Entre dezenas de péssimos programas de viagem na TV, alguns poucos se salvam. Desses, selecionei três que considero os melhores. Eles inspiraram algumas das minhas últimas viagens e sempre assisto para anotar dicas ou relembrar de algum lugar.

Já aviso que você não vai ver o Bruno de Lucca por aqui, então pode prosseguir a leitura. Muito menos o Max Fercondini. Mas o número 3 é um programa brasileiro, muito útil para saber preços e opiniões sobre como é morar num país diferente. São eles:

 

1. The Layover

Entre 2011 e 2013, o Travel Channel produziu um dos melhores programas de viagem que já assisti, apresentado pelo polêmico chef de cozinha e escritor Anthony Bourdain (o mesmo de No Reservations e Parts Unknown). Em no máximo 48 horas no destino, ele evita pontos turísticos e não tem frescura para comer, de preferência pratos típicos em restaurantes e bares tradicionais da cidade.

Destinos visitados

Nas duas temporadas, o programa passa por Cingapura, Nova Iorque, Roma, Miami, Hong Kong, Montreal, Amsterdam, San Francisco, Londres, Los Angeles, Chicago, Paris, Filadélfia, São Paulo, Toronto, Dublin, Atlanta, Taipei, Nova Orleans e Seattle.

Onde assistir

Já esteve no catálogo do Netflix, mas foi retirado recentemente. Tem episódios inteiros, sem legenda, disponíveis online no Dailymotion, como esse aqui, de Amsterdam.

 

2. Jack Whitehall: Travels with My Father

O comediante britânico Jack Whitehall criou essa série em que ele viaja com seu pai, um milionário produtor de TV cheio de frescuras. Obviamente com encenações, mas engraçado mesmo assim, o programa mostra os atritos entre o jovem fanfarrão querendo economizar e seu pai esnobe. Enquanto o filho só quer se hospedar em hostel, o pai quer hotéis 5 estrelas. Enquanto o filho come comidas típicas na rua, o pai busca restaurantes com cardápio britânico. E por aí vai, com muitos lugares interessantes pelo caminho.

Destinos visitados

A primeira temporada, na Ásia, mostra  Tailândia, Camboja e Vietnã. Na segunda, a dupla passa por Hungria, Romênia, Ucrânia e finaliza a viagem em Istambul, na Turquia.

Onde assistir

Produzido e veiculado pelo Netflix, com opção de legenda em português.

 

3. O Mundo Segundo os Brasileiros

Mesmo cheio de defeitos, o programa se salva por mostrar a vida como ela é. Cada episódio acompanha o dia a dia de brasileiros que moram no destino da vez. Por isso dá pra ver muitas coisas diferentes, como parques, restaurantes fora de áreas turísticas, preços, custo de vida e até mesmo a casa de alguns participantes. É a versão brasileira do programa de viagem espanhol Españoles en el mundo.

Destinos visitados

Exibido desde 2011, o programa tem episódios em mais de 100 cidades em 70 países. De lugares famosos como Barcelona, Nova Iorque, Bogotá e Buenos Aires, a destinos menos conhecidos como Malta,  Amã e Tanzânia, o Mundo Segundo os Brasileiros está cheio de boas dicas.

Onde assistir

É transmitido pela BAND e já esteve no catálogo do Netflix. Tem episódios inteiros disponíveis no Youtube, aqui no canal do programa.

 

E você, tem alguma dica de programa de viagem?

Estou sempre em busca de novos programas de viagem para assistir. Como falei no início, é raro achar algum programa decente. A maioria é com alguém famoso sem nada a acrescentar, percorrendo pontos turísticos batidos e falando abobrinha. Pior ainda são os programas com modelos e milionários se exibindo. Então, se você tem alguma dica boa, manda pelos comentários!

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários