Com 61 mil habitantes e a 250 km de São Luís, Barreirinhas tem a melhor infraestrutura dos Lençóis Maranhenses. A cidade não tem charme e não tem atrações turísticas próprias, mas concentra o maior número de hotéis, restaurantes e agências de turismo da região, além de ser a única com agências bancárias, hospitais e outros serviços. Por isso, se hospedar em Barreirinhas alguma noite é praticamente obrigatório para quem vai conhecer um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Mapa com hotéis bem localizados em Barreirinhas

Escolher onde ficar em Barreirinhas não é complicado, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes. Eu andei muito pela cidade, reparando em segurança, limpeza e utilidades para o turista, especialmente lugares para comer, sacar dinheiro e fazer algumas compras básicas. Como fui de ônibus e escolhi dois hotéis bem localizados, fiz tudo a pé, sem gastar nada com táxi (o que é raridade em Barreirinhas).

A melhor região para se hospedar em Barreirinhas (e onde não ficar)

Rua dos restaurantes em Barreirinhas

Onde ficar: recomendo muito que você escolha um hotel próximo ao Centro de Barreirinhas, de preferência entre a Av. Beira Rio (centrinho turístico) e o Hotel Beira Rio, no extremo da cidade. Essa é basicamente a região com melhor estrutura da cidade. Andar além dessa região é se aventurar em ruas de terra, botecos risca-faca e ruas não muito seguras, especialmente para turistas.

Centro barulhento de Barreirinhas

Onde não ficar: Não indico se hospedar no meio do agito do centro, no trecho mais agitado da Avenida Joaquim Soleiro de Carvalho, perto do Banco do Brasil e da Prefeitura. Não entendo como isso acontece em uma cidade tão pequena, mas o trânsito nessa avenida é pesado e barulhento. Calçadas lotadas, caminhonetes esquentando o motor, música brega, sol de rachar e nenhum sombra. É um lugar útil para transporte e serviços, então vá apenas se precisar mesmo. (Se encontrar um bom hotel na região, procure ler nos comentários se alguém reclama de barulho. Se não tiver nada, sinal de que a pousada tem bom isolamento acústico).

Eu me hospedei em dois hotéis em Barreirinhas

Hotel Beira Rio em Barrerinhas

1. Primeiro, fiquei no Hotel Beira Rio, localizado no finalzinho da cidade. Não é exatamente a melhor localização, mas é o limite do que considero ser uma boa área para turistas. De lá até os restaurantes mais próximo são 7 minutos de caminhada. Até o centro e a rua dos restaurantes, são 12 minutos. A caminhada é agradável à noite, embora, chegando no hotel, a rua seja muita escura e tenha alguns becos. Moradores ficam sentados na porta de casa até altas horas, dando uma sensação de segurança. Mesmo assim, não recomendo caminhar sozinho(a) nessa escuridão.

Hotel Rio Preguiças em Barreirinhas

2. Na última noite em Barreirinhas, mudei para o Hotel Rio Preguiças. Me arrependo de não ter passado todos os dias lá. Além de ser um hotel mais limpo, confortável e barato, é muito melhor localizado: fica em frente à Praça da Igreja, perto de muitos restaurantes, agências de turismo e a 5 minutos de caminhada do centro. Muito tranquilo de sair andando à noite para jantar, porque o caminho entre o hotel e o centrinho turístico é bem iluminado e movimentado até altas horas.

Dicas de hotéis bem localizados em Barreirinhas

Pra se hospedar na única região realmente turística de Barreirinhas, ao lado dos melhores restaurantes da cidade, fique na própria Avenida Beira Rio. Lá estão a Pousada Atairu, que ironicamente fica embaixo de um Subway. (Entendeu a tentativa de piada? Pelo nome, o Subway que deveria ficar por baixo). 😂

Seguindo em direção ao Hotel Beira Rio, tem boas opções pelo caminho, como a Pousada Recanto Cruzeiro, a Toca do Vaidoso, o Hostel do Bajara e a Pousada Matriz.

Pousadas de charme e bons hotéis longe do centro

Se você não é mão de vaca, pode valer a pena se hospedar fora de região urbana de Barreirinhas, onde ficam pousadas mais charmosas e o único resort da região. Ficando fora da cidade, ou você gasta com táxi e faz algumas visitas úteis a Barreirinhas, ou faz tudo o que precisa no próprio hotel, já que a maioria deles tem restaurante e faz parcerias com agências de turismo. Então é possível contratar o passeio direto no hotel, o que sai apenas um pouquinho mais caro. Selecionei três hotéis na beira do rio, o que facilita o embarque nos passeios, pois geralmente o barqueiro busca direto do deque do hotel.

Porto Preguiças Resort: parece um simpático hotel fazendas, com grandes piscinas e em frente ao rio.

Pousada Sossego do Cantinho: lugar muito charmoso e aconchegante, também na orla do Rio Preguiças

Gran Solare: rara opção de modernidade em Barreirinhas. Casarão simpático e com piscina, também banhado pelo Rio Preguiças. Tem diferentes flats anunciados além deste que coloquei linkado.

Aluguel de casas por temporada

Se vai com família grande ou turma de amigos, pode sair mais barato alugar uma casa em Barreirinhas. Andando pelo cidade, vi muitas placas de “aluga-se por temporada”. Esta abaixo, fica perto da Praça da Matriz, uma das melhores regiões para se hospedar na cidade.

Casa com ar-condicionado em Barreirinhas. Telefones: (98) 98854-7644 / 98862-5859

 

Em Barreirinhas precisa reservar hotel com antecedência?

Não. Eu fui em alta temporada, no início de agosto, e vi muitas pousadas boas com vagas. Claro que o preço de balcão geralmente é bem mais alto do que nos sites de reservas. Mas que tem vaga, isso tem, principalmente nas muitas pousadas que não estão cadastradas em sites como Booking, Trivago e Hotéis.com.  A vantagem é que essas pousadas e campings “offline” costumam ter preços mais em conta.

Particularmente, eu gosto de viajar com reserva pra ter onde chegar, principalmente depois de uma cansativa viagem de ônibus, como foi de São Luís pra Barreirinhas. No caso de Barreirinhas, eu deveria ter reservado só a primeira noite, porque achei meu primeiro hotel um pouco úmido e infelizmente já estava pago por três dias.

Mapa de onde ficar em Barreirinhas

Marquei nesse mapa abaixo os hotéis em que me hospedei e os outros que considero com boas localizações na cidade. Deixei de fora apenas os hotéis não urbanos (veja a localização deles no mapa do Booking, na página de cada hotel).

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário