Este roteiro de um dia em Edimburgo foi escrito por uma moradora da cidade, que sabe muito bem o que fazer por lá, onde ir, os passeios grátis (até um no cemitério), onde fazer compras, onde comer e beber e o que é realmente imperdível e deve ser visto em uma visita rápida, com direito a belos mirantes e comidas típicas. Não perca tempo e siga as dicas!

(Siga as dicas abaixo e boa viagem pra Edimburgo)

A capital da Escócia tem atividade para um mês inteiro. Mas se o seu tempo é curto, também dá para aproveitar bastante, tirando vantagem do centro pequeno, com atrações coladas uma na outra. Olha só como é minha sugestão de roteiro de um dia com passeios grátis em Edimburgo:

Pra começar o dia, café da manhã escocês

Comece o dia com um café da manhã escocês. Essa delícia vem com um bolinho de batata, salsicha, black pudding, cogumelos, meio tomate assado ou grelhado, bacon, ovo frito, torrada, e, se você estiver com sorte, uma porção de haggis (vísceras de carneiro, feitas tipo uma buchada de bode).

café da manhã tipico escócia

Um dos meus restaurantes favoritos para esse café completo é o The City Cafe. O City também serve a versão vegetariana do prato, como muitos restaurantes de Edimburgo.

Royal Mile, o centro do turismo e das compras em Edimburgo

Depois, não dá para perder a Royal Mile. Ela é o centro da atividade turística de Edimburgo. Royal Mile é o nome de uma sucessão de ruas que ligam o Castelo de Edimburgo ao Holyrood Palace, e tem mais que uma milha convencional – o nome se origina na milha escocesa. Esse caminho é fantástico, das construções com pedras enegrecidas aos “closes”, pequenos caminhos que ligam as ruas.

Já é noite na Escócia. #scotland #edimburgo #europa #europe #street #cab #uk #wanderlust #buenasdicas

Uma publicação compartilhada por Buenas Dicas (@buenasdicas) em

A Royal Mile também o melhor lugar para comprar as lembranças de viagem e o seu kilt . Recomendo o Real Scot Shop, onde os modelitos de saia escocesa caem muito bem e os donos garantem que todos os produtos são de origem escocesa (muitas outras lojas usam lã e outros tecidos fabricados na Ásia).

Lanche rápido: torta escocesa

Se o café da manhã não segurar até a noite (ou por três dias), continue com o turismo gastronômico. Uma opção de refeição rápida são as tortas escocesas, que geralmente são feitas para levar e não vão tomar muito tempo.

Um museu legal ou um cemitério mal assombrado?

Greyfriars Kirkyard edimburgo uk

Em seguida, você pode visitar o National Museum of Scotland (onde está empalhada a famosa ovelha Dolly, o clone) ou o Greyfriars Kirkyard, um cemitério inaugurado no século XVI que é a cara da cidade, pois parece assombrado, tem sepulturas protegidas por grades para evitar o roubo de cadáveres (ou a volta dos mortos-vivos) e um monumento em homenagem ao Greyfirars Bobby, o Skye Terrier que passou 14 anos velando o túmulo do dono.

Greyfriars malassombrado edimburgo

Bares, restaurantes e a melhor vista de Edimburgo

Descendo a rua, você encontra a Grassmarket, uma rua histórica com diversos bares e restaurantes. Tem mais detalhes sobre ela aqui no Contando as Horas. E também tem uma vista deslumbrante para do Castelo de Edimburgo. De lá, vá andando em torno do castelo até chegar ao Princess Street Gardens.

Princess Street Gardens edimburgo

Dá para andar por dentro do parque até a Princess Street. Essa avenida marca do início da New Town e é o shopping de Edimburgo, com lojas de departamento, perfumarias, joalherias etc. Outro bom lugar pra fazer compras na cidade.

Scott Monument edimburgo

Não deixe de admirar o Scott Monument, torre gótica erguida em homenagem ao escritor Sir Walter Scott, considerado o poeta mais importante da Escócia e famoso por ser um nacionalista que apoiava a causa jacobita (resumindo, ele estaria do lado de Mel Gibson em Coração Valente).

O ponto alto do roteiro em Edimburgo

Calton Hill edimburgo uk

Termine o dia assistindo ao pôr-do-sol no topo da Calton Hill. A colina fica bem perto da Princess Street, o acesso é fácil e a vista compensa. De um lado, o Arthur’s Seat e a cidade velha, de outro, a cidade nova e o mar. É comum que músicos de rua e até algumas bandas mais famosas na cidade estejam tocando lá, para complementar a experiência.

por do sol Calton Hill edimburgo

Olha Edimburgo ali embaixo. O dia passa rápido, mas com certeza vale a pena fazer esse roteiro de um dia.

Calton Hill edimburgo escocia

Pra fechar o dia, um brinde com cerveja artesanal escocesa

Comece a noite com um pint de cerveja artesenal na cervejaria da Brewdog e aproveite para explorar o clima underground (literalmente) da Cowgate, a rua rebaixada por onde passava o gado que era vendido em Edimburgo, mas hoje abriga vários bares, hostels e casas de show.

Mais Buenas Dicas na Europa

Dicas de Malta

Dicas de Londres

Dicas de Veneza

Dicas para economizar na viagem
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário