Sim, tem praia em Toronto. Às margens do Lago Ontário, a maior cidade do Canadá tem dezenas de faixas de areia próximas ao centro e em suas ilhas. No verão, com temperaturas máximas acima de 25 ºC em junho, julho e agosto, elas são a melhor forma de se refrescar. Descubra aqui quais são as melhores praias de Toronto.

Eu cheguei em Toronto no final de setembro, quando já é primavera no hemisfério norte. Com o clima esfriando, encontrei poucas pessoas nas praias. Mas valeu para observar a estrutura e avaliar o estilo de cada uma. Conferi também outros rankings de melhores praias de Toronto, além de muitas fotos e vídeos, pra fazer uma lista ainda mais confiável.

Exceto no inverno (dezembro, janeiro, fevereiro e março), vale a pena visitá-las em qualquer época do ano, pois o visual é sempre bonito e tranquilo. Mas somente no verão é possível encarar a água gelada.

 

1. Praia de Bluffer’s Park

Afastada do centro, fica ao lado da marina homônima, escondida entre o lago e uma das colinas mais altas de Toronto. Quase sempre própria para banho e classificada como “Blue Flag”, sua água e suas areias estão entre as mais limpas de Toronto. É um bom lugar para fazer trilhas.

 

2. Praia de Hanlan’s Point (incluindo praia de nudismo)

Localizada em Toronto Islands, essa praia de areias finas é extensa e tem uma particularidade: na parte sul da praia, usar roupas é opcional. Sendo a única praia de nudismo de Toronto e uma das duas únicas do Canadá, ela costuma ficar lotada no verão. Mesmo na primavera, quando o frio começa a chegar, não estranhe se passar e vir alguém pelado na praia. Eu apenas passei lá de bicicleta, durante passeio por Toronto Islands, e vi algumas nudistas estendidos na areia. A qualidade da água é boa, sendo classificada como “blue flag”. (O sol não favoreceu a praia nessa foto, então vale a pena ver esse vídeo pra entender melhor como é por lá na parte nudista).

 

3. Praia de Chelsea

Também em Toronto Island, Chelsea Beach tem fácil acesso e uma larga faixa de areia, ideal para armar um guarda-sol e estender a toalha. Seu longo deque, o Centre Island Pier, é um bom lugar para fotos. Tem boa infraestrutura, com lanchonete, banheiros públicos e ducha para tirar a areia dos pés. Ótimo lugar para levar crianças, especialmente se combinar com o passeio ao Centreville Amusement, parque de diversões a poucos metros da praia.

 

4. Praia de Cherry

Localizada em Lower don Lands, antiga zona industrial que vem sendo revitalizada, a Cherry Beach é uma das praias mais clássicas de Toronto. Com área para churrasco e cercado para cães, ela é popular entre praticantes de kite-surf e está classificada como Blue Flag, o que significa que tem águas próprias para banho.

 

5. Praias de Woodbine / Kew / Balmy beaches

Essa praia é tão extensa que acabou sendo dividida em três área com nomes diferentes. A parte de Woodbine é a mais próxima do centro de Toronto, e tem uma grande faixa de areia com redes de vôlei de praia. Aqui também fica a Donald D Summerville, uma das maiores piscinas públicas de Toronto, que  funciona somente no verão. Na outra extremidade, Balmy Beach é muito mais tranquila, mesmo durante o verão. No meio do caminho, a praia de Kew tem movimento moderado. Histórica, essa região conhecida como The Beaches tem até página na wikipedia em inglês, para quem quiser saber mais detalhes.

 

6. Praia Sugar

Se você gosta de intervenções urbanas como o Highline Park, em NYC, também vai gostar dessa estilosa praia de Toronto. Foi construída em zona industrial, onde funcionava um estacionamento de carros. Em clima de praia, a Sugar Beach tem área repleta de guardas-sóis em espaço artificial com areia, num grande deque com vista para o Lago Ontário. No inverno, sob neve e vento gelado, olha como fica por lá:

Praia Sugar sob neve no gélido inverno de Toronto

 

7. Praia de Sunnyside (bonita, mas imprópria para banho)

Perto do High Park, dá pra combinar os dois passeios facilmente. É uma das praias de Toronto com melhor infraestrutura. Apesar da qualidade da água não ser das melhores, ela compensa com o belo calçadão de madeira e com o belo visual à frente. Tem uma coisa que eu nunca vi no Brasil: protetor solar gratuito. O belo prédio do Sunnyside Beach Pavillion é a maior atração local. E se a água estiver em condições imprópria, dê um mergulho na piscina pública logo ao lado, a Gus Ryder Outdoor Pool (aberta somente no verão).

Mapa com a localização dessas praias em Toronto

Para entender melhor a localização e ver como chegar nessas praias de Toronto, marquei a localização de cada uma no mapa abaixo. Recomendo clicar no ícone da estrela para salvar esse mapa na sua conta do Google Maps, assim já vai planejando o que fazer em Toronto sem perder tempo.

Fotos: Praia de Bluffer’s Park (El Padawan), Praia Sugar no verão (Chrys Tyler), Praia Sugar no inverno (Still de Oldie)

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários