Litoral de São Paulo

Praias SP: 10 melhores praias do litoral de São Paulo

O litoral de São Paulo tem algumas das mais belas praias do Sudeste. Duvida? Então veja as dicas e fotos e prepare-se para pegar a estrada.

Com mais de 600 km de extensão, o litoral de São Paulo é o 5º maior do Brasil. E agora você vai descobrir quais são as melhores praias de São Paulo e qual delas combina com você.

A costa paulista é diversificada, com praias em características que vão de um extremo ao outro.

De praias sem ondas a praias ideais para o surf. De praias praias desertas a praias urbanas em grandes cidades. Tem um pouco de tudo.

Apresento a vocês nossa lista com 10 praias do estado de São Paulo, que, por diferentes motivos, merecem uma visita. Tem representantes do Litoral Norte, do Litoral Sul e da Baixada Santista.

Evite praias sujas
Antes de entrar na água, veja o Mapa de Limpeza das Praias SP e confira as condições de balneabilidade. Hoje, todas as praias abaixo estão próprias para banho. Mas pode ser diferente no dia da sua viagem.

10 melhores praias de São Paulo

Essa foi a primeira lista de praias do estado de São Paulo. Não possui o maior número de praias. Tampouco as fotos mais bonitas. Mas é a mais sincera, com dicas reais de quem viajou por SP e conheceu pessoalmente esse lindo litoral. Importante saber que não é um ranking. Cabe a você decidir qual praia de SP é melhor para você, sua família e sua próxima viagem.

Ordem a partir da praia mais distante até a mais próxima da cidade de São Paulo. Todas com a respectiva distância desde o centro da capital.

1. Praia da Laje – Cananéia, Ilha do Cardoso, Litoral Sul

  • Distância de São Paulo: 257 km / 3h30 de viagem até Cananéia + trajeto de barco
  • Horários e valores da balsa Cananéia/Ilha Comprida no site dh.sp.gov.br
  •  Melhor para quem gosta de praias desertas e trilhas 

praia da laje ilha do cardoso praias sp

Praia deserta, protegida por obstáculos naturais. Boa para quem gosta de trilhas, de pesca e de piscinas de águas naturais. A longa faixa de areia, de cerca de 5 km, é ideal para uma boa caminhada curtindo a natureza ao redor.

  • Como chegar: as estradas, trilhas e também algumas dicas de hospedagem estão no blog Chicken or Pasta, que fez um bate e volta até lá.
Pousadas perto da Praia da Laje

As pousadas mais próximas estão na vila da Praia de Marujá. O povoado de pescadores é pequeno, simpático e tem algumas pousadas, como a Pousada Ilha do Cardoso e o Recanto do Marujá.

Ou você pode ficar num lugar menos isolado, como no camping e pousada Nosso Chalé na Ilha, no sul da praia de Ilha Comprida.

2. Praia de Itamambuca – Ubatuba, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 239 km / 3h40 de viagem
  •  Praia eclética. Agrada de surfistas a famílias com crianças. 
  • Casal em viagem romântica ou Lua de Mel? Aqui fica o Itamambuca Resort.

Reconhecida como a melhor praia de São Paulo para o surf, Itamambuca recebe diversos campeonatos e etapas mundiais do esporte. Trilheiros também gostam da praia, rodeada de Mata Atlântica, cheia de aves, rios e cachoeiras. Nas areia, agitação de jovens, surfistas e tudo o que vai atrás deles.

O acesso de carro é fácil. Itamambuca é um bairro bem estruturado, e fica a apenas 14 km do Centro de Ubatuba.

Dicas de pousadas em Itamambuca

3. Praia Domingas Dias – Ubatuba, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 212 km / 3h de viagem
  •  Praia familiar, ideal para crianças. Águas rasas e calmas. 

domingas dias praias ubatuba

Também às margens da BR-101, só pode ser alcançada depois de uma rápida trilha, de cerca de 10 minutos. Mas a caminhada vale a pena. Numa cidade de lindas praias como Ubatuba, a Domingas Dias se destaca pela transparência de suas águas tranquilas, um bom lugar para a prática de esportes como SUP. Suba na prancha e garante lindas fotos no pôr do sol.

Pousadas indicadas em Ubatuba

4. Praia da Feiticeira – Ilhabela, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 206 km / 3h50 de viagem, incluindo travessia de balsa
  •  Dica: leve repelente! 

Não tem bares ou quiosques. É um lugar pra ouvir o som da natureza, caso não esteja lotada. Por ser uma praia curta, de apenas 250 metros de extensão, também não é comum a passagem de ambulantes.

O mar calmo atrai mergulhadores de flutuação. Apesar da aparência tranquila, a praia costuma “puxar” os banhistas, não sendo muito segura para ir com crianças.

A praia tem bonitas cachoeiras ao redor, inclusive uma cachoeira artificial que deságua no mar. Tem um bonito casarão colonial na sua extremidade esquerda. Dependendo da hora que chegar, pode estacionar perto e até curtir o dia sob a sombra de uma árvore.

Dicas de pousadas em Ilhabela

5. Praia de Baraqueçaba – São Sebastião, Litoral Norte

  •  Distância de São Paulo: 203 km / 3h15 de viagem 
  • Ideal para ir em família. Boa estrutura para hospedagem e com alguns quiosques.

baraqueçaba praias sp

Voltando de Ilhabela, parei só para olhar essa praia e acabei passando uma dia inteiro. Gostei tanto que preferi nem esticar até Guaecá, a vizinha famosa. Tem cerca de 1 km de extensão, areias escuras e mar de ondas suaves, bom para a prática de Stan Up Paddle (SUP) e para famílias com crianças.

Talvez por isso mesmo a faixa de areia seja dominada por famílias. A praia não tem grandes bares, mas algum quiosques itinerantes emprestam cadeiras e guarda-sol em troca de consumo.

Dicas de pousadas em Baraqueçaba
      • Pé na areia, o Pris Hotel é o melhor da praia. Tem uma boa área comum, incluindo piscina com vista pro mar.
      • Na ponta da praia, o Brisa do Mar Barê também é “dentro” da praia e tem quartos confortáveis.
      • A Villa dei Fiori oferece a melhor vista de toda a praia. O pôr-do-sol é espetacular.

6. Praia de Massaguaçu – Caraguatatuba, Litoral Norte

  •  Distância de São Paulo: 187 km / 2h50 de viagem 

Dia de sol na Praia da Massaguaçu | Foto da Prefeitura de Caraguá

Urbana, mas nem tanto. É uma praia de tombo, perigosa para banhistas, mas boa para pescadores e surfistas. Durante o ano acontecem campeonatos de pesca na praia. De fácil acesso, a estrada passa logo ao lado e tem uma vila de pescadores na extremidade. No horizonte, o charme é a vista para Ilhabela.

Dicas de pousadas na Praia de Massaguaçu, em Caraguatatuba

7. Praia de Maresias – São Sebastião, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 170 km / 2h40 de viagem
  •  Quer ver gente bonita? Essa é sua praia em SP. 

praia maresias sao paulo

Cheguei em Maresias achando que fosse uma cidade, mas descobri que é só um bairro descolado de São Sebastião. A praia, de areias claras e ondas fortes, é a queridinha dos surfistas da região e já sediou etapas de campeonatos mundiais de surfe.

A praia é extensa, com alguns poucos bares, que oferecem serviço de praia caro e eficiente.

Atmosfera jovem, tanto na praia quanto nas baladas que surgem ao redor. Vida noturna intensa. Na avenida beira-mar tem muitos restaurantes e opções para todos os orçamentos.

Onde ficar em Maresias
        • A melhor região da Maresias é onde fica o estiloso Maui Maresias, hotel butique a poucos passos da praia.
        • Nas nossas dicas de pousadas em Maresias, tem uma lista com as mais baratas que valem a hospedagem.

8. Praia da Riviera de São Lourenço – Bertioga, Litoral Norte

  • Distância de São Paulo: 127 km / 1h55 de viagem
  •  Praia praticamente privativa do condomínio. Região segura e monitorada. 

A praia da Riviera de São Lourenço é uma das minhas favoritas em São Paulo. Não por ser a mais bonita ou a mais tranquila. O mar é de ondas medianas, boas pra pegar jacaré.

O que faz a diferença aqui é a estrutura e a segurança: a praia ocupa a extensão de um bairro nobre, de mesmo nome, que cuida da limpeza, da estrutura ao redor e da segurança da praia. A praia não é particular, mas é quase como se fosse.

A praia não tem bares fixos. A maioria das pessoas fica nos guarda-sóis cedidos pelos respectivos flats. Cada um tem seu ponto na praia. Pra comer, você pode ir nos restaurantes luxuosos do bairro, no pequeno shopping e até no McDonalds. Ambulantes vendem espetinhos, milho e outros petiscos na praia. Por isso é boa para um bate e volta, desde que leve seu equipamento de praia.

Dicas de pousadas na Riviera
      • O Canto da Riviera é o ÚNICO do bairro. Oferece café da manhã, piscina e fica a poucos passos da praia.
      • Mas há muitos apartamentos de temporada, como o Largo dos Coqueiros e o San Sebastian, prédio com piscina no terraço e vista pro mar.

9. Prainha Branca – Guarujá, Baixada Santista

  • Distância de São Paulo: 107 km / 2h de viagem via Bertioga + travessia de barco
  •  Praia “roots”. Clima alternativo. Trilhas, natureza e gente jovem. 

praias sp prainha branca guaruja

A “Prainha Branca” foi uma das primeiras praias de São Paulo que eu conheci. Cansado da superlotação do Guarujá e daquele visual de praia urbana, pesquisei muito até encontrar uma praia mais natureza perto da capital, viável para um bate e volta.

Areias brancas, mar cristalino e uma longa faixa de areia. Na extremidade da praia, uma piscina natural é a sensação do lugar. Mesmo isolada naturalmente, a praia que sempre foi um reduto hiponga e de trilheiros, vem atraindo também a turma da farofa nos finais de semana de sol.

  • Como chegar: isolada na ponta da Ilha de Santo Amaro, a mesma onde fica o Guarujá, é possível ir de barco ou caminhando na trilha. Para mais detalhes de horários, preços do barco e também sobre a trilha, veja no site da praia.
Dicas de pousadas na Prainha Branca

Além de campings, existem algumas pousadas na praia. Atualmente, estas são as melhores:

Nenhuma delas está em sites de reservas, por isso os links apontam para sites oficiais e redes sociais, onde estão e-mail e telefones com Whatsapp para contato.

10. Praia de Pitangueiras – Guarujá, Baixada Santista

  • Distância de São Paulo: 88 km / 1h15 de viagem
  •  Eclética e quase sempre lotada. A melhor praia para um bate e volta, inclusive de ônibus. 

pitangueiras praia sp

Por ser uma das praias mais próximas de São Paulo, está longe de ser tranquila. Nos finais de semana de sol, a Praia de Pitangueiras fica lotada e é preciso disputar um lugar na areia. Mesmo assim, a correria é menor do que na imensa Praia de Enseada, logo ao lado.

Ideal para um bate e volta, a praia atrai todos os públicos e classes sociais. Sua orla tem um calçadão, que passa por restaurantes, feira de artesanatos e pelo Shopping La Plage. Pra comer com vista pro mar, indico o restaurante Tahiti, que tem uma boa moqueca (pra gastar muito) e pizzas (pra gastar pouco).

Dicas de pousadas e hotéis no Guarujá

Mapa de praias de São Paulo


Continua planejando sua viagem ao litoral de SP

Aqui no blog você encontra dicas completas, que são verdadeiros guias de viagem, para algumas das mais visitadas praias de São Paulo.

Então aproveite para organizar todos os detalhes da sua viagem, desde a melhor forma de transporte, até o que vale a pena incluir no seu roteiro.

E se tiver alguma dúvida, basta pergunta. Boa viagem!


Créditos das fotos: Favaro Jr (Baraqueçaba), André Jaconi (Pitangueiras), Rafael Chaves (Prainha Branca), Prefeitura de Caraguá (Massaguaçu), CH Machado (Itamambuca), Mathias (Domingas Dias)

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

27 Comments

  1. Olá Buenas Dicas, adorei a seleção de praias do litoral paulista. O Guarujá também possui várias outras praias lindas e com ótima infraestrutura.
    Quando estiver pela região, venha conhecer nossa pousada.

    • Nivaldo responder

      Olá! Alguma outra dica de Praia no Guarujá? Sempre é bom ter dicas de quem mora no local.

  2. Como esqueceu de Juqueí e praia Barra do Sahy? São lindas limpas e tranquilas ótimas pra descanso e levar crianças .

    • Nivaldo responder

      Oi Jéssica! Esqueci não, é que a concorrência é acirrada. Adoro Juqehy, sem dúvidas umas das melhores praias de SP pra famílias. Valeu pela dica!

  3. Amo todas as praias, uma das que gosto, praia das conchas e de São Pedro, no Guarujá, mas tem que chegar cedo. O número de veículos é limitado, e não tem quiosque, tem que levar tudo, cadeira, guarda sol, água, comida, caso queira ficar muito tempo. Vale a pena conhecer.

    • Denise Teixeira de Abreu responder

      As praias são boas, será que as pessoas não se preocupam com a saúde sem escrúpulo, não usando máscara, vai aumentar o covid e matar mais pessoas. Sr Dória e os prefeitos de cada cidade, tomem as providências adequadas

      • Rosimeire Oliveira Lima responder

        Amo Praia Grande, tenho casa na Praia da aviação, não sei se é bela, pq não conheço outra praia, mas praia pra mim, o que manda é a quantidade de gente, quanto mais gente melhor, e o que da pra perceber de uns anos pra cá, que parece que 70% de SP não conhece outro lugar, está cada vez mais cheia, gosto de lugar que tem gente, movimento, e isso lá não falta, a Praia Grande, tem que mudar o nome Praia Pequena, rsrs

  4. Me desculpe mas a Domingas dias o que tem de bonita tem de borrachudo…. Deus me livre… fui lá outro dia de manhã e a noite não conseguia nem sentar de tantas picadas de borrachudo que leve na bunda…. nunca mais volto lá…

    • Nivaldo responder

      Oi Maria. Obrigado pela informação. Borrachudo é terrível! Tem alguma dica de praia em SP que seja boa e sem mosquitos?

  5. Lagoa azul ,fica em Caraguá próximo a Massaguaçu. Show de beleza natureza e tranquilidade. Não deixem de visitar

  6. Praia Massaguaçu, muito bonita mas muito perigosa para banhistas. Recomendo a Prainha, onde fica a pedra do Jacaré em Caraguá. Quiosques com atendimento EXELENTE

    • buenasdicas responder

      Valeu pela dica de praia, Eberti! Já quero voltar em Caraguá pra conhecer a Prainha. Vai ajudar muito outros viajantes.

    • Wagner Vinhato responder

      Ao lado da Praia do Massaguaçu, depois do Rio Cocanha tem a Praia da Cocanha . Com a Ilha da Cocanha defronte e a Ilhabela ao fundo. Melhor praia do mundo!

    • VLADIMIR romano de Moraes responder

      Todas essa são muito lindas mesmo ….eu adoro tb Boraceia primeiro praia de são Sebastião sentido norte…. praia linda e bem familiar….e Juréia.. essa TB é um espetáculo

  7. LUIZ CARLOS SIPRIANO MACHADO responder

    Não sei como está agora, mas há alguns anos estivemos na praia de Trindade, próxima à divisa como o Rio de Janeiro, achamos um barato, praias tranquilas e natureza lindíssima.

  8. buenasdicas responder

    Quem tiver mais dicas de praias em São Paulo, pode mandar pra gente! Vai ser um prazer publicar. Se tiver foto, melhor ainda. Nesse caso, mande a foto da praia indicada pra buenasdicas@gmail.com

    Valeu! Nosso artigo Praias SP e todo mundo que busca boas praias no estado agradecem.

  9. Eu indico duas praias.
    Praia tranquila em Ilhabela é a praia do Curral. Afastada do centro e da “turma da farofa”rsrs. É curtinha, então ficam poucas pessoas por lá e o som do mar a poucos metros da gente é muito relaxante. Quando fui tinham 15 pessoas na praia toda. Tem 1 quiosque só, mas tem de tudo e atendem super bem.

    E existe em Caraguatatuba um lugar chamado Lagoa Azul. A única coisa que separa a lagoa do mar é um banco de areia. É praticamente uma piscina infinita rsrs. Quando fui só tinha eu e minha esposa pra curtir a lagoa todinha heheh lá não tem quiosque. Na vdd não tem nada, só a lagoa mesmo mas é super bonito.
    Ah!!! O mar só serve pra surfistas pq a praia é super íngrime e as águas “bravas”.

    Abração!

    • Adendo pras duas praias: eu estava em lua de mel. Era um fim de semana fora de época e não era feriado prolongado.

    • buenasdicas responder

      Valeu pela dica, Rafael, vai ajudar muita gente a se decidir.

      (Também gosto muito de praias mais vazias e evito a farofa, haha)

      • MARCO WILLIAM RODRIGUES NUNES responder

        olá boas notiçias muito bom essas matérias só não entendi pq vc não colocou a cidade de Peruibe pois e considerada umas das cidades com a melhor qualidade do ar do Brasil isso fora as praias tanto do centro como as praias da reserva da jureia que são muito limpas.

        • Nivaldo responder

          Obrigado pela dica Marco. Espero em breve criar no novo ranking de praias em SP e dessa vez incluir as dicas dos leitores.

  10. Suzi Sarmento responder

    A praia de baraqueçaba é muito boa pra quem gosta de praia calma. ❤️

Comentários