Onde ficar em Miami: melhores bairros, praias e hotéis

Nestas dicas de onde ficar em Miami, conheça em detalhes como são as diferentes áreas de Miami e Miami Beach, a ilha que concentra edifícios em Art Déco, galerias de arte e bons restaurantes.
Para quem viaja a primeira vez a Miami, é muito simples escolher onde se hospedar. Afinal, é preciso escolher um hotel perto da praia (que é linda) e dos principais pontos turísticos. Esse lugar é South Beach, em Miami Beach.
Também explicamos se vale a pena se hospedar em Mid-Beach, a praia dos resorts em Miami, no Centro de Miami ou na vibrante Little Havana.
Vai dormir em Miami apenas para embarcar num voo ou navio? Veja as dicas de hotéis perto do Aeroporto de Miami e do Miami Port, o terminal de cruzeiros.
Está na dúvida se vai mesmo para Miami? Então veja também onde se hospedar em Fort Lauderdale, cidade vizinha, de atmosfera mais familiar e praias mais tranquilas.

Onde ficar em Miami: melhores praias e bairros
Explicamos a seguir os melhores bairros para dormir em Miami, cada um com suas vantagens e desvantagens. Para uma primeira vez em Miami, recomendo especialmente South Beach, onde estão os principais pontos turísticos e o melhor ponto da praia.
Mas recomendo que você entenda também como são os demais bairros e regiões hoteleiras de Miami, para verificar se alguma delas combina com seu perfil de viajante.
Em cada bairro, listei hotéis bem localizados, em diferentes faixas de preço.
1. South Beach, o melhor lugar de Miami Beach
A região de South Beach é o melhor lugar de Miami Beach. É onde está praticamente tudo o que interessa ao turista de primeira viagem em Miami: o ponto mais famoso da praia, cenários de filmes, como Scarface, e a mansão do estilista Gianni Versace.


Ao se hospedar na Ocean Drive, emblemática avenida beira-mar, você fica a poucos passos de tudo isso, e também poderá ir andando até o Española Way, ruazinha charmosa repleta de restaurantes com mesas nas calçadas, e à Lincoln Road, passeio público onde estão grandes lojas e a galeria de arte do brasileiro Romero Britto.
- Testamos o Esmé Miami Beach ($$), que tem localização perfeita, a 5 minutos de caminhada da praia.
- O Viajero Hostels Miami ($) fica na famosa Collins Ave, paralela à Ocean Drive, a 3 minutos da praia, no coração de Miami Beach.

2. Mid-Beach, o segundo melhor lugar de Miami Beach
Também na ilha de Miami Beach, Mid-Beach é uma área mais moderna do que South Beach. O que isso significa? Menos predinhos em arquitetura Art-Déco, mais edifícios altos e sem personalidade.


Apesar de ter menos opções de lojas e restaurantes para ir andando, nessa região a praia é igualmente linda e um tanto menos movimentada.
Aqui estão excelentes resorts e hotéis quase pé na areia, separados da praia apenas por um calçadão com ciclovia.
- Já ficamos no Faena Miami Beach ($$$), bem em frente à praia e com uma piscina espetacular.
- À beira-mar, o The Palms ($$) é o hotel com melhor custo-benefício em Mid-Beach.
3. Downtown, o Centro de Miami
O Centro de Miami em nada lembra a cidade que estamos acostumados a assistir em filmes e séries. Nesse bairro bem menos turístico, estão arranha-céus espelhados, viadutos e uma atmosfera muito mais empresarial do que praiana.


Por isso mesmo, é um pouco mais barato se hospedar aqui do que em Miami Beach. E você estará cercado de cafés, restaurantes frequentados por locais e pertinho da Brightline Miami Station, de onde parte o trem que liga Miami a Orlando.
Mas não pense que será fácil frequentar a praia. Apesar de estar a apenas 7 km de Miami Beach, as pontes que levam à ilha costumam ter demorados engarrafamentos.
- O The Elser Hotel ($$) está pertinho da ponte que leva ao Terminal de Cruzeiros, e do Kaseya Center, estádio do Miami Heat e palco de grandes shows.
- Barato para a média de Miami, o Courtyard Downtown ($) fica perto de uma estação do metrô de Miami, na vizinhança com mais restaurantes no centro.
4. Little Havana, o bairro cubano de Miami
Gosta de mojitos, salsa e culinária caribenha? Então seu lugar em Miami é Little Havana, bairro que é um pedacinho de Cuba na Flórida.

Apesar da atmosfera cultural e de ser muito visitado durante o dia, o bairro fundado por imigrantes cubanos é conhecido por ter áreas perigosas, especialmente à noite. Então, prefira se hospedar nas imediação da Calle Ocho, rua repleta de bares e restaurantes, ou na divisa do bairro com o centro.
- Bom e barato, o Miami House ($) é um hostel bem avaliado, a poucos passos da Calle Ocho, no coração de Little Havana. Melhor escolha para viajantes solo.
- O Selina Miami River ($$) fica no limite de Little Havana com o Centro de Miami, em localização estratégica. Do outro lado da ponte está o The Wharf Miami, importante local de eventos a céu aberto.
5. Aeroporto de Miami
Está em Miami apenas para pegar um voo? O jeito mais confortável de esperar por sua conexão é num bom hotel no entorno do terminal, ou até mesmo dentro do aeroporto.

E mesmo que você se hospede nas imediações do aeroporto, não será difícil fazer um passeio a Miami Beach, afinal, a melhor praia de Miami está a apenas 25 minutos (sem trânsito) do aeroporto.
- O único hotel de fato DENTRO do Aeroporto de Miami (MIA) é o Miami International Airport Hotel ($$), localizado no Terminal Concourse E.
- Já o hotel com melhor custo-benefício da região é o Holiday Inn Express ($$), que ainda oferece transfer gratuito para os hóspedes.
Ainda não escolheu onde ficar em Miami?
Se mesmo com esse guia com os melhores bairros de Miami e dicas de hotéis bem localizados, inclusive na beira-mar, você ainda não conseguiu encontrar seu hotel em Miami, fale comigo pelos comentários abaixo.
Assim, de acordo com seu perfil, poderei ajudar você a encontrar um hotel dentro do seu orçamento, do jeito que você gosta.
Boa viagem!