Pra mim, uma das melhores ilhas do Havaí é Maui. Passei uma longa temporada no arquipélago, morando e fazendo passeios em diferentes ilhas. E aqui vão as dicas de Maui, minha ilha turística preferida. Saiba o que fazer, quando ir, onde se hospedar e dicas de praias, pontos turísticos e melhores atividades.

Por que Maui?

Maui tem a estrutura mínima de uma cidade americana, com Walmart, Taco Bell, Walgreens, mas ao mesmo tempo não tem prédios e escritórios, o que torna essa ilha muito diferente de Oahu, o destino mais comum, que é a ilha que mistura cidade grande (significa prédios e trânsito, inclusive) com praias. Maui é mais tranquila, tem um clima ótimo que brasileiro já está acostumado e o pôr-do-sol mais perfeito que já vi.

Quando ir para Maui e Havaí em geral

O clima no Havai é ameno o ano inteiro. Mas se quer saber a melhor época para viajar, indico ir entre os meses de abril e setembro, basicamente do final da primavera ao final do verão. Nesse período, as temperaturas médias ficam entre 19 ºC e 30 ºC e chove pouco, especialmente em julho e agosto. A desvantagem de julho é que é mês de férias e alta temporada no mundo inteiro, imagine então no Havaí, onde estão as melhores praias dos EUA.

Evite viajar no inverno, principalmente em dezembro e janeiro. As temperaturas não são tão baixas, com médias entre 17 ºC e 28 ºC. O problema são as chuvas, que costumam estragar os planos de praia.

Onde se hospedar em Maui

As cidades com melhores estruturas de turismo (digo: supermercado, comprinhas e restaurantes) são Lahaina e Hana. Elas ficam em extremos da ilha e tem até um climinha diferente. É muito comum o lado de Lahaina estar bem quente e ensolarado, e o lado de Hana ser mais nublado e chover um pouquinho. Ambas ficam a quase 1 hora do aeroporto de Kahului, que fica mais à esquerda da ilha.

Do lado de Lahaina, uma vez na rua principal você estará bem servido. Galerias de arte, restaurantes de quase todo tipo (mas predominantemente comida natureba, frutos do mar, americana ou mexicana), lojas de instrumento, de jóias, turísticas, e até balada.

Dicas de hostels em Maiu

Para se hospedar lá de forma econômica, uma boa opção é o Tiki Beach Hostel, que oferece uma estrutura bem simples de quartos compartilhados ou tendas individuais, mas é bem localizado e elogiado pelos hóspedes. Outros albergues bem cotados são o Hakuna Matata, na mesma rua do Tiki Beach, e o Banana Bungalow, mais próximo do aeroporto e que oferece passeios diários em vans saindo do hostel (é uma ótima ideia de hospedagem pra quem não tá pensando em alugar carro).

Os albergues costumam oferecer prancha de surf, bikes e equipamentos de mergulho para os hóspedes. Além de opções tradicionais de hospedagem, como hotéis e pousadas, Maui tem muitas casas e vilas inteiras que você pode alugar pelo Airbnb, caso você não abra mão do conforto, o que geralmente tem um custo-benefício melhor para quem fica um longa temporada ou viaja em grupos grandes.

Dicas de hotéis em Maui

Selecionei alguns dos melhores hotéis em Maui, com ótimo-custo benefício, localizações privilegiadas nas melhores cidades (Lahaina e Hana) e muito bem avaliados pelos hóspedes. Vale a pena dar uma olhada e conferir os preços:

Transporte em Maui

Assim como em outras ilhas do Havaí, a melhor forma de se locomover em Maui é de carro mesmo. Tem locadoras no aeroporto.  Infelizmente não é a forma mais barata, mas é incomparável em praticidade. Pra economizar, inclusive IOF, sempre pesquiso e reservo utilizando esse comparador de preços. Por isso, é melhor viajar em família, grupo de amigos ou descolar alguém pra dividir o aluguel do carro.

Se tá numa pegada mais econômica, pode usar ônibus. De Lahaina, maior cidade de Maui, até Paia, vila turística com uma bela praia, são duas horas de ônibus. Ele passa de hora em hora e custa 2 dólares. Perrengue chique.


 Sabia que seguro viagem é obrigatório em vários países? Compare preços na Real Seguros

O que fazer em Maui – Passeios e pontos turísticos

As principais atrações e os pontos turísticos de Maiu estão divididos entre as diferentes regiões da ilha. Entenda o que fazer em cada cidade e os passeios obrigatórios.

Lahaina

Área charmosa, praias delicinhas. Perfeita para ver o pôr-do-sol. As praias são maravilhosas, mas não conte com estrutura de praia brasileira. Não tem cadeira, guarda-sol, comida, bebida, ou qualquer outro tipo de comércio nas praias. Entretanto, algumas delas têm banheiro público limpinho e mesas para piquenique.

Hāna

Passeio obrigatório! A “Road to Hāna” é um trecho de 109 km, que liga Kahului a Hāna, o extremo direito da ilha. Embora Hāna esteja apenas a 84 km de Kahului, o trajeto todo leva 2 horas e meia sem parar, porque a estrada é bem tensa. Além de muito sinuosa e estreita, você passa por 59 pontes, entre elas 46 de apenas uma faixa, e aproximadamente 620 curvas. Imagina. Mesmo assim, vale a pena porque a estrada inteira é lindíssima. Sabe floresta tropical tru tipo Jurassic Park? Então. É tanto ponto pra parar que vale a pena tirar o dia pra fazer esse passeio e não esquecer de levar alimentos e água, porque não tem muito lugar na estrada pra comer. Os lugares maravilhosos que vi:

  • Twin Falls (cachoeira delícia pra nadar)
  • Painted Trees (umas árvores todas coloridinhas)
  • Waikani Falls (um trio de cachoeira)
  • Honokalani Black Sand Beach (praia de areia preta, com água delis e trilhas com uma caverna fácil de entrar)
  • Koki Beach Park (praia não recomendável banhar porque tem muito bicho)

Tem um app gratuito chamado Maui Road to Hana Driving Tour que pode te ajudar a reconhecer os pontos que você quer passar. Veja antes de ir porque não tem sinal de internet na estrada.

Black Sand Beach, uma das poucas praias do mundo de areia preta. É linda!

Nakalele Blowhole

É uma massa de terra próxima a Lahaina. Em havaiano, Nakalele ou Nā-kalele significa “a inclinação”. O ponto é conhecido por ter alguns buracos nas rochas em que as ondas se encontram e sobem à superfície. A trilha não é fácil de fazer, mas se conseguir, com certeza você vai se sentir em outro planeta.

Haleakala

É o vulcão oriental de Maui que forma mais de 75% da ilha, com 3055 m de altitude, o que o torna a 85.ª montanha mais proeminente do mundo. O ponto mais alto designa-se Puʻu ʻUlaʻula. Tem um visual incrível, mas é muito importante checar as condições climáticas antes de ir.  Se estiver chovendo, cancele . Lá no topo costuma ser muito frio e venta bastante. Custa 25 dólares por carro pra entrar no parque, e o mais indicado é ir pra ver o nascer ou o pôr-do-sol. Se for ver o sol nascer, chegue antes das 4 da manhã, porque o estacionamento lota e fica difícil achar lugar, vá agasalhado e leve sua cobertinha porque é muito frio.

Melhores praias de Maui

Segui as dicas dos locais e visitei as principais praias de Maui. Não fui em todas, mas acho que conheci as melhores. Antes de mais nada, saiba que as águas são maravilhosas e quem está acostumado com as praias brasileiras, vai adorar cada cantinho do Havaí. Minhas impressões sobre cada uma delas:

  • Kapalua – Praia para levar snorkel e observar a vida marinha do Havaí. Estava com boa visibilidade.
  • Baby Beach – Praia rasa de águas transparantes. Tem pedrinhas bonitas e faixa de areia fina.
  • Big Beach – Praia de mar aberto, com ondas fortes, boas pra surfar, ao lado da Little Beach.
  • Little Beach – Na “prainha” rola uma das festas abertas gratuitas mais famosas de Maui. Ela acontece todo domingo a partir das 16h e vai até às 20h, com os nativos batendo tambor, muita gente dançando em volta, apresentação com fogo e uma galera nudista. Parece coisa de louco, mas se não quiser fazer parte da loucura, rola de ir só pra observar e sentir a energia do lugar. Tudo é muito pacífico e a praia é uma delícia também.
  • Honolua Bay – Melhor praia de Maui para snorkel. Ela é rochosa e não costuma ter muito turista. A água é transparente e você consegue ver muitos peixes maravilhosos com cores encantadoras e tartarugas de todo tamanho. Vi uma tartaruga do meu tamanho nesse lugar, foi demais!
  • Olivine Pool – Um belo visual. Mas dizem que é perigoso entrar na água. As ondas são muito fortes.

O que achei de Maui

Antes, é importante ressaltar que o Havaí como um todo é um paraíso e vale sim o dinheiro que é cobrado na passagem. Se planejar com antecedência, você consegue curtir bastante e ainda voltar com os seus olhos na cara :D. O visual em qualquer canto é coisa de filme, tudo é muito organizado e o povo é tão amigável que você vai se sentir num sonho a maior parte do tempo. Maui em especial é muito aconchegante e convidativa. As praias nunca estão cheias e a ilha é muito organizada.

Valores gerais das coisas – Quanto gastar na ilha de Maui

Hospedagem: o jeito mais barato de se hospedar no Havaí é em albergues. Paguei 40 dólares a diária por uma cama num quarto compartilhado com outras 3 garotas no Tiki Beach Hostel.

Alimentação: não é barato, mas se ficar em hostel é possível cozinhar sua própria comida. Vá aos mercados e faça compras pros passeios. Caso queira almoçar e jantar fora, vai gastar a partir de 20 dólares por refeição.

Passagens: saindo do Brasil, você pagaria hoje 4 mil reais pra pousar em Maui em maio do ano que vem. Mas se liga nas #buenasdicas: a Hawaiian Airlines é uma ótima companhia aérea pra quem sai dos Estados Unidos (que os havaianos chamam de “mainland”) e tem voos de 100 a 200 dólares saindo da Califórnia. Entre as ilhas, você consegue pagar 75 a 90 dólares. Uma ótima notícia, é que a partir de janeiro de 2020, a Southwest vai oferecer voos entre as ilhas do Havaí por 29 dólares. Ou seja, vai ficar muito mais fácil realizar esse sonho de viagem. Vale a pena já começar a planejar!

Dá uma olhadela nos nossos stories no insta @buenasdicas pra já sentir o gostinho da coisa. Qualquer dúvida, comenta aí.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Touron Turismo: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
Autor

Pago de blogueirinha ripe, mas tô lançando a moda tilelê-geek. Sou designer de formação, peregrina por opção, cidadã do mundo de coração. Amo viver novas experiências, principalmente se forem mágicas e transformadoras.

Comentários