Como já expliquei no post Onde ficar em Pirenópolis, acho que a melhor localização da cidade é no Centro Histórico, mas com uma distância segura do barulho da Rua do Lazer e outros agitos. Pensando assim escolhi, na última viagem, a Pousada Pouso do Sô Vigário.

Eu fiz a reserva pela página da pousada no Booking, onde também tem muitas fotos. No final do post eu comento sobre preços e se vale a pena ou não se hospedar lá.

Localização

A apenas 300 metros de distância da Igreja Matriz do Rosário e a 400 metros da Rua do Rosário (Rua do Lazer), onde se concentram os restaurantes e bares de Pirenópolis, a localização da pousada Pouso do Sô Vigário me agradou bastante.

Rua Nova, na porta da pousada Pouso do Sô Vigário

História

A pousada fica na Rua Nova, toda residencial, repleta de casarões coloniais. Um dos mais bonitos é o da própria pousada. Segundo recorte de jornal colado na pousada, ela foi criada pelo diplomata Elim Dutra, que comprou, reformou e transformou em pousada a antiga Casa Paroquial da cidade.

Área comum (mais fotos aqui)

Depois de atravessar a sala da antiga casa, cheia de móveis antigos, cheguei na parte que mais gostei, a piscina. Pirenópolis é uma cidade quente, especialmente a partir de setembro até abril (clima em Pirenópolis). Então é bom ter um lugar para se refrescar. Além de bonita, no meio do jardim, a piscina tem cascata e uma profundidade razoável, então dá pra usar, não é meramente decorativa.

Ali no jardim também fica o alpendre (usando um termo bem goiano) onde é servido o café da manhã e à tarde ficam salgados e chá, tudo incluído na diária, o que foi uma ótima surpresa. Isso num sábado, mas não sei dizer se acontece sempre ou somente em datas especiais ou de maior lotação.

A piscina com cascata da pousada
Mesas para lanche e café da manhã

Quartos

Minha suíte estava localizada numa casa adicional após o jardim, também muito antiga. Quarto sem luxos, mas espaçoso e com duas janelas, uma voltada para a piscina e outra que dava direto para a rua (algo exótico hoje em dia, mas muito comum nos casarões coloniais brasileiros). Tinha uma pequena TV, que nem pensei em ligar, e um ar-condicionado, que praticamente não foi necessário.

Outro benefício de ficar em uma casa de outro século foi o tamanho do banheiro, maior do que muitos apartamentos de hoje em dia. Falta apenas colocar um “box”, uma porta para fechar a cabine do chuveiro. Estava um clima agradável, mas imagino que nos meses mais frios, como julho e agosto, seja complicado tomar banho ali.

Tv pra quê?
Quarto com ar-condicionado
Faltou uma porta pro chuveiro

Vale a hospedagem?

No meu caso, a experiência foi muito positiva por concentrar o que priorizei: central, com bons restaurantes e atrativos próximos, piscina em tamanho razoável, quarto com ar-condicionado e bom café da manhã. O fato de ser num casarão histórico, com um pequeno museu particular, deu aquele charme extra. Resumindo, vale a pena sim.

Onde reservar e preços da pousada

Eu descobri a pousada Pouso do Sô Vigário pesquisando pelo Booking. Não é uma pousada barata, mas achei um bom custo-benefício. Em média, os preços das diárias variam entre R$ 230 e R$ 330, sendo mais em conta em dias de semana. Se pretende se hospedar de sábado para domingo, vai pagar mais e é preciso reservar com bastante antecedência.

Endereço: Rua Nova, número 25, Centro – Pirenópolis, GO (mapa)

Telefone: (62) 3331-1206

Site oficial:  não possui

Opiniões de outros hóspedes: veja no booking.com e no tripadvisor.com

Móveis antigos da pousada
Praça da Matriz do Rosário, no fim da rua da pousada Pousa do Sô Vigário, minha última dica de pousada em Pirenópolis
Restaurantes na Rua da Rosário, a “Rua do Lazer” de Pirenópolis
Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários