Onde ficar em Salta: dicas de hospedagem, hotéis e hostels
Salta, no norte da Argentina, está nos melhores roteiros pela América do Sul. Apesar de ser uma cidade mediana, com 535 mil habitantes, é fácil se locomover na cidade, planejada e de ruas retas. Também é fácil escolher onde se hospedar em Salta: a dica é ficar no bonito Centro Histórico (Microcentro), ao redor da Plaza 9 de Julio (Praça Principal).
Como assim, a dica de onde ficar em Salta é só essa? Basicamente. Repare abaixo, no mapa de Salta, que há uma região rosada. Essa parte rosa/laranja (que cor doida é essa?) é o Centro Histórico. Veja também que, buscando por hotéis em Salta, a maioria está nessa região. Eles não estão aí à toa.
Melhor região para se hospedar em Salta, na Argentina
→ Encontre hotéis com o melhor custo-benefício em Salta
Isso porque, fora da região histórica, Salta é só uma cidade normal da Argentina. Vale a pena sair da parte boa da cidade apenas se encontrar um hotel barato que valha a distância das coisas turísticas e culturais de Salta.
Sim, turismo, cultura e gastronomia se concentram no Centro Histórico.
Gastronomia: para cima e para a direita do centro também estão coisas legais, como o simpático Cafe del Tiempo e o Restaurante Adelina. E, pra fugir um pouco do calor do deserto, nesse região tem até um shopping center com McDonald’s, o Shopping Alto Noa (detalhes e horário de funcionamento).
(Mas, se eu fosse você, eu não gastaria tempo e estômago num shopping, afinal você está em Salta, paraíso das empanadas e uma das melhores cidades para comer na Argentina).
Cultura: o melhor da arquitetura de Salta está no Centro Histórico, como o Cabildo Colonial/Museu Histórico do Norte, a Iglesia San Francisco, o Museu Catedralício e o Museu de Bellas Artes, entre outros edifícios, especialmente ao redor da Plaza 9 de Julio.
E pra fazer tudo isso a pé em Salta, sem gastar tempo e dinheiro com táxi ou aluguel de bicicleta*, e sem fazer longas caminhadas sob o sol do Saara de La Puna, repito, agora com alguns argumento, que o melhor lugar para se hospedar em Salta é mesmo o Centro Histórico e adjacências.
* Plana e planejada, Salta é ideal para pedalar. Mas, como quase tudo na cidade, as lojas de aluguel de bicicleta também se concentram no Centro Histórico.
Dicas de hotéis no Centro Histórico de Salta
- Hotel Salta – olha ele aqui em cima. Faz parte da história de Salta e tem um belo jardim com piscina. Mas, se você é alérgico como eu, não passe nem perto.
- Hotel Colonial – também um hotel clássico da cidade, com localização e vista privilegiada do Microcentro de Salta. Tem muitos móveis antigos e carpetes. Corram dele também, alérgicos.
- Hotel Marilian – um pequeno hotel 3 estrelas, muito bem avaliado, com boa relação custo-benefício e a apenas duas quadras da Praça 9 de Julio (Praça Principal).
- Solar de la Plaza – uma grande casa colonial, transformada em um charmoso hotel 4 estrelas, em frente à Praça General Don Martín Miguel de Güemes.
- Ayres de Salta Hotel – a elegante piscina com vista para a montanha já me convenceu a ficar lá na próxima viagem a Salta. Hotel 4 estrelas, a apenas 3 quadras da Praça 9 de Julio.
- Hotel del Virrey – visual colonial, uma linda piscina e preços razoáveis (encontrei diárias abaixo de R$ 200).
- Antiga Hotel – pousada barata de apenas 1 estrela e muito bem avaliada pelos hóspedes. Tem quartos com várias camas, bom pra quem viaja em turmas grandes.
Dicas de hostels/albergues no Centro Histórico de Salta
- Ferienhaus – é o hostel de Salta mais perto da Plaza 9 de Julio, coração do Centro Histórico. Não é nada sofisticado. Além da localização invejável, também é elogiado pela limpeza.
- La Casa del Peregrino – parece um orfanato e diz aceitar animais de estimação, Nunca tinha visto hostel pra cachorro na vida, vale a pena perguntar se aceitam mesmo.
- Coloria Hostel – esse sim é um hostel legal. Colorido, moderno, visual descolado e tem até uma piscina no jardim. Tem quarto de casal.
Onde ficar em Salta fora do Centro Histórico
Se mesmo com as dicas acima e todas as opções do Booking e do HostelWorld você não encontrar sua hospedagem no Centro Histórico de Salta, o jeito é procurar em outros bairros da cidade.
Fora do centro, a tendência natural é encontrar hotéis mais novos por preços melhores, afinal é mais barato estar fora do centro turístico. Selecionei alguns hotéis e hostels legais em outras regiões da cidade, que podem fazer valer o táxi ou a caminhada até o Centro Histórico.
- TIerra Norte Hostel – nem moderno, nem descolado, fica perto do Teleférico Salta.
- Hostel Salta Por Siempre – simpático, espaçoso e perto da rodoviária de Salta (1 km de distância). Para chegar ao Centro Histórico, basta andar 6 quarteirões.
- Hostal All Norte – pousada barata e com banheiros compartilhados. Vale muito a pena para casais, pois sai mais barato do que reservar duas camas em hostel. Visual simpático e nota boa nos sites de avaliação.
- Flat Tramas Andinas – fica em área residencial de Salta, rodeado de casebres coloniais decadentes, prédios novos e construções. A 2 km de caminhada da Plaza 9 de Julio.
Mais Buenas Dicas de Salta
Além de linda, Salta é uma parada estratégica entre dois outros importantes destinos turísticos: San Pedro de Atacama, a 520 km de distância, no Chile, e Cafayate, a 200 km. Um destino que merece entrar nos melhores roteiros pela América do Sul. Veja 10 motivos para fazer uma viagem a Salta e Jujuy.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.
Um dos melhores de salta é o hotel villa vicuna, charmoso, excelente localização e limpo. Os restaurantes El Charrua-parrilha, dona salta comidas típicas e don salvador , comidas tradicionais.
Obrigado por compartilhas suas dicas, Luiz. O hotel Villa Vicuna parece mesmo ser excelente.