Trem de Orlando a Miami: como é viajar no Brightline

Em 2023 foi inaugurada a rota de trem rápido que liga Miami a Orlando em apenas 3h30, passando por Fort Lauderdale e West Palm Beach. Mas será que vale a pena fazer essa viagem?

Pra responder à pergunta e pegar todos os detalhes sobre o trem mais rápido da Flórida, eu fiz a viagem de ida e volta entre Orlando e Miami.

Confira a seguir tudo sobre o trem da empresa Brightline entre as duas cidades mais visitadas por brasileiros nos Estados Unidos.

Café no salão de espera da Brightline em Orlando.

Onde comprar e preços da passagem

O único canal oficial de vendas online é o site gobrightline.com, da própria cia responsável pela viagem, a Brightline.

  • A passagem custa hoje a partir de 44 dólares na tarifa smart, em classe econômica.
  • Para ir no vagão de primeira classe, os bilhetes custam em média a partir de 100 dólares.

Mas fique atento às promoções. Eu paguei 29 dólares na passagem, com a oferta do President Day. Também tem bons descontos na Black Friday e para quem viaja em grupos acima de três pessoas.

Pelo valor atual, a primeira classe não compensa. Apesar de oferecer alguns mimos, como cupom de desconto no Uber e petiscos, o vagão de “primeira classe” oferece o mesmo padrão de conforto.

Embarque e desembarque em Orlando e Miami

A estação da Brightline em Orlando funciona em anexo ao Terminal C do Aeroporto de Orlando (MCO).

O melhor jeito de ir até lá é de Uber. Da região dos parques da Disney, como o Magic Kingdom e o Epcot, são cerca de 40 km até a estação.

Já em Miami a estação é bem melhor localizada, estando no centro da cidade, a apenas 3 km do Terminal de Cruzeiros e a 8 km da praia de South Beach, em Miami Beach.

Dessa forma, fica mais fácil fazer essa viagem e ir conhecer Miami nos primeiros dias do seu roteiro na Flórida, caso chegue por Orlando. Afinal, a estação fica dentro do aeroporto.

Rota do trem de Orlando a Miami

O trem atualmente conecta Orlando a West Palm Beach, Boca Raton, Fort Lauderdale, Aventura e Miami Downtown.

Ainda não foram inauguradas as estações de Tampa e do Porto de Miami.

Em todos os horários disponíveis no site, a empresa informa que a viagem entre Orlando e Miami é direta. Isso significa que não é preciso fazer conexão, mas o trem faz paradas para embarque e desembarque nas cidades da rota, listadas acima.

Inclusive, na viagem de volta, notei que o trem foi lotado de Miami até Fort Lauderdale. No trecho mais longo da viagem, da costa até Orlando, não chegava a 50% da ocupação.

Dentro do trem da Brightline

De modo geral, gostei da estrutura do trem. Me decepcionei apenas com a vista. Não por causa das paisagens da Flórida, mas porque a empresa adesivou todas as janelas, acabando com uma das melhores coisas de viajar de trem, que é curtir o visual.

E comparando com viagens que fiz pela Amtrak, os trens da estatal americana são mais confortáveis, apesar de mais antigos.

  • O espaço entre as poltronas é bom, mas elas reclinam muito pouco. Todas têm USB.
  • Os banheiros são grandes, estavam limpos e ofereciam forro descartável para a privada.
  • Tem a opção de escolher assento com mesinha e tomada, bom para quem vai a trabalho.

Senti falta de um vagão cafeteria. Uma viagem de 3h30 merece um espaço para esticar as pernas e fazer um lanchinho. Mas oferecem apenas produtos industrializados, vendidos num carrinho como aqueles de avião. Por isso a dica: leve seu próprio lanche.

Velocidade e tempo de viagem

Antes de embarcar, li notícias de que o trem da Brightline alcançava até 320 km/h.

Talvez ele até tenha essa capacidade, mas durante minha viagem de Orlando a Miami, utilizei um aplicativo de velocímetro, muito eficaz, que detectou a velocidade máxima de 202 km/h.

Velocímetro com velocidade máxima do trem de Orlando a Miami.

E não espere viajar tão rápido o tempo todo. Ao cruzar a imensa Região Metropolitana do Sul da Flórida, o trem viajou um bom tempo a 120 km/h. Ele acelera apenas ao cruzar uma região menos movimentada, ao de Orlando.

Infelizmente, é possível que a velocidade seja reduzida no futuro, devido ao grande número de acidentes que vêm acontecendo, com motoristas que subestimam a velocidade do trem e têm seus carros atingidos nas travessias.

Vale a pena viajar de trem de Orlando a Miami?

Se for nesse trem rápido da Brightline, compensa sim. Afinal, ele faz a rota Orlando-Miami em apenas 3h30, com bom nível de conforto e preços acessíveis.

Enquanto isso, o trem da Amtrak faz o mesmo trecho em no máximo 5h10, custando um pouco menos, em média a partir de 43 dólares, e com muito menos saídas por dia.

Já uma viagem de ônibus entre Orlando e Miami tem duração aproximada de 4h30 e custa a partir de 60 dólares.

Galeria de fotos da nossa viagem de Orlando a Miami

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Já fiz essa viagem,tudo desse jeito que você disse.Adorei!Sem nenhum solavanco.