San Francisco

Alcatraz: como é visitar o presídio mais famoso do mundo

"Vamos ali visitar uma antiga prisão?". Confesso que não é o estilo de passeio que eu toparia logo de cara. Onde já se viu passear em prisão? Em San Francisco, esse é um dos tours mais indicados para os turistas e resolvi embarcar.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Aqui vão todas as dicas para visitar Alcatraz, um dos principais pontos turísticos de San Francisco. Conheça a história e saiba como chegar e o que fazer nessa antiga prisão, com todas as informações, desde como chegar, preços de ingressos e horários para fazer o tour.


Resumo do passeio para Alcatraz

  • Preço do tour: 40 dólares (abril de 2019) incluindo transporte em balsa e ingresso
  • Onde comprar: no site oficial, no Pier 33 ou em sites de reservas, combinando com outras atividades.
  • Tempo de viagem: do Píer 33 em San Francisco até a ilha de Alcatraz: 15 minutos
  • Duração total: 2 horas e meia é o tempo médio do tour
  • Dias e horários de funcionamento: terça a quinta, com saídas entre 8:45 e 15:45

Um pouco da história de Alcatraz

Dá pra entender o encanto com o lugar, porque Alcatraz foi uma das prisões mais conhecidas do mundo, que abrigou gente cruel como Al Capone, Robert Franklin Stroud (conhecido como “Birdman de Alcatraz”), Arthur R. “Doc” Barker e mais um bonde da maldade de 1.545 criminosos.

Se quiser conhecer histórias de quando ela ainda funcionava como prisão, assista à Série Alcatraz (FOX, 2012) e ao filme Escape from Alcatraz, de 1979.

Alcatraz é uma ilha lindíssima que fica no meio da Baía de São Francisco. Lá pelos anos 1850 ela foi usada como base militar, e em 1934 foi inaugurada como Prisão Federal. Ficou nessa por 29 anos e abrigou os bandidos norte-americanos mais sinistros da época. A prisão tinha uma estrutura gigantesca e não era nada barata pra manter. Aí rolou uma fuga (a única bem-sucedida, mas que os caras desapareceram – dizem que devem ter se afogado) e os donos da prisão ficaram com medinho do perigo que é ter uma prisão tão próxima da cidade de São Francisco e decidiram fechá-la.

Quando a ilha foi desocupada, um grupo de americanos nativos, os american indians, resolveu invadir a ilha, porque acharam uma brecha na constituição americana que permitia a ocupação. Em 1976, eles foram expulsos e o complexo de Alcatraz se tornou um Marco Histórico Nacional. Só em 1993, o Serviço Nacional de Parques divulgou um projeto que permitiu a promoção turística da ilha. Foi a partir desse momento que as visitas dos turistas começaram a acontecer.

Como é o passeio para Alcatraz

Como é um dos tours mais famosos de San Francisco, é importante comprar com antecedência os ingressos e garantir o seu horário. O melhor jeito de fazer isso é pelo site oficial. Ou vá direto ao Pier 33 pra agendar (pra mesma hora não costuma ter disponível). O valor que paguei em abril de 2019 foi de 40 dólares. Caro, mas vale a pena.

Quando você chega ao Pier 33, vai perceber que tem umas plaquinhas com horários e filas correspondentes a cada uma se formando para pegar a balsa. Um funcionário vai validar o seu bilhete e você vai ganhar um carimbo na mão. Antes de entrar na balsa, vão tirar uma foto sua, e no final do passeio ela vai estar à venda (nada barato, acredite).

Balsa de San Francisco para a ilha de Alcatraz

A viagem do Píer 33 até a ilha é bem curta, dura cerca de uns 15 minutos. Se gostar de vento na cara, dá pra assistir o passeio do lado de fora da balsa. Dentro dela, tem um café bem básico, que vende bebidas, salgadinhos e doces. Tem cerveja também, mas o consumo só é permitido no percurso da volta.

Ao chegar na ilha você receberá algumas instruções de como caminhar por lá e, a mais importante, de onde buscar seu audio-guia. Tem em todas as línguas possíveis e imagináveis, inclusive português brasileiro. Você vai dar uma caminhadinha boa até a sala com os rádios, mas se tiver com idosos ou pessoas que precisam de assistência pra caminhar, tem um carro do Alcatraz Island que leva. É só pedir ajuda para algum funcionário, eles são bem solícitos.

Depois de buscar seu radinho, é muito importante que você preste atenção nas instruções dadas no áudio. Dessa forma, você vai passar por todos os cantos e saber de histórias muito sinistras (e outras nem tanto), ouvir depoimentos de presos, funcionários e de gente que viveu lá na época que era prisão. Vai ver as celas comuns, as solitárias, ver onde os presos comiam, onde se exercitavam e entender qual era a dinâmica diária das pessoas que ficavam na ilha. O áudio que guia o passeio tem um registro histórico muito maneiro.

Pra mim, o que mais chamou atenção foi o área externa. Alcatraz tem uma das maiores colônias de gaivota ocidental na costa norte da Califórnia. Você vai perceber que a quantidade de pássaros é fora do comum. Do lado de fora da prisão, você vai ter uma visão maravilhosa da Bay Bridge, de São Francisco e sentir aquele ventinho gostoso curtindo um visual incrível de muito verde em volta. É bem bonito! Esse é o lugar que vai render mais fotos. :)

Se quiser se aventurar e abandonar o áudio, sair andando sem destino pra tentar desbravar as áreas da prisão, você pode se perder. Mas caso se perca (eu fiz isso no final, rs),  tem funcionário da ilha em todos os cantos pra te ajudar.

O passeio inteiro, desde sair de San Francisco até a volta, dura mais ou menos umas 2 horas e meia. O percurso dentro de Alcatraz, sendo guiado, dura por volta de 1 hora. Depois de visitar as áreas do presídio, você pode assistir a um documentário que conta mais da história da prisão numa sala pequena e fazer compras em uma das 2 lojinhas com lembranças do passeio. Tem blusas, ímãs, copos e toda sorte de produto pega-turista. Os preços são um pouco salgados (mas que coisa turística que não é?).

Vale a pena conhecer Alcatraz?

Eu curti muito o passeio, mais pelas belezas naturais. Achei a energia meio pesada lá dentro da prisão e, à medida que fui ouvindo as histórias, me deu um aperto no coração em pensar como aquelas pessoas viviam. Sei que foram criminosos dos mais cruéis, mas quando entrei em uma das solitárias, me deu uma agonia bem grande em me imaginar vivendo naquele contexto. Ainda bem que dá pra respirar direitinho olhando pra paisagem externa e recuperar as energias. :)

Pesado, mas compensa. É um tour em San Francisco que realmente vale a pena fazer.

Horário de funcionamento do tour para Alcatraz

O tour do Alcatraz Island funciona de terça a sábado, das 8:45 às 15:45. Independente da hora que chega, você pode ficar lá quanto tempo quiser, no máximo até às 18:30, quando sai a última balsa da ilha pro Píer em San Francisco.

Alguma dúvida?

Se quiser saber mais detalhes e informações sobre como foi essa visita a Alcatraz, é só perguntar. Eu sempre leio os comentários e respondo o mais rápido possível.

Mais dicas de San Francisco e Califórnia:



Booking.com

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Pago de blogueirinha ripe, mas tô lançando a moda tilelê-geek. Sou designer de formação, peregrina por opção, cidadã do mundo de coração. Amo viver novas experiências, principalmente se forem mágicas e transformadoras.

Comentários