Cheguei em Amsterdam dois dias antes do Koningsdag, o Dia do Rei, sem fazer ideia do que era aquilo. A cidade estava lotada, os hotéis bem mais caros do que o normal e palcos sendo montados por toda a cidade. E agora vou compartilhar algumas dicas e fotos da festa mais louca da Holanda.

É como se fosse um grande carnaval. Mas, em vez de samba, toca techno, afinal os holandeses são apaixonados pelos seus DJs. Em vez de fantasias purpurinadas, fantasias laranja. Aliás, tudo é laranja. Fantasias, perucas, roupas, tênis, colãs. É incrível a quantidade de coisas laranja que os holandeses guardam em casa. Mas você não precisa levar fantasia na mala, pois o comércio vai à loucura com as vendas de acessórios pra festa.

Quando é o Dia do Rei na Holanda

Se eu tivesse planejado, não teria dado tão certo. Porque a data da festa muda a cada rei e não pode ser aos domingos. Desde 2014, o Dia do Rei acontece no dia 27 de abril, aniversário do atual rei Willem-Alexander. Se esse dia cair num domingo, a festa rola no sábado, ou seja, dia 26 de abril.

Onde acontece a festa

Festa do Dia do Rei em Amsterdam. Laranja é pouco.

No país inteiro. O Koningsdag é o feriado mais importante do ano na Holanda. Tem festas em todas as vilas e cidades, mas é em Amsterdam que a coisa ferve. Os palcos são montados em toda a cidade. As principais concentrações de gente que eu reparei foram no Vondelpark e no Museumplein.

O centro da cidade também fica lotado. Os bares do De Wallen, os canais, os becos, o Jordaan, ao redor da Centraal Sations. Tudo fica muito louco.

Além dos bares e palcos principais, cada praça e cada pequeno parque da cidade entra na festa. Bares itinerantes são montados por todos os lados, então não é difícil achar cerveja pra comprar, e os preços são justos. Eles querem é vem todo mundo bêbado.

Maconha, a rainha da festa

Se no Carnaval brasileiro fica quase todo mundo bêbado, em Amsterdam estava quase todo mundo drogado. Fiz vários vídeos mostrando o pessoal bem louco, que não vou mostrar aqui para não queimar o filme de ninguém. Afinal era dia de festa.

Os famosos Coffeeshops de Amsterdam passam o dia abertos e o fluxo de gente é bem maior do que o normal. O consumo de baseados, bolos de maconha, cookies de maconha e toda a infinidade de quitandas batizadas vai às alturas.

Até o cachorro fica louco no Dia do Rei

E não é só de maconha e cerveja que vive o Koningsdag. Muita gente vai além do permitido, e não é difícil reparar em efeitos diferentes pelas ruas, característicos de quem consumiu LSD, Ectasy e outras drogas que não são exatamente permitidas no Holanda. Então, se você pensa em comprar, levar ou usar essas e outras drogas em Amsterdam, é melhor ler estas dicas do tio Ducs Amsterdam.

Mercado das Pulgas em toda a Holanda

Durante o Koningsdag, quem está sóbrio (ou não) vende coisas usadas na porta de casa ou nos parques de Amsterdam e por todo o país. De televisão usada e instrumentos musicais a relógios de ouro, dá pra encontrar de tudo à venda.

Onde comer durante o Dia do Rei

Já pensou em ver uma noiva drogada comendo cachorro quente ao lado do lixo? Só no Koningsdag, a festa mais louca de Amsterdam.

A maioria dos restaurantes de Amsterdam fecha as portas, afinal todo mundo quer sair bem louco na rua. Mas não se preocupe, porque não faltam comidas de rua pela cidade. É a festa do foodtruck. Quiosques e vans ficam espalhadas por Amsterdam, vendendo a preços camaradas as melhores comidas de rua da Holanda.

A festa é louca, mas é linda

Se você quer se jogar na festa, vale a pena sim visitar Amsterdam no Dia do Rei. A cidade tem uma energia única, as músicas são boas, o povo é bonito e até os prédios e cachorros estão fantasiados. E você pode comprar cerveja em qualquer lugar.

Agora, se o seu plano é visitar museus e fazer programas românticos e culturais, faça antes ou depois do Dia do Rei. Durante a festa do Koningsdag, o transporte vira um caos e com as ruas engarrafadas de gente, é difícil chegar nos museus e pontos turísticos de Amsterdam. E se chegar, o lugar pode estar fechado. (A não ser que você queira admirar quadros estando bem louco, o que talvez seja uma experiência transcendental que nem Van Gogh viveu).

Mais fotos pra convencer você a viver o Dia do Rei em Amsterdam

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário