Documentos necessários para viajar à Argentina (2024)

A lista de documentos obrigatórios para viajar à Argentina não é extensa. Afinal, é um dos países que mais facilita a entrada turistas de brasileiros.

Como Brasil e Argentina são membros do Mercosul, existem muitos acordos para o trânsito de pessoas e mercadorias. Mas é preciso ter atenção a alguns detalhes da documentação necessária.

Por exemplo, é possível entrar na Argentina com RG ou Passaporte. Nos dois casos, as datas de validade precisam ser checadas. A seguir, vamos explicar tudo sobre isso, com ainda mais dicas sobre a imigração nos aeroportos de Buenos Aires.

Antes de embarcar, confira as informações oficiais no site do MRE e especialmente no site Migraciones, oficial do Governo da Argentina, onde são publicadas atualizações relativas a vacinas, documentos e outros requisitos de entrada no país.

Índice / Aqui neste post você encontra:

Documentos NÃO necessários em viagem à Argentina:

  • CIVP, o comprovante internacional de vacina contra a febre amarela;
  • Visto não é exigido de brasileiros para permanência de até 90 dias na Argentina;
  • Vacina COVID-19. Todas as exigências relativas à pandemia foram retiradas em agosto de 2022.

Documentos necessários e recomendados em viagem à Argentina

Confira a lista de documentos obrigatórios em viagem à Argentina, e também aqueles que, apesar de não serem mandatórios, são muito importantes em qualquer viagem internacional.

→ Passaporte ou RG – Obrigatório ter um ou outro

Pelas regras do Mercosul, Brasileiros podem viajar à Argentina sem a necessidade de apresentar um passaporte. Dessa forma, também é aceito o RG / Carteira de Identidade.

Regras do RG para visitar a Argentina

Sobre o RG válido para entrar na Argentina, ele deve estar em boas condições, com a foto a as informações nítidas. Acerca da foto, é necessário que seja possível reconhecer o viajante. Essa é a única regra na lei do Mercosul.

Apesar de não existir uma regra que proíba a utilização de RG com mais de 10 anos, o site do governo foi atualizado recentemente com a informação abaixo:

“Embora a identidade (RG) não tenha prazo de validade por lei, as companhias aéreas, bancos e cartórios podem negar identidades emitidas há mais de 10 anos, por medida de segurança contra fraudes.” (Regras do Mercosul)

Pode entrar com CNH?

Não! Sua CNH / Carteira Nacional de Habilitação só será necessária na Argentina na hora de alugar um carro. Apesar de ser usado como identidade no Brasil, esse documento não é válido em nenhuma imigração internacional.

Também não são válidos outros documentos, como certidão de nascimento, CPF, Título de Eleitor e documentos de identificação profissional. Apenas e somente o RG é válido para entrar na Argentina e outros países do Mercosul.

Regras do passaporte para visitar a Argentina

O passaporte é um documento muito mais importante no cenário internacional do que o RG. Com seu passaporte válido em mãos, se reduzem as chances de qualquer “implicância” na imigração na Argentina.

Portanto, caso você tenha um passaporte, ou tempo hábil para solicitá-lo e tê-lo em mão antes de embarcar, recomendo muito que faça essa escolha.

Logicamente o passaporte precisa estar dentro da data de validade.

Solicite seu passaporte no site do Governo Federal. É preciso pagar uma taxa de R$ 257,25. O tempo para a entrega do passaporte é estimado em até 10 dias úteis, mas não é raro que se leve muito mais tempo. Por isso, faça a solicitação com bastante antecedência.

Tempo máximo de permanência como turista na Argentina

A regra é clara: não é permitido permanecer por mais de 90 dias na Argentina. A lei é válida para brasileiros que viajam à Argentina para turismo.

Caso seu plano seja permanecer por mais de 3 meses em solo argentino, nesse caso será necessário possuir um visto. Para solicitar um visto de residência, trabalho ou estudo na Argentina, consulte no Consulado General as informações e taxas necessárias.

→ Seguro viagem – Recomendável

Durante a pandemia de COVID-19, ter seguro viagem era obrigatório para visitar a Argentina. Essa exigência foi retirada em meados de 2022.

Mesmo assim, é muito recomendável que você viajar devidamente segurado. Com um seguro, além de coberturas para consultas médicas, odontológicas e exames, você pode receber apoio e indenizações em casos como extravio de bagagem, alteração de voo e até cancelamento de viagem.

Confira preços de seguro viagem para a Argentina e veja como esse gasto vai pouco impactar no orçamento da viagem.

Por menos de R$ 8 por dia, é possível contratar um plano de seguro viagem básico para a sua viagem. Aproveite-se dos descontos oferecidos, como em caso de pagamento via PIX ou boleto bancário, e consiga seu plano ainda mais barato.

Aqui no blog tem um post completo sobre seguro viagem para a Argentina, onde você encontra mais informações sobre planos, valores e tipos de coberturas.

→ Comprovante financeiro – Recomendável

Não consta, entre as regras oficiais, a necessidade de comprovar seu sustento durante a viagem à Argentina. E dificilmente tais comprovantes financeiros serão solicitados de viajantes brasileiros.

A não ser que você seja “eleito” como suspeito ou caia num pente-fino.

Por isso, é importante poder comprovar que tem meios financeiros para se manter na Argentina durante o período da viagem. Para isso, atualmente, além de dinheiro em espécie, costumam ser válidos comprovantes digitais, como limite no cartão de crédito e saldo bancário.

→ Comprovante de hospedagem – Recomendável

A lei também não especifica sobre a obrigatoriedade de se ter hotel reservado ao desembarcar na Argentina. Mas essa também é uma espécie convenção implícita internacional.

Por isso, recomendo muito que você reserve seu hotel antes de embarcar, e tenha com você o comprovante da reserva, seja um documento impresso ou uma captura de tela no seu celular.

Além de importante, ir com o hotel reservado é uma escolha inteligente, pois assim é muito mais barato reservar com antecedência do que em cima da hora. Aqui no blog, nas dicas de Onde ficar em Buenos Aires, você descobre qual bairro da capital mais combina com você.

→ Passagem de volta ou de saída da Argentina – Recomendável

Muitos países deixam claro, nas suas regras de imigração, sobre a necessidade de apresentar uma passagem de volta ou de saída do território. A Argentina não está entre eles.

E é muito pouco provável que, ao fazer a imigração em Buenos Aires ou em outro aeroporto da Argentina, o fiscal lhe solicite esse documento, ainda mais em momentos de relações amistosas entre Brasil e Argentina.

Mesmo assim, recomendo muito que você não viaje para a Argentina sem ter a passagem de volta ao Brasil, ou de saída para outro país.

→ Chip internacional para usar na Argentina – Recomendável

Obviamente um chip internacional não é um documento, tampouco é obrigatório numa viagem à Argentina. Mas é algo cada vez mais importante em qualquer destino.

Seja para chamar um carro por aplicativo, para encontrar bons restaurantes ou simplesmente atualizar suas redes sociais, ao ter um chip de dados você não fica refém do sinal de Wi-Fi, geralmente péssimo, de hotéis e restaurantes.

Já testei a O Meu Chip e gostei bastante do sinal durante a viagem. A dica é trocar o chip assim que o avião decolar rumo a Buenos Aires. Assim, ao desembarcar, você liga o aparelho e já tem sinal para avisar a família que chegou bem. No guia Onde comprar chip internacional, tem mais empresas confiáveis, então aproveite para comparar preços.

Compre o chip para a América Latina, que custa menos do que um chip global. Caso seu roteiro também tenha, por exemplo, Chile e Uruguai, pode usar o mesmo chip para acessar a internet nesse países.

Lista de documentos necessários e desnecessários na Argentina:

Continue planejando sua viagem

Aproveite que você está no blog especialista em Buenos Aires e outros destinos da Argentina, e organize cada etapa da sua viagem. Veja também:

Desejo a você uma excelente viagem!


Crédito: a foto em destaque, da bandeira da Argentina, é de Diego Arriaza.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *