15 dicas de Segurança Cibernética para te proteger durante sua viagem

É essencial relaxar, mas sem deixar de seguir algumas dicas fundamentais para te proteger, como manter um backup dos seus arquivos mais importantes, usar uma boa VPN online e ativar a autenticação – e isto só para começar. Separamos 10 dicas de cibersegurança para garantir suas defesas digitais.

1. Faça o backup dos seus arquivos

Antes de viajar, faça um backup dos seus arquivos mais importantes em um serviço de armazenamento em nuvem da sua confiança (ou em outras mídias físicas que você preferir).

Perder o laptop, notebook ou smartphone durante sua viagem pode ser um verdadeiro transtorno, especialmente se você armazenar coisas muito importantes neles.

2. Proteja seus aparelhos

É importante instalar software anti-malware em todos os seus dispositivos, como antivírus profissionais, além de realizar verificações com frequência. Isto ajuda a evitar ameaças e identificar programas nocivos nos seus dispositivos.

Também é fundamental deixar seus dispositivos bloqueados quando você não estiver por perto.

3. Ative a localização do dispositivo

Use ferramentas para localizar seu aparelho, isto é extremamente útil caso você perca algum dispositivo ou sofra com furtos, roubos ou extravios.

Dispositivos Android e iOS oferecem configurações para habilitar este recurso e, além disto, você pode encontrar aplicações criadas especificamente com este objetivo.

4. Use um gerenciador de senhas

Armazene suas senhas em um bom software de gerenciamento de senhas. Assim, elas ficam em segurança, você não se esquece delas e pode acessá-las com mais facilidade.

Além disso, evite combinações óbvias e use senhas individualizadas e fortes, alternando maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

5. Evite usar redes públicas de Wi-Fi

As redes públicas são ótimas para permitir conexões rápidas e são muito úteis quando você fica sem outras formas de acessar a internet. Mas é melhor não se conectar a elas, a não ser que seja extremamente necessário.

Redes públicas de Wi-Fi são, em geral, muito menos seguras. Muitas delas não exigem nenhum tipo de autenticação para o acesso, o que facilita a ação de hackers e deixa os usuários mais vulneráveis a ataques, malware e todo tipo de vazamento de dados e golpes.

6. Use uma boa VPN

Uma ferramenta VPN para ter mais proteção online. Elas permitem conexões mais seguras, mantendo suas informações, atividades e comunicações mais protegidas, o que é muito importante principalmente se você precisar usar redes públicas de Wi-Fi.

Além disto, as ferramentas VPN oferecem maior possibilidade de acessar conteúdo que pode sofrer com geo-restrições, dependendo do local que você visitar.

7. Tome cuidado com conexões automáticas

Desative opções de conexão automática no seu dispositivo, tanto de Wi-Fi quanto de Bluetooth. Isto deixa seu aparelho mais vulnerável ao realizar conexões instantâneas com redes desprotegidas.

É muito melhor escolher a conexão automaticamente, assim você tem mais domínio sobre seu dispositivo e sua interação online, além de evitar ataques de intermediários que interceptam sua conexão (os chamados ataques man-in-the-middle ou machine-in-the-middle).

8. Mantenha os sistemas e programas sempre atualizados

Baixar e instalar as atualizações dos sistemas operacionais e programas é fundamental para corrigir falhas de segurança que são usadas por cibercriminosos.

Sistemas, programas e aplicações atualizados são muito mais seguros, o que diminui as possibilidades de hackers usarem vulnerabilidades para invadir e infectar seus dispositivos.

9. Cuidado com as postagens em mídias sociais

Evite a exposição excessiva nas redes sociais. Mostrar muito da sua rotina, das suas viagens e localizações significa dar aos cibercriminosos informações valiosas que podem ser usadas contra você, o que afeta sua segurança física e digital.

Selecione bem o que postar e quando postar e evite ao máximo expor informações e detalhes sensíveis sobre suas viagens.

Além disto, preste bastante atenção antes de clicar em links suspeitos e baixar qualquer arquivo enviado em anexo, eles são muito usados em golpes de phishing para roubar suas informações e infectar seus aparelhos.

10. Ative as autenticações de dois fatores

Sempre que houver esta opção, ative a autenticação de dois fatores para seus acessos (programas, aplicativos, contas em mídias sociais, entre outros).

Isto ajuda a proteger suas contas e dispositivos contra acessos indevidos e, mesmo que algum hacker consiga descobrir suas senhas de acesso, será exigido algum código ou mecanismo de autenticação para confirmar o acesso.

11. Evite levar coisas demais

Dispositivos em excesso significam preocupação em excesso. Menos é mais: leve apenas o que for necessário. Evite sobrecarga de aparelhos e de itens durante sua viagem para minimizar os possíveis danos e prejuízos que podem acontecer.

Se for possível, leve um aparelho reserva especificamente para sua viagem e deixe seus dispositivos principais em segurança na sua casa.

12. Mantenha seus dispositivos por perto

Evite se afastar dos seus aparelhos o máximo que der. Leve o que for mais importante com você o tempo todo e, mesmo dentro de hotéis, não deixe seu aparelho facilmente acessível.

Manter seus dispositivos com você evita perdas e furtos e ajuda a prevenir transtornos e prejuízos financeiros.

13. Gerencie as ferramentas de localização

Ativar a localização do seu dispositivo é bastante útil para descobrir novos pontos durante sua viagem e se locomover, mas também pode te expor de forma desnecessária.

Sempre que puder, desative a localização para manter sua privacidade, seu sigilo e sua segurança.

14. Prefira utilizar os dados móveis do seu aparelho

Para se conectar de forma mais segura, dê preferência para usar seu pacote de dados móveis. Isto garante uma conexão mais individualizada, mais segura e menos exposta.

Se sua operadora não oferecer cobertura para o local de destino, veja a possibilidade de adquirir um chip de algum serviço confiável onde você estiver.

15. Cuidado com o preenchimento automático de senhas

Tome muito cuidado com o preenchimento e salvamento de informações de login e aplicativos, mídias sociais, serviços de e-mail e qualquer outra conta que você tiver.

Se seus aparelhos forem roubados, fica muito mais fácil invadir suas contas e perfis. Além disto, esta opção é muito perigosa se você utilizar algum dispositivo compartilhado em locais como cyber cafés (ou lan houses), bibliotecas, centros comunitários e locais de hospedagem.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *