Paraty ou Ubatuba, qual é melhor para você?

Entre Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, e Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, são apenas 70 km de distância. Mas quantas diferenças! E agora, Paraty ou Ubatuba, qual é o melhor destino de viagem para você?

Importante frisar o “melhor para você” nessa decisão. Afinal, tanto Paraty quanto Ubatuba possibilitam roteiros inesquecíveis. Mas a escolha deve ser feita de acordo com suas preferências, necessidades e orçamento.

Paraty ou Ubatuba, para onde viajar?

Confira agora as vantagens, desvantagens e as principais diferenças para definir sua viagem para Ubatuba ou Paraty. Mas uma coisa eu já adianto: se continuar na dúvida, e tiver tempo, conheça logo as duas de uma vez, afinal, a viagem entre Paraty e Ubatuba leva pouco mais de 1 hora.

Por que escolher Paraty

História, charme, gastronomia e praias em ilhas paradisíacas.

O centro histórico de Paraty é incomparável. Ela é provavelmente a cidade mais bonita do litoral brasileiro. Com seus casarões seculares, igrejas imponentes e ruas de pedras, Paraty é perfeita para apaixonados por história e fotografia.

Paraty é uma cidade com enorme vocação cultural. Ao longo do ano, recebe eventos musicais, gastronômicos e literários, entre outros. O mais importantes deles é a FLIP. Confira a agenda de eventos de Paraty.

Outro ponto forte de Paraty é a gastronomia. No Centro Histórico estão excelentes restaurantes, onde se destacam pratos à base de peixes pescados na região, como a sororoca. Recomendo experimentar a moqueca do Boteco da Matriz. A cachaça paratiense também é famosa, e existem bons alambiques nas redondezas.

No quesito hospedagem, Paraty tem opções para todos os bolsos. As melhores pousadas estão no Centro Histórico e imediações. Inclusive, é possível se hospedar em casarões históricos.

E as praias? Paraty também tem, embora não costumem ser o foco dos viajantes. As praias mais bonitas estão na vila de Trindade, a cerca de 40 minutos de carro, e também nas ilhas próximas, que podem ser visitadas neste passeio de barco em Paraty. Ou de escuna, caso prefira um passeio mais barato.

São praias belíssimas, algumas com estrutura razoável para passar o dia. Mas, se gosta de quiosques grandes e animados, é melhor ir para Ubatuba. Pois em Paraty, o estilo de tudo, inclusive das pessoas, é mais sossegado.

Escolha Paraty se você gosta da ideia de combinar o charme de uma cidade histórica, com excelente gastronomia, e passeios para praias lindíssimas, especialmente se estiver disposto a fazer o tour pelas ilhas.

Confira preços de pousadas em Paraty e escolha um lugar para ficar de acordo com suas preferências e seu orçamento.

Por que escolher Ubatuba

Praias, praias e mais praias.

No extremo norte do litoral de São Paulo, Ubatuba é conhecida sobretudo por sua grande variedade de praias. Tem pra todos os gostos: de praias calmas, ideais para famílias com crianças, a praias de ondas fortes, procuradas por surfistas.

E principalmente, praias de grande beleza, de águas azuis e cercadas pela Mata Atlântica. Aliás, em Ubatuba estão algumas das 10 praias mais bonitas do estado de São Paulo.

Assim como Paraty, Ubatuba também possibilita passeios de barco e escuna até ilhas e praias de difícil acesso por terra. Amantes de trilhas também têm muitas matas, cachoeiras e praias para desbravar.

Mas, quando o assunto é a cidade, Ubatuba não oferece grandes atrações. Ela até possui uma região simpática para turistas, a Rua Guarani, onde estão muitas lojas e restaurantes. Mas não se compara ao charme de uma cidade como Paraty.

Falando em comida, há bons lugares para comer, como o Seu Motta Cozinha Caiçara. Nas praias também é possível encontrar bares bem estruturados para petiscas e passar o dia, como o Hou Beach Club.

Escolha Ubatuba se você gosta muito de praia. Dá pra escolher uma diferente todo dia, sem precisar ir muito longe. De praias desertas a praias com grandes barracas pé na areia, Ubatuba tem opções pra todo mundo.

Confira preços de pousadas em Ubatuba e escolha um lugar para ficar de acordo com suas preferências e seu orçamento.

Opinião pessoal e dicas para você escolher Paraty ou Ubatuba

Gostei muito mais de Paraty. Tanto que já pretendo voltar. Paraty é uma cidade indiscutivelmente mais bonita e interessante do ponto de vista histórico e cultural. E, nas minhas experiências e observações, uma cidade mais limpa, segura e bem estruturada do que Ubatuba.

Para montar seu roteiro, recomendo ver nosso guia O que fazer em Paraty, onde listei as melhores atividades.

Quanto às praias, a beleza é similar, inclusive por serem cidades tão próximas. Mas a Baía de Paraty, repleta de ilhas e recantos quase intocados, dá um pontinho a mais para a cidade fluminense.

Por outro lado, Ubatuba oferece uma coisa que Paraty não costuma ter: praias lotadas, especialmente na alta temporada, com quiosques animados, a exemplo do que ocorre na Praia Grande e na Praia das Toninhas. Entretanto, vale a pena frisar, também possui praias mais tranquilas.

Quanto ao clima, se planeje direito. Paraty e Ubatuba são muito chuvosas. A melhor época para pegar sol é nos meses de inverno, entre junho e setembro.

Conclusão: se o foco é total em praias, por exemplo numa viagem com crianças e adolescentes incansáveis, Ubatuba é uma boa opção. Se prefere combinar praias, tão lindas quanto, com o charme de uma cidade histórica, por exemplo numa viagem em casal, escolha Paraty.

Independente se você escolher Ubatuba ou Paraty, ou qualquer outro destinos, desejo a você uma excelente viagem.

Veja também:


Créditos: A foto de Ubatuba é de Evandro Souza (CC). Já as imagens de Paraty são do acervo do blog e possuem direitos autorais protegidos por lei, sendo proibida sua reprodução em outros locais.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *