De Berlim a Budapeste: roteiro perfeito e barato na Europa

Este é um dos melhores roteiros possíveis pela Europa, e também um dos mais baratos, passando por Berlim, Praga, Viena, Bratislava e Budapeste.

A viagem pode ser feita toda de trem, mas em alguns trechos você pode optar por seguir de barco ou ônibus.

Recomendo que você faça o roteiro começando por Berlim e terminando em Budapeste. Afinal, a capital húngara é a mais linda da Europa e a cereja do bolo desta viagem.

A seguir, confira todas as dicas para montar seu roteiro por Berlim, Praga, Viena, Bratislava e Budapeste, incluindo quantos dias ficar em cada cidade, onde comprar passagem de trem, hotéis bem localizados e, logicamente, o que é realmente indispensável em cada destino.

  • Documentos obrigatórios: passaporte com pelos menos 3 meses de validade no último dia viagem (veja regras) e seguro viagem com no mínimo 30 mil euros de cobertura (orçamento aqui).
  • Passagem aérea: pesquise preços de voos para a Europa, com ida para Berlim e volta de Budapeste. Assim você não precisa voltar ao ponto de partida.

Roteiro com Berlim, Praga, Viena, Bratislava e Budapeste

Dá pra fazer toda essa viagem em apenas duas semanas, pois os trajetos são curtos e não será preciso dormir em Bratislava. Em cada cidade, tem dicas de hotéis em locais estratégicos, perto de restaurantes e pontos turísticos, facilitando muito os deslocamentos.

Berlim

Parada obrigatória nos melhores roteiros pela Europa, Berlim é o ponto de partida ideal nessa jornada rumo ao Leste Europeu. Seja você um aficcionado por histórias de guerras, arte, vida noturna ou gastronomia, Berlim sempre supera as expectativas.

Por ser também a maior cidade do roteiro, onde será preciso fazer mais deslocamentos e conhecer mais lugares, recomendo ter no mínimo 3 dias inteiros em Berlim.

Assim, você terá tempo hábil para visitar o Portão de Brandemburgo, pedalar no Tiergarten, passar pela Ilha dos Museus e comer bem no Markthalle Neun, o mercado gastronômico do momento.

Hospedagem: na última viagem, fiquei no about berlin Hotel, a poucos metros da Bahnhof Berlin-Zoologischer Garten, estação de trem e metrô, o que facilitou bastante os passeios dentro da cidade, e também na hora de ir ao próximo destino. Saiba mais: onde ficar em Berlim.

Trem de Berlim a Praga: a cia alemã Deutsche Bahn é a responsável pelo trecho. A viagem tem duração média de 4h08. Compare aqui os preços das passagens.

Praga

Capital de República Tcheca, Praga é, na minha opinião, a segunda cidade mais bonita do roteiro. Sua vida noturna é intensa, mas o melhor de praga é andar por suas ruas medievais preservadas, passando por monumentos, igrejas e castelos.

O lugar mais bonito de praga é a Ponte Carlos, sobre o Rio Moldava, adornada com 30 esculturas e com vista para o Castelo de Praga. O criativo Relógio de Praga, na praça principal, também é parada obrigatória.

Praga é cidade relativamente barata, repleta de atrações gratuitas. Comidas e bebidas também não custam muito, especialmente as excelentes cervejas tchecas.

Hospedagem: na Cidade Velha de Praga, por exemplo no Quentin Prague Hotel, em localização estratégica para fazer tudo a pé na cidade. Em um dia inteiro, poderá conhecer os principais pontos turísticos.

Trem de Praga a Viena: a viagem pode ser feita pela cia austríaca OBB ou pela tcheca RegioJet, com duração a partir de 3h58. Compare aqui os preços das passagens, também em ônibus.

Viena

A elegância de Viena, antiga capital do Império Austro-Húngaro, está presente em sua arquitetura, suas casa de ópera e em seus cafés seculares. Ela também é conhecida pela excelente qualidade de vida, com destaque para os parques e sistema de transporte público.

E não tem como falar de Viena sem lembrar de seus jardins, como o do Palácio Schönbrunn. O Palácio Belvedere também merece ser visitado, afinal, lá está exposto o quadro O Beijo, do pintor austríaco Gustav Klimt.

Hospedagem: Escolha a região de Innere Stadt para se hospedar. Ela é o coração do centro histórico de Viena, e tem hotéis com ótimo custo-benefício, como o Trend Hotel Wien, perto de tudo, agilizando muito o roteiro.

Trem de Viena a Bratislava: a cia austríaca OBB é a responsável pelo trecho, com duração a partir de 59 minutos. Compare aqui os preços das passagens, também em ônibus.

Barco de Viena a Bratislava: eu fiz essa viagem há alguns anos, e achei bastante agradável navegar pelo Rio Danúbio, observando castelos e fazendas pelo caminho. A passagem de balsa/ferry custa a partir de 25 euros, pouco mais cara do que a de trem, e a viagem tem a partir de 1h15 de duração pela agência Flora Tour, responsável pelo trecho.

Bratislava

Capital da Eslováquia, Bratislava fica às margens do Rio Danúbio. Tem um centro histórico preservado, aos pés da colina onde fica o Castelo da Bratislava, que oferece uma vista panorâmica da cidade. O destaque da paisagem é a Most SNP, ponte futurista com um restaurante no topo, o UFO, numa referência ao local que parece um disco voador.

Dá pra conhecer o básico de Bratislava em apenas um dia, por exemplo se chegar cedo e partir no início da noite. Mas se dormir uma noite, poderá desfrutar da restrita, porém animada vida noturna da cidade.

Hospedagem: a localização do BlueBell Hotel é perfeita, perto dos principais pontos turísticos. Saiba mais: onde ficar em Bratislava.

Trem de Bratislava a Budapeste: o trecho pode ser comprado no site da cia austríaca OBB e tem a partir de 2h23 de duração. Compare aqui os preços das passagens, também em ônibus.

Barco de Bratislava a Budapeste: apesar de existir a possibilidade de navegar entre as duas capitais, a viagem é bem mais demorada do que de trem, e pouco recomendada por quem já fez. Para mais informações, entre em contato com a slovak.travel, empresa que realiza a viagem.

Budapeste

Já falei aqui e nas dicas de Budapeste que ela é a capital mais bonita da Europa, deixando Paris e Londres no chinelo. O que mais encanta na capital da Hungria é a grandiosidade de seus monumentos, como o Bastião dos Pescadores e o Parlamento de Budapeste.

Além de uma sequência de edifícios maravilhosos, alguns deles com telhados coloridos, Budapeste entrega um entretenimento diferente: piscinas termais, em complexos como o Széchenyi Gyógyfürdő és Uszoda, cujas piscinas de águas quentes medicinais são imperdíveis até mesmo no inverno.

Em dois dias inteiros dá pra conhecer o básico de Budapeste. Mas recomendo que você tenha um dia extra, para apreciar com calma, inclusive por ser o último destino do roteiro, quando o cansaço já pode ter chegado.

Hospedagem: o Ibis Budapest Centrum tem o melhor endereço da cidade para turistas, perto de tudo, inclusive do metrô. Saiba mais: onde ficar em Budapeste.

Se tiver mais tempo na Europa, pode seguir viagem a partir de Budapeste. Um roteiro que eu fiz na última viagem, foi de Budapeste para Liubliana e Bled, na Eslovênia, e depois para Trieste e Verona, na Itália. Fiz todos os trechos por terra, de trem e ônibus.

Continue planejando seu roteiro na Europa

Aproveite que você está no blog com os melhores roteiros tradicionais e criativos pela Europa, e veja mais ideias para sua viagem, além de dicas importantes e verdadeiros guias de destinos.

Além disso, com nossas dicas você pode organizar todas as etapas da sua viagem, desde a compra da passagem aérea, até a escolha de meios de transporte, hotéis, passeios e formas de gastar (e economizar) seu dinheiro.

Veja também:


Créditos: a foto de Viena é de dmitry vetrov e a de Praga é de Herbert Frank

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *