Booking.com

Minha chegada em NY foi pelo aeroporto JKF (John Fitzgerald Kennedy), que fica a mais de 22 km de distância de Manhattan. Comparando preços, velocidade e outros detalhes, decidi fazer o trajeto utilizando a combinação de AirTrain e metrô.

Também é possível ir do JKF pra NY de ônibus, táxi e van, mas resolvi fazer ida e volta utilizando AirTrain e metrô, por isso vou falar somente dessa forma de transporte. E também porque acho que foi uma boa escolha. Segundo o site oficial do Airtrain, ele é o jeito mais rápido, barato e ecologicamente correto de fazer o trajeto JKF-NY.

A lógica é simples. Decore isto, imprima ou dê um print no seu celular. Porque o aeroporto é enorme e os nova iorquinos não são o melhor exemplo de receptividade com turistas.

  • A entrada do AirTrain fica dentro do seu terminal de desembarque. Siga as placas até lá. Aí é só entrar, ainda sem pagar nada.
  • Jamaica Station. Guarde esse nome. Você precisa embarcar num trem que passe por lá. Vai estar escrito na tela na porta do vagão. Se não estiver, pergunte para alguém.
  • Desembarque na Jamaica Station.
  • Você paga é na saída da estação. Antes das catracas, repare nas máquinas de ticket. Vá até uma delas e compre um Metrocard (custa 1 dólar) e adicione o crédito suficiente para sair da estação (mais 5 dólares)
  • Na máquina é possível comprar também a entrada do metrô.
  • Tenha dinheiro trocado, de preferência uma nota de 10 dólares. Porque se colocar uma nota maior na máquina e gastar apenas os 6 dólares, não tem troco. Perdeu. Pode espernear que não dá em nada.
  • Vai andar mais de metrô em NY? Então já carregue seu Metro Card com mais crédito ou compre um combo para mais dias. (Eu comprei o bilhete de 7 dias ilimitados, válido em metrô e ônibus). Se não quiser, pague apenas mais 2.75 pelo bilhete de ida.
  • Pronto, agora embarque no metrô em direção à estação mais próxima do seu hotel, hostel ou airbnb em NY

(Pra visualizar todo esse passo-a-passo, o Vivendo e Turistando fez um vídeo lá no JFK em NY mostrando como pegar airtrain, metrô e chegar sem dificuldade na estação de metrô mais perto do seu hotel. Colei o vídeo aqui embaixo)

 

Dicas importantes sobre o MetroCard

Como falei no passo-a-passo, é possível comprar um pacote de 7 dias. Aí você pode usar metrô e ônibus à vontade em NY. Foi o que eu fiz e recomendo para quem tiver um roteiro de pela menos uma semana em Nova Iorque.

A única restrição existente no MetroCard é que você precisa esperar 20 minutos entre uma utilização e outra, caso contrário, ele não irá liberar a sua entrada na estação.

Outra dica importante, se você for utilizar os ônibus SBS (Select Bus Service), você tem que passar o MetroCard nos totens externos, nos pontos de paradas do ônibus. Em qualquer outro ônibus, você passa o cartão dentro do ônibus mesmo.

Para saber como se locomover na cidade usando transporte público, você pode usar os aplicativos Google Maps ou o Citymapper (tem pra Android e iPhone) e não estranhe se ele te mandar andar algumas quadras para pegar o metrô, pois as linhas de metrô da cidade foram desenhadas para levar as pessoas de casa para o trabalho e as baldeações não são tão fáceis. Mas a caminhada vai valer a pena, porque mesmo sem planejar a gente passa por vários lugares legais e pontos turísticos pelo caminho.

 

Mais informações sobre transporte do aeroporto JFK ao centro de NY

Antes de viajar, eu consultei o Viaje na Viagem e o Matraqueando. Eles fizeram guias super detalhados contendo várias formas de transporte. Citam preços, tempo de viagem e outras informações que podem tirar a sua dúvida. Também foi útil verificar os sites das próprias empresas de transporte em NY, como Metrocard e Airtrain.

Agora é a sua vez. Hora de partir dos guias para a realidade. Qualquer dúvida é só perguntar aqui nos comentários. Responderei o mais rápido possível. Boa viagem!

 Como economizar na viagem:  

    • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
    • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
    • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Escreva seu comentário