Para ter mais embasamento para escrever as Dicas de Hospedagem em Barreirinhas, me hospedei em diferentes hotéis e localizações na cidade. O primeiro foi o Hotel Beira Rio. Fiz essa escolha porque queria chegar com vista privilegiada para o Rio Preguiças.

Agora vou comentar sobre minha experiência no Hotel Rio Preguiças, que tem na localização suas maiores vantagens e desvantagens.

Vista privilegiada para o Rio Preguiças

Pode acreditar nas fotos da página do hotel no Booking. Pelo menos metade dos quartos tem varada de frente para o rio. Ele é maior do que eu esperava. Dá pra tomar banho observando aquela imensidão do rio. Na margem oposta, a mata verde compõe o visual bucólico.

O bom de estar às margens do rio é poder embarcar nos passeios diretamente do hotel. Os barcos atracam à beira da piscina e, com algum malabarismo, os hóspedes embarcam. Foi o que fiz quando embarque no passeio que me levou para Atins.

Localização do Hotel Beira Rio

O hotel fica num endereço residencial na cidade. Ou seja, não sofre com barulho de trânsito, restaurantes e bares. Dormi com silêncio total. Até a rua Inácio Lins, onde estão os melhores restaurantes de Barreirinhas, são cerca de 12 minutos de caminhada.

Durante a noite, com um clima mais agradável, é tranquilo andar a pé. Aliás, em 5 dias em Barreirinhas, não utilizei táxi pra nada. Essa é a vantagem de escolher hotéis bem localizados, como o Beira Rio e o Rio Preguiças, onde me hospedei depois.

Perto do hotel, tipo a menos de 5 minutos de caminhada, existe apenas um restaurante de quilo e o escritório de vendas de passagens e embarque da viação Cisne Branco, que leva a São Luís.

Achei a região razoavelmente segura mesmo pra andar à noite. Apesar de um trecho escuro, sem iluminação, a rua tem algum movimento até em dias de semana. Pousadas pelo caminho ficam com as portas abertas até mais tarde e moradores ficam sentados em cadeiras na calçada. E muitos homens jogam dominó e baralho nas praças. Para pessoas viajando sozinhas, especialmente mulheres, não recomendo caminhar depois das 22h, por causa da escuridão e da presença de alguns malas em becos e na praça da igreja.

A umidade do rio

Esse é o lado ruim da localização do hotel. Além do calor de sempre em Barreirinhas, o hotel é mergulhado na umidade do rio. A janela do quarto não tem mais do que 5 metros de distância para o rio. E o hotel está localizado no meio de um caracol do Rio Preguiças. É praticamente uma península.

Estrutura do quarto: ar-condicionado, TV, internet, chuveiro e piscina

Apesar de ter um ar-condicionado até moderno, ela estava doidão, todo desregulado. A função de tirar umidade não funcionava. Ele também quase não resfriava nada. E, à beira do rio e perto da mata, melhor não arriscar deixar as janelas à noite. As muriçocas e mutucas estão sempre à espreita. Aliás, se mantiver as janelas fechadas, é melhor passar repelente.

O quarto tem uma TV de LED e alguns canais abertos. Foi muito útil, porque não tem muito o que fazer em Barreirinhas à noite. A rotina é passeio, janta e TV. Isso porque a internet não é das melhores. Apesar do sinal do wi-fi no hotel ser até razoável, a conexão é intermitente.

Pelo calor padrão do Maranhão, água quente no chuveiro não faz a menor falta. No Hotel Beira Rio também não tem chuveiro elétrico ou a gás. É temperatura natural, morna, tipo as águas das lagoas dos Lençóis.

Quanto à piscina, melhorar ignorar a existência dela. Não acredite nas fotos. Ela é muito menor do que parece e a água estava esverdeada e oleosa. Não arrisquei nem colocar os pés. Uma pena, porque seria legal curtir um dia de molho ali, à beira do rio.

E aí, vale a hospedagem?

O hotel tem muito a melhorar. A começar pelo ar-condicionado e pela decoração do quarto, que é cheio de gambiarras. Por exemplo, a TV fica em cima do frigobar e os fios são uma zona. A piscina estar suja também foi muito negativo. O café da manhã é apenas razoável. Atualmente, merece as 2 estrelas que tem e a nota 7,1 no Booking.

Pelo preço que paguei, não achei um custo-benefício justo. A diária deveria ter custado um pouco menos. Então dê uma boa pesquisada antes de reservar. Procure sempre por notas maiores no Booking e outros sites de reservas. Se for alta temporada e não tiver nada melhor, vá tranquilo. Não é o melhor hotel de Barreirinhas, mas é uma base razoável para explorar a região.

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários