4 destinos perfeitos no Mediterrâneo para uma escapada no outono europeu

Viajar para a Europa costuma demandar planejamento e, cada vez mais, muito dinheiro. Para nós brasileiros, a cotação do Real infelizmente não para de decepcionar ante o Euro, o que restringe a contratação de passeios e alonga o tempo necessário para que as economias correspondam às ambições de lazer e turismo.

Assim, o melhor que podemos fazer talvez seja encontrar um certo equilíbrio: escolher períodos fora da concorrida e cara temporada de verão e destinos em que o clima não fique absolutamente intragável. Uma solução interessante para essa “fórmula” são as viagens para o Mediterrâneo no outono europeu.

O período se estende desde fins de setembro até pouco antes do Natal, quando desfrutamos da primavera no Hemisfério Sul. Além da tendência de encontrar passagens aéreas mais baratas, as multidões de turistas também podem ser evitadas, o que barateia muitas opções.

Por outro lado, os programas e destinos requerem mais cautela na escolha, pois o Mediterrâneo é cheio de alternativas interessantes e é fácil se confundir. Por isso, confira a seguir quatro países e regiões fenomenais para se aventurar no outono do Hemisfério Norte.

1. A plural Itália

Falar em Mediterrâneo e não lembrar da Itália é quase impossível. Essa colcha de retalhos cultural e ancestral foi favorecida pela longitude.

Costa Sudoeste

Quando se fala em litoral da Itália, há opções muito interessantes até mesmo fora do verão. A Costa Amalfitana é o primeiro exemplo: essa faixa de terra se estende por 50 quilômetros na região da Campânia e é conhecida pelas encostas íngremes, pontilhadas por praias pequenas e belos vilarejos de pescadores.

Mais ao Sul, a região da Calábria, junto ao Mar Jônico, é outro bom destaque litorâneo da Itália. Falésias, areias brancas e águas cristalinas são características comuns das praias dessa região, também bem servida de montanhas.

Por fim, a Sicília também conta com boas opções. A “ponta da bota” no mapa italiano traz consigo templos gregos, mosaicos bizantinos e lindas praias. As temperaturas oscilam geralmente entre 23 graus matinais e 16 graus à noite.

Toscana

Mais ao norte do país, climas mais amenos sugerem atrações diferentes das praias. Os magníficos panoramas da Toscana embalam ótimas viagens para conhecer as vinhas e a fabricação de vinho.

Passeios turísticos abundam introduzindo os visitantes à produção e colheita, não apenas de uvas, mas também de azeitonas e castanhas, derivando vinhos, azeites e outras iguarias. Com acesso a um guia especializado, também é possível caçar trufas brancas em San Miniato e San Giovanni d’Asso, na região.

O melhor de duas Itálias

Dependendo do tempo disponível, programas em ambas as regiões podem ser conciliados. O trânsito entre as duas regiões pode ser realizado por trem, por exemplo.

Se essa decisão for tomada durante a viagem, não deixe de pesquisar as melhores opções de passagem e lembre-se para que serve VPN.

Usar uma VPN (rede privada virtual) no computador ou celular para navegar pela internet codificará sua comunicação em rede contra cibercriminosos e oportunistas. Portanto, é medida altamente recomendável para resguardar a segurança digital em viagens, especialmente quando nos servimos de redes Wi-Fi públicas.

2. Croácia

Um pouco ao Leste da Itália, a Costa da Dalmácia também reúne atributos sensacionais para passar bem o outono viajando. Nessa região litorânea croata, estão localizadas cidades charmosas como Split e Dubrovnik.

Culturalmente, o país é intrigante, pois mistura influências romanas e católicas da Itália, com o caldeirão cultural e étnico da antiga Iugoslávia. Em Split, o monumental palácio do imperador romano Diocleciano figura junto com museus arqueológicos como atração ligada à Idade Antiga, além da arquitetura da bela cidade. Assim como Dubrovnik, tem um litoral espetacular.

3. Grécia

As ilhas gregas são extremamente concorridas e caras durante o verão. O outono pode ser o momento ideal para velejar entre essas paragens e conhecer praias acessíveis somente com a ajuda de barcos.

Porém, se esse programa ainda assim parece longo e caro demais, Atenas é uma alternativa urbana, aconchegante e com temperaturas amenas, mas não frias. Além da admirável herança antiga dessa capital, com grande potencial para visitas, as opções de bares e restaurantes são relativamente baratas para o padrão europeu e reúnem alternativas plurais e interessantes.

4. Espanha

Por fim, mas não menos importante, a Espanha tem destinos mais ocidentais no Mediterrâneo. O local mais quente para visitar no país durante o inverno certamente é a Andaluzia. As temperaturas tendem a se estender de 19 graus noturnos aos 23 graus pela manhã, além de ser um interessante ponto de toque entre a realidade atual espanhola e a flagrante influência moura, que perdura há séculos.

Há muitas opções a se explorar na Andaluzia: a Costa de la Luz é pouco explorada turisticamente e dispõe de 300 quilômetros de praias tranquilas e as estruturas árabes da Alhambra de Granada, com requintados trabalhos de arquitetura e pedraria, são alguns dos principais destaques dessa grande região.


Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *