Quando ir para Pirenópolis: melhores épocas e feriados
Já visitei Pirenópolis em todas as épocas do ano, aproveitando as vantagens e desvantagens de cada estação. Entenda agora quando ir a Pirenópolis, com temperaturas médicas, chuvas e o que esperar da cidade de janeiro a dezembro.
Além das condições climáticas, entenda também qual é a melhor época em Pirenópolis para cada tipo de roteiro e confira quais são os principais eventos do ano na cidade.
São dicas baseadas em duas coisas importantes: experiências pessoais e históricos climáticos em Pirenópolis.
Quando ir a Pirenópolis
Assim como todo o estado de Goiás, Pirenópolis tem duas estações do ano bem definidas:
- A época da seca, entre abril e setembro, com poucas chuvas e temperaturas amenas;
- E a época das chuvas, entre outubro e março, quando o calor é mais intenso.
Mas cada mês tem sua particularidades. Por exemplo, em junho e julho costuma fazer um friozinho gostoso à noite; Já em outubro, na temporada das chuvas, em alguns anos não chove quase nada.
Melhor época em Pirenópolis para curtir a gastronomia
Se me perguntar o que fazer em Pirenópolis, minha primeira resposta sempre vai ser: comer!
E a culinária goiana não é nada leve: galinhadas, panelinhas e empadões, entre outras comidas típicas de Goiás, são abundantes na Rua do Lazer, na Rua Aurora e em restaurantes fora desse eixo gastronômico de Piri.
E ainda tem os cafés coados, que dão um suadouro danado.
Se numa noite quente já é complicado se empanturrar assim, imagine sob o sol do meio dia em Pirenópolis, onde quase nenhum restaurante tem ar-condicionado.
Fora a comilança, não é nada agradável andar nas ruelas históricas da cidade enquanto o sol frita seu couro cabeludo.
Então, se você é como eu e vai a Pirenópolis principalmente para comer e andar no centrinho, é melhor viajar nos meses de clima mais ameno, entre meio e agosto. Dessa forma, além de evitar o calor, você também foge das chuvas.
Melhor época em Pirenópolis para visitar as cachoeiras
Mesmo no inverno, os dias em Pirenópolis costumam ser quase sempre quentes e ensolarados.
Nessa época, entre maio e julho, os rios e cachoeiras estão cheios, com bom volume de água para nadar e curtir. Além disso, a chance de chover é quase zero, especialmente em junho e julho.
Claro que tem chance de fazer frio no meio da tarde, mas nada que tire o ânimo de quem não teme água gelada.
Já em agosto, o clima é praticamente igual. Mas, após meses sem chuvas no cerrado, as cachoeiras têm pouco volume de água, o ar seco resseca o nariz e aumentam os ricos de incêndios.
Não se importa com calor e chuvas? Então vá para Pirenópolis entre novembro e abril, meses em que cada dia é uma surpresa climática: pode estar nublado, pode fazer um lindo dia de sol ou simplesmente chover uma semana sem parar.
No verão em Pirenópolis, escolha um hotel com piscina
Se cachoeira também não é sua praia, ou se também acha legal ter onde se refrescar a qualquer hora do dia, a dica é escolher um hotel com piscina em Pirenópolis.
Esse ano passei lá no verão, e fez mais de 30 ºC no meio do tarde. Não tinha como sair do hotel à tarde.
Minha sorte era que eu estava numa pousada com uma bela piscina, a Pouso do Sô Vigário, então foi só me jogar na água para aliviar o calor.
Cavalhadas, Carnaval e Reveillon em Pirenópolis
Pirenópolis é uma cidade com eventos únicos, como as Cavalhadas, e também é um bom destino de viagem em feriados como o Carnaval e Réveillon.
Por isso, entenda o que esperar de Pirenópolis em épocas de grandes acontecimentos, que lotam ainda mais a cidade.
Cavalhadas em Pirenópolis: o maior evento do ano, é uma festa religiosa que remonta a Batalha de Carlos Magno e os 12 Pares da França, um símbolo da resistência do Cristianismo contra os Muçulmanos. Esse teatro religioso a céu aberto atrai mulheres de turistas por ano, durante três dias seguidos, acontecendo em abril ou maio.
Carnaval em Pirenópolis: em pleno verão, o calor não espanta os milhares de foliões que chegam à cidade, e enfrentam também as diárias caríssimas dos hotéis, os restaurantes lotados e as cachoeiras cheias de gente. Se quer passar o Carnaval em Piri, reserve sua pousada com bastante antecedência.
Revéillon em Pirenópolis: o último grande evento do ano também lota as ruas e pousadas de Pirenópolis, que costumam vender pacotes de hospedagem abrangendo todo o período. Também esteja preparado para passar calor e pegar chuva.
Afinal, quando ir a Pirenópolis?
Você viu acima que cada mês é único em Pirenópolis, tanto em relação ao clima quanto em relação aos eventos, preços e temporadas.
Não vou mentir: minha época preferida em Pirenópolis é o inverno, especialmente o mês de junho, quando faz frio na cidade e a chance de chover é praticamente zero. Além disso, como é um mês sem grandes feriados e de menor fluxo, costumo encontrar a cidade mais tranquila e boas promoções nas pousadas.
Já no mês de julho, apesar de ser ainda mais frio em Pirenópolis, a cidade fica mais movimentada, pois é mês de férias escolares.
Quando não ir a Pirenópolis?
Na minha opinião, a pior época em Pirenópolis é o verão, principalmente os meses de janeiro e dezembro. Afinal, são meses de calor intenso, muitas chuvas e superlotação na cidade, devido aos feriados e férias escolores.
Por isso, se você quer evitar temporais, temperaturas altíssimas e pousadas mais caras do que nunca, faça como eu e evite pisar em Pirenópolis nessa época do ano.
Seja inverno ou verão, primavera ou outono, desejo a você uma excelente viagem a Pirenópolis. E com com as minhas dicas aqui no blog para organizar cada etapa da sua viagem.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Mesmo com chance de chuva, vale a pena ir no final de dezembro?
Se chover vai ser até bom, porque esse ano o calor tá terrível em Goiás. Boa viagem.
Adorei o site! ótimas dicas, parabéns!