Planejamento de viagem

Os 5 principais riscos ao utilizar o Airbnb

Já usei muito o Airbnb e continuo usando. Mas é importante conhecer os riscos da plataforma e dicas para evitar problemas.
Pinterest LinkedIn Tumblr

Depois de ter mais uma reserva cancelada pelo anfitrião no Airbnb, resolvi escrever sobre os perigos de utilizar a plataforma. Um dos maiores sites de reservas de hospedagem do mundo, o Airbnb tem nos hóspedes o elo mais fraco. Por isso é importante tomar alguns cuidados.

Ainda não sabe direito o que é o Airbnb? Então antes veja mais sobre ele aqui no blog, como nessas dicas do Airbnb e nesse comparativo Airbnb ou Booking. Agora, os principais riscos e problemas comuns ao reservar e se hospedar pelo Airbnb.

1. Cancelamento na véspera da viagem

Nunca vi um hotel cancelar reserva. Mas isso acontece muito no Airbnb. Aconteceu hoje comigo. Reservei uma casa para o réveillon há cerca de 20 dias. Hoje, recebo uma mensagem da anfitriã dizendo que a família dela vai usar a casa na mesma data, cancelando a reserva. Agora, mais perto do feriado, tem menos casas disponíveis e os preços estão mais altos.

Isso é mais comum do que parece. Basta ler no comentários. Quase sempre tem uma resposta automática com a mensagem: “The host has cancelled this reservation X days before arrival. This is an automated posting”. E o hóspede não recebe nenhuma multa. Quando é o contrário, as políticas de cancelamento protegem o anfitrião, que em alguns casos pode receber o valor parcial ou integral da reserva após o cancelamento pelo hóspede.

2. Localização diferente do mapa

O mapa do Airbnb não mostra a localização exata do imóvel. A ideia é proteger o anfitrião, afinal muitos moram na casa em questão. Mas isso acaba prejudicando o hóspede, que só descobre o endereço real quando faz o pagamento e confirma a reserva. Além disso, não é raro que essa marcação esteja errada. Por isso, nunca reserve sem antes fez algumas perguntas para o proprietário.

3. Check-in exótico ou complicado

Nem sempre o anfitrião está lá para nos receber. Já precisei retirar a chave do imóvel que aluguei de um cofre na rua.  E com o porteiro do prédio vizinho. Pior é quando precisamos de uma senha pra entrar no prédio, e o anfitrião envia as instruções apenas no dia da chegada no imóvel.

Parece corriqueiro, mas pense que um dia de chegada, geralmente é um dia de voo e às vezes de desembarque num país diferente, em que o celular pode estar sem bateria e a internet pode não funcionar. E que o aplicativo do Airbnb é cheio de problemas e as mensagens não chegam a tempo. Por isso é importante estar preparado.

4. Anfitrião mala ou sem educação

Já imaginou pagar uma nota pela hospedagem e no fim se ver lavando o banheiro da casa, que outros hóspedes também usaram? Essa situação aconteceu em NY com uma das autoras aqui do blog. Apesar do imóvel cobrar uma taxa de limpeza e não ter nenhum aviso nas regras, a anfitriã não foi com a cara das hóspedes e passou a exigir delas a limpeza semanal dos banheiros.


 Sabia que seguro viagem é obrigatório em vários países? Compare preços na Real Seguros

Também não são raros casos de assédio, falta de educação e até agressões. Por isso, a dica é sempre ler todos os comentários e buscar imóveis com o selo “superhost” que é dado apenas aos anfitriões mais elogiados.

5. Sorria, você pode estar sendo filmado

Um dos maiores problemas que o Airbnb enfrenta é a curiosidade e perversão dos anfitriões. Muitos instalam câmeras escondidas nos quartos e imóveis alugados. Um site até elaborou dicas para encontrar câmeras escondidas no Airbnb. Pra você ver que isso é muito comum.

Duvida? Só buscando nas últimas notícias, vi casos de câmeras escondidas em Airbnb’s na China (aqui), em Portugal (aqui), no Canadá (aqui) e em São Paulo (aqui). Então, siga as dicas e se encontrar uma câmera, chame a polícia.

Mais dicas de hospedagem e sites de reservas

Antes de viajar, confira aqui no Buenas Dicas os artigos e guias mais completos e sinceros da internet. A gente já comparou os principais sites de reservas de hotéis pelo mundo, incluindo o próprio Airbnb. E também temos dicas para você economizar muito na viagem, seja com hospedagem ou outros itens importantes. Veja:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Touron Turismo: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários