nos melhores bairros.

Sobre San Francisco

São Francisco é uma das cidades mais amadas do norte da Califórnia. Por estar situada na Bay Area, é famosa pelo Vale do Silício, localizado ao sul da baía de San Francisco, onde estão as mais cobiçadas empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Facebook, Google e Pixar. É bom ressaltar que elas não ficam em San Francisco exatamente, mas estão espalhadas ali por Palo Alto, Mountain View e San Bruno.

Tem um bocado de post maneiro aqui no Buenas Dicas recheados de dicas maravilhosas pra curtir os pontos turísticos.  Morei 6 meses em San Francisco . E como brasileira que já morou no Rio e em São Paulo, acho que soube usar minha habilidade de identificar cantos mais perigosos. Como passei a maior parte do tempo turistando sozinha,  segue a listinha de lugares que me senti mais e menos segura , que acho que apontam muito bem pra lugares bons de estadia.

Quanto custa se hospedar em San Francisco

É bom ter consciência que os aluguéis de San Francisco estão entre os 20 mais caros do mundo. É muito comum você se hospedar em lugares muito pequenos pagando muito. Pra se ter uma ideia, é praticamente impossível achar uma hospedagem de um mês por menos de $1.500 (faça aí os cálculos pro Real e entenda o absurdo). Já hotéis de 3 ou 4 estrelas nos melhores bairros custam a partir de R$ 500 por dia. Tendo isso em mente, vamos lá.

Melhores lugares para se hospedar em San Franciso

As regiões marcadas em verde, números de 1 a 5, são os melhores bairros de San Francisco. Lugares seguros, perto de pontos turísticos, restaurantes e onde dá pra fazer quase tudo a pé.

1. De Embarcadero a North Beach – Os bairros mais turísticos de San Francisco

A máxima de “viu água, fique tranquilo” é válida também em alguns pontos de San Francisco. Toda orla  mais turística, passando por Embarcadero, North Beach e Fisherman Wharf  é super tranquila. É uma área sempre muito movimentada, de gente e de carros, e muito boa pra passeios de bike e caminhadas.

Numa área de North Beach rica em cafés e restaurantes, o San Remo Hotel tem ótimo custo-benefício. Mas se quiser mais estilo, conforto e vista pro mar, vá para o Zephyr (e gaste um tanto mais).

San Francisco Ferry Building, ponto turístico e importante central de transportes no bairro de Embarcadero

2. Presidio Park e Golden Gate – Turísticos, mas menos lotados

Como disse no número 1, esses pontos estão sempre bem movimentados e são de uma tranquilidade e segurança sem igual. A média de preços é mais ou menos a mesma nessa região considerada melhor, então vale a pesquisa caso seu objetivo seja turistar.

Por exemplo, do Infinity Hotel SF você pode caminhar até o Farol da Marina District, de onde se tem uma linda vista para a Ponte Golden Gate.

Ponte Golden Gate, o principal ponto turístico de San Francisco. Vale a pena se hospedar perto dela.

3. Haight Ashbury – O bairro hippie hipster

É um dos bairros hippies, próximos à Golden Gate. Eu acho esse lugar incrível. É bem alternativo e ao mesmo tempo não me senti ameaçada em nenhum segundo. É onde estão os coffee shops em peso, muitas lojinhas de discos, livros, roupas.

O clássico Stanyn Park Hotel fica ao lado da grande área verde onde estão o Jardim Botânico de San Francisco e o Golden Gate Park, entre outros pontos turísticos. É um dos únicos hotéis no bairro.

4. Mission – Bairro de negócios

O Mission District é onde estão concentrados boa parte dos escritórios da cidade. Por lá é possível caminhar tranquilamente e sem medo. Durante  a semana, a energia por lá é tipo de cidade grande em dia de trabalho. Pessoas engravatadas, aparentemente ocupadas. No final de semana essa região fica mais vazia durante o dia e rolam muitas baladinhas à noite.

Também não tem muitos hotéis. Nas pesquisas que fiz, a pousada Inn San Franciso se destacou por ter as melhores avaliações e o melhor custo-benefício.

5. Castro – O histórico bairro gay

Castro é o bairro gay de San Francisco e é um dos lugares mais bem cuidados da cidade. As faixas de pedestre são arco-íris, as bandeiras gays estão por todos os cantos e é tudo muito limpo e organizado. Ao mesmo tempo, tem muita gente nua na rua, muita balada e muita liberdade de expressão. É possível ver gente despida com altíssima frequência nessas ruas. As redondezas da Coit Tower também são bem interessantes. Muita planta, proximidade com Little Italy.

São pouquíssimas opções e hotéis no Castro. Por outro lado, não faltam possibilidades de apartamentos de temporada, inclusive na região da movimentada Castro Street. Por exemplo, essa suíte super elogiada ou esse apartamento inteiro.

O multicolorido Castro, histórico bairro gay de San Francisco. Ficou ainda mais famoso depois do filme Milk, que valeu o Oscar de Melhor Ator a Sean Penn

Onde NÃO se hospedar em San Franciso

Apesar de ser a cidade mais cara do estado mais rico do mundo, San Francisco também tem suas mazelas, como regiões feias e perigosas, grande número de moradores de rua e até assaltantes, coisa que muito brasileiro nem pensa que existe nos Estados Unidos. Listei abaixo as piores áreas da cidade.

6. China Town

Bom lugar pra passear e só. A região de China Town é desorganizado, as ruas são sujas e o ambiente em geral é agitado de um jeito ruim. Se for visitar, vá durante o dia. Eu particularmente não me hospedaria lá.

Bairro Chinês de São Francisco. Interessante nos filmes, séries e para fazer turismo. Ruim para se hospedar.

7. Tenderloin

Esse talvez seja o  pior lugar pra se hospedar em San Francisco . Essa área é conhecida como “Zumbilândia” por conta da quantidade absurda de mendigos na rua. Em geral, eles não costumam oferecer perigo real, porque não mexem com as pessoas que passam, mas é como em qualquer viaduto que a gente vê muita gente morando embaixo aqui no Brasil. Dá medo sim e não é legal andar só e à noite nesse ambiente, principalmente se você é mulher.

8. 4th Street

A rua toda em si não é perigosa, mas o  encontro dela com a Market Street eu aprendi a evitar , porque não teve nem uma vez sequer que passei e não vi alguma discussão entre os sem teto acontecendo. Muita gente drogada nas calçadas com muita frequência. Uma vez, 3 garotos tentaram tirar o celular da minha mão próximo a estação de metrô da Powell (sim, existem roubos na Califórnia.  Segurei firme e gritei “aqui é Brasil”  (brinks, mas foi quase isso).

9. As quebradas de Potrero Hill

Todo tempo que passei em SF, estive morando na Rhode Island Street, que é uma delícia e uma tranquilidade sem igual. Me sentia segura chegando tarde das aulas, pra caminhar sozinha e nunca me aconteceu nada que me fez pensar o contrário. Entretanto, ali pela  região de Potrero Street, mais próxima do parque, é um canto meio tenso . Ali tem uma galera morando na rua e não é muito legal andar sozinha nessas quebradas.

10. Dogpatch e Pier 80

Essa é uma das partes estranhas na qual é possível ver água, mas você não se sente muito seguro. É bem vazio e como era um centro de construção naval no passado, ainda tem um monte de armazéns. Apesar disso, ali pela 3rd Street você consegue curtir uns restaurantes, cafés e bares interessantes.

Onde ficar se vai estudar em San Franciso

Se vai ficar mais tempo em San Francisco, melhor buscar regiões mais baratas para morar. Uma alternativa bem legal pra quem pretende passar um longo período, é buscar se hospedar nas cidades nas proximidades, não exatamente em San Francisco.

Por exemplo Oakland, que é uma cidade mais simples (com uma galera mais sorridente que em San Francisco, inclusive). Lá é possível alugar um quarto bem avaliado no Airbnb por menos de R$ 160 por dia.

Apesar de próximas, as cidades de Sausalito, Tiburon, Marin e San Rafael não são acessíveis de transporte público. E Uber em San Francisco é muito caro. Dessa forma, como indicou nossa leitora Karina, as cidades onde se chega pela BART (o metrô de SF) são estas:

  • Daily City
  • South San Francisco
  • Millbrae

Para algumas outras localidades, também pode se deslocar pelo Caltrain, o trem que circula em toda a península de São Francisco e até no famoso Vale do Silício.

“Homestay” em San Francisco

Pra quem tá indo só e pretende estudar, pode ver algum esquema pra ficar em casas de família, por site como esse Homestay. É muito comum esse modelo de estadia em San Francisco. A minha única questão a respeito disso é que é preciso ter sorte, porque vai que você fecha algo com uma família e chega lá o povo não é tão legal quanto você. Tem que ir com o coração aberto.

Particularidades de cada tipo de hospedagem em San Francisco

Dependendo do seu orçamento e tempo em San Francisco, além de necessidades pessoais, entenda qual tipo de hospedagem compensa mais pra você.

Hostel

Tem um bocado de albergue onde pode fechar pacotes de no máximo 14 dias. Vale a pena ficar uma temporada até se estabelecer melhor. Nas minhas experiências, achei os quartos individuais ou compartilhados bastante desconfortáveis. Tem que ter disposição. O valor não diferencia tanto de uma estadia em Airbnb. Outra vantagem é pra quem pensa em conhecer gente.

Airbnb

É possível encontrar quartos pra alugar por um preço em conta, mas é muito caro se for arcar com uma casa inteira durante período longo. Os valores são altíssimos e semelhantes aos dos hotéis. Pelas cidades da Bay Area você encontra casas maneiríssimas com valores mais em conta. Mas, de modo geral, é mais barato alugar um quarto na casa de alguém.

Esse edifício pontiagudo é o Transamerica Pyramid, no Financial District de San Francisco

Quer economizar muito com hospedagem em San Francisco?

O bom de SF é que tem de tudo pra você se hospedar. Os caras experimentam muita coisa. Tem alguns co-workings que são albergues também, é um estilo co-living. E tem couch surfing pros mais dispostos.

Lembro inclusive que o Airbnb começou em San Francisco e tem sua sede na cidade. Apesar disso, tem vários problemas legais na cidade e muitos moradores tentam impedir o uso da plataforma na cidade, pois ela notadamente causa o encarecimento dos aluguéis e alguns transtornos de segurança. Tá pensando se vai usar Airbnb em San Francisco? Recomendo que veja os perigos do Airbnb e pergunte se tiver dúvidas.

Agora que já entendeu onde ficar em San Francisco, veja também nossas outros guias pela Califórnia:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Pago de blogueirinha ripe, mas tô lançando a moda tilelê-geek. Sou designer de formação, peregrina por opção, cidadã do mundo de coração. Amo viver novas experiências, principalmente se forem mágicas e transformadoras.

Comentários