7 destinos para fugir do Carnaval no Brasil (incluindo praias)

A cada ano vejo mais pessoas que buscam viajar para destinos tranquilos no Carnaval, longe dos bloquinhos, da música alta e dos engarrafamentos.

Como eu também sou uma dessas pessoas e há anos evito a muvuca, fiz esta lista com os melhores destinos para fugir do Carnaval no Brasil.

Além de serem lugares sossegados no feriadão de Carnaval, os primeiros deles são cidades totalmente fora do eixo da folia, portanto têm passagens aéreas mais baratas e hotéis com excelentes promoções para os turistas da paz. Já as duas últimas dicas, são praias fora do auê festivo (por enquanto).

Pesquise preços de passagens aéreas nas datas da sua viagem, inclusive comparando múltiplos destinos, e comprove que estes são realmente os melhores destinos para fugir do Carnaval.

Melhores destinos para fugir do Carnaval no Brasil

Antes da lista, um alerta: como estamos no Brasil, qualquer lugar pode ter alguma manifestação carnavalesca, inclusive algumas não planejadas.

Por isso, se você quer mesmo é não saber da existência do Carnaval, nesse caso é melhor viajar para o exterior, de preferência para destinos no interior, longe das capitais. Evite, por exemplo, Buenos Aires, Montevidéu e Lisboa, onde há muitos brasileiros e culturas próprias de Carnaval.

Lembre-se também de conferir como é o clima em fevereiro e março no destino que você escolher.

A seguir, confira para onde viajar e fugir do Carnaval no Brasil.

1. Curitiba, Paraná

A capital do Paraná tem seus bloquinhos de Carnaval. Mas, ainda bem, ela não chega a ficar caótica nessa época. Aproveite as passagens baratas e o pouco trânsito para visitar os parques de Curitiba, como o Parque Tanguá, e o famoso Jardim Botânico, além de curtir bons cafés e ótimos restaurantes.

Para evitar as áreas mais perigosas e afastadas dos locais de interesse, confira nossas dicas de Onde ficar em Curitiba, um guia completo de bairros e hotéis bem localizados.

2. Chapada dos Veadeiros, Goiás

Enquanto Brasília tem cada vez mais bloquinhos de Carnaval, que incomodam principalmente os setores hoteleiros, a Chapada dos Veadeiros segue como um destino silencioso. Então, aproveite as passagens baratas para a Capital Federal e siga de carro para conhecer as cachoeiras e trilhas entre Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante.

Em fevereiro e março, as cachoeiras das Chapadas dos Veadeiros estão com as águas aquecidas, pois é verão, e ficam ainda mais cheias e exuberantes, devido às chuvas. Por outro lado, podem ocorrer trombas d’água, que elevam rapidamente o nível dos rios, causando afogamentos. Portanto, tenha atenção e, de preferência, contrate um guia para fazer os passeios.

3. Belo Horizonte, Minas Gerais

Belo Horizonte, como uma grande capital, tem seus blocos de Carnaval, além das famosas festas nos clubes. Mas tem como evitá-los, e as opções de entretenimentos para quem não gosta de farra são abundantes. Nosso Roteiro em BH detalha as melhores atrações culturais e gastronômicas da capital mineira, como o Mercado Central e o CCBB.

Confira nossas dicas de onde se hospedar em BH, onde listamos hotéis confortáveis nas melhores localizações da cidade, como o Ibis Savassi, de ótimo custo-benefício, inclusive nos dias do Carnaval.

4. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Para fugir do Carnaval no Brasil, mas se sentir na Europa, a dica é viajar para Bento Gonçalves. Além de produzir os melhores vinhos do Brasil, com destaque para o Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves é uma cidade histórica, marcada pela imigração italiana, repleta de locais imperdíveis (e bons restaurantes) no Roteiro Caminhos de Pedra.

Quer ficar imerso no silêncio? Busque uma pousada no Caminhos de Pedra, área histórica super tranquila e charmosa, onde estão a Pousada Cantelli, num secular casarão de pedra, e a moderna Cappio Pousada.

5. Bonito, Mato Grosso do Sul

Em qualquer época do ano, o foco em Bonito, no Mato Grosso do Sul, é a natureza: seus rios e grutas de águas cristalinas são verdadeiros aquários naturais. E para a paz reinar absoluta, a prefeitura de Bonito cancelou o Carnaval de rua na cidade em 2024, pelo 3º ano consecutivo.

Para chegar em Bonito, o primeiro passo é pesquisar preços de voos para Campo Grande, que fica a 260 km de distância da cidade. Atualmente, a capital do Mato Grosso do Sul recebe voos diretos de Brasília, São Paulo, Campinas, Curitiba e Cuiabá.

6. Corumbau, Bahia

Ao sul de Caraíva, na Bahia, onde infelizmente a bagunça do Carnaval já chegou, a vila de Corumbau segue como um destino pacífico no feriadão. Mas aproveite, porque não sabemos até quando. Então, reserve logo uma pousadinha perto do mar e mergulhe nas praias de águas mornas, que estão entre as mais bonitas da Bahia.

Se eu fosse hoje para Corumbau, ficaria hospedado na Pousada Corumbau, que tem acesso direto à praia, num trecho de águas calmas e limpas, ótima para banho, inclusive com crianças. As diárias no Carnaval custam mais do que em outras épocas do ano, mas, se você reservar com antecedência, pode conseguir um preço razoável.

7. Santo André, Bahia

Já pensou em pegar um avião para Porto Seguro com o objetivo de fugir do Carnaval? Parece até mentira, mas é a vila de Santo André, a menos de uma hora do aeroporto da capital do axé. Basta atravessar a balsa de Santa Cruz de Cabrália para encontrar praias quase desertas, até mesmo no Carnaval, além de pousadas, resorts e ótimos restaurantes.

Apesar de pequena e pouco conhecida, a vila de Santo André é diversificada no assunto hospedagem. De pousadas charmosas como a Vila Araticum, a resorts de luxo como o Campo Bahia, ela tem opções pra todos os gostos e bolsos. Eu fiquei no Vila Angatu Eco Resort e adorei a experiência. E são todos pé na areia, ou seja, com acesso direto à praia.

Mais praias e destinos para fugir do Carnaval no Brasil

Num país de dimensões continentais como o Brasil, o que não falta são alternativas para qualquer viagem. Por mais que a folia seja praticamente generalizada, ainda há bons destinos de viagem onde o silêncio prevalece.

Se não faz questão de conhecer destinos turísticos, pode aproveitar as passagens baratas para visitar capitais fora do eixo carnavalesco, como Goiânia, que tem bons restaurantes e parques.

Já com mais atrações culturais, Porto Alegre também oferece entretenimento para os viajantes que evitam o Carnaval.

Agora, se faz questão mesmo é de praia, fuja de todas as capitais do Nordeste, e procure destinos distantes dos grandes aeroportos. E, de preferência, locais ainda pouco explorados pelo turismo de massa. Por exemplo, Atins, no Maranhão, que está em baixa temporada em fevereiro e março.


Créditos: a foto de Bonito é de Rosanetur (CC) e a foto de BH é de Cláudio Salvalaio.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *