Uma das dicas para enfrentar o medo de viagens aéreas, é saber escolher os lugares mais seguros do avião. Veja os resultados de estudos de importantes jornais e federações para descobrir como escolher seu assento na hora de comprar a passagem.

Não vou dizer pra ninguém fazer terapia. O negócio para ter coragem de embarcar, mesmo com medo, é planejar uma redução de riscos na viagem. E o primeiro passo é saber quais são os assentos mais mortais, as fileiras mais seguras, se é melhor viajar no corredor ou na janela, na frente ou no fundo, e outras informações realmente vitais.

Avião é mais seguro do que carro e outros meios de transporte?
Sim! Comparando com outros meios de transporte, a chance de morrer num acidente está na seguinte ordem:

1. Moto

2. Carro

3. Balsa

4. Trem

5. Metrô

6. Ônibus

7. Avião

8. Elevador

Esse ranking vem de uma série de artigos sobre segurança e transporte. Veja outros sites explicando riscos e segurança na aviação: correioweb, fatosdesconhecidos (que coloca o avião como mais seguro do que andar à pé) e folha.

Não tem segredo, é pura estatística

Como você deve imaginar, existem determinados assentos no avião que são, estatisticamente, mais seguros que outros. Nesses lugares, o índice de sobreviventes é maior em caso de acidentes. O mesmo acontece com as épocas do ano, que vamos dividir em meses. Sim, observando registros de acidentes, é possível dizer que alguns meses são mais seguros para viajar de avião.

Pavor, pânico, ansiedade, fobias, desespero. Para ajudar a evitar esses sentimentos seja a caminho do aeroporto, na espera e, principalmente, dentro do avião, comece a viajar nas épocas e nos assentos mais seguros. No mínimo vai dar uma tranquilidade a mais.

Os assentos mais seguros de um avião

Embora cada acidente seja único, com diferentes particularidades, existe um grupo de assentos com um histórico maior de sobreviventes em caso de acidentes. E eles ficam exatamente nas posições em que as pessoas geralmente têm mais medo de voar.

Como mostra a imagem, feita pelo jornal norte-americano Time,  os assentos próximos ao fundo, depois das asas, são os mais seguros em um avião de grande porte, como os utilizados na aviação comercial para voos internacionais de longa distância. De 20 acidentes analisados, em 11 os passageiros dessa área em azul sofreram menos consequências, segundo o site  USAtoday.

Os lugares mais perigosos do avião

Olhando o oposto nas estatísticas, também dá pra determinar quais são os lugares mais sujeitos a sofrer consequências mais graves em casos de acidentes.

Avaliando também o histórico de acidentes com aviões de grande porte, os assentos mais mortais são justamente aqueles que são vendidos mais caros pelas companhias aéreas: os assentos da frente, localizados nas primeiras fileiras. Exatamente onde fica a classe executiva na maioria dos voos.

A mesma pesquisa do jornal Time aponta que, nessa porção dianteira e estatisticamente mais perigosa do avião, os assentos de corredor tiveram índices de mortalidade ainda mais altos. As estatísticas são baseadas em 35 anos de dados de FAA (Administração de Aviação Federal dos Estados Unidos).

Estatísticas em pesquisa de universidade da Inglaterra

Em artigo do jornal britânico Daily Mail, baseado em estudos da Universidade Greenwich, é mostrado que o que define a segurança de um assento no avião é a proximidade com as saídas de emergência. Segundo as estatísticas, quem se senta até 5 fileiras de distância de uma saída de emergência, tem mais chances de sobrevier. A partir de 6 fileiras, as chances são reduzidas. Qual é a saída próxima também interfere nos índices. A saída de emergência dianteira, pela portal principal, salvou mais pessoas.

 Corredor ou janela, onde é mais seguro?

Segundo a mesma pesquisa da universidade, que checou 2 mil sobreviventes em 105 acidentes aéreos ao redor do mundo, quem se senta no corredor tem 7% a mais chances de sobreviver a incêndios no avião.

Já a reportagem do Time mostra que, no caso de grandes aviões com três colunas de assentos, quem se senta na coluna central próxima à cauda do avião, tem 36% a mais de chances de sobrevivência do que aqueles que escolhem poltronas próximas às asas.

Minhas dicas para enfrentar o medo de avião

Saber onde é melhor se sentar é o primeiro passo para encarar o medo. Outras dicas são tentar se abstrair dos barulhos e solavancos. Não é à toa que as melhores companhias aérea colocam tanto entretenimento a bordo.

Mas se as revistas e filmes não forem suficientes, é bom ter seu próprio arsenal. Eu, por exemplo, não viajo sem jogos no celular, daqueles que exigem muita concentração. E sempre ouvindo música no máximo volume, pra não ficar tentando entender cada barulho do motor. O que ficou melhor agora que a maioria das companhia liberou o uso de equipamentos eletrônicos em modo avião durante decolagem e pouso.

Lidar com turbulência já é mais complicado. Uma dica é tomar uma cerveja antes do voo e aproveitar quando os comissários oferecem vinho. Não a ponto de ficar bêbado e dar trabalho, apenas pra ficar mais corajoso um pouco.

E agora, está mais tranquilo para viajar de avião?

Claro que não é legal ver tantas estatísticas de acidentes, parece que só faz aumentar o medo de avião. Mas entender os fatos é importante para escolher lugares onde a probabilidade de sobreviver a um acidente é maior. Lembrando que a segurança de viajar de avião é maior a cada ano, e 2017 foi até hoje o ano com o menor número de acidentes da história da aviação.

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Escreva seu comentário