Escolher onde ficar em Morretes é fácil. Mas também é preciso saber o que fazer, onde comer e o que levar, como vou explicar. Para se hospedar, o melhor lugar da cidade é o Centro Histórico, onde estão os melhores restaurantes, bares, lojas e o bonito Rio Nhundiaquara. Nessa área também estão alguns hotéis e as melhores pousadas de Morretes.

A apenas 70 km de distância de Curitiba, a histórica Morretes tem 16 mil habitantes e um bonito centro com casarões antigos em arquitetura colonial. Fica perto do litoral, mas não tem praia. É possível fazer bate e volta, mas recomendo passar pelo menos uma noite. Sim, vale  pena dormir em Morretes! Assim aproveita melhor a gastronomia (experimente o barreado) e os bares na orla, de preferência saboreando as cachaças locais.

Dicas de viagem para Morretes

Como chegar: todos os dias saem vários ônibus de Curitiba para Morretes e a passagem custa em média R$ 26. Mas sem dúvidas o melhor transporte para lá é o trem da Serra Verde Express, que tem serviço de bordo, guia e atravessa um espetacular trecho de mata atlântica. Recomendo ir de trem, que é mais rápido na descida, e voltar de ônibus. Olha como é o interior do trem de luxo:

• O que levar: exceto no inverno, o clima costuma ser quente e úmido. Então vá com roupas leves e calçado confortável. À noite é comum esfriar, então leve pelo menos um casaco. O ano inteiro, leve repelente. Cercada por mata e atravessada por um rio, a cidade é um paraíso para mosquitos, pernilongos, muriçocas, mutucas e tudo mais que gera coceira.

• Onde comer: Morretes é o paraíso do barreado, a mais tradicional comida típica do Paraná. Gostei muito do Madalozo, que tem uma bela varanda sobre o rio e serve barreado acompanhado de peixe frito com molho de camarão. Olha como é o barreado:

O que fazer: algumas atividades legais pra fazer em Morretes são a Trilha do Salto da Fortuna, visitas a fazendas produtoras de cachaças e a clássica descida em bóia no Rio Nhundiaquara. Dica do Viagens da Teca, que passou um Réveillon em Morretes e indica a agência de turismo Calango Expedições para fazer esses e outros passeios.

4 dicas de hotéis e pousadas em Morretes, no Centro Histórico

Pequena e mais visitada por quem faz apenas o bate e volta a partir de Curitiba, não existe uma grande oferta de pousadas em Morretes. Mas algumas das poucas opções de hospedagem valem a pena e não custam caro. Selecionei 4 pousadas, incluindo pousadas baratas, pousadas com piscina (o que vai bem para o abafado calor de Morretes) e hotéis. Todos no centro histórico ou próximos a ele.

Pousada Bella Morretes – Perto do rio, das lojas e restaurantes e da estação ferroviária, essa é uma das melhores pousadas de Morretes. Seu interior é decorado com móveis e objetos antigos e os quartos têm ar-condicionado, o que é importante numa cidade de clima quente.

Nhundiaquara Hotel e Restaurante – Em arquitetura colonial, ele é o hotel mais bonito da cidade e tem quartos em que a janela dá diretamente para o rio. Fora a vista, a beleza, a história e a melhor localizações em Morretes, a estrutura do hotel não é lá essas coisas e gera muitas reclamações de hóspedes. De qualquer forma, vale a pena conferir se os preços estão justos na data da sua viagem.

Placa na porta do Nhundiquara: “Edifício mais antigo da cidade, conserva paredes remanescentes do século XVII. Adquirido em 1944 pela família Alpendre, foi transformado em hotel no ano seguinte”)

Hotel Pousada Dona Laura – Também perto dos principais pontos turísticos e locais de interesse, essa é uma das pousadas com melhor custo-benefício no centro histórico de Morretes. Bem localizado, o casarão tem uma pequena piscina e ar-condicionado em todos os quartos.

Hospedaria Solar De Maria Pousada – É a pousada mais em conta dessa lista e uma das mais baratas do centro histórico de Morretes. Fica ao lado da Paróquia Nossa Senhora do Porto, que marca o fim da região mais turístico da cidade. Tem quartos individuais por preços honestos, quartos para casais e quartos com beliches para até 4 pessoas, o que reduz bastante o custo para cada um. Bom para quem está viajando em família ou grupo de amigos. Evite em dias de muito calor, pois não tem ar-condicionado.

Dica de pousada com piscina, em área rural de Morretes

Afastada do agito do centro histórico de Morretes, a dica é a Pousada Hakuna Matata. A 6 km de distância da cidade, seus quartos são em chalés espaçosos e com ar-condicionado. Tem quadra para esportes na areia, jardim, piscinas e vista para as montanhas. Boa opção de hospedagem para quem busca a tranquilidade da natureza, mas sem abrir mão do conforto de uma boa pousada.

Agora, se o seu negócio é ecoturismo raiz, à beira de estrada de ferro de Morretes para Curitiba tem muitas trilhas e áreas para camping. Mas essa não é a minha praia, por isso, se busca onde ficar em Morretes, indico mesmo são as pousadas e hotéis citados acima.

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários