Minha chegada em NY foi pelo aeroporto JKF (John Fitzgerald Kennedy), que fica a mais de 22 km de distância de Manhattan. Comparando preços, velocidade e outros detalhes, decidi fazer o trajeto utilizando a combinação de AirTrain e metrô.

Também é possível ir do JKF pra NY de ônibus, táxi e van, mas resolvi fazer ida e volta utilizando AirTrain e metrô, que é muito mais rápido, pois o trânsito de Nova Iorque não nem um pouco amigável. Por isso, vou falar somente dessa forma de transporte. E também porque acho que foi uma boa escolha. Segundo o site oficial do Airtrain, ele é o jeito mais rápido, barato e ecologicamente correto de fazer o trajeto JKF-NY.

A lógica é simples. Decore isto, imprima ou dê um print no seu celular. Porque o aeroporto é enorme e os nova iorquinos não são o melhor exemplo de receptividade com turistas.

  • A entrada do AirTrain fica dentro do seu terminal de desembarque. Siga as placas até lá. Aí é só entrar, ainda sem pagar nada.
  • Jamaica Station. Guarde esse nome. Você precisa embarcar num trem que passe por lá. Vai estar escrito na tela na porta do vagão. Se não estiver, pergunte para alguém.
  • Desembarque na Jamaica Station.
  • Você paga é na saída da estação. Antes das catracas, repare nas máquinas de ticket. Vá até uma delas e compre um Metrocard (custa 1 dólar) e adicione o crédito suficiente para sair da estação (mais 5 dólares)
  • Na máquina é possível comprar também a entrada do metrô.
  • Tenha dinheiro trocado, de preferência uma nota de 10 dólares. Porque se colocar uma nota maior na máquina e gastar apenas os 6 dólares, não tem troco. Perdeu. Pode espernear que não dá em nada.
  • Atenção: muitos blogs de viagem com dicas similares, dizer para aproveitar a carregar o bilhete do metrô. Eu não consegui. Tive que comprar depois, já em Manhattan.
  • Pronto, agora atravesse a estação que tem logo em frente e siga para o embarque do metrô, em direção à estação mais próxima do seu hotel, hostel ou airbnb em NY

(Pra visualizar todo esse passo-a-passo, o Vivendo e Turistando fez um vídeo lá no JFK em NY mostrando como pegar airtrain, metrô e chegar sem dificuldade na estação de metrô mais perto do seu hotel. Colei o vídeo aqui embaixo)

 

Dicas importantes sobre o MetroCard

Como falei no passo-a-passo, é possível comprar um pacote de 7 dias. Aí você pode usar metrô e ônibus à vontade em NY. Foi o que eu fiz e recomendo para quem tiver um roteiro de pela menos uma semana em Nova Iorque.

A única restrição existente no MetroCard é que você precisa esperar 20 minutos entre uma utilização e outra, caso contrário, ele não irá liberar a sua entrada na estação.

Outra dica importante, se você for utilizar os ônibus SBS (Select Bus Service), você tem que passar o MetroCard nos totens externos, nos pontos de paradas do ônibus. Em qualquer outro ônibus, você passa o cartão dentro do ônibus mesmo.

Para saber como se locomover na cidade usando transporte público, você pode usar os aplicativos Google Maps ou o Citymapper (tem pra Android e iPhone) e não estranhe se ele te mandar andar algumas quadras para pegar o metrô, pois as linhas de metrô da cidade foram desenhadas para levar as pessoas de casa para o trabalho e as baldeações não são tão fáceis. Mas a caminhada vai valer a pena, porque mesmo sem planejar a gente passa por vários lugares legais e pontos turísticos pelo caminho.

 

Mais informações sobre transporte do aeroporto JFK ao centro de NY

Antes de viajar, eu consultei o Viaje na Viagem e o Matraqueando. Eles fizeram guias super detalhados contendo várias formas de transporte. Citam preços, tempo de viagem e outras informações que podem tirar a sua dúvida. Também foi útil verificar os sites das próprias empresas de transporte em NY, como Metrocard e Airtrain.

Agora é a sua vez. Hora de partir dos guias para a realidade. Qualquer dúvida é só perguntar aqui nos comentários. Responderei o mais rápido possível. Boa viagem!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem

7 Comments

  1. Boa tarde.
    Estou indo para NYC agora em final de Agosto e tenho algumas notas (Dolares) antigas. Elas são aceitas normalmente ? Ou terei que trocá-las em Banco, Aeroporto, etc.

    Grato

    • Olá, Marco. Depende de quão antigas são essas notas. Pesquisando, vi que as notas impressas a partir de 1996 ainda são aceitas nos Estados Unidos, mas serão tiradas de circulação em 2020. Aí, pra trocar, somente no Departamento de Tesouro Americano. Ou com possíveis colecionadores.

      Mas, se for usar máquinas (vending machines) pra comprar algo, daquelas que se coloca moedas ou dinheiro, pergunte no local se ela aceita seu modelo de nota. Mesmo aqui no Brasil, essas máquinas podem “comer” dinheiro e moedas de padrões diferentes ao que está preparada para reconhecer. Aí não tem devolução.

  2. Jose Roberto de Freitas responder

    Boa-noite!
    Eu-vou-fazer-esse-trajeto-esse-mes-de-junho-de-Nova-Iorque-vou-de-Onibus-pra-Boston.
    Usando-o-Air-Train-eu-consigo-tambem-chegar-na-Pensilvania-Station-de-onde-sai-o-onibus-pra-Boston?
    Excelente-suas-dicas.

    • Boa-noite-Jose-Roberto! Tô curioso pra saber porque seu texto veio assim todo cheio de hífens, hahaha.

    • Pedro Henrique responder

      José Roberto, boa noite!
      O AirTrain é uma ligação entre o metrô e o aeroporto, por isso não é uma linha muito grande de transporte.
      Para chegar na Penn Station, pode usar o AirTrain e depois a linha E do metrô. É o jeito mais fácil.
      Boa viagem!

  3. Olá, seu video realmente foi muito util para mim. Mas gostaria de saber o porque você optou pela linha Howard Beach ao invés da Jamaica Station? Há alguma diferença considerável entre as duas?
    Grata, Crisne.

    • Pedro Henrique responder

      Crisne, tudo bem?
      Quando fui a NY, usei o AirTrain até a Jamaica Station, que é mais utilizada para se acessar a ilha de Manhattan, pois já estará na linha Azul (E) do metrô, que passa pelo Queens (onde me hospedei) até o sul da ilha e não precisará fazer baldeações. Essa é a melhor escolha.
      Use a linha de Howard Beach se você for se hospedar mais ao sul da ilha, próximo a China Town ou Financial District, mas terá mais baldeações para fazer no caminho.

Comentários