Onde ficar em Salta: dicas de hotéis na melhor localização

Salta, no norte da Argentina, está nos melhores roteiros pela América do Sul. Apesar de ser uma mediana, com 535 mil habitantes, é fácil se locomover na cidade planejada e de ruas retas.

Também é fácil escolher onde se hospedar em Salta: a dica é ficar no bonito Centro Histórico (Microcentro), ao redor da Plaza 9 de Julio, onde está o antigo Cabildo, edifício colonial que se tornou um museu.

Hospede-se em Salta pelo menos 4 noites, para ter tempo de conhecer as atrações do Centro Histórico e realizar os principais passeios, em especial o Tren de las Nubes, além de visitas a vinícolas e formações rochosas.

Confira preços de hotéis em Salta nas datas da sua viagem e reserve com antecedência, garantindo assim sua vaga em hotel bem localizado e valores menores nas diárias

Repare no mapa de Salta, que há uma região amarelada. Essa parte é o Centro Histórico, que concentra os principais hotéis, pontos turísticos e restaurantes de Salta.

A seguir, vou detalhar por que esse é o melhor bairro, com dicas de hotéis bem localizados, em diferentes faixas de preços.

Melhor região para se hospedar em Salta, na Argentina

O Centro Histórico é o melhor lugar para turistas em Salta. É onde tudo acontece. Fora dele, Salta é apenas uma cidade normal do interior argentino, sem atrativos.

Além de ser a melhor região, no centro estão as principais opções de hospedagem.

Fora dele, existem poucos hotéis. Vale a pena ficar fora do centro apenas se, por acaso, você encontrar um hotel com excelente custo-benefício, entre as poucas opções disponíveis, justificando a distância das atrações turísticas e culturais.

cabildo salta
Arcos do Cabildo, lugar mais fotografado de Salta | Foto de Rodrigo Soldon

No Centro Histórico de Salta estão os melhores restaurantes da cidade, que é conhecida por ser uma das capitais gastronômicas da argentina. Então, esbalde-se.

E ainda vá andando para importantes pontos turísticos, como o Cabildo Colonial, atual Museu Histórico do Norte, a Iglesia San Francisco, o Museu Catedralício e o Museu de Bellas Artes, entre outros edifícios, especialmente ao redor da Plaza 9 de Julio.

Além de plana, Salta é uma cidade planejada, de ruas retas e fácil orientação. É perfeita para pedalar. Por isso, a dica é alugar uma bicicleta.

Dicas de hotéis no Centro Histórico de Salta

hotel salta colonial
Fachada monumental do Hotel Salta | Foto de Nico
  • Hotel Salta – olha ele aqui em cima. Faz parte da história de Salta e tem um belo jardim com piscina. Mas, se você é alérgico como eu, não passe nem perto.
  • Hotel Colonial – também um hotel clássico da cidade, com localização e vista privilegiada do Microcentro de Salta. Tem muitos móveis antigos e carpetes. Corram dele também, alérgicos.
  • Hotel Marilian – um pequeno hotel 3 estrelas, muito bem avaliado, com boa relação custo-benefício e a apenas duas quadras da Praça 9 de Julio (Praça Principal).
  • Solar de la Plaza – uma grande casa colonial, transformada em um charmoso hotel 4 estrelas, em frente à Praça General Don Martín Miguel de Güemes.
  • Ayres de Salta Hotel – a elegante piscina com vista para a montanha já me convenceu a ficar lá na próxima viagem a Salta. Hotel 4 estrelas, a apenas 3 quadras da Praça 9 de Julio.
  • Hotel del Virrey – visual colonial, uma linda piscina e preços razoáveis.
onde ficar em salta
Olha que bonito letreiro do Hotel Colonial | Foto de Nico

Organize seu roteiro na Argentina

Salta é o mais conhecido destino de viagem no norte da Argentina, e pode ser perfeitamente combinada com San Salvador de Jujuy, às margens do Rio Grande, onde também vale a pena se hospedar, pelo menos uma noite.

Além disso, para quem vai a Salta de avião, será preciso fazer uma conexão em Buenos Aires. Então, a dica é aproveitar a passagem e curtir pelo menos 3 noites na capital argentina.

Aqui no blog temos o artigo Dicas de Buenos Aires, um guia de viagem completo, abordando os principais tópicos para o planejamento da viagem.

Observe também que Salta fica a apenas 520 quilômetro de distância de San Pedro de Atacama, no Chile, sendo possível atravessar a fronteira e conhecer os dois destinos na mesma viagem.

Viaje em segurança para Salta

Salta é uma cidade considerada segura, principalmente o seu centro histórico, dominado pelo turismo e bastante movimentado, inclusive à noite.

Mas quando fala-se de segurança, é preciso pensar também em saúde e proteção ao investimento na viagem.

Por isso, confira como escolher um seguro viagem para a Argentina e poder contar com as melhores coberturas.

Viajando devidamente segurado, você garanta acesso rede médica de Salta, em casos de imprevistos, e também pode contar com apoio e até mesmo indenizações em casos relacionados a voos e bagagens durante sua viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Luiz Callegaro disse:

    Um dos melhores de salta é o hotel villa vicuna, charmoso, excelente localização e limpo. Os restaurantes El Charrua-parrilha, dona salta comidas típicas e don salvador , comidas tradicionais.

    1. Obrigado por compartilhas suas dicas, Luiz. O hotel Villa Vicuna parece mesmo ser excelente.