Primeira vez na Europa: 7 cidades indispensáveis
Cada um tem seus sonhos e objetivos para uma primeira vez na Europa. Mas se você ainda está na dúvida, vou indicar aqui os melhores destinos, por diferentes razões, para uma primeira viagem ao velho continente.
São cidades selecionadas a dedo e que possuem atrações, culturas e atmosferas realmente acima da média. E além de tudo são lindas.
Prefere viajar de trem na Europa? Então tenho um roteiro perfeito pra você: 10 países em 20 dias na Europa, tudo de trem.
Cidades imperdíveis para uma primeira viagem à Europa
Você vai reparar que, para uma primeira vez na Europa, quase todos os destinos indicados são capitais.
Isso acontece por dois motivos: quando uma viagem envolve múltiplos países, capitais são mais fáceis e baratas para chegar de avião; E também porque as capitais concentram muitos pontos turísticos e alguns dos lugares mais famosos de cada país.
Outro critério importante: todos os destinos fazem parte do Espaço Schengen, que facilita a circulação de pessoas entre eles. Então, será necessário passar na imigração apenas na chegada e na saída da Europa.
1. Lisboa
- Moeda: Euro
- Fique no mínimo 4 noites
Capital europeia que mais recebe voos diretos do Brasil, Lisboa é a porta de entrada da Europa. Recomendo como o primeiro destino de uma primeira vez na Europa, pela facilidade do idioma, por ser fácil de se locomover e ter pontos turísticos que muitos sonham em conhecer.
Assista ao pôr do sol nos mirantes da Alfama, ande de bondinho elétrico na Baixa e curta uma noite de Fado no Bairro Alto.
E não deixe de visitar a distrito de Belém, onde estão as atrações monumentais da cidade, como o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos.
2. Amsterdam
- Moeda: Euro
- Fique no mínimo 4 noites
A capital da Holanda também recebe muitos voos diretos do Brasil. É um destino imperdível para a primeira vez na Europa, por ser um dos lugares mais peculiares do continente.
Cortada por canais navegáveis e ciclovias de trânsito intenso, Amsterdam também é conhecida pela legalização das drogas, da prostituição e por ter alguns dos melhores museus da Europa, com destaque para o Museu Van Gogh, dedicado ao artista holandês.
É a cidade mais cara desse roteiro, mas também é a terceira mais bonita, atrás apenas de Roma e Budapeste.
3. Berlim
- Moeda: Euro
- Fique no mínimo 3 noites
Riquíssima em história, a capital da Alemanha dominou os noticiários no século XX. Da Segunda Guerra Mundial à Guerra Fria, ela esteve no centro dos acontecimentos.
Por 29 anos, de 1961 a 1989, o Muro de Berlim dividiu a cidade e o mundo entre Capitalismo e Socialismo. E hoje suas ruínas podem ser visitadas, assim como igrejas com cicatrizes de bombas e abrigos subterrâneos.
Mas Berlim também é arte, com excelentes museus e grafites a céu aberto, gastronomia, com charmosos cafés e restaurantes tradicionais, e tem a vida noturna mais eclética da Europa.
4. Budapeste
- Moeda: Forint Húngaro
- Fique no mínimo 3 noites
Paris ou Budapeste? Pra mim, a escolha é óbvia. Vá para a cidade mais bonita, mais segura e mais barata, que logicamente é Budapeste.
A capital da Hungria é um destino que impressiona pela arquitetura monumental dos edifícios, como o Parlamento Húngaro, e pela sutileza dos detalhes, como nos telhados de azulejos coloridos das igrejas.
Às margens do Rio Danúbio, proporciona lindas vistas e passeios de barco. E pra entrar de vez no seu roteiro de viagem, Budapeste ainda é um destino termal, com históricos complexos de águas quentes, como a Termas Széchenyi, perfeitos para descansar depois de tanto andar.
5. Atenas
- Moeda: Euro
- Fique no mínimo 2 noites
Por que eu demorei tanto para conhecer Atenas? Espero que você não cometa esse erro. A capital da Grécia tem motivos de sobra para fazer parte da sua primeira vez na Europa.
Os motivos óbvios são suas atrações de grande importância histórica, especialmente a Acrópole, templo para a Deusa Atenas, construído em 450 a.C, e que ainda hoje domina o horizonte da cidade.
Mas Atenas também conquista os viajantes por ser um dos destinos mais baratos da Europa e por ter a melhor comida do continente (sim, a comida grega é melhor do que a italiana).
E se tiver tempo, vá conhecer alguma das famosas ilhas gregas, como Santorini, Mykonos e Creta, além das praias da própria Atenas.
6. Nápoles
- Moeda: Euro
- Fique no mínimo 2 noites
Veneza é mais bonita, Verona é mais romântica, Florença é mais elegante. Mas nenhuma outra cidade italiana têm a atmosfera de Nápoles, muitos menos comidas tão gostosas.
Nápoles é o coração da verdadeira Itália. Suas pizzas são as melhores do mundo. Suas ruas, embora caóticas, são um verdadeiro passeio pela Idade Média. E Nápoles tem castelos, como o impressionante Castelo do Ovo, e uma vista cinematográfica para o Vulcão Vesúvio.
Um bom roteiro em Nápoles também deve incluir um dia em Pompeia e um bate e volta à Ilha de Capri, ambos destinos muito próximos.
7. Roma
- Moeda: Euro
- Fique no mínimo 4 noites
Já falei isso aqui no blog e repito: visite Roma por último. Pois, depois de conhecer a capital italiana e berço do Império Romano, tudo vai parecer pequeno e sem graça.
Andar em Roma é se surpreender a cada esquina. Passe pelas Piazzas de Roma, pelas Fontes de Roma e visite o interior do Coliseu, antiga arena de gladiadores.
E ainda tem o Vaticano, as pizzarias, o Rio Tibre, o charme do Trastevere e sítios arqueológicos espalhados por toda a cidade. Logicamente, a comida é maravilhosa.
Sentiu falta de algum destino?
Claro que você pode acrescentar as cidades e o país que quiser no roteiro, afinal é a sua primeira vez na Europa, e é você quem manda.
Mas fiz essa lista de acordo com meus erros e acertos, considerando um grande número de cidades que conheci em diferentes viagens à Europa.
- Por exemplo, Barcelona e Veneza. São cidades lindas, embora eu não as considere tão essenciais para uma primeira viagem. E vêm sofrendo com o turismo massivo.
- O mesmo vale para Londres, com uma desvantagem extra: é preciso enfrentar fila de imigração para entrar e sair da Inglaterra, pois o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen.
- Tem muitos dias na Europa? Considere incluir este Roteiro por Berlim, Praga, Viena, Bratislava e Budapeste, perfeito para fazer de trem.
Desejo a você uma excelente primeira viagem à Europa. Espero que você goste tanto, que queira voltar muitas e muitas vezes.
Créditos: o texto foi escrito integralmente por mim, baseado em minhas diferentes experiências de viagem à Europa, incluindo todos os destinos citados. As fotos são, em maioria, parte do acervo do blog e têm direitos autorais protegidos por lei. As excessões são imagens com direitos autorais gratuitos.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.