Conheça 8 aplicativos essenciais para viajantes em 2023

As facilidades inegáveis de aplicativos de celular mudaram a vida do mundo nos últimos 10 anos ou menos. Inseridos numa viagem, podem poupar tempo, dinheiro e desgaste mental.

Para melhor servir viajantes de variados perfis, selecionamos alguns dos apps mais úteis para quem se desloca de um local para o outro. Alguns deles funcionam melhor para viagens de carro e ônibus, outros para as de avião. Outros, ainda, para planejamento da viagem.

Qualquer que seja o caso, privilegiamos a escolha de opções gratuitas, relevantes e disponíveis para ambos os sistemas operacionais. Confira a seguir a lista e aumente suas chances de uma viagem tranquila e agradável!

Expedia

Há vários serviços de agendamento de passagens aéreas à disposição. O Expedia leva o conceito além, reunindo no mesmo ambiente virtual também opções de reservar carros, pacotes de viagem e hospedagem.

Uma vez contratados os serviços, o aplicativo permite visualizar os detalhes de maneira simples. Assim, sempre que for preciso conferir um endereço ou um número de voo, por exemplo, a informação estará centralizada num só lugar.

O uso do app é grátis e o download pode ser feito na Play Store ou na App Store.

Hopper

Ainda falando em agendamento de passagens aéreas, o Hopper usa bases de dados imensas de preços de passagens e tendências históricas para calibrar seus algoritmos preditivos. O objetivo disso? Notificar um cliente, com antecedência, sobre o melhor momento para comprar uma passagem com um preço baixo.

O app permite selecionar destinos e datas para a viagem. Feito isso, o sistema avisa quando os preços tendem a ser favoráveis ou não. Também é possível cadastrar dados de pagamento para facilitar o agendamento de passagens sem sequer ter que abrir outra página na internet.

O Hopper pode ser baixado e usado gratuitamente tanto em celulares Android quanto iOS.

NordVPN

Qual é a maneira mais eficaz de manter os dados pessoais digitais em segurança durante uma viagem? Provavelmente, usando uma VPN. É um serviço que cria uma rede privada virtual e está disponível na forma de diversos aplicativos para baixar na Play Store e na App Store.

NordVPN pode ser especialmente útil para usar internet WiFi em espaços públicos sem se preocupar com cibercriminosos prontos para disseminar vírus ou invadir a navegação de turistas. Mas não se limita a isso: em alguns países, pode ser útil para acessar conteúdos bloqueados.

Por exemplo, como desbloquear o Instagram na China? O regime bloqueia o uso desse app, de sites e jornais digitais. Também para esse caso, uma VPN pode ser útil. NordVPN também oferece rastreadores e bloqueadores de anúncios e proteção antivírus. É pago e oferece pacotes variados para demandas diferentes, tanto para celulares Android quanto iOS.

Buser

O aplicativo Buser oferece critérios de filtragem e uma estrutura informática respeitável para ajudar a encontrar ofertas de viagens de ônibus confortáveis e mais baratas. A empresa trabalha com viações de ônibus parceiras, que tendem a oferecer as condições mais em conta, mas também reúne boas ofertas de diversas outras empresas de transporte.

Atente sempre à duração da viagem e ao trajeto de cada opção antes de adquiri-la, pois a diferença de preço pode ser justificada por alguns desses fatores. Embora ofereça opções de transporte também para alguns destinos da América do Sul, é especialmente útil para viajantes por território nacional. Experimente o Buser no Android ou no iOS.

TripAdvisor

O TripAdvisor já é uma opção tradicional para encontrar opções culturais e gastronômicas, acompanhadas de avaliações por uma grande comunidade de turistas, pelo Brasil e pelo mundo.

Pela praticidade de buscar muitas alternativas em diversas cidades e ainda contar com comentários sobre a qualidade dessas opções, o aplicativo pode ser bastante útil.

Além disso, também incorporou as funções de agendamento de hospedagem, voos, atrações e restaurantes, facilitando ainda mais a vida de viajantes. É grátis, tanto para Android quanto para iOS.

Freetour

Ao planejar a programação da viagem, nem sempre um pacote de atrações turísticas é uma opção viável. A contratação de guias de turismo para conhecer locais interessantes pode ser impraticável, em muitos casos. Isso é especialmente verdadeiro em viagens em família, nas quais os custos se multiplicam facilmente.

Freetour é um aplicativo para localizar e contatar guias locais de todo o mundo para realizar passeios turísticos. Trabalhando apenas por gorjetas, esses abnegados entusiastas poderão apresentar diversas atrações em sua viagem. O passeio pode seguir o seu ritmo, evitando correrias de excursões em grupo.

Vale atentar que as opções são limitadas principalmente a cidades grandes e ao exterior. Se o seu destino se enquadra na descrição, ou se você quiser tentar a sorte mesmo assim, pode baixar o app para Android ou para iOS. É gratuito.

Hotel Tonight

Um aplicativo feito para agendar hospedagem, Hotel Tonight se destaca como uma alternativa interessante para quem precisa achar um hotel urgentemente. Embora também permita uma busca para prazo mais longo, o app oferece descontos de última hora para acomodações no mesmo dia da busca.

A interface conta com um mapa para fácil localização e organiza as opções pela relevância. Permite filtrar a quantidade de quartos e navegação simples – ideal para procuras com tempo limitado. Baixe-o para Android ou para iOS e use-o sem custo.

Splitwise

Por fim, um aplicativo para lidar com um aspecto chato, mas essencial da viagem: custos e pagamentos. Splitwise é um programa para organizar e dividir valores numa viagem.

Com ele, podem ser criados perfis individuais. Os custos podem ser atribuídos a cada pagante e depois quitados e marcados no mesmo lugar. Assim, não é mais necessário guardar notas fiscais e fazer anotações esparsas numa viagem entre amigos, por exemplo.

Muito útil para viagens inteiras ou para eventos isolados, como uma conta de bar ou jantar. Splitwise é gratuito e está disponível para Android e iOS.


A foto utilizada no destaque no topo é de Mauro Sbicego (CC)

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *