Assistir programas de viagem é um bom jeito de viajar sem sair de casa. É também uma boa forma de entender novos destinos, matar a saudade de onde já foi e planejar a próxima viagem.

Depois de assistir a dezenas de programas de viagem em diferentes plataformas, como tv a cabo, Netflix e Youtube, selecionei aqueles que considero os melhores.

Cada um com sua proposta, são programas que eu realmente recomendo que você assista.

1. The Layover

Entre 2011 e 2013, o Travel Channel produziu um dos melhores programas de viagem que já assisti, apresentado pelo polêmico chef de cozinha e escritor Anthony Bourdain. Ele passa apenas 48 horas em cada destino.

Um dos diferenciais do programa é que ele evita ao máximo visitar pontos turísticos. O foco é nas comidas típicas, em locais sem frescura e bares tradicionais, além das experiências inusitadas que o apresentador realiza com seus amigos locais.

Destinos visitados

Nas duas temporadas, o programa passa por Cingapura, Nova Iorque, Roma, Miami, Hong Kong, Montreal, Amsterdam, San Francisco, Londres, Los Angeles, Chicago, Paris, Filadélfia, São Paulo, Toronto, Dublin, Atlanta, Taipei, Nova Orleans e Seattle.

Onde assistir

Já esteve no catálogo do Netflix, mas foi retirado recentemente. Tem episódios inteiros, sem legenda, disponíveis online no Dailymotion..

Outros programas de Anthony Bourdain: Recomendo assistir também aos programas No Reservations e Parts Unknown, esse último com menos foco em comida e mais nos encontros humanos e sociais de cada destino.

2. Jack Whitehall: Travels with My Father

O comediante britânico Jack Whitehall criou essa série em que ele viaja com seu pai, um milionário produtor de TV cheio de frescuras. Obviamente com encenações, mas engraçado mesmo assim, o programa mostra os atritos entre o jovem fanfarrão e seu pai esnobe. Enquanto o filho só quer se hospedar em hostel, o pai quer hotéis 5 estrelas. Enquanto o filho come comidas típicas na rua, o pai busca restaurantes com cardápio britânico. E por aí vai, com muitos lugares interessantes pelo caminho.

Destinos visitados

A primeira temporada, na Ásia, mostra  Tailândia, Camboja e Vietnã. Na segunda, a dupla passa por Hungria, Romênia, Ucrânia e finaliza a viagem em Istambul, na Turquia. Na terceira, eles estão nos EUA.

Onde assistir

Produzido e veiculado pelo Netflix, com opção de legenda em português.

3. O Mundo Segundo os Brasileiros

Em cada episódio, a gente acompanha um dia inteiro na vida brasileiros que vivem em diferentes cidades do mundo. Legal pra ver o ponto de vista dessas pessoas, de diferentes classes sociais, morando fora pelas mais variadas razões.

Muitos mostram a própria casa e local de trabalho, sem deixar de lado dicas de passeios, pontos turísticos e restaurantes. Também é bom para entender um pouco sobre quanto gastar nesses destinos. É a versão brasileira do programa de viagem espanhol Españoles en el mundo.

Destinos visitados

Exibido desde 2011, o programa tem episódios em mais de 100 cidades em 70 países. De lugares famosos como Barcelona, Nova Iorque, Bogotá e Buenos Aires, a destinos menos conhecidos como Malta,  Amã e Tanzânia, o Mundo Segundo os Brasileiros está cheio de boas dicas.

Onde assistir

É transmitido pela BAND e já esteve no catálogo do Netflix. Tem episódios inteiros disponíveis no Youtube, aqui no canal do programa.

4. Viagem a Qualquer Custo

Mistura de viagem e desafio. As apresentadoras Fernanda Paes Leme e Luana Xavier chegam juntas num destino. Mas a produção reserva orçamentos diferentes para cada uma delas.  Uma vive o lado luxo da viagem, em hotel 5 estrelas e passeios ostentação, enquanto a outra recebe um orçamento apertado, precisando se hospedar em hostel e economizar com comida, por exemplo.

E, como é de se imaginar, nem sempre quem tem mais dinheiro faz a viagem mais interessante. Por exemplo, no episódio em Cuba, ficou claro que a apresentadora endinheirada da vez pouco vivenciou da real atmosfera do país.

Destinos visitados

Entrou no ar em 2020, com a primeira temporada que passa por destinos como Pucón, Cidade do México, Cuzco e Havana.

Onde assistir

Programa brasileiro, produzido pelo canal a cabo GNT. Assisti no catálogo do Now (Claro TV, antiga NET). Tem episódios completos no Youtube.

5. Anota Aí

Sinceridade total. A apresentadora, Titi Müller, não tem problemas em dizer que um lugar é feio ou que a comida é ruim. Ela faz isso sem papas na língua, em listas que, em tese, deveriam ser perfeitas, como de melhores restaurantes e bares em determinado país.

Com o foco dos episódios em rankings de melhores coisas, e uma apresentadora sempre feliz, saltitante e meio alcoolizada, o programa não dá sono. Não se aprofunda em nada, é verdade, mas é ótimo pra ajudar na escolha de locais pro roteiro.

Destinos visitados

São muitas temporadas em diferentes países, incluindo episódios no Brasil. Mas sem dúvidas as melhores temporadas são a de Portugal e a da Itália.

Onde assistir

Também um programa de viagem brasileiro. Produzido pelo canal a cabo Multishow, disponível na plataforma Now, da Claro TV (antiga NET).

6. Lugar Incomum

Bom programa para se aprofundar nos destinos, pois cada temporada é dedicada, geralmente, a um único local ou região. A apresentadora, Didi Wagner, faz um programa leve, com uma pitada de diversão com seus trocadilhos.

Destinos visitados

Depois de 18 temporadas, o programa percorreu dezenas de cidades pelo mundo. Gostei mais dos episódios no Japão e no Chile.

Onde assistir

Veja na programação do canal a cabo Multishow e na plataforma Now, da Claro TV (antiga NET).

7. Somebody Feed Phil

Alguém alimente o Phil, traduzindo ao pé da letra, é o programa de viagem gastronômica de Philip Rosenthal, criador da série Everybody Loves Raymond. De humor quase infantil, o apresentador vai nos restaurantes mais indicados de cada cidade.

Destinos visitados

Recomendo principalmente os episódios em Londres e Israel.

Onde assistir

Disponível no Netflix.

8. Pedro pelo Mundo

Apresentado pelo Pedro Andrade, ex-modelo e jornalista, cada episódio traz um resumo de algum destino. Fala de pontos turísticos, restaurantes e cultural local.

Destinos visitados

O programa Pedro Pelo Mundo já passou por Malta, Quênia, Geórgia, entre outras dezenas de países, dos mais visitados, a lugares remotos e pouco explorados por viajantes.

Onde assistir

GNT e Claro TV, se for assinante do respectivo canal.

9. Louco por viagens

O programa do Rogério Enachev é um dos mais famosos canais de viagem no Youtube. Com grande riqueza de detalhes e explicações, ele mostra sua rotina de viagens pelo mundo. Ótimo pra gente pegar dicas de transporte, preços, restaurantes e locais pra visitar.

Destinos visitados

Tem episódios que são verdadeiros guias de viagem para Israel e o Egito.

Onde assistir

Único programa dessa lista que é nativo do Youtube. Atualmente está na grade de programação do canal a cabo Travel Box Brasil.

10. Que Mundo é Esse

Único programa realmente jornalístico dessa lista, em estilo documentário, não deixa de ser um programa de viagem. O grupo de apresentadores percorre locais inusitados, como zonas de guerras, conflitos e acidentes nucleares, abordando temas polêmicos.

Destinos visitados

Gostei mais dos episódios na Turquia, no Irã e no Japão. No episódio da Ucrânia, filmado antes da invasão Russa, os jornalistas fazer uma “experiência turística” que inclui um passeio em tanque de guerra.

Onde assistir

Produzido pelo canal Globo News, também disponível nas plataformas de streaming com acesso ao acervo do canal.

E você, tem alguma dica de programa de viagem?

Estou sempre em busca de novos programas de viagem para assistir. Como falei no início, é raro achar algum programa decente. A maioria é com alguém famoso sem nada a acrescentar, percorrendo pontos turísticos batidos e falando abobrinha. Pior ainda são os programas com modelos e milionários se exibindo. Então, se você tem alguma dica boa, manda pelos comentários!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários